Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu


Sampayu

Posts recomendados

Prezado Yuri,

Valeu pela força e não podemos deixar esse tópico morrer e é sempre bom ir atualizando. Esse é um problema recorrente para todo aquele que faz instalação do Ubuntu.

Vou contar a minha saga. Já utilizo o Ubuntu há algum tempo, então já realizei o procedimento descrito no seu tutorial algumas vezes. Tanto que ele fica "favoritado " sempre para consulta. Mas desde o Ubuntu 12.04, o Java Oracle não funcionou para acesso ao Banco do Brasil.

Da última vez tentada, fiz um instalação limpa do Ubuntu 12.10 na partição correspondente. Após a instalação fiz, passo a passo, todo o seu tutorial. Inclusive sempre tomando cuidado com versão do Java (agora é a 7u9), pegando o arquivo tarball, comandos usados, enfim, segui direitinho o tutorial.

Ao final da instalação, acessei a página do Java Oracle e realizei aquele teste "Tenho o Java??" nos dois navegadores, Chrome e Firefox, e nos dois a resposta foi positiva: "Parabéns você tem a versão mais atualizada do Java" ou algo do tipo.

Mas ao tentar acessar o Banco do Brasil, nenhum dos navegadores funcionou. Aparece aquela mensagem que não tem java instalado ou que não consegue autenticar o computador, ou algo do tipo.

Essa semana pesquisei outros tutoriais referente a Java no Ubuntu e achei um que disse que funcionou o acesso instalando o OpenJdk. Realizei a desinstalação do Java Oracle e instalei o OpenJdk e o acesso funcionou pelo Firefox, mas nada pelo Chrome (o que já era esperado).

Esqueci de falar que meu Ubuntu é o 12.10, 64 Bits. E fiz a instalação do Java Oracle utilizando o arquivo para 64 bits. Pensei que poderia ser isso e pensei em instalar uma versão 32 Bits, mas desisti pois acabou funcionando com o Firefox usando o OpenJdk.

Assim, no momento meio que desisti de acessar o BB pelo Chrome, visto que consegui pelo Firefox. Estou no aguardo de alguma solução para o Chrome.

É mais ou menos isso. Se quiser mais alguma informação ou tiver sugestão, estou a disposição.

Valeu,

Alex.

Mmm... Estranho mesmo...

A maioria dos problemas que vejo acontece no GNU/Linux de 64 bits, e quase sempre com o Google Chrome ou Chromium. Não sei o porquê, mas é quase sempre assim.

Como você está num sistema de 64 bits e realizou a instalação tal como descrito no tutorial (apenas fez download do instalador de 64 bits e mudou as pastas para os caminhos que são os corretos do sistema de 64 bits), é possível que o problema persista devido a algum dos bugs que ocorrem (quase que) exclusivamente em sistemas de 64 bits, por isto pergunto: você chegou a seguir os passos da seção 4 do tutorial?

Eu não uso GNU/Linux de 64 bits e meu PC é velho demais (Intel Pentium D 3.4GHz com 2GB de RAM 667MHz e um BUS de 800MHz) para aguentar rodar um sistema de 64bits dentro de uma VirtualBox, razão por que elaborei o tutorial voltado para sistemas de 32 bits. Meu hardware infelizmente me deixa limitado para realizar testes e troubleshootings em sistemas de 64 bits. Mas a maioria dos problemas que tenho visto serem reportados, em fóruns especializados estrangeiros, a respeito do funcionamento do Java em sistemas e navegadores de 64 bits, está relacionado ou à dificuldade de o navegador identificar a versão do Java instalado, ou então está relacionado a problemas de permissão ou acesso à pasta /etc/.java ou à subpasta /etc/.java/.systemPrefs

Consequentemente, no momento as minhas sugestões para você tentar resolver o problema são estas:

1. Experimente fechar o Google Chrome e então executar os passos descritos na seção 4 do tutorial.

Primeiro, tente acessar o BB via Google Chrome com a opção --allow-outdated-plugins ativada. Se der certo, o seu navegador ou está desatualizado, ou então é uma versão "unstable" (ao invés de ser a versão "stable"). Se o procedimento funcionou, informe a versão do navegador que você usou, pra eu poder investigar o que está havendo com o navegador.

Se o --allow-outdated-plugins não deu certo, continue seguindo os passos daquela seção 4: execute os comandos do item 1 da seção 4 (criar a pasta .systemPrefs e rodar chmod em /etc/.java). Daí tente novamente acessar o BB com o navegador. Se funcionar, daqui pra frente você não terá mais problemas com o Java. Mas, se não funcionar...

...então feche o navegador e siga para o item 2 da seção 4: delete a pasta /etc/.java (com o comando rm) e tente novamente acessar o website do BB. Se funcionar, você não terá mais problemas com o Java, daqui pra frente. Mas, se não funcionar...

2. Deixe o restante da seção 4 pra lá e faça o seguinte: desinstale o Java de 64 bits (ou seja: exclua a pasta /opt/java que você criou na instalação do Java de 64 bits) e em seguida faça download do Java de 32 bits e instale-o (seguindo os passos da seção 1), ao invés de instalar o java de 64 bits. Refaça os links usando o comando ln -sf, mas utilize /opt/java/jre/lib/i386 no lugar de /opt/java/jre/lib/amd64, como consta na seção 1.

A intenção desta última dica é ver se a versão de 32 bits roda no ambiente de 64 bits. Se ela rodar, o problema provavelmente será resolvido.

Veja se alguma dessas dicas funciona para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, cara!!! Em nenhuma oportunidade tentei a seção 4. Mas vou tentar tudo de novo no feriadão. Vamos ver o que acontece.

Depois, postarei os resultados.

Até.

Ouquêi!

A propósito, eu inadvertidamente escrevi invertido, quando falei para usar /opt/java/jre/lib/amd64 no lugar de /opt/java/jre/lib/i386: o correto é o inverso. Enfim: é só seguir à risca o passo-a-passo da seção 1 que a instalação da versão de 32 bits será feita corretamente, criando a pasta /opt/java/jre/lib/i386 ao invés de /opt/java/jre/lib/amd64.

Acabei de corrigir o texto da minha mensagem anterior. Agora está correto.

Vou aguardar o seu próximo post. Tomara que alguma daquelas dicas consiga resolver o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria agradecer... seu tutorial foi simplesmente espetacular!! Mais detalhado acho difícil...

Precisei do Java por dois motivos... para acessar o portal do Itau (Ok - já está funcionando) e para acessar outro portal que roda um software da empresa... esse não foi.

Eu já testei e constatei que o Java está instalado em minha máquina e ativo no Chromium. Já conferi que o portal está funcionando corretamente... acessando de outra máquina (pelo Windows). Será que há alguma incompatibilidade do portal com o Linux??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria agradecer... seu tutorial foi simplesmente espetacular!! Mais detalhado acho difícil...

Precisei do Java por dois motivos... para acessar o portal do Itau (Ok - já está funcionando) e para acessar outro portal que roda um software da empresa... esse não foi.

Eu já testei e constatei que o Java está instalado em minha máquina e ativo no Chromium. Já conferi que o portal está funcionando corretamente... acessando de outra máquina (pelo Windows). Será que há alguma incompatibilidade do portal com o Linux??

Opss... Reiniciar a máquina resolveu... (dormir um pouco tb. rsrs)

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opss... Reiniciar a máquina resolveu... (dormir um pouco tb. rsrs)

Obrigado!!

Olá, pbkblaum. Que bom que o tutorial resolveu seu problema. Já o fiz mesmo bem completo para reduzir as chances de algo dar errado com alguém. :)

É, às vezes a gente precisa temporariamente desligar a nossa máquina (com umas boas horas de sono) antes de continuar mexendo na máquina (PC), rs.

Ao reiniciar o PC e perceber que o Java passou a funcionar, você acabou indiretamente descobrindo o porquê de, no final da seção 1, eu dizer que após instalar e configurar o Sun Java deve-se esvaziar o cache do navegador, fechá-lo e abri-lo novamente. Esvaziar o cache costuma ser melhor do que reiniciar a máquina, porque força o navegador a carregar tudo novamente: tanto os dados da página do seu banco quanto os dados do novo plugin que você instalou.

Mas se você esvaziar o cache e mesmo assim o plugin não funcionar (o que seria estranho, mas nem por isto impossível), não custa nada reiniciar a máquina e ver se de repente o sistema limpa, renova ou atualiza algo que se encontrava pendente. Pelo menos no Debian e nas distribuições baseadas em Debian, o sistema pode ser reinicializado também por intermédio deste comando, no Terminal:

sudo telinit 6

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

compartilhando informações.

No arch, basta baixar o instalador (.run) e

dar um chmod +x instalador,

e depois, fazer um link simbólico para o libnpjp2.so dentro do "plugins" do firefox

No fedora, o jeito é o mesmo, porém, tem de eliminar tudo o que for parecido com openjdk, openjre no yum ou yumex, que facilita

lembro que no ubuntu consegui da mesma forma.

apenas para sucitar.

mas..... ademais, excelente tópico. Não sei se não é aplicavel, também, ao debian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Parceiro, fiz todos os passos de remoção da versao anterior e a instalação da nova versao do java mas o site do BB continua dando problema no modulo de segurança. Demora um pouco depois que digito a conta e so aparece aquela mensagem de erro do banco do brasil.

Me ajuda, valeu.

Parceiro, fiz todos os passos de remoção da versao anterior e a instalação da nova versao do java mas o site do BB continua dando problema no modulo de segurança. Demora um pouco depois que digito a conta e so aparece aquela mensagem de erro do banco do brasil.

Me ajuda, valeu.

Nem no firefox esta funcionado o java no site do BB. No comando sudo update-alternatives --list java, esta aparecendo o resultado:

/opt/java/jre1.7.0_10/bin/java

/usr/lib/jvm/java-7-openjdk-amd64/jre/bin/java

E a mensagem de erro e aquela tradicional de erro do site do BB,

Obs: Todos os comandos de passo 1 foram executados sem erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, fiz todos os passos de remoção da versao anterior e a instalação da nova versao do java mas o site do BB continua dando problema no modulo de segurança. Demora um pouco depois que digito a conta e so aparece aquela mensagem de erro do banco do brasil.

Me ajuda, valeu.

Nem no firefox esta funcionado o java no site do BB. No comando sudo update-alternatives --list java, esta aparecendo o resultado:

/opt/java/jre1.7.0_10/bin/java

/usr/lib/jvm/java-7-openjdk-amd64/jre/bin/java

E a mensagem de erro e aquela tradicional de erro do site do BB,

Obs: Todos os comandos de passo 1 foram executados sem erro.

Oi, Wagner. Identifiquei o problema.

O seu comando sudo update-alternatives --list java retornou /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java ao invés de /opt/java/jre/bin/java, o que significa que você não executou literalmente o supercomando que consta no item 1.2 da seção 1 do tutorial.

Como você disse para o seu sistema operacional que seu JRE padrão está instalado em /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java (ao invés de em /opt/java/jre/bin/java), os atalhos do item 1.7 da seção 1 do tutorial não funcionaram, já que eles apontam para o caminho /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so, mas ele não existe: no lugar dele quem existe é /opt/java/jre1.7.0_10/lib/i386/libnpjp2.so

Por causa disto, seus navegadores não vão encontrar o plugin, já que eles estão procurando o plugin em um local que não existe, rs. :lol:

Para corrigir o problema, siga estes passos:

i) Execute os comandos dos itens 2.1 e 2.2 do tutorial.

ii) Execute o comando abaixo:

sudo update-alternatives --remove java /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java

iii) Execute os comandos de todos os itens da seção 1 do tutorial, inclusive o supercomando que consta no item 1.2. Mesmo os comandos que você já tenha executado no passado, execute-os novamente. Isto é muito importante para poder corrigir algumas coisas, como por exemplo a localização do seu JRE padrão e os links que apontam para o plugin dos seus navegadores.

Caso o problema persista, responda este post informando qual distribuição GNU/Linux que você está usando (Ubuntu, Debian, Mint etc.), a versão dela (12.04, 11.10, 12.10 etc.), a arquitetura da sua distribuição (32 bits ou 64 bits), e também os resultados apresentados por estes comandos:

java -version

sudo update-alternatives --list java

Caso o problema tenha sido resolvido, não deixe de informar para eu saber que nada ficou pendente. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Wagner. Identifiquei o problema.

O seu comando sudo update-alternatives --list java retornou /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java ao invés de /opt/java/jre/bin/java, o que significa que você não executou literalmente o supercomando que consta no item 1.2 da seção 1 do tutorial.

Como você disse para o seu sistema operacional que seu JRE padrão está instalado em /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java (ao invés de em /opt/java/jre/bin/java), os atalhos do item 1.7 da seção 1 do tutorial não funcionaram, já que eles apontam para o caminho /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so, mas ele não existe: no lugar dele quem existe é /opt/java/jre1.7.0_10/lib/i386/libnpjp2.so

Por causa disto, seus navegadores não vão encontrar o plugin, já que eles estão procurando o plugin em um local que não existe, rs. :lol:

Para corrigir o problema, siga estes passos:

i) Execute os comandos dos itens 2.1 e 2.2 do tutorial.

ii) Execute o comando abaixo:

sudo update-alternatives --remove java /opt/java/jre1.7.0_10/bin/java

iii) Execute os comandos de todos os itens da seção 1 do tutorial, inclusive o supercomando que consta no item 1.2. Mesmo os comandos que você já tenha executado no passado, execute-os novamente. Isto é muito importante para poder corrigir algumas coisas, como por exemplo a localização do seu JRE padrão e os links que apontam para o plugin dos seus navegadores.

Caso o problema persista, responda este post informando qual distribuição GNU/Linux que você está usando (Ubuntu, Debian, Mint etc.), a versão dela (12.04, 11.10, 12.10 etc.), a arquitetura da sua distribuição (32 bits ou 64 bits), e também os resultados apresentados por estes comandos:

java -version

sudo update-alternatives --list java

Caso o problema tenha sido resolvido, não deixe de informar para eu saber que nada ficou pendente. :joia:

Parceiro, muito obrigado pela atenção, mas o problema não foi resolvido. Eu ja tinha feito os passos exatos do item 1. Guardei este tirorial pois ja tinha executado ele antes na versao 07 do java. porém nessa nao esta dando certo. Tenho o fedora 15 no meu notebook HP e funciona certinho. Nesse Desktop Dell tambem estava funcionado, porém voltei de ferias ontem e vi o problema. Fiquei ontem agarrado com isso e ainda nao resolvi.

o Linux que estou usando e o Ubuntu 12.04 - amd64

java -version

java version "1.7.0_10"

Java SE Runtime Environment (build 1.7.0_10-b18)

Java HotSpot 64-Bit Server VM (build 23.6-b04, mixed mode)

sudo update-alternatives --list java

/opt/java/jre/bin/java

/usr/lib/jvm/java-7-openjdk-amd64/jre/bin/java

Abaixo segue o que aparace no navegador firefox quando procuro pelo plugin, ele acha o danado e mesmo assim da pau:

Java Plug-in 1.7.0_10

Arquivo: libnpjp2.so

Versão:

Java plug-in for NPAPI-based browsers.

No google chrome tambem nao funciona

Obs: Em ambos os navegadores fica por volta de 2min com aquela mensagem de aguarde, iniciando o acesso e depois aparace a mensagem de erro tradicional do BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Linux que estou usando e o Ubuntu 12.04 - amd64

Oi de novo, Wagner. Agora que você me disse que o seu sistema é de 64 bits, a minha suspeita é que seu sistema esteja com o bug que eu menciono no item 4.1 do tutorial. Vamos ver se minha suspeita se confirma. Execute estes dois comandos:

sudo mkdir -p /etc/.java/.systemPrefs

sudo chmod 755 -R /etc/.java

Depois reinicie o computador e tente novamente usar o Sun Java no Banco do Brasil. Acho que agora vai funcionar. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de novo, Wagner. Agora que você me disse que o seu sistema é de 64 bits, a minha suspeita é que seu sistema esteja com o bug que eu menciono no item 4.1 do tutorial. Vamos ver se minha suspeita se confirma. Execute estes dois comandos:

sudo mkdir -p /etc/.java/.systemPrefs

sudo chmod 755 -R /etc/.java

Depois reinicie o computador e tente novamente usar o Sun Java no Banco do Brasil. Acho que agora vai funcionar. :joia:

é meu chegado. a bruxa ta solto , nao funcionou !!!.

Ta ****, fiquei decepcionado demais com esse ubuntu novo, em vez de facilitar a vida, está so complicando. Agora acho que *****, né?

Até então muito obrigado pela atenção.

é meu chegado. a bruxa ta solto , nao funcionou !!!.

Ta ****, fiquei decepcionado demais com esse ubuntu novo, em vez de facilitar a vida, está so complicando. Agora acho que *****, né?

Até então muito obrigado pela atenção.

Ta difícil viu Yuri, achei ate outro site que fala desse bug tambem,

Logue-se como root e crie o diretório /etc/.java/.systemPrefs:

# mkdir -p /etc/.java/.systemPrefs

Feche qualquer navegador que esteja aberto. Como usuário comum, exclua os diretórios

# rm -rf ~/.java ~/.icedtea

fiz tb mas continua zicado, to quase instalando o Fedora.

o openjdk-7* tem que estar instalado? O meu esta dessa maneira abaixo, achei lugares em que fala pra deixar e outros que fala para tirar. Dureza, ai nao sei o que fazer e percebi que alguns não estão instalados corretamente. Pode ser isso?

sudo aptitude search openjdk-7

[sudo] password for ntsrede:

p openjdk-7-dbg - Java runtime based on OpenJDK(debugging symbols)

p openjdk-7-dbg:i386

p openjdk-7-demo

p openjdk-7-demo:i386

p openjdk-7-doc

pi openjdk-7-jdk

p openjdk-7-jdk:i386

i openjdk-7-jre

p openjdk-7-jre:i386

i A openjdk-7-jre-headless

p openjdk-7-jre-headless:i386

i A openjdk-7-jre-lib

v openjdk-7-jre-lib:i386 -

p openjdk-7-jre-zero

p openjdk-7-jre-zero:i386

p openjdk-7-source

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é meu chegado. a bruxa ta solto , nao funcionou !!!.

Ta ****, fiquei decepcionado demais com esse ubuntu novo, em vez de facilitar a vida, está so complicando. Agora acho que *****, né?

Até então muito obrigado pela atenção.

Ta difícil viu Yuri, achei ate outro site que fala desse bug tambem,

Logue-se como root e crie o diretório /etc/.java/.systemPrefs:

# mkdir -p /etc/.java/.systemPrefs

Feche qualquer navegador que esteja aberto. Como usuário comum, exclua os diretórios

# rm -rf ~/.java ~/.icedtea

fiz tb mas continua zicado, to quase instalando o Fedora.

o openjdk-7* tem que estar instalado? O meu esta dessa maneira abaixo, achei lugares em que fala pra deixar e outros que fala para tirar. Dureza, ai nao sei o que fazer e percebi que alguns não estão instalados corretamente. Pode ser isso?

sudo aptitude search openjdk-7

[sudo] password for ntsrede:

p openjdk-7-dbg - Java runtime based on OpenJDK(debugging symbols)

p openjdk-7-dbg:i386

p openjdk-7-demo

p openjdk-7-demo:i386

p openjdk-7-doc

pi openjdk-7-jdk

p openjdk-7-jdk:i386

i openjdk-7-jre

p openjdk-7-jre:i386

i A openjdk-7-jre-headless

p openjdk-7-jre-headless:i386

i A openjdk-7-jre-lib

v openjdk-7-jre-lib:i386 -

p openjdk-7-jre-zero

p openjdk-7-jre-zero:i386

p openjdk-7-source

Agora que me dei conta: meu tutorial foi escrito para sistemas de 32 bits, por isto os comandos que postei são todos para Ubuntu 32 bits. Como você está num Ubuntu de 64 bits, alguns comandos mudam um pouco:

1. Remova novamente tudo, conforme explica a seção 2 do tutorial.

2. Execute novamente os procedimentos de instalação da seção 1 do tutorial, com as seguintes diferenças:

2.1. O arquivo que você tem que baixar não é o do tutorial, mas sim o Linux x64 (atualmente: jre-7u10-linux-x64.tar.gz).

2.2. Consequentemente, no supercomando você tem que substituir o nome do arquivo por este de 64 bits, que você obteve. Vai ficar assim:

sudo mkdir /opt/java && sudo mv ~/Downloads/jre-7u10-linux-x64.tar.gz /opt/java && cd /opt/java && sudo chmod a+x jre-7u10-linux-x64.tar.gz && sudo tar -xvf jre-7u10-linux-x64.tar.gz && sudo mv ./jre1* ./jre && sudo rm -f ./jre-7u10-linux-x64.tar.gz

2.3. Os atalhos também mudam, porque no Java de 32 bits o plugin fica na pasta i386, mas no Java de 64 bits o plugin fica na pasta amd64:

Google Chrome:

sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/[B]amd64[/B]/libnpjp2.so /opt/google/chrome/plugins/sunjava

Mozilla Firefox:

sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/[B]amd64[/B]/libnpjp2.so /usr/lib/firefox/plugins/sunjava

Google Chromium:

sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/[B]amd64[/B]/libnpjp2.so /usr/lib/chromium-browser/plugins/sunjava

Vê se agora funciona. :joia:

PS: se não funcionar, experimente as dicas que constam na seção 4 do tutorial.

PPS: o openjdk não precisa ser desinstalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Com relação a falha grava que ocorreu no Java, é seguro usar especialmente quem usa sites de banco?

Oi, André.

Filosoficamente falando, nada é 100% seguro. Mas, com base no que já li sobre essa questão dos bugs (defeitos internos) e exploits (falhas de segurança que podem ser exploradas por terceiros) do plugin Java, é "seguro dizer" que o plugin Java pode ser suficientemente seguro, desde que:

  • Você continue usando sempre (e somente) a última (a mais atual) versão do Sun/Oracle Java. O exploit mais famoso (que é o que está gerando todo esse receio) é conhecido por afetar até a atualização 10 da versão 7 (7u10), mas nas últimas semanas a Sun/Oracle, em um esforço para corrigir este e outros problemas, tem liberado várias atualizações para o Java, tanto que em poucas semanas chegamos rapidamente à atualização 17 da versão 7 (7u17), que é a atualmente em vigor.
  • Evite acessar websites que podem estar hospedando conteúdos maliciosos (websites de torrents, warez, conteúdos pornográficos etc.). Evite também acessar websites de empresas desconhecidas, pois nelas geralmente a política de segurança não é muito boa e por isto os servidores são alvos mais vulneráveis e frequentes de ataques. Um website infectado pode solicitar que seu navegador execute o plugin Java e em seguida passar a infecção para o seu sistema operacional. Já os websites de bancos costumam ter uma política de segurança melhor, por isto eu não tenho receio nenhum de usar Java para internet banking. O máximo que pode acontecer é o seu PC já estar infectado por algum outro malware que tenha modificado o arquivo de hosts do seu PC e com isto você seja levado a acessar uma página falsa (clonada) do seu banco, hospedada em outro domínio, achando que está acessando o website do seu banco. Mas isto já é outro problema, não tem relação direta com o Java.
  • Caso queira acessar websites perigosos e/ou vulneráveis, como os mencionados anteriormente, utilize um navegador no qual o Java esteja desabilitado. Você pode, por exemplo, abrir o
    about:plugins

    ou o

    chrome://plugins

    que eu mostro no tutorial e desabilitar o Java do seu Firefox, ou o do seu Chrome, ou o do seu Chromium, para então poder acessar websites maliciosos ou vulneráveis a partir deste navegador em que o Java se encontra desabilitado.

  • Particularmente, adotei o Firefox como navegador que utilizo quando estou querendo navegar em modo paranoico: no Firefox, instalei o complemento No-Script, que por padrão bloqueia todos os componentes das páginas que você acessa. O ruim do No-Script é que ele requer que você fique autorizando, um por um, tudo o que você quer que seja executado/carregado, nas páginas do website. Por outro lado, o No-Script tem a vantagem de bloquear tudo o que não foi explicitamente autorizado por você, inclusive o plugin Java (seja Sun Java, seja IcedTea ou o que for). Usando o No-Script, você pode adicionar permissões temporárias (para executar o conteúdo da página somente durante aquela sessão, aquele acesso que você está fazendo: uma vez que você saia da página, ela volta a ficar bloqueada), ou então adicionar permissões permanentes. No caso do internet banking, você pode adicionar permissões permanentes para o website do seu banco, mas continuar rejeitando as tentativas dos outros websites de executar o plugin Java e outros recursos porventura indesejáveis ou mal-intencionados. ;)

Devido a os bancos terem optado por usar o Java para estruturar o ambiente de internet banking deles, você terá que usar Java, seja Sun/Oracle Java, seja OpenJDK/IcedTea Java, para conseguir acessar seu banco via internet. Por isto, o negócio é usar o Java, mas mantê-lo atualizado e adotar uma conduta precavida. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

cara muito obrigado você foi um anjo. esse tutorial resolveu minha vida ja tinha até pensado em desistir do linux. serio mesmo. eu nao conseguia acessar minha pagina do bb no chrome, mas agora estou muito feliz. valeu mesmo.

cara muito obrigado você foi um anjo. esse tutorial resolveu minha vida ja tinha até pensado em desistir do linux. serio mesmo. eu nao conseguia acessar minha pagina do bb no chrome, mas agora estou muito feliz. valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara muito obrigado você foi um anjo. esse tutorial resolveu minha vida ja tinha até pensado em desistir do linux. serio mesmo. eu nao conseguia acessar minha pagina do bb no chrome, mas agora estou muito feliz. valeu mesmo.

cara muito obrigado você foi um anjo. esse tutorial resolveu minha vida ja tinha até pensado em desistir do linux. serio mesmo. eu nao conseguia acessar minha pagina do bb no chrome, mas agora estou muito feliz. valeu mesmo.

jalomfarias, por nada, é sempre um prazer saber que o tutorial está ajudando outras pessoas a resolverem esse problema chato que ocorre com o Java no Linux. ^_^

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Yuri,

Acredito que a minha dúvida a seguir tenha sido parcialmente discutida nas mensagens anteriores, mas ainda não estou seguro.

Antes de conhecer este tutorial havia seguido um outro tutorial, que lá pelas tantas dizia para executar

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java 1

Como ultimamente não tenho conseguido acessar o site do banco resolvi testar seu tutorial. Ocorre que fiquei na dúvida se deveria ou não executar o passo 1.3 por causa do comando acima e então executei

sudo update-alternatives --remove-all java

Será que agora posso executar o passo 1.3 e seguir os procedimentos do restante do tutorial?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri,

Acredito que a minha dúvida a seguir tenha sido parcialmente discutida nas mensagens anteriores, mas ainda não estou seguro.

Antes de conhecer este tutorial havia seguido um outro tutorial, que lá pelas tantas dizia para executar

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java 1

Como ultimamente não tenho conseguido acessar o site do banco resolvi testar seu tutorial. Ocorre que fiquei na dúvida se deveria ou não executar o passo 1.3 por causa do comando acima e então executei

sudo update-alternatives --remove-all java

Será que agora posso executar o passo 1.3 e seguir os procedimentos do restante do tutorial?

Valeu!

Oi, baisse.

Resumidamente: sim, pode executar tranquilamente o passo 1.3. O comando de remoção que você executou é (mais do que) suficiente para você poder executar o passo 1.3 sem ter estresse. :joia:

Agora vou lhe dar a explicação que eu gostaria que alguém tivesse me dado quando eu entrei em contato pela primeira vez com o comando update-alternatives e não fazia ideia do que diabos era isso (e tive que me virar para entender o que é e como funciona, porque não encontrei explicações suficientemente didáticas, na internet e nos fóruns): o comando update-alternatives serve para que você possa instalar, em seu sistema, várias versões (ou implementações) diferentes de um mesmo programa, mantidas ou não pelo mesmo desenvolvedor, e então alternar entre essas versões e/ou implementações. As diferentes versões e implementações são instaladas em diversas pastas diferentes, mas daí você usa o update-alternatives para criar uma "lista" dessas versões e implementações que você possui e então definir qual delas será a "padrão" que o seu sistema vai usar. Daí, sempre que você quiser usar uma outra versão ou implementação, basta executar o update-alternatives e informar qual versão ou implementação você deseja que passe a ser a "padrão" do sistema. Você pode fazer isso ou de forma interativa, usando o comando update-alternatives --config apelido, ou então de forma não-interativa, usando o comando update-alternatives --set apelido caminho. No caso, apelido é o apelido que você atribuiu a esse "grupo de versões e implementações de um mesmo programa" e caminho é o local em que está a versão ou implementação que você deseja que passe a ser o novo padrão do seu sistema.

No caso dos JRE, o update-alternatives permite, por exemplo, alternar entre diferentes versões do Oracle JRE (6u20, 7u10, 7u21 etc.) que estejam presentes no seu sistema, ou ainda alternar entre diferentes implementações do JRE, como por exemplo o OpenJDK (uma implementação livre do Java) e o GIJ (outra implementação livre do Java). Repare que, no caso dos JRE do seu sistema, esse grupo de JRE recebeu o apelido java. Exemplo: o comando interativo update-alternatives --config java exibirá a lista de JRE cadastrados no grupo java e pedirá para você escolher na lista qual deles você quer que se torne o JRE padrão. Já o comando não-interativo update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java faz com que o JRE padrão do seu sistema passe a ser aquele que se encontra em /opt/java/jre/bin/java.

O update-alternatives faz isso basicamente modificando o link que aponta para o JRE padrão. O arquivo /usr/bin/java é apenas um link simbólico: você instala "um monte de JRE", em várias pastas diferentes, mas o update-alternatives faz com que o seu Linux sempre considere que o Java está instalado em /usr/bin/java, daí o /usr/bin/java redireciona o seu sistema para a pasta que você definiu como padrão (que pode ser a pasta do Oracle JRE 7, pode ser a do OpenJDK ou alguma outra). ;)

Além do JRE 7 da Sun/Oracle, você provavelmente tem aí no seu sistema o OpenJDK, e talvez também tenha o GIJ (GNU Interpreter for Java), que recentemente passou a ser instalado junto com as últimas atualizações de algumas distribuições Linux (como é o caso da Ubuntu). Exemplo: aqui no meu XUbuntu 12.04 de 32 bits, há cerca de 1 mês o GIJ versão 4.6 foi instalado em /usr/bin/gij-4.6.

Ocorre que aquele comando sudo update-alternatives --remove-all java que você executou remove todos os vínculos para todos os JRE do seu sistema, portanto é um comando bem radical. Veja bem: ele não remove os JRE, mas remove as ligações para eles. É como se eles tivessem sido descadastrados da "lista de JRE", embora esses JRE continuem presentes no seu sistema. Por isto, seu sistema Linux "deixou de saber" que aqueles JRE estão presentes e qual é a localização deles. Se (por exemplo) você tiver aí o OpenJDK e o GIJ (além do Oracle que você instalou), então você possui aí três JRE instalados, mas o seu Linux já não "sabe" mais isso.

Você poderia ter simplesmente executado este comando, no terminal:

sudo update-alternatives --remove java /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java

O comando acima significa "remova do grupo java o JRE que se encontra em /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java", ou seja, ele removeria apenas o vínculo para o JRE que você possui em /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java: os demais vínculos (para o OpenJDK e o GIJ, por exemplo) seriam preservados.

Mas tudo bem, você fez uma limpeza geral nos vínculos e excluiu o grupo java. Isto não chega a ser um problema, caso a sua intenção seja usar apenas o JRE da Sun/Oracle. O comando do item 1.3 do tutorial irá recriar o grupo java e incluir na lista o Sun/Oracle java que você puser em /opt/java/jre. Mas não se esqueça de que você excluiu apenas os vínculos. Ficou faltando excluir a pasta do Oracle Java que você havia instalado em /usr/lib/jvm/java-7-oracle. Para excluí-la, execute este comando, no terminal:

sudo rm -rf /usr/lib/jvm/java-7-oracle

Após excluir a pasta java-7-oracle, execute normalmente os passos da seção 1 do tutorial.

Após instalar o Sun Java, você pode querer tentar recuperar seus JRE "alternativos". Caso esteja em um Ubuntu de 32 bits, procure seus JRE nestes locais:

  1. OpenJDK: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk-i386/jre/bin/java
  2. GIJ: /usr/bin/gij-4.6

Para adicioná-los à "lista dos JRE", os comandos são estes:

  1. Adicionar o OpenJDK com prioridade 11 (número maior que o da prioridade 10 usada no item 1.3 do tutorial):
    sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /usr/lib/jvm/java-6-openjdk-i386/jre/bin/java 11


  2. Adicionar o GIJ com prioridade 12 (número maior que o das prioridades 10 e 11, assinaladas respectivamente para o Sun Java e para o OpenJDK):
    sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /usr/bin/gij-4.6 12


Como no item 1.3 do tutorial você executou o comando update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java, o JRE padrão continuará sendo o que se encontra em /opt/java/jre/bin/java (daí a "sacada" de sempre instalar o Sun Java naquela pasta "jre": quando você instala numa pasta que tem o nome da versão, como por exemplo "jre-7u21", você fica limitado, porque teria que ficar executando o update-alternatives para atualizar a lista do grupo java, sempre que você instalasse um novo JRE, em uma pasta com nome diferente, como por exemplo "jre-7u22", "jre-7u23" etc.).

Por fim, mas não menos importante: aqui em casa o Google Chrome voltou a dar pane de versão com o Java (estou executando o Sun Java versão 7, atualização 21). Se isto acontecer com você, ignore: é um bug antigo, que inclusive já foi solucionado pelo time do Google, mas que de tempos em tempos retorna (veja a seção 4 do tutorial), provavelmente porque o pessoal da Sun/Oracle desenvolve uma nova versão do Java mas não a testa em todos os navegadores (ou a equipe do Google desenvolve uma nova versão do navegador Chrome mas não a testa com todos os plugins, como por exemplo o Sun Java).

Por isto, o navegador Chrome talvez lhe diga que o plugin Java está desatualizado, mesmo após você instalar a última (a mais recente) versão do Sun Java. Simplesmente clique em "Executar esta vez" e prossiga. Se o botão aparecer de novo, clique de novo em "Executar esta vez". Se perder a paciência, execute o --allow-outdated-plugins que eu explico lá na seção 4.

Era isso.

Agora vou dormir, rs. :ZZZ:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, baisse.

Resumidamente: sim, pode executar tranquilamente o passo 1.3. O comando de remoção que você executou é (mais do que) suficiente para você poder executar o passo 1.3 sem ter estresse. :joia:

Agora vou lhe dar a explicação que eu gostaria que alguém tivesse me dado quando eu entrei em contato pela primeira vez com o comando update-alternatives e não fazia ideia do que diabos era isso (e tive que me virar para entender o que é e como funciona, porque não encontrei explicações suficientemente didáticas, na internet e nos fóruns): o comando update-alternatives serve para que você possa instalar, em seu sistema, várias versões (ou implementações) diferentes de um mesmo programa, mantidas ou não pelo mesmo desenvolvedor, e então alternar entre essas versões e/ou implementações. As diferentes versões e implementações são instaladas em diversas pastas diferentes, mas daí você usa o update-alternatives para criar uma "lista" dessas versões e implementações que você possui e então definir qual delas será a "padrão" que o seu sistema vai usar. Daí, sempre que você quiser usar uma outra versão ou implementação, basta executar o update-alternatives e informar qual versão ou implementação você deseja que passe a ser a "padrão" do sistema. Você pode fazer isso ou de forma interativa, usando o comando update-alternatives --config apelido, ou então de forma não-interativa, usando o comando update-alternatives --set apelido caminho. No caso, apelido é o apelido que você atribuiu a esse "grupo de versões e implementações de um mesmo programa" e caminho é o local em que está a versão ou implementação que você deseja que passe a ser o novo padrão do seu sistema.

No caso dos JRE, o update-alternatives permite, por exemplo, alternar entre diferentes versões do Oracle JRE (6u20, 7u10, 7u21 etc.) que estejam presentes no seu sistema, ou ainda alternar entre diferentes implementações do JRE, como por exemplo o OpenJDK (uma implementação livre do Java) e o GIJ (outra implementação livre do Java). Repare que, no caso dos JRE do seu sistema, esse grupo de JRE recebeu o apelido java. Exemplo: o comando interativo update-alternatives --config java exibirá a lista de JRE cadastrados no grupo java e pedirá para você escolher na lista qual deles você quer que se torne o JRE padrão. Já o comando não-interativo update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java faz com que o JRE padrão do seu sistema passe a ser aquele que se encontra em /opt/java/jre/bin/java.

O update-alternatives faz isso basicamente modificando o link que aponta para o JRE padrão. O arquivo /usr/bin/java é apenas um link simbólico: você instala "um monte de JRE", em várias pastas diferentes, mas o update-alternatives faz com que o seu Linux sempre considere que o Java está instalado em /usr/bin/java, daí o /usr/bin/java redireciona o seu sistema para a pasta que você definiu como padrão (que pode ser a pasta do Oracle JRE 7, pode ser a do OpenJDK ou alguma outra). ;)

Além do JRE 7 da Sun/Oracle, você provavelmente tem aí no seu sistema o OpenJDK, e talvez também tenha o GIJ (GNU Interpreter for Java), que recentemente passou a ser instalado junto com as últimas atualizações de algumas distribuições Linux (como é o caso da Ubuntu). Exemplo: aqui no meu XUbuntu 12.04 de 32 bits, há cerca de 1 mês o GIJ versão 4.6 foi instalado em /usr/bin/gij-4.6.

Ocorre que aquele comando sudo update-alternatives --remove-all java que você executou remove todos os vínculos para todos os JRE do seu sistema, portanto é um comando bem radical. Veja bem: ele não remove os JRE, mas remove as ligações para eles. É como se eles tivessem sido descadastrados da "lista de JRE", embora esses JRE continuem presentes no seu sistema. Por isto, seu sistema Linux "deixou de saber" que aqueles JRE estão presentes e qual é a localização deles. Se (por exemplo) você tiver aí o OpenJDK e o GIJ (além do Oracle que você instalou), então você possui aí três JRE instalados, mas o seu Linux já não "sabe" mais isso.

Você poderia ter simplesmente executado este comando, no terminal:

sudo update-alternatives --remove java /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java

O comando acima significa "remova do grupo java o JRE que se encontra em /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java", ou seja, ele removeria apenas o vínculo para o JRE que você possui em /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java: os demais vínculos (para o OpenJDK e o GIJ, por exemplo) seriam preservados.

Mas tudo bem, você fez uma limpeza geral nos vínculos e excluiu o grupo java. Isto não chega a ser um problema, caso a sua intenção seja usar apenas o JRE da Sun/Oracle. O comando do item 1.3 do tutorial irá recriar o grupo java e incluir na lista o Sun/Oracle java que você puser em /opt/java/jre. Mas não se esqueça de que você excluiu apenas os vínculos. Ficou faltando excluir a pasta do Oracle Java que você havia instalado em /usr/lib/jvm/java-7-oracle. Para excluí-la, execute este comando, no terminal:

sudo rm -rf /usr/lib/jvm/java-7-oracle

Após excluir a pasta java-7-oracle, execute normalmente os passos da seção 1 do tutorial.

Após instalar o Sun Java, você pode querer tentar recuperar seus JRE "alternativos". Caso esteja em um Ubuntu de 32 bits, procure seus JRE nestes locais:

  1. OpenJDK: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk-i386/jre/bin/java
  2. GIJ: /usr/bin/gij-4.6

Para adicioná-los à "lista dos JRE", os comandos são estes:

  1. Adicionar o OpenJDK com prioridade 11 (número maior que o da prioridade 10 usada no item 1.3 do tutorial):
    sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /usr/lib/jvm/java-6-openjdk-i386/jre/bin/java 11


  2. Adicionar o GIJ com prioridade 12 (número maior que o das prioridades 10 e 11, assinaladas respectivamente para o Sun Java e para o OpenJDK):
    sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /usr/bin/gij-4.6 12


Como no item 1.3 do tutorial você executou o comando update-alternatives --set java /opt/java/jre/bin/java, o JRE padrão continuará sendo o que se encontra em /opt/java/jre/bin/java (daí a "sacada" de sempre instalar o Sun Java naquela pasta "jre": quando você instala numa pasta que tem o nome da versão, como por exemplo "jre-7u21", você fica limitado, porque teria que ficar executando o update-alternatives para atualizar a lista do grupo java, sempre que você instalasse um novo JRE, em uma pasta com nome diferente, como por exemplo "jre-7u22", "jre-7u23" etc.).

Por fim, mas não menos importante: aqui em casa o Google Chrome voltou a dar pane de versão com o Java (estou executando o Sun Java versão 7, atualização 21). Se isto acontecer com você, ignore: é um bug antigo, que inclusive já foi solucionado pelo time do Google, mas que de tempos em tempos retorna (veja a seção 4 do tutorial), provavelmente porque o pessoal da Sun/Oracle desenvolve uma nova versão do Java mas não a testa em todos os navegadores (ou a equipe do Google desenvolve uma nova versão do navegador Chrome mas não a testa com todos os plugins, como por exemplo o Sun Java).

Por isto, o navegador Chrome talvez lhe diga que o plugin Java está desatualizado, mesmo após você instalar a última (a mais recente) versão do Sun Java. Simplesmente clique em "Executar esta vez" e prossiga. Se o botão aparecer de novo, clique de novo em "Executar esta vez". Se perder a paciência, execute o --allow-outdated-plugins que eu explico lá na seção 4.

Era isso.

Agora vou dormir, rs. :ZZZ:

Yuri,

Entendi suas explicações sobre o comando. Excelente! Muito obrigado! O que fiz de diferente foi alterar as prioridades, dando prioridade para o JRE da Sun/Oracle.

Infelizmente, alguns problemas persistem:

1. O Chromium não está reconhecendo o plugin, mas se eu clico em Executar esta vez dá certo, tanto na página do banco quanto na página de teste do Java. Ainda assim surge aquele aviso assustador rsrs O Java encontrou componentes da aplicação que poderiam indicar um problema de segurança.

2. No Firefox o plugin foi reconhecido e apesar de haver uma certa demora para carregar funciona na página de teste do Java, mas no site do banco aparece o aviso O Java encontrou componentes da aplicação que poderiam indicar um problema de segurança. Clico em Não para não bloquear a execução e só assim dá certo.

Esses problemas se devem aos navegadores ou cometi algum erro na instalação? A solução para esses problemas é a mesma que você apresentou para o Chrome?

Valeu, Yuri!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri,

Entendi suas explicações sobre o comando. Excelente! Muito obrigado! O que fiz de diferente foi alterar as prioridades, dando prioridade para o JRE da Sun/Oracle.

Infelizmente, alguns problemas persistem:

1. O Chromium não está reconhecendo o plugin, mas se eu clico em Executar esta vez dá certo, tanto na página do banco quanto na página de teste do Java. Ainda assim surge aquele aviso assustador rsrs O Java encontrou componentes da aplicação que poderiam indicar um problema de segurança.

2. No Firefox o plugin foi reconhecido e apesar de haver uma certa demora para carregar funciona na página de teste do Java, mas no site do banco aparece o aviso O Java encontrou componentes da aplicação que poderiam indicar um problema de segurança. Clico em Não para não bloquear a execução e só assim dá certo.

Esses problemas se devem aos navegadores ou cometi algum erro na instalação? A solução para esses problemas é a mesma que você apresentou para o Chrome?

Valeu, Yuri!

Oi de novo. :joia:

Nos últimos 12 meses (aproximadamente), vários artigos especializados em T.I. têm apontado falhas de segurança encontradas no JRE da Sun/Oracle. Algumas dessas falhas afetam também as implementações livres (tais como o JRE OpenJDK e o JRE GIJ), outras afetam apenas o JRE da Sun/Oracle. Por conta disto, os desenvolvedores dos navegadores web têm inserido mecanismos que alertam o usuário a respeito dos riscos de se utilizar o Java. Os navegadores não chegam a impedir a utilização do Java, mas avisam que há riscos envolvidos.

Só que a gente precisa do Sun/Oracle, porque (por exemplo) os nossos bancos utilizam applets Java que em muitos casos só funcionam com o JRE da Sun/Oracle. Então o negócio é instalar o Java, mas ser cauteloso: só autorizar a execução do Java plugin quando o applet que estiver solicitando isto for de um website confiável (como é o caso do website do seu banco, por exemplo).

Junte-se a isso aquele bug de compatibilidade do Sun Java com os navegadores, e o resultado é que você vai ver 2 tipos de mensagens aparecerem em seus navegadores:

  1. Avisos de plugin desatualizado (por conta do "bug da falta de diálogo" entre o Java e os navegadores); e
  2. Avisos de segurança (que iriam aparecer mesmo que o bug acima não existisse, porque os navegadores estão mesmo alertando os usuários a respeito dos riscos de se usar o Java).

Em outras palavras: você não cometeu nenhum erro na instalação, pois se tivesse cometido o Java não estaria funcionando. Se você seguiu todos os passos da seção 1 do tutorial (e inclusive verificou a versão do Java com o comando java -version e acessando a página de testes da Sun e, nos dois casos, a resposta obtida foi que seu Java está instalado e é o 7u21), então com certeza o problema está é naquele bug de versão e nos inevitáveis alertas de segurança que os navegadores estão emitindo.

A solução para esse problema é, na verdade, um paliativo (que você aliás já vem executando): se você estiver em um website no qual você confia, então sempre clique em Executar esta vez e jamais bloqueie a execução do applet Java, quando o navegador perguntar se você deseja bloquear ou não o applet que está sendo carregado pelo website.

No caso tanto do Chrome quanto do Chromium, você poderá executar o navegador a partir do terminal do shell, para poder incluir a opção --allow-outdated-plugins e com isto não ter que ficar toda hora clicando em Executar esta vez. Já o Firefox não possui este tipo de recurso, portanto o jeito é ficar clicando no botão Executar esta vez...

Daqui a pouco a equipe do Google atualiza o Chrome e o Chromium (ou a equipe da Sun/Oracle lança uma nova atualização para o Java) e daí o bug some! Isso já aconteceu antes, rs.

Quanto aos alertas de segurança, a tendência é eles continuarem sendo exibidos pelos navegadores, até que a Sun/Oracle reconquiste a confiabilidade perdida e daí os desenvolvedores dos navegadores sintam-se suficientemente seguros para remover os alertas de segurança, nas próximas versões dos navegadores deles. :joia:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de novo. :joia:

Nos últimos 12 meses (aproximadamente), vários artigos especializados em T.I. têm apontado falhas de segurança encontradas no JRE da Sun/Oracle. Algumas dessas falhas afetam também as implementações livres (tais como o JRE OpenJDK e o JRE GIJ), outras afetam apenas o JRE da Sun/Oracle. Por conta disto, os desenvolvedores dos navegadores web têm inserido mecanismos que alertam o usuário a respeito dos riscos de se utilizar o Java. Os navegadores não chegam a impedir a utilização do Java, mas avisam que há riscos envolvidos.

Só que a gente precisa do Sun/Oracle, porque (por exemplo) os nossos bancos utilizam applets Java que em muitos casos só funcionam com o JRE da Sun/Oracle. Então o negócio é instalar o Java, mas ser cauteloso: só autorizar a execução do Java plugin quando o applet que estiver solicitando isto for de um website confiável (como é o caso do website do seu banco, por exemplo).

Junte-se a isso aquele bug de compatibilidade do Sun Java com os navegadores, e o resultado é que você vai ver 2 tipos de mensagens aparecerem em seus navegadores:

  1. Avisos de plugin desatualizado (por conta do "bug da falta de diálogo" entre o Java e os navegadores); e
  2. Avisos de segurança (que iriam aparecer mesmo que o bug acima não existisse, porque os navegadores estão mesmo alertando os usuários a respeito dos riscos de se usar o Java).

Em outras palavras: você não cometeu nenhum erro na instalação, pois se tivesse cometido o Java não estaria funcionando. Se você seguiu todos os passos da seção 1 do tutorial (e inclusive verificou a versão do Java com o comando java -version e acessando a página de testes da Sun e, nos dois casos, a resposta obtida foi que seu Java está instalado e é o 7u21), então com certeza o problema está é naquele bug de versão e nos inevitáveis alertas de segurança que os navegadores estão emitindo.

A solução para esse problema é, na verdade, um paliativo (que você aliás já vem executando): se você estiver em um website no qual você confia, então sempre clique em Executar esta vez e jamais bloqueie a execução do applet Java, quando o navegador perguntar se você deseja bloquear ou não o applet que está sendo carregado pelo website.

No caso tanto do Chrome quanto do Chromium, você poderá executar o navegador a partir do terminal do shell, para poder incluir a opção --allow-outdated-plugins e com isto não ter que ficar toda hora clicando em Executar esta vez. Já o Firefox não possui este tipo de recurso, portanto o jeito é ficar clicando no botão Executar esta vez...

Daqui a pouco a equipe do Google atualiza o Chrome e o Chromium (ou a equipe da Sun/Oracle lança uma nova atualização para o Java) e daí o bug some! Isso já aconteceu antes, rs.

Quanto aos alertas de segurança, a tendência é eles continuarem sendo exibidos pelos navegadores, até que a Sun/Oracle reconquiste a confiabilidade perdida e daí os desenvolvedores dos navegadores sintam-se suficientemente seguros para remover os alertas de segurança, nas próximas versões dos navegadores deles. :joia:

Muito obrigado Yuri!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Yuri quando digito o comando: java -versionapt-get install libc6-i386

Me retorna esse erro: bash: /usr/bin/java: No such file or directory

Lembrando que fiz o primeiro passo com uma instalação "java64"

Depois removi com o outro passo e refiz a instalação com o "java32".

Qual a solução? Obrigado

apt-get install libc6-i386

-------------------------------------------------------------------------------------

Consegui!

Para quem está com o mesmo erro que o meu basta fazer o download de livrarias 32 que não vem com o

linux 64.

Aqui o comando: apt-get install libc6-i386.

Obrigado pelo tópico Yuri. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Yuri quando digito o comando: java -versionapt-get install libc6-i386

Me retorna esse erro: bash: /usr/bin/java: No such file or directory

Lembrando que fiz o primeiro passo com uma instalação "java64"

Depois removi com o outro passo e refiz a instalação com o "java32".

Qual a solução? Obrigado

apt-get install libc6-i386

-------------------------------------------------------------------------------------

Consegui!

Para quem está com o mesmo erro que o meu basta fazer o download de livrarias 32 que não vem com o

linux 64.

Aqui o comando: apt-get install libc6-i386.

Obrigado pelo tópico Yuri. valeu

Oi, André. :joia: Só me tira uma dúvida: seu sistema é de 32 ou de 64 bits? O ideal seria você instalar um JRE da mesma arquitetura do seu sistema.

Vamos por partes:

  1. O primeiro passo é o usuário saber se ele está em um Linux de 32 ou de 64 bits. A maioria sabe, mas, em caso de dúvida, basta executar o comando
    uname -a

    e ver se a palavra i386 ou a palavra amd64 aparece no resultado do comando. Se aparecer a palavra i386 (também pode ser i486, i586, i686 etc.), então o sistema é de 32 bits. Se aparecer amd64, o sistema é de 64 bits (ou seja, foi escrito para um hardware da arquitetura AMD64, também conhecida como X64 ou x86-64).

  2. Se o sistema for de 32 bits, é só seguir os passos do tutorial. Se o sistema for de 64 bits, deverá ser feito o download do Java para 64 bits, e neste caso os passos 1.1 e 1.2 do tutorial farão o plugin ser instalado em /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so (isto afeta os passos 1.6, 1.7 e 1.10 do tutorial, pois o usuário terá que substituir o i386 por amd64). Também será necessário verificar a localização dos navegadores, que em um sistema de 64 bits pode ser diferente (estou só especulando). Eu infelizmente não disponho de equipamento para poder realizar testes em distribuições GNU/Linux de 64 bits.
  3. Quanto à libc6, existem duas versões que nos interessam: o pacote libc6, que é para sistemas de 32 bits (a biblioteca libc6-i386 deixou de existir, foi substituída pela libc6, por isto o comando apt-get install libc6-i386 atualmente redireciona para a instalação do pacote libc6), e o pacote libc6-amd64, que é para sistemas de 64 bits. Por padrão, os sistemas GNU/Linux de 32 bits já vêm com a biblioteca libc6 pré-instalada e os de 64 bits já vêm com a libc6-amd64 pré-instalada, porque a libc6 é utilizada em uma infinidade de situações. É de se esperar que o apt-get retorne um erro, caso o usuário tente instalar uma libc6 da mesma arquitetura do sistema, porque a priori a libc6 já estará instalada. Mas se o usuário tentar instalar a libc6-amd64 num sistema de 32 bits (ou caso tente instalar a libc6 num sistema de 64 bits), o sistema instalará, embora na prática isto não terá utilidade nenhuma, apenas ocupará espaço físico no HD.

De acordo com o seu texto, o que eu entendi foi que você está num sistema de 64 bits, mas instalou um JRE de 32 bits e, para fazê-lo funcionar, instalou a biblioteca libc6, que é de 32 bits. Se foi mesmo isto que aconteceu, a minha sugestão é que você:

  1. Desinstale esse JRE de 32 bits (seção 2 do tutorial).
  2. Em seguida, use o comando
    sudo apt-get remove libc6 libc6-i386

    para remover o pacote libc6 e o metapacote libc6-i386.

  3. Em seguida, instale o pacote libc6-amd64 com o comando
    sudo apt-get install libc6-amd64


  4. Caso o sistema informe que o pacote libc6-amd64 já existe, reinstale aquela biblioteca executando o comando
    sudo apt-get install libc6-amd64 --reinstall


  5. Agora faça download do Sun/Oracle JRE para 64 bits e instale-o com o supercomando
    sudo mkdir /opt/java && sudo mv ~/Downloads/jre-7u21-linux-x64.tar.gz /opt/java && cd /opt/java && sudo chmod a+x jre-7u21-linux-x64.tar.gz && sudo tar -xvf jre-7u21-linux-x64.tar.gz && sudo mv ./jre1* ./jre && sudo rm -f ./jre-*.tar.gz


  6. Execute os passos 1.3 e 1.4.
  7. Execute o passo 1.5 antes verificando se as pastas dos seus navegadores são mesmo aquelas que constam no passo 1.5.
  8. Execute o passo 1.6, exceto que o plugin deverá ser procurado no caminho /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so
  9. Execute o passo 1.7 substituindo o i386 por amd64
  10. Execute os passos 1.8 e 1.9.
  11. Execute o passo 1.10, mas repare que, se ocorrer algum problema e você precisar usar aqueles comandos que estão no final do passo 1.10, primeiro substitua o i386 por amd64 e substitua também os caminhos dos navegadores pelos caminhos corretos.

Era isso (ufa!). :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...