Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

  • Membro VIP

O Piledriver será o sucessor (na verdade, um "refresh") da atual microarquitetura da AMD, o Bulldozer. Ele irá equipar o Trinity (sucessor do Llano) e o Vishera (sucessor do Zambezi). Ele utilizará o mesmo processo de fabricação do Bulldozer e do Llano, 32nm SOI. O Piledriver terá o mesmo esquema de módulos do Bulldozer. Espera-se que o Trinity venha em versões com 2 ou 4 cores (1 ou 2 módulos) e o Vishera com até 8 cores (até 4 módulos).

O Trinity será um APU (CPU e GPU no mesmo chip) e provavelmente utilizará uma GPU baseada no Cayman (HD 69xx), que utiliza a arquitetura VLIW4. O Trinity utilizará o socket FM2.

Já o Vishera será "somente" CPU e utilizará o mesmo socket dos processadores baseados no Bulldozer, ou seja, o AM3+. Uma de suas novidades será o Turbo Core 3.0. Terá duas novas instruções, o FMA 3 e o Converged BMI.

Rumores apontam para o lançamento do Trinity entre o primeiro e segundo trimestre de 2012, com o lançamento do Vishera para o terceiro trimestre.

Quanto ao mercado de servidores, o Valencia (Opteron 42xx; 6 ou 8 cores "Bulldozer") será substituído pelo Sepang (até 10 cores "Piledriver"). O Sepang utilizará o socket C2012, terá controlador de memória com suporte a triple-channel e controladora PCI Express 3.0. Já o Interlagos (Opteron 62xx; 8, 12 e 16 cores "Bulldozer") será substituído pelo Terramar (até 20 cores "Pildedriver"). O Terramar utilizará socket G2012, terá controlador de memória quad-channel e também terá controladora PCI Express 3.0.

Sepang e Terramar foram cancelados. Agora, de acordo com os roadmaps, quem irá substituir o Interlagos no segmento 2P e 4P será o Abu Dhabi (4, 8, 12 e 16 cores "Piledriver"), que terá controlador de memória quad channel e utilizará o mesmo socket do Interlagos, o G34. O substituto do Valencia no segmento 1P e 2P será o Seoul (6 e 8 cores "Piledriver"), com controlador de memória dual channel, e utilizará o mesmo socket do Valencia, o C32. No segmento 1P, o Zurich (4 e 8 cores "Bulldozer") será substituído pelo Delhi (4 e 8 cores "Piledriver"), com controlador de memória dual channel, e também utilizará o mesmo socket do seu antecessor, que é o AM3+.

Rumores apontam que um core baseado no Piledriver terá um desempenho ~10% maior se comparado a um core baseado no Bulldozer.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20120202124109_AMD_Cancels_10_Core_20_Core_Server_Processors.html (cancelamento do Sepang e do Terramar)

http://www.nordichardware.com/news/69-cpu-chipset/44317-amd-piledriver-10-faster-than-bulldozer.html

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20111004232129_AMD_s_Next_Generation_Piledriver_Micro_Architecture_Expected_to_Offer_10_Performance_Advantage.html

http://www.techpowerup.com/152653/Vishera-and-Trinity-to-Take-Over-AMD-Processor-Lineup-in-3Q-2012.html

http://www.fudzilla.com/processors/item/24345-vishera-bulldozer-fx-successor-in-q3-12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10% a mais de desempenho no Vishera pra daqui a quase 1 ano, sendo que a Intel antes disso lança os Ivy, que espera-se uns 20% a mais de desempenho. Ou seja, a situação só vai ficar ainda pior do que já tá.

10% de aumento do IPC.

Vai ser fracasso se isso não vier associado a clocks mais altos.

Pelo menos falam em aumentar bastante o desempenho/watt.

http://www.chw.net/2011/10/amd-trinity-devastator-el-retorno-de-sideport/

http://www.fudzilla.com/processors/item/24423-virgo-fusion-apu-platform-gets-further-codenames

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
teria que ser 50% superior ao Zambezi pra valer a pena

Com 30%, especialmente com ganho em ST, já é um bom começo, especialmente se reduzirem o consumo.

Espero que consigam fazer a "tríade mágica": redução de consumo, redução do número de transístores, aumento de clock. Isso numa tacada só, o que não deve acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 30%, especialmente com ganho em ST, já é um bom começo, especialmente se reduzirem o consumo.

Espero que consigam fazer a "tríade mágica": redução de consumo, redução do número de transístores, aumento de clock. Isso numa tacada só, o que não deve acontecer.

Seria mais que maravilhoso se os próximos Piledrivers viessem com 30% a mais em ST, porque em MT eu creio que está mais razoável.

Estou acompanhando aqui agora também, mas o outro tópico ainda vai render muitas páginas. valeu VIX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óia um slide sobre os ganhos n futuro: http://www.donanimhaber.com/islemci/haberleri/AMD-Bulldozer-tasarimini-her-yil-1015-hizlandirmayi-planliyor.htm

O Piledriver será o sucessor da atual microarquitetura da AMD, o Bulldozer. Ele irá equipar o Trinity (sucessor do Llano) e o Vishera (sucessor do Zambezi). Ele utilizará o mesmo processo de fabricação do Bulldozer e do Llano, 32nm SOI. O Piledriver terá o mesmo esquema de módulos do Bulldozer. Espera-se que o Trinity venha em versões com 2 ou 4 cores (1 ou 2 módulos) e o Vishera com até 8 cores (até 4 módulos).

O Trinity será um APU (CPU e GPU no mesmo chip) e provavelmente utilizará uma GPU baseada no Cayman (HD 69xx), que utiliza a arquitetura VLIW4. O Trinity utilizará o socket FM2.

Já o Vishera será "somente" CPU e utilizará o mesmo socket dos processadores baseados no Bulldozer, ou seja, o AM3+. Uma de suas novidades será o Turbo Core 3.0. Terá duas novas instruções, o FMA 3 e o Converged BMI.

Rumores apontam para o lançamento do Trinity entre o primeiro e segundo trimestre de 2012, com o lançamento do Vishera para o terceiro trimestre.

Quanto ao mercado de servidores, o Valencia (Opteron 42xx; 6 ou 8 cores) será substituído pelo Sepang (até 10 cores). O Sepang utilizará o socket C2012, terá controladora de memória com suporte a triple-channel e controladora PCI Express 3.0. Já o Interlagos (Opteron 62xx; 8, 12 e 16 cores) será substituído pelo Terramar (até 20 cores). O Terramar utilizará socket G2012, terá controladora de memória quad-channel e também terá controladora PCI Express 3.0.

Rumores apontam que um core baseado no Piledriver terá um desempenho ~10% maior se comparado a um core baseado no Bulldozer.

http://www.nordichardware.com/news/69-cpu-chipset/44317-amd-piledriver-10-faster-than-bulldozer.html

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20111004232129_AMD_s_Next_Generation_Piledriver_Micro_Architecture_Expected_to_Offer_10_Performance_Advantage.html

Se você fala no Terramar, então está considerando que a AMD vai seguir com o Komodo, e não com o Vishera.

@Evandro: por mim se a AMD criar uma cadência de lançamento de verdade já vai ser um salto fenomenal. Foi assim que a ATI começou a virar o jogo, não foi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito bem feita a descrição dos produtos objetos deste tópico, ViX. Só acho que a bagaceira do Zambezi deva prosseguir lá pelo outro tópico.

Valeu Nav! E sim, o Zambezi irá continuar sendo discutido no tópico do BDZ...

Se você fala no Terramar, então está considerando que a AMD vai seguir com o Komodo, e não com o Vishera.

Como assim Sirro? O cancelamento do Komodo pode afetar o roadmap dos servidores, o que não quer dizer isso irá ocorrer...

Retirado do Xbit:

It remains to be seen whether such problems will also affect AMD's server roadmap. The company's 2012 chips for servers - Terramar with up to 20 "Piledriver" cores for G2012 platform and Sepang with up to 10 "Piledriver" cores for C2012 platform - are planned to have built-in PCI Express 3.0 controllers and rely on brand new Server Controller Hub (SCH) core-logic architecture.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906193303_AMD_Cancels_Next_Gen_Komodo_Processor_Corona_Platform_in_Favour_of_New_Chips.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seria mais que maravilhoso se os próximos Piledrivers viessem com 30% a mais em ST, porque em MT eu creio que está mais razoável.

Estou acompanhando aqui agora também, mas o outro tópico ainda vai render muitas páginas. valeu VIX

Até dá, lembra que em poucos meses os Phenom X4 B3 conseguiram aumentar os clocks e reduzir o consumo ? Os Phenom II demoraram um pouco pra isso, mas conseguiram, e numa época de vacas magras.

Se isso for 10% a mais de clock, tomamos.

@Evandro: por mim se a AMD criar uma cadência de lançamento de verdade já vai ser um salto fenomenal. Foi assim que a ATI começou a virar o jogo, não foi?

Foi, a ATI começou brigando pelo desempenho/watt, mas do RV670 (3870) pro RV770 (4870) eles bombaram na engenharia, corrigindo as "falhas conceituais" e engordando o chip, só que aqui não dá pra socar núcleos, o chip é muito grande, e eles perderam justamente em ST, em MT o Bulldozer não é ruim.

Se melhorarem esses 10-15% em tudo, vai ajudar, mas não vai salvar, talvez nem com clocks maiores (acima de 4 GHz) ou turbo forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não se animem:

http://www.tomshardware.com/reviews/fx-8150-zambezi-bulldozer-990fx,3043-9.html

How will Piledriver get its projected 10 to 15 percent speed up? AMD says one-third will come from IPC improvements like structure size increases (so, three to five percent) and two-thirds will come from power optimizations that reduce consumption, enabling higher frequencies at a constant TDP (another six to 10 percent).

Piledriver com IPC 3 a 5% maior, o resto (7 a 10) vem de clocks maiores devido a redução do TDP.

Fraco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 30%, especialmente com ganho em ST, já é um bom começo, especialmente se reduzirem o consumo.

Espero que consigam fazer a "tríade mágica": redução de consumo, redução do número de transístores, aumento de clock. Isso numa tacada só, o que não deve acontecer.

É o que todos nós esperamos! E realmente estou um pouco cético quanto a isso, mas eu acredito que pelo menos superior ao Zambezi deve vir.

Não se animem:

http://www.tomshardware.com/reviews/fx-8150-zambezi-bulldozer-990fx,3043-9.html

Piledriver com IPC 3 a 5% maior, o resto (7 a 10) vem de clocks maiores devido a redução do TDP.

Fraco..

Tenso. Não espero mais nada milagroso dessa arquitetura. Fala sério. Para ficar bom, vão ter que começar do zero de novo e fazer algo que preste. Tomara que consigam abaixar o consumo com a maturação da litografia, pelo menos. Já vai ser um começo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim Sirro? O cancelamento do Komodo pode afetar o roadmap dos servidores, o que não quer dizer isso irá ocorrer...

Retirado do Xbit:

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110906193303_AMD_Cancels_Next_Gen_Komodo_Processor_Corona_Platform_in_Favour_of_New_Chips.html

Discordo veementemente, não faz sentido manter as duas linhas separadas. Simplesmente não vale a pena.

Lembrando que a primeira notícia sobre BDZ em 28nm foi sobre uma mudança na estratégia no mercado server. Só não consigo mais encontrar ¬¬'.

Foi, a ATI começou brigando pelo desempenho/watt, mas do RV670 (3870) pro RV770 (4870) eles bombaram na engenharia, corrigindo as "falhas conceituais" e engordando o chip, só que aqui não dá pra socar núcleos, o chip é muito grande, e eles perderam justamente em ST, em MT o Bulldozer não é ruim.

Se melhorarem esses 10-15% em tudo, vai ajudar, mas não vai salvar, talvez nem com clocks maiores (acima de 4 GHz) ou turbo forte.

Falo não no sentido de melhorar nisso ou naquilo, mas no sentido de conseguir entregar o que prometem.

Se você tem um alvo e consegue alcançá-lo, então você também tem a chance de ultrapassá-lo, de se superar. Se você tem um alvo irreal o produto simplesmente não chega, ocorre atrasos, etc, etc. Atraso e falha em alcançar o alvo denota desordem na administração e derruba com a confiança da equipe de engenheiros. Isso eu vi em uma entrevista antiga dum cara da ATI, acho que foi o Seifert, na verdade... mas n façam quote nisso ai n, hehe.

Por sinal, lembro até de uma frase dele, mais ou menos assim: "se um engenheiro vem para você dizendo que vai conseguir fazer algo e você negá-lo com esses argumentos que disse, ele vai voltar para a mesa querendo superar os alvos que você colocou, mostrando que ele estava certo"

Ou seja, se brincar o lado CPU tem muito a aprender com o lado GPU da AMD.

Não se animem:

http://www.tomshardware.com/reviews/fx-8150-zambezi-bulldozer-990fx,3043-9.html

Piledriver com IPC 3 a 5% maior, o resto (7 a 10) vem de clocks maiores devido a redução do TDP.

Fraco..

A AMD tá tomando por base a performance desktop ou server? (levando em conta que no server os programas devem trabalhar "como o BDZ gosta")

Mas esse 5% realmente é bem conservador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Discordo veementemente, não faz sentido manter as duas linhas separadas. Simplesmente não vale a pena.

Lembrando que a primeira notícia sobre BDZ em 28nm foi sobre uma mudança na estratégia no mercado server. Só não consigo mais encontrar ¬¬'.

Sirro, não entendi o seu ponto... As duas linhas continuam usando o Piledriver. Acho que o Komodo foi cancelado apenas porque era FM2... Até porque o Vishera é praticamente igual ao Komodo, a principal diferença é que o Komodo seria FM2 e o Vishera AM3+ (além do Vishera vir com até 4 módulos enquanto o Komodo viria com até 5, segundo os roadmaps).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sirro, não entendi o seu ponto... As duas linhas continuam usando o Piledriver. Acho que o Komodo foi cancelado apenas porque era FM2... Até porque o Vishera é praticamente igual ao Komodo, a principal diferença é que o Komodo seria FM2 e o Vishera AM3+ (além do Vishera vir com até 4 módulos enquanto o Komodo viria com até 5, segundo os roadmaps).

Quéisso po! Quer diferença maior que o fato do Vishera supostamente vir com 8 ao invés de 10 núcleos e de usar 28nm ao invés de 32nm?

Cada uma dessas duas principais diferenças acima significa voltar todo o projeto para a prancheta. Frente a essas duas, o fato de mudar o socket é fichinha. Acho que só precisaria mudar na hora de encapsular e uma coisa ou outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quéisso po! Quer diferença maior que o fato do Vishera supostamente vir com 8 ao invés de 10 núcleos e de usar 28nm ao invés de 32nm?

Cada uma dessas duas principais diferenças acima significa voltar todo o projeto para a prancheta. Frente a essas duas, o fato de mudar o socket é fichinha. Acho que só precisaria mudar na hora de encapsular e uma coisa ou outra.

Hã? Pelo que sei o Piledriver será só 32nm. 28nm só o Enhanced Bobcat que irá equipar o Krishna e o Wichita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hã? Pelo que sei o Piledriver será só 32nm. 28nm só o Enhanced Bobcat que irá equipar o Krishna e o Wichita.

Apenas para confirmar:

http://www.fudzilla.com/processors/item/24345-vishera-bulldozer-fx-successor-in-q3-12

Vishera cores are expected to ship in Q3 2012 if AMD doesn’t face any delays, and yet again this is a 32nm product.

--

depois do fiasco do BDZ que a Piledriver não me anima em nada, a não ser pela Trinity.

Quem sabe a BDZNG recobre a minha confiança.

Bem antes do BDZ lançar eu falei que o Trinity provavelmente era a melhor aposta da AMD, e continuo achando isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hã? Pelo que sei o Piledriver será só 32nm. 28nm só o Enhanced Bobcat que irá equipar o Krishna e o Wichita.

As leaks falando em Vishera mencionam a mudança da litografia. Isso tenho certeza absoluta porque foi essa a razão para eu desconsiderar logo de cara o Vishera. Pelo menos até o anúncio de que a GF lançou um processo 28nm HPP, ai comecei a dar algum valor a isso.

O fuad tá falando sozinho isso de 32nm.

EDIT: mas isso não quer dizer que ele esteja errado ou eu certo. Só que tá desencontrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As leaks falando em Vishera mencionam a mudança da litografia. Isso tenho certeza absoluta porque foi essa a razão para eu desconsiderar logo de cara o Vishera. Pelo menos até o anúncio de que a GF lançou um processo 28nm HPP, ai comecei a dar algum valor a isso.

O fuad tá falando sozinho isso de 32nm.

Mas se o Vishera vai ser baseado no Piledriver, não é meio óbvio que ele será 32nm SOI? Até agora tudo que li falou em 32nm e não vi 28nm em nenhum lugar (a não ser os 28nm Bulk do EB)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se o Vishera vai ser baseado no Piledriver, não é meio óbvio que ele será 32nm SOI? Até agora tudo que li falou em 32nm e não vi 28nm em nenhum lugar (a não ser os 28nm Bulk do EB)...

Bem, eu realmente não estou conseguindo encontrar, parece que tiraram a notícia no donanim (ou tá bem escondido, mas uma que fui abrir deu erro la), mas é exatamente essa doidera de ser em 28nm que me faz ficar :wacko:

Mas admito que eu posso estar me confundido ou a leak que primeiro falou nisso simplesmente estar errada. 32nm é o esperado sim (mas não pelo fato dele ser "piledriver", piledriver é só o nome da arquitetura, independente da litografia).

Mas isso não muda o fato de que não faz muito sentido duas linhas separadas server/client, são dois chips diferentes.

Salvo, salvo que seja alguma tentativa da AMD em corrigir o tal erro do BDZ de entrar no client olhando para o server. Mas ainda assim acho improvável, joga fora todos os ganhos de escala de usar apenas um chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sirro, acho que entendi o que você quis dizer... Como o Terramar teria até 20 cores, ele seria uma espécie de processador dual chip, com dois Komodos "conectados". Como o Komodo foi cancelado, o máximo de cores por processador para a plataforma server seriam 16 (já que o Vishera provavelmente terá no máximo 8 cores). É isso?

De qualquer forma, vai saber os planos da AMD... Vou deixar o Terramar no post e se sair algum anúncio com o cancelamento do mesmo (assim como aconteceu com o Komodo), eu tiro ele. Até porque senão o Interlagos ficaria sem um sucessor definido no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sirro, acho que entendi o que você quis dizer... Como o Terramar teria até 20 cores, ele seria uma espécie de processador dual chip, com dois Komodos "conectados". Como o Komodo foi cancelado, o máximo de cores por processador para a plataforma server seriam 16 (já que o Vishera provavelmente terá no máximo 8 cores). É isso?

De qualquer forma, vai saber os planos da AMD... Vou deixar o Terramar no post e se sair algum anúncio com o cancelamento do mesmo (assim como aconteceu com o Komodo), eu tiro ele. Até porque senão o Interlagos ficaria sem um sucessor definido no tópico.

Sim, é isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...