Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

30% a mais que o Llano em CPU e em GPU.

http://www.planet3dnow.de/photoplog/images/50626/1_6.jpg

Aproximadamente (~) 30% em GPU; CPU é ATÉ 30%.

Essa da compatibilidade eu já esperava que fosse ser deste jeito, pelo menos não é incompatibilidade total.

Como assim compatibilidade parcial? Você acha que arrancando um pino poderia manter a funcionalidade do chip? :confused: Se não a incompatibilidade seria total, ou eu que tô ficando rodado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como assim compatibilidade parcial? Você acha que arrancando um pino poderia manter a funcionalidade do chip? :confused: Se não a incompatibilidade seria total, ou eu que tô ficando rodado?

AM2+, AM3 e AM3+ em pinagens diferentes e possuem um certo grau de compatibilidade entre si. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E esse aumento na frequência, será suficiente para ao menos ganhar de um i3? Eu sinceramente fico com uma boa dúvida, já que o FX original foi um Fail total, e o Llano com cpu stars estava até que melhorzinho, era um competidor mais ou menos justo de um i3, embora todos já soubéssemos que a cpu seria mais fraca.

Esse Trinity com core BDZ será que vira? Ou vai ser outro FailX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GPU não vai ser problema, pois esses 30% de aumento já vai ficar looonge do Ivy. Agora em CPU, sei não viu... levando em conta a piora de desempenho por núcleo no Bulldozer, e que o Trinity tem o mesmo número de núcleos do Llhano, esses 30% de melhora em CPU só vai acontecer devido ao TDP ter aumentado pra 125W e nova revisão do processo.

A questão é... se corrigiram o Turbo defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM2+, AM3 e AM3+ em pinagens diferentes e possuem um certo grau de compatibilidade entre si. ;)

193623u4juf8g6m6mg8usu.jpg

Observe o retângulo (ou espaço vago) central do soquete FM1. Note que a sua volta há 04 "morrinhos", cada um deles ocupando o espaço de 02 pinos na horizontal. Todo o problema gira em torno da disposição desses morrinhos.

Como o chip do Trinity tem um espaço vago correspondente a 03 pinos no lado superior direito, fica evidente que ele tem um pino a menos que o Llano. Todavia não é o simples fato de o Trinity ter um pino a menos que gera a incompatibilidade.

Observe que, tendo como ponto de partida a coluna completamente preenchida de pinos logo à esquerda do retângulo central, podemos contar 02 pinos até o espaço vago duplo do lado superior esquerdo. No soquete FM1 podemos contar apenas 01 orifício até o morrinho.

Também observe que no lado inferior direito o orifício está na coluna imediatamente posterior ao espaço vago central, enquanto que o morrinho inferior direito começa a partir da 2ª coluna após o retângulo no FM1. Isto significa que o pino imediatamente após o espaço vago duplo no lado inferior direito chocaria com o morrinho correspondente.

A imagem abaixo demonstra como a disposição dos pinos é diferente entre o Trinity e o Llano:

1_1_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E esse aumento na frequência, será suficiente para ao menos ganhar de um i3? Eu sinceramente fico com uma boa dúvida, já que o FX original foi um Fail total, e o Llano com cpu stars estava até que melhorzinho, era um competidor mais ou menos justo de um i3, embora todos já soubéssemos que a cpu seria mais fraca.

Esse Trinity com core BDZ será que vira? Ou vai ser outro FailX?

Eriberto... algo me diz que o BDZ2 sim vai vir o bicho. Realmente foi um FailX e decepcionou a todos. Mas assim como foi com o Phenom I, tivemos um excelente produto Phenom II.

Foi pavoroso este Pseudo 4, mas agora sabem os defeitos, onde corrigir, onde melhorar ainda mais... e o BDZ tem muita, mas muita margem para melhorias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/motherboard/item/24764-amd-working-on-1090fx-and-1070-am3%20-chipset

Depois das placas 990FX, a AMD pretende lançar no futuro modelos de chipset o 1090 FX e 1070

Não consegui abrir esse link. ¬¬

Será que esses chipsets novos trarão novidades (como suporte nativo ao USB 3.0, por exemplo) ou serão só remarcação dos chipsets anteriores (o famoso "rebrand")?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD jogou um balde de água fria ***** nas minhas intenções de upgrade no fim do ano. Então vou aproveitar o dinheiro pra outra coisa, um TV LCD, quem sabe...

Vou ficar de X6 até não ter mais nenhuma pestana pra queimar no processador. Quem sabe até 2013 tenhamos alguma coisa boa por parte da AMD... Tem gente hoje jogando com dual core da geração Core 2, então, meu x6 ainda deve dar caldo por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das fabricantes que se deu mal foi a WD (maior fabricante de HDs do mundo).

Pelo menos aqui no Brasil a WD parece que não tem muita popularidade. A Samsung tem muita popularidade por ter fábrica aqui no país e equipar boa parte dos notes e desktops [montados]. A Seagate e a WD foram comprando as fábricas de forma que hoje elas dominam o mercado. A WD havia comprado a Quantum e a Seagate a Maxtor. Agora a Seagate comprou a divisão de HDs da Samsung enquanto a Western Digital adquiriu a divisão de HDs da Fujitsu. Está que nem CPU x86, onde VIA nem aparece e o mercado está polarizado entre Intel e AMD.

O bom disso tudo é que eu adquiri há poucos dias atrás um HD Seagate de 1,5TB e 7200rpm a R$237,90, já incluídos juros de parcelamento e frete. Estou impressionado com o desempenho do dispositivo! Consultei agora o preço na mesma loja virtual e já está custando R$378,90. :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nav01 sobre a WD, embora como tu disse ela não seja lá muito conhecida, mas... ao menos as máquinas DELL que me lembro todas carregam HDs da WD ao menos a de onde eu trabalho que andei abrindo ultimamente eram WD. E com isso daqui a pouco os preços das máquinas devem subir também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pequeno detalhe importante, mesmo pro mercado servidor: qual os consumos dos xeons, especialmente em idle? e dos opteron bdz?

Não consigo ver uma diferença significativa entre os dois mercados, desktops tops e servers, que gerasse uma inversão no que temos observado nos quesitos energéticos como ele basicamente alega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

johannes, o X58 (esqueci o nome da versão server) e os barramentos QPI consomem um bocado de energia, enquanto os chipsets AMD e o Hyper Transport pesam bem menos.

Sem contar que o Westmere-EX é um chip monstruoso de grande (são 10 núcleos com 30MB de cache L3) e o gerenciamento agressivo do Turbo Boost faz questão de aproveitar até o último fiapo da TDP.

Os Opteron tem uma série de recursos interessantes para economia de energia, aqui até o fato do Interlagos ser composto por dois chips ajuda, pois quando o workload é baixo um dos chips dentro do socket pode ficar quase todo desligado.

Como o tio JF falou, o público server não foca mais tanto em máxima performance, mas em custo benefício pesando performance/watt/dólar.

O processo de 32nm não funciona bem para clock alto, mas com clock baixo o consumo é excelente, tanto que tem Interlagos de 8 módulos / 16 núcleos a 2.3 GHz com ACP de 80w (Turbo para 2.9GHz, TDP de 115w).

Para dar uma ideia de preço:

Um Xeon 7000 (Westmere-EX) médio custa 4000 dólares.

Enquanto a maioria dos Opteron 6200 (Interlagos) custa menos de 1000.

A AMD está usando o Interlagos para brigar com os Xeon 5600 (Westmere normal, que tem 6 núcleos e a plataforma suporta até 2 sockets), mas seu verdadeiro concorrente será o SandyBridge-EP, que terá até 8 núcleos (16 threads), suporta até 4 sockets e terá consumo bastante melhorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

johannes, sim e não, embora o gerenciamento de energia do Westmere seja muito bom (tem power gates e tudo mais), o consumo em carga média/alta é elevado (próximo à TDP).

E "graças" ao chipset, o consumo em idle é alto.

Enquanto nos Opteron, graças ao chipset e ao gerenciamento de energia do processador (finalmente o Bulldozer tem power gates para desligar completamente os núcleos ociosos), o consumo em idle é baixo.

E o consumo em carga média/alta é bom (a ACP dos processadores é baixa).

O consumo em carga máxima é alto (TDP alta) mas, desde que o Turbo esteja desligado, isso só ocorre em casos isolados.

Para quem quer manter o Turbo ligado mas não quer extrapolar no consumo, a AMD oferece aquele sistema de TDP programável (de 1 em 1w).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok, lindo demais... mas como isso consegue explicar então a perda de marketshare, mesmo com um mercado atual mais focado do que nunca em eficiência energética (a menos que ela esteja retomando marketshare, mas ainda não vi isso)?

Posso estar enganado Johanners, mas o marketing negativo gerado pela expectativa dos processadores desktop acaba influenciando nos servidores também. Normalmente muitas das pessoas que compram servidores profissionais pesquisam bastante sobre o produto. No entanto, muitas delas também ficam focadas em como está o desempenho do processador comparado a concorrência nos desktops, esquecendo que há diferenças grandes para se comparar nos servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...