Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


Posts recomendados

Faller quando você tiver tempo e se puder é claro teria como calcular os valores para tensão 127 ~ de entrada, usando 1 rele para selo de 12 v na bobina, usando uma fonte sem trafo, com varistor, tento criar o circuito no simulador mas ainda fica complexo pra mim calcular os valores mesmo com as formulas, so com rele e varistor. valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...no caso do varistor, iria usar o mesmo usado na fonte de 127v, se desse um pico de tensão acima do limite do varistor ele faria um curto e queimaria o fusivel, eu teria que trocar os 2 ?

Costuma-se usar, para trabalhos em 127 Volts, varistores de 150 ou 175 Volts. Quando um varistor é submetido a um surto de tensão pode acontecer algumas diferentes situações:

Se esse surto for débil, de pouca energia, o varistor entrará em condução a medida em que a tensão sobe e absorverá essa energia e isso se percebe por interromper a subida dessa tensão sobre ele. Como a tensão não sobe mais, na verdade pela absorção da energia ela desce, desarma o varistor e ele fica de prontidão para novo acionamento..

 

Pode também, em um surto de maior duração, que o fusível se abra, interrompendo o circuito..

 

Pode também no caso de um surto com maior energia ainda e muito rápido, fazer com que esse varistor até mesmo expluda por não conseguir dissipar tamanha energia ou por ter chegado em seu final de vida útil..

 

 

Faller quando você tiver tempo e se puder é claro teria como calcular os valores para tensão 127 ~ de entrada, usando 1 rele para selo de 12 v na bobina, usando uma fonte sem trafo, com varistor, tento criar o circuito no simulador mas ainda fica complexo pra mim calcular os valores mesmo com as formulas, so com rele e varistor. valeu

 

Tens de saber qual o valor da resistência interna da bobina dele, se seu funcionamento for DC, ou da reatância indutiva do mesmo se for uma bobina para AC..

Sabedor disso há que se colocar um resistor em série com o mesmo para que forme um divisor resistivo que amostre a tensão de trabalho adequada sobra a bobina ao se aplicar 110 ou 220 Volts aos extremos desse circuito série...

Vou te dar um exemplo..

Imagine que tenhas um relé com uma resistência de 100 Ohms e se destina a ser alimentado em 12 Volts..

A corrente que passará na bobina quando ligado será obviamente 12Volts / 100 ohms = 120 mA ou 0,12A

 

Se vaia alimentar o mesmo com CC retificada e filtrada direto do 110 Volts AC saiba que a tensão de pico sobre o capacitor de filtro irá ficar em 110 x raiz de 2, ou seja 110 x 1,41 = 155 Volts..

Portanto o resistor série deve ficar com 155 - 12 = 143 Volts sobre ele restando 12 Volts para o relé..

O valor do resistor deverá ser de 143/0,12 = 1191 ohms.. Use um resistor de 1200 ohms..

 

Ele, o resistor, dissipará coisa de 0,12 x 0,12 x 1200 = 1,44 Watts => coloque um resistor de 5 Watts para que não aqueça demasiadamente..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, dei uma procurada nos componentes: alguns eu acho com a tensão especificada, mas não os nanofarad, por exemplo... Devo priorizar sempre a V e, caso necessário, pegar nF maior ou menor? E nos resistores eu priorizo os watts e, caso precise, pego o tal "K" maior ou menor?

 

 

Editado: fiz o circuito certinho no PROTEUS, mas nem metade dos componentes tem o modelo para a PCB --' Baixei o diptrace, mas não sei o tamanho que devo considerar para cada peça, mas verei isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller nao seria 127 x raiz de 2 ?


faller eu so consigo construir esse circuito usando 2 reles, teria como construir com apenas 1 ?


consegui montar o circuito assim, os valores nao sao reais, nao medi as resistencias dos reles nem fiz o calculos, teria alguam forma mais simples de fazer, so tenho um relé dc aqui, por isso a ponte ref.
Cc7caVA.png


 o varistor e o fusivel deveriam ficar paralelo a carga ? ou tanto faz ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, dei uma procurada nos componentes: alguns eu acho com a tensão especificada, mas não os nanofarad, por exemplo... Devo priorizar sempre a V e, caso necessário, pegar nF maior ou menor? E nos resistores eu priorizo os watts e, caso precise, pego o tal "K" maior ou menor?

 

 

Editado: fiz o circuito certinho no PROTEUS, mas nem metade dos componentes tem o modelo para a PCB --' Baixei o diptrace, mas não sei o tamanho que devo considerar para cada peça, mas verei isso...

Departamento de compras não e comigo!!

Ademais, para cada componente pode ser um caso diferente não da para generalizar, priorizar uma característica em relação a outra não pode ser regra, embora possa ser verdade.

Quanto ao tamanho e formato dos componentes, para poder fazer o traçado, eu resolvi pois meu impresso e feito a mão...

faller nao seria 127 x raiz de 2 ?

faller eu so consigo construir esse circuito usando 2 reles, teria como construir com apenas 1 ?

consegui montar o circuito assim, os valores nao sao reais, nao medi as resistencias dos reles nem fiz o calculos, teria alguam forma mais simples de fazer, so tenho um relé dc aqui, por isso a ponte ref.

Cc7caVA.png

 o varistor e o fusivel deveriam ficar paralelo a carga ? ou tanto faz ?

Você complica demais aquilo que e simples!!  Pode sim, veja ai:

Selocomreleacute12Vcc_zpsff6adbad.jpg

 

Essa dai é a parte do selo, falta agregar a proteção, o varistor e o fusível, sendo que o fusível vai em série e o varistor em paralelo, exatamente como está na proteção que eu montei..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Departamento de compras não e comigo!!

Ademais, para cada componente pode ser um caso diferente não da para generalizar, priorizar uma característica em relação a outra não pode ser regra, embora possa ser verdade.

Quanto ao tamanho e formato dos componentes, para poder fazer o traçado, eu resolvi pois meu impresso e feito a mão...

 

Poxa, faller, eu sei que não és, mas seria o aconselhamento de alguém que entende mais... O capacitor especificado é de 150nF e 630v... Achei, por exemplo, um de 100nF e outro de 220nF (ambos de 630v)... Já não sei qual seria o melhor... por acaso seria o de 220nF, que tem mais capacidade de armazenar energia?

 

Por exemplo, só achei centelhador de 400v, não de 600v, porém não sei se isso não pode afetar negativamente o sistema...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Capacitores de 150nF x 630 Volts são relativamente  comuns.. Na falta podes usar de 100 nF x 630V

 

Centelhador de 400 Volts se aplicado em 220 volts AC tende a entrar em condução.. Fosse 500 Volts até seria tolerável mas 400 Volts me parece um pouco baixo demais.. Na falta não use centelhador..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

105 (provavelmente nF) = 0,105 uF

 

Não, absolutamente não

105 e dado em pf sendo que os dois primeiros algarismos da esquerda são a parte significativa do valor ou seja 10 = 10 e o 5 significa x 10 elevado a quinta, ou se quiseres o número de zeros

Ou seja 1000000 pf ou para melhor visualizar 1.000.000 pF ou 1,0 uF

Veja ai como exemplo: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-1uf-x-250v-105-p-462.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Faller...

sobre...

 

===================================================================================================

 

Diego Narducci Arioza, em 16 Mai 2014 - 04:55, disse:snapback.png

Faller quando você tiver tempo e se puder é claro teria como calcular os valores para tensão 127 ~ de entrada, usando 1 rele para selo de 12 v na bobina, usando uma fonte sem trafo, com varistor, tento criar o circuito no simulador mas ainda fica complexo pra mim calcular os valores mesmo com as formulas, so com rele e varistor. valeu

 

Tens de saber qual o valor da resistência interna da bobina dele, se seu funcionamento for DC, ou da reatância indutiva do mesmo se for uma bobina para AC..

Sabedor disso há que se colocar um resistor em série com o mesmo para que forme um divisor resistivo que amostre a tensão de trabalho adequada sobra a bobina ao se aplicar 110 ou 220 Volts aos extremos desse circuito série...

Vou te dar um exemplo..

Imagine que tenhas um relé com uma resistência de 100 Ohms e se destina a ser alimentado em 12 Volts..

A corrente que passará na bobina quando ligado será obviamente 12Volts / 100 ohms = 120 mA ou 0,12A

 

Se vaia alimentar o mesmo com CC retificada e filtrada direto do 110 Volts AC saiba que a tensão de pico sobre o capacitor de filtro irá ficar em 110 x raiz de 2, ou seja 110 x 1,41 = 155 Volts..

Portanto o resistor série deve ficar com 155 - 12 = 143 Volts sobre ele restando 12 Volts para o relé..

O valor do resistor deverá ser de 143/0,12 = 1191 ohms.. Use um resistor de 1200 ohms..

 

Ele, o resistor, dissipará coisa de 0,12 x 0,12 x 1200 = 1,44 Watts => coloque um resistor de 5 Watts para que não aqueça demasiadamente..

 

======================================================================================================================

 

estava sem tempo para construir o filtro para o refrigerador, agora consegui um tempinho, irei montar de acordo com sua explicação, irei fazer uma ponte ref, com diodos daqueles 4001, só me restou duas duvidas, caso eu coloque um varistor de 150v, qq variacao que alcançe esse valor ele ja iria curtocircuitar e queimar o o fusivel ?, aqui em casa acontece muito da luz baixar nos momentod que o refrigerador arma o compressor, quando meço sempre esta em 126 a 128 vac nas tomadas, estou perguntando isso pois estou com dificuldade em achar varistores de 20mm de 175v, so acho de 14 e 10 mm e possuo 4 de 20mm de 150v, e outra questao é sobre uma associação entre varistores, se teria algum beneficio ou não, muito obrigado por toda ajuda faller...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor x2 indicado no esquematico é 100nF x 250v

 

o que eu tenho é esse:

 

X2_Interference_Suppressors_Capacitor.jp

 

O outro é identico, porém 105 x250v

 

 

Não, absolutamente não

105 e dado em pf sendo que os dois primeiros algarismos da esquerda são a parte significativa do valor ou seja 10 = 10 e o 5 significa x 10 elevado a quinta, ou se quiseres o número de zeros

Ou seja 1000000 pf ou para melhor visualizar 1.000.000 pF ou 1,0 uF

Veja ai como exemplo: http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-1uf-x-250v-105-p-462.html

Foi exatamente assim que aprendi

 

Os dois primeiros algarismos indicam o valor em pF

O terceiro algarismo indica a quantidade de zeros que segue o valor

 

no caso se fosse um 104:

Seria 10 seguido de 4 zeros ou 100.000pF os exatos 100nF que preciso.

 

 

Eita, mas o "k" não expressa nF? :huh:  Todos capacitores que vi nas lojas era algo do tipo: 100nF, 100k, 0,1uF...  :confused:

 

Que bola fora...  -_-

A letra que segue o valor do capacitor é a variação ou tolerancia do componente

J = +/-5%    K = +/-10% M= +/-20%

 

Vocês acham que posso usar algum deles?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O capacitor x2 indicado no esquematico é 100nF x 250v

 

o que eu tenho é esse:

 

X2_Interference_Suppressors_Capacitor.jp

 

O outro é identico, porém 105 x250v

 

 

Foi exatamente assim que aprendi

 

Os dois primeiros algarismos indicam o valor em pF e o terceiro algarismo indica a quntidade de zeros que segue

no caso se um 104 seria 10 seguido de 4 zeros ou 100.000pF os exatos 100nF que preciso.

 

Mas voce citou que tens 105k, veja ai:

 

Faller, não achei capacitor classe x2, porém na sucata de fontes achei dois dele.

 

um deles diz: 0.22uF (k) x2 250v~

O outro diz: 105 (k) x2 250v~

 

Se não me engano o primeiro seria 220nf e o segundo 1uF

Posso usar algum deles, ou são muito altos?

 

Resposta: o de 1 uF, como filtro, é de valor muito elevado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foto peguei no google, os meus tem esse K entre parenteses.

Só citei esse (K) pois nos capacitores que costumo ver, a letra K não está entre parenteses então achei que fosse uma particularidade desses capacitores supressores quadradinhos.

 

Estou aprendendo eletronica ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Olá Faller,

 

sou novo no Fórum e gostaria de agradecê-lo por compartilhar seus conhecimentos conosco.

 

Li este tópico várias vezes e me aventurei a montar o filtro para 220v com suas instruções:

 

Fiz os furos e instalei os componentes na caixa:

 

post-735663-0-68740900-1409518870_thumb.post-735663-0-56269500-1409518899_thumb.

 

Enrolei os fios de cobre nos núcleos torroidais.

 

Tentei copiar a placa que você postou, mas como não tenho conhecimento em eletrônica e não consegui ter uma vista superior total da placa com os componentes instalados não consegui concluir meu esquema.

Obs.: o rele que vou instalar é 220v, com 11 terminais, os quais formam um círculo (quero ver eu instalar...)

 

Segue foto do esquema incompleto:

 

post-735663-0-36463200-1409519188_thumb.

 

você poderia enviar uma foto com vista superior da placa que você fez, de modo que eu possa ver a instalação dos componentes do outro lado da placa que você fez?

 

Desde logo obrigado

post-735663-0-16910500-1409518927_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

 

Se não me engano o primeiro seria 220nf e o segundo 1uF

Posso usar algum deles, ou são muito altos?

 

Resposta: o de 1 uF, como filtro, é de valor muito elevado..

 

Neste caso, devido ao seu elevado valor, é melhor nem utilizar esses capacitores?

Pensei em utiliza-los como filtro de primeira ordem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Mas voce citou que tens 105k, veja ai:

 

Faller, não achei capacitor classe x2, porém na sucata de fontes achei dois dele.

 

um deles diz: 0.22uF (k) x2 250v~

O outro diz: 105 (k) x2 250v~

 

Se não me engano o primeiro seria 220nf e o segundo 1uF

Posso usar algum deles, ou são muito altos?

 

Resposta: o de 1 uF, como filtro, é de valor muito elevado..

 

 

Faller... tenho 2 filtros aqui que possuem capcitores X (amarelinho) de 0,1uF e tirei um azul de .1K de um estabiizador desativado. posso usar esse na fonte? qual o mais indicado? existe diferença entre amarelo e azul?

 

Quanto menor o valor do capacitor melhor?

 

 

mais uma coisa, comprei 3 varistores de 14mm e tensão de clamping de 130V  ( 14D201K ), ja que a rede aqui é 110V (medindo com o multimetro fica entre 120V - 127V)  vou colocar os varistores entre fase-neutro, fase-terra e neutro-terra. Será que vai dar problema pela tensão de clamping ser muito próxima da rede?

 

 

valeu

 

 

20120605231652.jpg

 

IMG_2296.jpg

 

IMG_2299.jpg

 

IMG_2306.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller, eu vi o desenho para 220v e 127v, teria algum jeito de colocar a entrada bi volt e saída só 127v ? mudaria o que?

 

E qual seria o preço médio de todos os componentes do 220v?

 

Qual significado das linhas tracejadas no desenho?

 

Qual bitola dos fios internos?

 

E por fim, como minha casa não tem terra, caso eu use sem terra eu estaria protegido também contra surtos de tempestades e tudo mais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...