Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus Power Surge: PC Desliga Sozinho


Posts recomendados

Antes de desativar o Anti Surge da Asus (desativei porque algumas pessoas disseram que ele não servia pra nada), apárecia a seguinte mensagem antes de iniciar o PC:

"power supply surges detected during the previous power on ASUS anti surge was triggered to protect system from unstable power supply unit"

e so iniciava se eu apertasse em f2.

Depois que desativei, o PC reinicia, ou até mesmo desliga sozinho. não uso placa de video, eu acho que minha fonte de 450W da Leadership deveria aguentar minha configuração. Me ajudem a desvendar este mistério.

Obs.: o nome do título do topico deveria ser Asus anti surge e não power surge.

Asus P5G41C-M LX

Pentium Dual-Core E5700 3,00GHz

1x MarkVision 2GB DDR3 1333MHz PC-10600

HD Samsung SATA 1TB 7200RPM 32MB HD103SJ

1x DVD-RW LG IDE

1x Led Basic Fan Thunderblade 2.000 RPM 80x80x25mm 2,16W

Fonte Leadership 450W 20+4 Pinos

Windows Seven 32Bits

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

E ai galera,

desculpa tá ativando o tópico novamente, mas estou com o mesmo problema do nosso amigo.

Toda vez que inicio o pc ele aparece aquela frase e tenho duas opções:

F1: setup e

F2: para continuar

A diferença é que minha fonte não é uma genérica e sim uma corsair TX750 V2.

Espero que alguém possa ajudar.

Minha configuração é:

AMD Fx-6100

asus M5a78l-m lx

FOnte Corsair TX750 V2

Memórias G.skill 8 gb 1600Mhz

e VGA HD6950 OC da gigabyte

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá, pessoal. Sou completamente leiga no assunto, mas acho que sei o suficiente pra pedir ajuda. rsrs
Meu computador está com o mesmo problema do amigo aí, desligando sozinho e aparecendo a mensagem "power supply surges detected during the previous power on ASUS anti surge was triggered to protect system from unstable power supply unit". Meu PC foi montado por um técnico e ele se mudou pra SP. Não sei a quem pedir ajuda. A configuração do meu computador é:
 

Processador AMD FX-8350 Eight-Core Processor 4GHz
Placa NVIDIA GeForce GT 630
Memória RAM: 8GB
Fonte ATX 500w 12v 2.0 120mm
Windows 7 Professional 64 Bits
HD de 1T
(esqueci alguma coisa?)

Por que será que ele está desligando sozinho? Se eu fizer o que o amigo falou e "escolher F1 e desativar o Anti-surge no Setup" não dará problemas no futuro? Eu uso um nobreak TS Shara 1200va também, não sei se interessa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador AMD FX-8350 Eight-Core Processor 4GHz

Placa NVIDIA GeForce GT 630

Memória RAM: 8GB

Fonte ATX 500w 12v 2.0 120mm

Windows 7 Professional 64 Bits

HD de 1T

(esqueci alguma coisa?)

Faltaram os modelos da fonte e placa-mãe.

 

Por que será que ele está desligando sozinho? Se eu fizer o que o amigo falou e "escolher F1 e desativar o Anti-surge no Setup" não dará problemas no futuro?

Não sei como funciona essa tecnologia, graças a Deus minha Asus é antiga e não tem essa joça de Anti-Surge, mas como já se mostrou uma tecnologia problemática, talvez a Asus tenha implementado algo em suas placas mais recentes que corrija esses erros, quem sabe a sua não tem um botão milagroso na própria placa que resolva o problema??!  ^_^

Se esse Anti-Surge pode ser habilitado / desabilitado via BIOS / UEFI, você pode desabilitá-lo e se o PC deixar de ligar ou ficar pior do que está agora, é só resetar a BIOS e a placa-mãe volta as configurações padrão.

Antes de desabilitar a opção Anti-Surge na BIOS informe-se sobre como resetar sua BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe é uma ASUS M5A 78L-M LX V2. A fonte é essa Coletek ATX 500w 12v 2.0 120mm (nunca tinha escutado falar). Será que o problema é essa fonte??

Acredito que tenha como desabilitar esse anti-surge sim, pelo que pesquisei, mas acho melhor contratar um técnico, se for o caso. hahaha
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe é uma ASUS M5A 78L-M LX V2. A fonte é essa Coletek ATX 500w 12v 2.0 120mm (nunca tinha escutado falar). Será que o problema é essa fonte??

 

Acredito que tenha como desabilitar esse anti-surge sim, pelo que pesquisei, mas acho melhor contratar um técnico, se for o caso. hahaha

 

Sim, sua placa tem a opção de habilitar / desabilitar o Anti Surge, veja abaixo o trecho do manual da sua placa-mãe sobre a opção Anti-Surge na BIOS:

 

Versão Original (inglês)

"Anti Surge Support [Enabled]

Allows you to enable or disable the Anti-Surge protection feature.

Configuration options: [Disabled] [Enabled]"

 

Versão Traduzida (agradeça ao Google Tradutor)

"Apoio Anti Surge [Ativado] 

Permite ativar ou desativar o recurso de proteção Anti-Surge. 

Opções de configuração: [Desativado] [Ativado]"

 

Para entrar na BIOS da sua placa-mãe segundo o manual, reinicie o computador e aperte a tecla del ou delete, isso assim que o computador é ligado (eu tenho a mania de já deixar a tecla pressionada), nisso você terá acesso a uma tela como essa abaixo.

post-691894-0-47866800-1406469784_thumb.

Observe que na imagem está escrito Asus M5A78L-M LX PLUS mas é porque as duas placas (essa e a sua) tem o mesmo manual, e no caso eles colocaram essa PLUS como exemplo.

 

Só desative a opção Anti Surge se realmente souber resetar sua BIOS pelo jumper da placa-mãe, pois assim se depois de desativá-la seu computador ficar pior do que já está agora, basta resetar a BIOS e as configurações dela voltam ao padrão (o padrão da sua BIOS é com o Anti Surge habilitado - agradeça a Asus  :P).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive foi "Dor de cabeça" com esse tal de Anti Surge. Tudo começou quando o meu PC. reiniciava do nada. Ficava só nesse ciclo. Fui no "BIOS", percebi que na parte de "voltage" o 5v, estava bem alto, ou seja, no vermelho. Pensei que fosse problema na fonte. Logo, resolvi desligar o PC. e verificar a fonte com um multímetro. Percebi que estava tudo "ok" com a fonte( essa fonte que uso e de 700w reais, da "corsair", tenho ela pouco mais de um ano).ou seja, verifiquei que minha fonte estava dentro dos padrões permitido, Portanto, não era problema da fonte. Tentei resetar a "BIOS",mas não resolveu o problema.Foi aí que pesquisando no google encontrei algumas pessoas que estavam passando pelo mesmo problema,foi  que descobrir essa tal de anti-surge, "software" responsável pelo desligamento da minha máquina,esse anti-surge no meu computador, estava com problemas,é não sabia. Nela tava marcando 6.188 volts. se isso fosse verdade, minha máquina já tinha "pifado", descobri que esse programa(anti-surge) estava bugado,ou seja, com defeito.Marcando picos muito altos sem ser verdade. nunca mais confio nesses tipos de programas. Depois que desativei-lo.Tudo voltou ao normal como era antes no meu PC. A minha máquina voltou a funcionar normalmente sem apresentar nenhum problema. porém, fui na"BIOS" e ví que continuava marcando picos altos, ou seja, o 5v tava variando entre 6 e 6.500 volts. Mas, minha máquina tava funcionando normalmente, ou seja,verifiquei que o sensor dessa anti surge estava com problemas. Aproveitei para atualizar o "BIOS" pensando que fosse corrigir esse "BUG", mas sem sucesso,continuou com o mesmo "LAG" só que agora foi para a voltage 12v, que estava marcando 16volts. Se realmente fosse 16v, os componentes da minna máquina já tinham sido danificados. Logo, percebi que o problema realmente estava na minha placa-mãe, ou seja, nesse anti-surge que e dá ASUS. Placa-mãe da ASUS, modelo: P8B75-V, essa placa-mãe tem pouco mais de um ano de uso. Vou comprar outra placa-mãe, de preferência da "GIGABYTE",mas não mais da ASUS.

 

Configuração da minha máquina:

i7 da intel, 3.400ghz de velocidade

Um pente de memoria ram, 8gb DDR3 1333mhz(frequência)

Windows 7 64 bits

Fonte da "corsair" 700w reais.

2 HDS, um de 1TB ,é outro para becape de 298gb.

Um drive: DVD-RW.

Obs. Não uso placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

também estou com esse problema tenho uma mobo sabertooth z77 intel proc intel3770 fonte Corsair TX 850 8gb Corsair asus rog strix 1060gtx hd hitachi 2tb e duas fans 120m e drive Blu-ray meu pc funciona legal e do nada reinicia e pede f1 com mensagem de asus anti surge was triggered to protect system from unstable power supply unit!

Press F1 to run SETUP ate comprei uma fonte de 600w da colgar 600VTE Gaming por que estava com pouca grana mas não instalei ainda porque não acredito que uma fonte Corsair de 850 pode esta ocasionando isso mas se for já estou com a fonte vai dar pra ligar todos meus periféricos. ja averiguei a temperatura do processador e também não e hoje achei estranho reiniciou jogando res2 não sei o que e pois nunca tinha feito isso.acreditava que desligando essa opção poderia ajudar mas ai fica a duvida sera só entrei aqui porque isso esta acontecendo a quase seis meses nunca tinha passado por esse problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 08/02/2019 às 06:57, KairanD disse:

@Santos1972x O sistema Anti-Surge da Asus é bem conhecido por ser completamente bugado.

 

Sua fonte está ligada diretamente na tomada?

Desculpa reativar , mais tô com o mesmo problema cara, marcando os volts muito altos, porém meu PC continua com o problema mesmo desativado o anti-surge, tenho uma fonte de 750w da corsair, e ligo direto na tomada, na verdade ele não está reiniciando, ele não está iniciando, primeiro fica uma tela completamente preta com um risco no canto superior esquerdo, depois de uns 15 min essa mensagem desaparece, e aparece a mensagem de erro no anti-surge (mesmo estando desabilitado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Oi estou tendo o mesmo problema, estou reativando o topico, o meu esta acontecendo diferente, nao esta mostrando tensão acima do permitido nem nada, apenas desliga e liga novamente, achei que era a fonte que nao estava supotando a configuração, tirei 2 coolers, e fiz o teste e continuou dando o mesmo problema, fiz toda a manuntenção do sistema e nada.

Estou com medo de desativar essa opção na placa-mãe.

 

fonte vinik ninja 500w

I5 3330s 2,70 ghz

AIR COOLER que nao lembro a marca agora

GTX 950 2 GB

8gb de memoria

ssd 120 gb

hd 300 gb

 

+ 2 cooler extra que retirei, achando que iria para o problema

tambem deixei de usar 1 monitor pois achei que estava influenciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gleydson Alves Feuerschutte

Estou exatamente com o mesmo problema... 
Estou usando navegando normal, mas se eu executar alguma game ele desliga e inicia com essa mensagem:

power supply surges detected during the previous power on. ASUS Anti-Surge was triggered to protect system from unstable power supply unit! Press F1 to Run SETUP.

 

Minha config:

placa-mãe ASUS P8H61-M LX R2.0

i7 3770  -  Cooler box intel padrão.

GTX 750ti 2gb

2x4gb ram 1600mhz

HD 500gb

2 fans 80mm

Fonte Mymax 500w real

Obs. já fiz teste em outra fonte melhor e o problema persiste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Gleydson Alves Feuerschutte disse:

fonte vinik ninja 500w

 

2 horas atrás, Jhon Souza disse:

Fonte Mymax 500w real

 

Vocês não tão se ajudando também, usando fontes genéricas..

 

De alguém que já pastou demais com o Anti-Surge, mesmo com fonte decente, primeira coisa: troquem de fonte e coloquem uma minimamente decente.. Pode ser uma falso alarme do Anti-Surge, mas pela falta de qualidade das fontes envolvidas, talvez ele esteja fazendo algo certo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!