Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Haswell


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Arquitetura sucessora do Sandy Bridge / Ivy Bridge, esperada para 2013.

Porque falar deles agora ?

Porque a Intel mostrou um chip na IDF deste ano:

http://semiaccurate.com/2011/09/21/analysis-intel-shows-off-haswell-minus-the-important-bits/

As fotos estão uma ***** e o Charlie está, como sempre, atacando a empresa, mas é interessante ver que o chip é bem retangular e não quadrado como de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Eles não param mesmo, né? O que posso dizer é que tomara que venha um chip com bom desempenho, consumo baixo e ótimo custo x benefício, repetindo a receita dos vitoriosos Sandy Bridge atuais, mas sem os bugs chatos nos chipsets... E digo mais: tomara que a AMD venha com chips bem fortes para concorrer com esses Haswell, trazendo vantagens para nós, os consumidores! XD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse Haswell é pequeno, não sei que versão é e nem se é o chip de verdade, mas seinão se a AMD consegue encostar na Intel em tamanho, processo de fabricação e consumo até lá, assim como não acho que a Intel vá alcançar a AMD na porção gráfica da criança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Aparentemente, Ivy terá vida bem curta (_(

Haswell to ramp up faster than Ivy

According to some internal info, Intel plans to ramp up Haswell at a much faster pace than Ivy Bridge. It will probably launch the complete portfolio at once, which is not the case with Ivy Bridge, which will first come in quad-core flavor, followed up by dual-cores.

The transition to 22nm is not easy and this is why Intel is launching quad-cores and following up with dual-cores. Sometime in 1H 2013, or March to June as it's currently planned, Intel will master 22nm production and should not have the same issues. This means that Core i7, Core i5, Core i3 Haswell chips could launch at the same time.

Intel plans to ships almost twice as many Haswell chips in 1H 2013 than it plans to ship Ivy Bridge CPUs in 1H 2012. Intel will still have manufacturing advantage over the rest of the world that now includes AMD, as well as the ARM alliance that will have tough transitioning from 28nm to 22nm.

This will be Intel's key advantage in the future that will probably lead them to make some good mobile phone and tablet chips as well. They won't give up without a fight.

Fonte

Sempre que vejo alguma citação sobre o Haswell, há também menção aos ultrabooks, tablets e afins. Será esse o foco do chip?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Rumores apontam IGP do Haswell como até três vezes mais forte que a já boa IGP do Ivy Bridge:

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/13554/intel-haswell-poderá-chegar-com-gpu-ate-3-vezes-mais-poderosa-que-ivy-bridge.html

Processamento, entretanto, deve ficar apenas ligeiramente mais forte...

Será??? AMD que se cuide!!! Se em processamento não está se garantindo, imagine agora que a Intel está ficando forte em vídeo!!!

Se for verdade esse Haswell parece bem promissor, hein???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rumores apontam IGP do Haswell como até três vezes mais forte que a já boa IGP do Ivy Bridge:

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/13554/intel-haswell-poderá-chegar-com-gpu-ate-3-vezes-mais-poderosa-que-ivy-bridge.html

Processamento, entretanto, deve ficar apenas ligeiramente mais forte...

Será??? AMD que se cuide!!! Se em processamento não está se garantindo, imagine agora que a Intel está ficando forte em vídeo!!!

Se for verdade esse Haswell parece bem promissor, hein???

se for verdade é bom a AMD ir preparando algum processador que de de frente... porque se não tchau AMD D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for verdade é bom a AMD ir preparando algum processador que de de frente... porque se não tchau AMD D:

Com certeza! =[

Já se falava disso a uns tempos atrás, Pisti, provavelmente é verdade. ;)

Sim, mas no início do ano estimava-se um ganho bem inferior, de apenas 50% sobre o IGP do Ivy: http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/11171/gpu-integrada-do-haswell-sera-50-mais-rapida-que-a-do-ivy-bridge.html Acho que esse investimento alto em IGP se deve um pouco ao que o colega PompeoX falou meses atrás: foco para mercado mobile, onde IGP mais forte garante bom desempenho com baixo consumo de energia.

Caso venha três vezes mais forte já vai bater muita placa-de-vídeo que existe por aí... Isso vai forçar AMD e NVIDIA a lançarem placas low-end mais turbinadas ou então matar essa linha de baixo custo para manter apenas linhas mais altas... Quero ver como vai ser a briga Haswell x Trinity em matéria de IGP. Processamento Intel deve ganhar com quase certeza e por boa margem, mas ainda é tempo de a AMD ficar ainda mais agressiva ainda em IGP para não perder o terreno conquistado com os Llano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://en.wikipedia.org/wiki/Haswell_(microarchitecture)

Informações do Intel Haswell já disponíveis no Wikipedia! Claro que tudo ainda muito vago e baseado em rumores, nada oficial ainda, mas ao que tudo indica o Intel Haswell usará um novo Socket nos desktops, o LGA1150 (Agora a quantidade de pinos estão diminuindo??? =S). A nomenclatura dos processadores por enquanto não foi alterada. Seria um Core ix de quarta geração então? (Sinceramente achei que fossem mudar a nomenclatura agora.) Um novo design de cache (?) e uma quantidade absurda de cache total (35MB, que acredito ser fake) também são algumas novidades...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.cpu-world.com/news_2012/2012071001_Launch_schedule_of_Intel_Haswell_processors.html

http://www.cpu-world.com/news_2012/2012082302_New_video_and_graphics_features_of_Haswell_CPUs.html

Ao que parece haverão três categorias de IGP para os Haswell: GT1, GT2 e GT3, onde o GT1 seria o mais fraco, o GT2 o intermediário e o GT3 o mais forte. Só torço para o GT3 realmente vir três vezes mais forte que o HD 4000 mesmo... Mas antes disso acontecer, torço para a AMD lançar o Trinity com um IGP Radeon HD 7xx0 bem bombadão, senão haja monopólio...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.cpu-world.com/news_2012/2012082101_Haswell_package_options.html

Informações sobre suporte de memória RAM. Pelo pouco que entendi, o Socket usado (LGA1150 para desktops, BGA / rPGA e BGA para mercado mobile), a quantidade de núcleos e o IGP usado no processador determinarão a que segmentação de mercado o processador se posicionará e qual será o suporte de memória (que pode ser de 8GB, 16GB ou 32GB, dependendo de qual modelo de processador for)... Resumindo: salada de frutas confusa! KKK! Confesso estar decepcionado com o suporte apenas a DDR3 1600MHz. Já que o IGP do Haswell vai ser tão bom, um suporte a DDR3 2000MHz ao meu ver faria muito sentido nessa altura do campeonato...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma novidade que talvez não será bem vista pelos overclockers de plantão: Intel Haswell terá regulador de tensão dentro do próprio die do processador, diferentemente do que ocorre nos atuais processadores, onde o circuito regulador de tensão é na placa-mãe.

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/13800/intel-haswell-tera-regulador-de-tensão-integrado-ao-die-da-cpu.html

De acordo com o artigo, isso diminuirá em alguns centavos de dólar por unidade no custo de produção do processador, o que em grandes volumes pesa no orçamento. Fora que vai substituir o atual sistema de cinco fases no regulador de tensão por um de apenas uma fase. A polêmica fica por conta do quanto isso poderá interferir na margem de overclock do processador, pois além de diminuir a quantidade de fases, circuitos integrados no die do processador são mais complexos de se lidar que quando estão integrados na placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estima-se que Intel Haswell seja muito mais eficiente energeticamente que Ivy Bridge:

http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/13902/intel-haswell-de-7w-executa-o-mesmo-trabalho-de-um-ivy-bridge-de-17w.html

Isso será muito interessante nessa nova era de ultrabooks e PCs "green".

Observação: Cadê o pessoal??? Só eu que comento aqui??? =[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estima-se que Intel Haswell seja muito mais eficiente energeticamente que Ivy Bridge:

http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/13902/intel-haswell-de-7w-executa-o-mesmo-trabalho-de-um-ivy-bridge-de-17w.html

Isso será muito interessante nessa nova era de ultrabooks e PCs "green".

Observação: Cadê o pessoal??? Só eu que comento aqui??? =[

KKKKKKKK

Bem tenho acompanhado o que acontece e estava lendo artigos sobre os Haswell , se a intel continuar com essa evolução rapida comparada as concorrentes como amd e via ,e com os preços bons que estão sendo praticados nos chips intel creio que ficará difícil para outras empresas .No andar que as coisas estão será um dominio muito maior que a intel já possui e fans amd como eu no caso cada vez mais sem opções boas no mercado . Ou obrigará a amd ficar com low profile para não fechar as portas já que a fatia de grande desempenho eles não pegam faz tempo ,ou até investir todo poder de fogo nas AMD graphics que ao meu ver ainda consegue uma boa competição no mercado em todos os segmentos até na linha profissional agora (não estou me referindo ao segmento corporativo e server porque estou por fora -_- ) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKK

Bem tenho acompanhado o que acontece e estava lendo artigos sobre os Haswell , se a intel continuar com essa evolução rapida comparada as concorrentes como amd e via ,e com os preços bons que estão sendo praticados nos chips intel creio que ficará difícil para outras empresas .No andar que as coisas estão será um dominio muito maior que a intel já possui e fans amd como eu no caso cada vez mais sem opções boas no mercado . Ou obrigará a amd ficar com low profile para não fechar as portas já que a fatia de grande desempenho eles não pegam faz tempo ,ou até investir todo poder de fogo nas AMD graphics que ao meu ver ainda consegue uma boa competição no mercado em todos os segmentos até na linha profissional agora (não estou me referindo ao segmento corporativo e server porque estou por fora -_- ) .

Com certeza, Bruno Goms, concordo contigo! Eu fico preocupado com a situação da AMD, pois monopólio nunca é bom: é ruim para a economia, é ruim para os consumidores, é ruim até para os próprios empregados da Intel (pois com monopólio ela pode demitir às vontade, produzir menos e cobrar mais por unidade, por exemplo). E no final quem sai mais perdendo são os consumidores... E esse Haswell aí está prometendo ser um produto espetacular! Se eu tivesse uma condição financeira mais confortável certamente investiria nele ano que vem.

Entretanto, ainda tenho esperanças com relação às CPUs e APUs AMD. As APUs andam ganhando força na parte gráfica, que já era boa e devem solucionara questão de baixo desempenho de processamento nas próximas gerações. O Trinity, por exemplo, já em parece um produto bastante interessante, especialmente em notebooks. E sim, na parte de placas-de-vídeo ao meu ver a AMD tem ido bem. Só acho que os preços da série Radeon HD 7xx0 ainda estão proibitivos. Fora que a NVIDIA tem a coroa com a GeForce GTX 680 (e nada impede que na próxima geração venha uma GeForce GTX 780 bombadona, com barramento de memória mais parrudo que o atual de 256 bits).

A AMD precisa, lançar novos processadores que concoram com a Intel em questão de procesamento , ja pensou um bulldozer x8, perdendo em desempenho pra um Intel Haswell, dual-core.

Nem me fale nisso! Até lá no mínimo o Vishera já tem que estar nas prateleiras das lojas! Mas claro que o Vishera também não é produto para concorrer com o Haswell... Entretanto, pelo pouco que se comenta, os Steamroller ( é isso mesmo o nome?), sucessores dos Piledriver, prometem vir fortes! Só torço para não ser uma falsa promessa, como foi com o Bulldozer. Eu ainda acho que a AMD errou em fazer essa arquitetura ineficiente. Um Phenom III (já prevejo discussões novamente... rsrsrs...) teria sido um produto mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Haswell, pelo que vi, além da melhora energética, estão prometendo um salto gráfico bem grande, talvez passe de apenas um incomodo, para um forte concorrente para a AMD.

Sim, eu mesmo comentei disso posts atrás ( vide http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5698926&postcount=7 ). Se vier três vezes mais forte que no Ivy Bridge mesmo, a AMD vai ter que dar seus pulos nos vídeos integrados Radeon HD 8xx0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa geral no Haswell:

http://www.anandtech.com/show/6263/intel-haswell-architecture-disclosure-live-blog

http://www.anandtech.com/show/6277/haswell-up-to-128mb-onpackage-cache-ulv-gpu-performance-estimates

Intel GT3 promete dobro de performance gráfica do HD4000. GT3 com 128MB de RAM no die (stacked die, TSV, algo assim).

Segundo Anand o GT3 ULV Haswell será 30% acima do GT2 ULV Ivy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa geral no Haswell:

http://www.anandtech.com/show/6263/intel-haswell-architecture-disclosure-live-blog

http://www.anandtech.com/show/6277/haswell-up-to-128mb-onpackage-cache-ulv-gpu-performance-estimates

Intel GT3 promete dobro de performance gráfica do HD4000. GT3 com 128MB de RAM no die (stacked die, TSV, algo assim).

Segundo Anand o GT3 ULV Haswell será 30% acima do GT2 ULV Ivy.

Ué! Duas vezes mais forte? Não era três vezes? Já diminuíram? (Mas realmente estava bom demais para ser verdade, né?) De qualquer forma já é bem forte e usável! Achei interessante esses 128MB de RAM embutidos no processador... Em pensar que meu primeiro processador nem cache L2 não tinha (ficava na placa-mãe) e que a memória RAM total era de 32MB (4MB para IGP SiS), esses 128MB embutidos no próprio die do processador me parece uma evolução extrema! O que virá pela frente? XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa, essa memória que vem no processador não é integrada no DIE, são chips de memória "normais" (provavelmente LP-DDR3 como as usadas em smartphones/tablets) comunicados via um Silicon Interposer, um sistema um pouco melhor que um MCM.

O Interposer é uma espécie de "barramento de silício" e deve permitir um barramento de memória de 512 bits.

Lembrando que toda essa memória deve ser usada como um cache L4 mas este deve ser exclusivo para a GPU (os núcleos de CPU não terão acesso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, foi anunciado que o Haswell para ultrabooks seria um SoC, mas parece que nele o PCH (chipset) estará no package mas em MCM...

Já qualifica como SoC, mas ainda não estão no mesmo DIE.

edit: se você se refere a integrar a memória também no DIE, não dá, nem é interessante. Mesmo a 22nm não há lugar no chip para tanta memória. E fazer memória RAM num processo tão avançado não é um desperdício. Memória DRAM é uma lógica simples demais, trabalha a frequências muito baixas e ocupa muito espaço.

O Haswell deve ter uns 8 chips de memória empilhados.

Um em cima do outro mas não em cima do DIE do processador, mas tanto o processador quanto a memória ficam em cima do Interposer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o Haswell de ultrabooks será assim, mas não tudo no mesmo DIE. Tudo está no "package" (substrato) do processador, mas ali há dois DIEs (DICE?) o processador em si e o PCH) ao redor dele só deve haver memórias RAM (do sistema, o Haswell de Ultrabooks não deve ter esse cache L4 para o vídeo).

O SoC do Raspberry Pi está empilhado (TSV?) em cima da memória, mas deve ter apenas um barramentinho de 32 bits.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...