Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte sem transformador


Eduardo Pilati

Posts recomendados

Olá,

Estou construindo um amplificador de som que precisa de um transformador muito forte, o qual não encontro para comprar.

Ele precisa de um transformador 25V x 25V x 8A

Então pensei em alguma forma de baixar a tensão e fazer duas fontes com tensão de 25V x 8A e ligar uma em cada canal do amplificador.

Alguem tem algum projeto para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fizer com ponte de diodos e zener pode resolver. É só fazer uma proteção com varistores e fusíveis na entrara que ajudam.

Não lembro como era feito o filtro para eliminar o ruido de 60Hz nos eletrocardiogramas mas o processo é o mesmo.

É possível adaptar uma fonte de PC normal em +24VDC por 12A e -24VDC 0,5A , com simples modificações no circuito. Nossos ilustríssimos colegas como o faller já fizeram um tópico a respeito, busque pelo usuário que encontrará.

Se precisar de duas linha +25VDC a fonte de PC é o recurso mais leve, fácil, garantido e barato.

Mas é possível utilizar componentes passivos, mas somente com pontes simples de diodo 15A, capacitores e zener. O problema é o sistema de filtragem, há problemas se ficar um ripple alto?

Poderia nos passar as especificações ou modelo deste amplificador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
é um aplificador com saida de 300W 8ohms

http://construyasuvideorockola.com/proy_amp300.php

se eu fizer por diodo zenner como sai o projeto??

Se fizeres somente com diodos zener sairá uma verdadeira porcaria..

Não invente...

Ou colocas ai uma fonte decente, com transformador desses dai quadrados mesmos, grandes e pesados ou colocas alguma fonte usando transformador toroidal, de menor tamanho, menor peso um pouco mas bem mais caras ou procuras adotar fonte chaveada de tensão, essa menor, mais leve, mas difícil de se conseguir nas tensões e potência que queres e necessitas.

Lembre-se que se queres tirar 300 Watts do amplificador, a fonte vai ter de ser capaz de entregar no mínimo 50% a mais do que isso dai, uns 400 a 450 Watts..

Não dá para fazer milagre. E não invente de fazer fonte direta na energia, sem transformador, pois é choque na certa. Coisa que pode até matar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para completar, esse transformador você não encontrará em lojas. Para conseguir um transformador desse tipo, só mesmo por encomenda. Procure na sua cidade alguma fábrica de transformadores. O preço não é baixo, talvez custe uns 120 a 200 reais, pelo menos aqui na minha cidade custa perto disso, principalmente para apenas 1 unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas na minha cidade nao tem nenhuma dessas fabricas e eu nao conheço ninguém que enrole transformadores por encomenda.

o amplificador ja irá sair muito caro então a fonte teria que ser bem barata.

o único problema é que ela exige um transformador de 8 amperes e eu nao conheço nenhuma fonte para comprar que suporte uma corrente tão forte, e, mesmo se conseguisse iria esquentar muito ou dar interferência no amplificador

então se tiver alguma forma de reduzir a tensão somente por componentes eletronicos, eficiente e segura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olhe ai: http://www.soldafria.com.br/10a-c-98_134.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Quanto ao custo.. Condizente com o que estás comprando, um transformador capaz de entregar 60 x 10 = 600 Watts

Se quiseres baratear a coisa, baixe a potência...

Use a linha "Overture" de CI's da National..

Procure por Overture da National ou por Gainclone...

Não sei para que desejas um amplificador stereo de 300 Watts.É para tocar em um clube??? Na praça pública???

Saiba que a diferença em nível de áudio de um amplificador de 60 Watts por canal e de um de 150 Watts por canal está longe de ser o dobro do desempenho mas será certamente o dobro ou mais do custo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
para este amplificador:

http://construyasuvideorockola.com/d_amp300w.php

precisa de diodo zenner para baixar a tensão em 25v ou da pra deixar em 30v?

Três dicas:

- Tire de sua cabeça rebaixar de 30 para 25 Volts a 8 Amperes pois ai necessitarias um zener capaz de tolerar esses 25 Volts x 8 Amperes, o que daria 8A x 25V = 200 Watts.. Muito potente e caro. Além de ser difícil de se achar...

- Para saber se um CI pode operar com uma tensão maior, consulte seu datasheet:

TDA7294tensodealimentao.jpg

Veja ai, ele, o CI, tolera tensòes de alimentação de +-40VCC

- Finalmente deves saber que ao retificar e filtrar uma tensão AC de determinada tensão, ela subirá para um valor de pico cerca de 1,4 vezes maior que seu valor RMS.

Ou seja, uma tensão de 30 Volts após retificada e filtrada terá seu valor de pico em 30V x 1,4 = 42 Volts CC

Um transformador de 25 Volts a tensão vai para 35 Volts AC..

E finalmente se desejares ter somente 25 Volts DC como valor máximo, adote um transformador com 25/1,4 = cerca de 18 Volts AC..

Com esse seu pouco conhecimento da eletrônica penso ser um grande desafio se botar a construir esse tipo de amplificador de 300 Watts como desejas....

Isso não é de modo algum ofensa e sim simples constatação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fuçei o site em busca de informações e lá tem projetos e informações bem interessantes. Baixei o pdf do projeto para saber que alimentação é usada nesse dito cujo.

Vamos ao pomo da discórdia, ou seja, as informações referentes ao transformador que é usado neste amplificador.

É um transformador com tensão de saída no secundário de 18 volts com center-tap. De fato, pede-se que a a corrente de trabalho na saída do secundário seja de 8 A. O amplificador usa em cada canal 2 CI's TDA7294 ligados na configuração ponte. A alimentação dos mesmos é simétrica e a carga usada, ou seja, os alto-falantes são de 8 ohms.

Em nenhum lugar do site se fala de zener no circuito. O fato de se falar em amplificador de 300 watts é porque está somando os dois canais em ponte. Cada canal entrega no máximo 150 watts.

Cada canal é alimentado com + 25 e -25 V DC. ( 18 v AC x 1,414). Usa uma ponte retificadora parruda mas de fácil obtenção no mercado.

No site do projeto também é informado como fazer o bendito transformador. Seção do núcleo, bitola dos fios, como fazer as formas, etc. No site também ensina como calcular esse transformador e outros que o usuário desejar. Os tranformadores citados no site são referenciados aos projetos e com mais estudo e pesquisa para quem gosta de transformadores e deseja aprender como fazê-los sem muita complicação, é um bom início.

Mais uma vez, não existe nenhuma referência a diodo zener e fazer fonte simétrica direto da "tomada da parede", nem sei como fazer tal "coisa".

Pegue os dados do transformador que está no site e procure alguém na sua cidade que saiba enrolar ou então compre um pronto. Comprar um pronto com base nas informações sai mais em conta e dá menos trabalho. Enrolar o transformador não é difícil mas é só para quem tem prática nesse trabalho ou então se você tem conhecimentos básicos de eletricidade e quer meter a cara, o site informa tudo como enrolar esse transformador.

Bom... Tá aí as minhas considerações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim e a fonte dele é exatamente essa dai. Pede um transformador de 18+18 Volts x 10 Amperes

Fonteparaamplificador300Watts.jpg

Todos os componentes já estão na placa do amplificador exceto o transformador, que tens de colocar por fora..

Um transformador de 18+18Volts x 10 Amperes

Transformadorparafontedeamplificadorde300Watts.jpg

Não tens o que discutir nem que duvidar ou procurar alterar... Um transformador de 18+18V x 10A não é muito comum de se encontrar. O mais certo mesmo será mandar fazer..

Alternativa não tão barata assim, porém ótima, pelo tamanho e volume, seria adotar um transformador toroidal:

Veja ai aquele de código 5911. É exatamente seu transformador.. Já existe pronto... Escreva para eles, mande e-mail... E nos diga depois o preço do danado..

http://www.toroid.com.br/wp-content/uploads/transformadores-eletronica-amplificadores.pdf

Não tem muita alternativa não meu amigo..

2,34 kilogramas de transformador.. Não vai ser nada barato não..

Mas a solução está ai. É pegar ou largar... Ou achar alguém que enrole seu transformador sem enrolar você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E afinal como eu faço uma caixa de som para esse amplificador? quais alto-falantes usar? qual é o volume da caixa? a área do pórtico? coluna de ar? como ligar os alto-falantes(se for usar mais de um por caixa)?

obs: o amplificador vai ser separado das caixas e tem de ter uma caixa para cada canal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E afinal como eu faço uma caixa de som para esse amplificador? quais alto-falantes usar? qual é o volume da caixa? a área do pórtico? coluna de ar? como ligar os alto-falantes(se for usar mais de um por caixa)?

obs: o amplificador vai ser separado das caixas e tem de ter uma caixa para cada canal.

Tu até parece aquele cara, perdido no deserto, que teve um brilhante pensamento do que fazer para comer...

Pensou ele...

"Se eu tivesse batatas eu faria bife com batatas, mas não tenho carne..."

Teu conhecimento e experiência na construção de um amplificador ou assemelhado já vi que está abaixo do zero..

Ai tu me inventa de fazer um amplificador de 300 Watts e nem tens caixas para ele???

Porque não começar pequeno amigo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que eu preciso de umas caixas com uma boa potencia, com uma alta fidelidade e que nao me dexem na mao

agor, a única coisa q eu preciso é de como construir a caixa do woofer, a do mid range eu já sei, e a do tweeter tambem. o divisor de frequencias eu descobri como fazer.

tem alguma ideia de como fazer a caixa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera so aproveitando o topico do brother ai, neste circuito aqui, eu nao preciso de proteçao, pois o mesmo sera colocado dentro de uma garrafa de plastico bem lacrada e ficara em cima do telhado, intao nao vou colocar transformador por ser caro, pesado, e volumoso. ai queria saber se este circuito assim daria certo.

o mesmo fio fase ta alimentando o o circuito e indo pro rele, teria problema nao ne?

http://imageshack.us/photo/my-images/545/andersonu.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...