Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Na verdade dois Stepang, Komodo seria voltado pra desktop, sem aquelas firulas todas dos chips masters.

amd_bulldozer_multiyear_roadmap_nov2010.jpg

O processador mais potente AMD em 2012 será o chip de codinome Terramar, com até vinte núcleos e destinadas a servidores de dual e quad soquete. O Terramar provavelmente será um módulo multi-chip (MCM) alimentado por dois chips Sepang com até dez núcleos x86. Ambos os produtos serão feitos usando processo de fabricação em 32nm.

amd_server_roadmap_nov2010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade dois Stepang, Komodo seria voltado pra desktop, sem aquelas firulas todas dos chips masters.

Nessa mesma roadmap o Sepang aparece para o mercado server (no caso, para pequenas empresas e tal), não client. Acho que você se confundiu.

Se bem que tem gente por ai que compra essas coisas né? xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nessa mesma roadmap o Sepang aparece para o mercado server (no caso, para pequenas empresas e tal), não client. Acho que você se confundiu.

Se bem que tem gente por ai que compra essas coisas né? xD

Na verdade ele falou certo Sirro... Em momento nenhum ele falou que o Sepang era client.

Acho que o certo seria falar: O Terramar deriva do Sepang que deriva do Komodo, ou algo assim... Como o Komodo foi cancelado, resta saber se os outros dois também serão. Se forem, provavelmente teremos novos processadores derivados do Vishera para substituí-los no roadmap. Ficou bom? :D:D

Daqui a pouco a galera começa a arrancar os cabelos com essa salada da AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele falou certo Sirro... Em momento nenhum ele falou que o Sepang era client.

Acho que o certo seria falar: O Terramar deriva do Sepang que deriva do Komodo, ou algo assim... Como o Komodo foi cancelado, resta saber se os outros dois também serão. Se forem, provavelmente teremos novos processadores derivados do Vishera para substituí-los no roadmap. Ficou bom? :D:D

Daqui a pouco a galera começa a arrancar os cabelos com essa salada da AMD...

"Desktop" = "client", não?

(Mas isso é besteira, todo mundo se entendeu já. xD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que o Piledriver já nasceu 110% mais do que morto. Se o BDZ deveria ser 50% mais rápido do que um X6 e em alguns casos, é pior que o mesmo, o Piledriver vai ser 10% melhor que o BDZ? Vão lançar o Phenon III X4 bombadão ou um Phenon III X8 bamba?

E outra, mesmo eu sendo ruim em Matemática, 10% em cima de nada, é nada, concordam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso era esperado. Atualmente a Intel costuma estar cerca de 18 meses à frente da concorrência no que diz respeito ao processo de fabricação, e vai começar a sair do processo de 32nm no começo de 2012 (Ivy Bridge em 22nm), sendo assim a AMD provavelmente só sairá dos 32nm em 2013 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esperava que com o "cheat do petróleo" isso mudasse um pouco, pra uns 12 meses, especialmente com a GF anunciando os 28 nm para agora (ok, não é o 28 nm HKMG SOI HP) e a AMD estando nessa situação horrível com o Zambezi. Só as otimizações no núcleo dificilmente serão suficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Piledriver já nasceu 110% mais do que morto. Se o BDZ deveria ser 50% mais rápido do que um X6 e em alguns casos, é pior que o mesmo, o Piledriver vai ser 10% melhor que o BDZ? Vão lançar o Phenon III X4 bombadão ou um Phenon III X8 bamba?

E outra, mesmo eu sendo ruim em Matemática, 10% em cima de nada, é nada, concordam?

É melhor eles dizerem assim do que prometerem mundos e fundos, não é mesmo?

Eles não podem prometer um incremento projetado em cima da arquitetura anterior, eles devem afirmar em cima do que eles já conseguiram até o presente momento.

Isso também evita tremendas expectativas. ;)

Ou eles aprenderam com o Pinóquio e não estão dispostos a abandonar a prática do tal aprendizado? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick, esperemos que até lá o processo esteja bem maduro.

Esperava que com o "cheat do petróleo" isso mudasse um pouco, pra uns 12 meses, especialmente com a GF anunciando os 28 nm para agora (ok, não é o 28 nm HKMG SOI HP) e a AMD estando nessa situação horrível com o Zambezi. Só as otimizações no núcleo dificilmente serão suficientes.

Só com a fab de NY que o 28nm deve despontar na GF. Só vai estar nos trinques no meio do ano que vem se lembro bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É melhor eles dizerem assim do que prometerem mundos e fundos, não é mesmo?

Eles não podem prometer um incremento projetado em cima da arquitetura anterior, eles devem afirmar em cima do que eles já conseguiram até o presente momento.

Isso também evita tremendas expectativas. ;)

Ou eles aprenderam com o Pinóquio e não estão dispostos a abandonar a prática do tal aprendizado? :D

Acho que eles aprenderam com o Pinóquio. Prometeram sim o que o BDZ seria bom.

Eu sinceramente já desanimei desse trator, e se conseguir vou de X6 e chorar as mágoas snif snif :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://vr-zone.com/articles/amd-s-first-chipset-for-socket-fm2-revealed-by-the-usb-if/13740.html

"Revelado" primeiro chipset para socket FM2.

It's surprising what you can find browsing compliance databases and we just happened upon a big one today. AMD's next generation chipset for its Trinity Fusion APU's have made an appearance in the USB-IF's certified product list and the USB-IF kindly revealed the chipset name, rather than putting up some kind of code name.

In all fairness, we have very little to go at here, but as you can see from the screenshot below, the first chipset model will be called the A85X. We'd presume that this is the replacement for the x90X series of chipsets for AMD's AM2/3 sockets and this suggests that we might end up seeing a higher-end and a lower-end version as well.

So far the only feature we know that we'll see as part of this new chipset is of course USB 3.0, although we don't expect AMD to go with more than the current four ports as seen in the A75 chipset. Trinity is expected to arrive fairly early next year and judging by the fact that the reference platform has already paced through the PCI-SIG as we reported it earlier, it seems like AMD might actually be on track with its follow up to Llano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/processors/item/24588-trinity-to-run-on-a75-chipset

http://www.techpowerup.com/154105/AMD-Trinity-Detailed-Further-Compatible-with-A75-Chipset.html

Trinity deve funcionar nas atuais placas-mãe com chipset A75.

Falaram também dele ser uns 20% mais rápido na parte CPU e 30% mais rápido na parte GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/24588-trinity-to-run-on-a75-chipset

http://www.techpowerup.com/154105/AMD-Trinity-Detailed-Further-Compatible-with-A75-Chipset.html

Trinity deve funcionar nas atuais placas-mãe com chipset A75.

Falaram também dele ser uns 20% mais rápido na parte CPU e 30% mais rápido na parte GPU.

Evandro se lembra que chegaram a dizer que o Trinity seria até 50% mais rápido? uahuahau Acho que fizeram a soma do desempenho que esperam para a CPU + GPU :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro se lembra que chegaram a dizer que o Trinity seria até 50% mais rápido? uahuahau Acho que fizeram a soma do desempenho que esperam para a CPU + GPU :lol:
The integrated memory controller will get an overhaul, too. Unlike with K10-based processors that have two independent 64-bit wide memory interfaces that can be configured to work ganged or unganged, Trinity will have a single 128-bit memory interface, the controller will support dual-channel DDR3-2133 MHz memory standard, with DRAM voltages of under 1.5V. Trinity will include a 24-lane PCI-Express root complex, it supports 2-way multi-GPU configurations.

Certamente o foco será para melhorar a performance da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já vejo como uma boa notícia. na mesma litografia, o piledriver do trinity prevê 20% de ganho frente à k10? ;)

de qq forma, tô cada vez mais balançado aqui mesmo. bdz é no-no, thuban é uma opção na atual, mas julho do ano que vem é tal incógnita que nem me atrevo a escolher: ivy-e? :D piledriver? vishera? trinity?

Ah, e komodo era um nome bem mais legal... :P

Pra não mencionar que estou começando a sonhar novamente com um cluster mini-itx antes do mundo acabar... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.ozeros.com/2011/10/trinity-para-moviles-con-tdp-desde-17-a-35-watts/

Trinity para notes com consumo elétrico inferior ao Llano.

Essa nóticia achei bacana, pois vai tornar os Fusion ainda mais interessantes para portáteis do que já é! :D

Espero que traga ganhos de desempenho também, especialmente de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...