Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


Posts recomendados

voltei pro estabilizador e tudo normal,sera que aqui no nordeste, onde a energia é uma m... não seja melhor usar o estabilizador + filtro, ou você acha que mesmo assim eu deva usar so o filtro?

Tem gente que anda pra frente e tem gente que anda pra trás que nem caranguejo. A escolha de andar pra trás é sua.

Leitura recomendada:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Serve pro norte, pro sul, leste e oeste. E nordeste também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas amigos e Kayke, ja li esse tópico, aliais, foi por causa dele que resolvi trocar o estabilizador pelo filtro, mas o que eu não entendo é porque ele queimou em 3 dias:confused:, meu "amigo técnico" disse que o fusivel de 6A que o meu filtro usa é muito fraco, e é melhor usar um de 10A, mas no manual dele tem dizendo 127>10A, 220>6A(o meu é de 220 obviamente, pra não sobrar nenhuma duvida, foi esse que eu comprei http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0) .uma coisa que esqueci de falar é que quando eu falei pra ele dos tlecs que o estabilizador faz, ele disse que é o mesmo estabilizando a corrente:wacko:.

Mas beleza vocês me convenceram de vez que não se deve usar estabilizador no pc, mas so uma duvida, qual fusivel eu devo comprar pro meu filtro? Pela lógica, claro que um de 6A, mas será que não vai queimar que nem da outra vez?

Dei uma pesquisada na net e vi que usar fusivel de 10A em filtro que o recomendavel é usar de 6A diminui as chances do filtro queimar, mas aumentão as chances do pc ou a fonte do pc queimar isto procede?

agradeço a quem poder ajudar, e desculpem pelo incomodo e pela noobice no assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dei uma pesquisada na net e vi que usar fusivel de 10A em filtro que o recomendavel é usar de 6A diminui as chances do filtro queimar, mas aumentão as chances do pc ou a fonte do pc queimar isto procede?

agradeço a quem poder ajudar, e desculpem pelo incomodo e pela noobice no assunto.

A queima do fusível pode estar associada a alguns fatores, um deles um possível surto de tensão que já passou e jamais saberás se ele existiu ou não... Desse modo fica difícil de analisar e inferir com certeza absoluta..

De qualquer modo o resultado foi, um fusível de R$ 1,00 queimado e nada mais...

Por causa disso, sem nenhuma consideração a mais, dizer que estabilizador é melhor que o filtro é uma sandice.. Se fosse assim se colocaria um pedaço de fio no lugar do fusível, no filtro de linha, que jamais abriria e tampouco protegeria coisa nenhuma. Nem por isso o filtro de linha teria melhorado, e no meu ver teria sim piorado...

Partindo do princípio de que o mesmo filtro de linha pode operar em 110 Vilts com 10 Amperes de fusível, você pode sim exigir, mesmo em 220 Volts, uma potência maior do que 220 x 6 = 1320 Watts dele. Ele, o filtro de linha, suas tomadas, seus componentes, irão aguentar sim...

Quanto ao valor do fusível, não existem somente fusíveis de 6 e de 10 Amperes. Praticamente e com bastante facilidade irás encontrar, todos no mesmo preço, fusíveis de 7,8 e 9 Amperes também..

Isso significa que você não é escravo a trocar um fusível de 6 Amperes por um de 10 Amperes. Pode trocar por um de 7 ou 8 Amperes, por exemplo e ficar um pouco mais longe do ponto de ruptura, de fusão do mesmo...

E não esquente muito a cabeça.. O fusível definitivamente não é o principal elemento de proteção de um filtro de linha... O fusível é o salvador da pátria, é o elemento que não deixará uma catástrofe acontecer, não deixará que algum elemento, já danificado, pegar fogo. É a proteção para a fiação, é o extremo da segurança..

O principal elemento de proteção de um filtro de linha são os varistores e não os fusíveis..

O fato de um fusível ter rompido ai na sua proteção absolutamente não define nada, não tem histórico para criar nenhuma regra, não tem nenhuma significância estatística..

Pode ter sido um defeito de fabricação, um erro de classificação ou carimbagem, um expúrio da rede elétrica, um evento isolado, um surto de tensão. Não faça de um registro isolado uma regra...

Na dúvida coloque um fusível de 7 ou 8 Amperes ai, ou meça a potência aplicada ao filtro e linha. Meça a corrente dele exigida..

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas amigos e Kayke, ja li esse tópico, aliais, foi por causa dele que resolvi trocar o estabilizador pelo filtro, mas o que eu não entendo é porque ele queimou em 3 dias:confused:, meu "amigo técnico" disse que o fusivel de 6A que o meu filtro usa é muito fraco, e é melhor usar um de 10A, mas no manual dele tem dizendo 127>10A, 220>6A(o meu é de 220 obviamente, pra não sobrar nenhuma duvida, foi esse que eu comprei http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0).

técnico bão em....

uma coisa que esqueci de falar é que quando eu falei pra ele dos tlecs que o estabilizador faz, ele disse que é o mesmo estabilizando a corrente:wacko:.

Estabilizando corrente? que beleza.

Pergunta para ele em quantos ampéres ele o estabilizador de tensão estabiliza a corrente.

Corrente é a quantidade de elétrons percorrendo o condutor, Tensão é a carga que cada elétron carrega, que o "estabilizador" tenta fazer a inútil função de estabilizar.

Eta cabra bão...

Mas beleza vocês me convenceram de vez que não se deve usar estabilizador no pc, mas so uma duvida, qual fusivel eu devo comprar pro meu filtro? Pela lógica, claro que um de 6A, mas será que não vai queimar que nem da outra vez?

Dei uma pesquisada na net e vi que usar fusivel de 10A em filtro que o recomendavel é usar de 6A diminui as chances do filtro queimar, mas aumentão as chances do pc ou a fonte do pc queimar isto procede?

A Upsai dimensionou todos os outros componentes internos para trabalharem com o limite de 6A. Ao colocar um fusível de capacidade maior, poderá passar mais corrente do que os outros componentes suportam, ai sim detonando algo no filtro em si.

Coloque um de 6A e não se preocupe, para chegar neste limite você teria que exigir do filtro uma potência de 1320W (corrente * tensão = potência, 6A *220V = 1320W)

Um fusível de 10A só se romperia com a exigência de 2200W, bem acima do limite do filtro, sendo inadequado para tal.

agradeço a quem poder ajudar, e desculpem pelo incomodo e pela noobice no assunto.

O importante é a vontade de aprender, enquanto quiser aprender, pode fazer chover perguntas ;) (claro, pesquisando antes, para ver se é algo que já foi muito debatido)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Me surgiu uma dúvida na qual não havia até hoje. Apesar de uma boa fonte possuir indutores para filtragem de linha, assim como a fonte externa dos monitores mais novos, não seria interessante deixar para esses aparelhos apenas a proteção de surto (varistores e centelhador) e deixar a filtragem como indutores para outros dispositivos que não possuem essa etapa de filtragem?

Pergunto isso, pois já vi comentários sobre haver problemas com o uso de "superfiltros". Desculpe não achar a fonte do comentário, mas me surgiu hoje ao montar uma régua.

Sendo direto, as tomadas da fonte e do monitor ficariam apenas com proteção feitas pelos seguintes componentes:

1 Capacitor X2

6 Varistores

1 Centelhador

A filtragem de atenuação ficaria por conta dos indutores internos da fonte. Os outros aparelhos que não possuem os indutores estes então ficaram alimentados nas tomadas que possuem filtragem pelos indutores da régua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas amigos e Kayke, ja li esse tópico, aliais, foi por causa dele que resolvi trocar o estabilizador pelo filtro, mas o que eu não entendo é porque ele queimou em 3 dias:confused:, meu "amigo técnico" disse que o fusivel de 6A que o meu filtro usa é muito fraco, e é melhor usar um de 10A, mas no manual dele tem dizendo 127>10A, 220>6A(o meu é de 220 obviamente, pra não sobrar nenhuma duvida, foi esse que eu comprei http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0) .uma coisa que esqueci de falar é que quando eu falei pra ele dos tlecs que o estabilizador faz, ele disse que é o mesmo estabilizando a corrente:wacko:.

Mas beleza vocês me convenceram de vez que não se deve usar estabilizador no pc, mas so uma duvida, qual fusivel eu devo comprar pro meu filtro? Pela lógica, claro que um de 6A, mas será que não vai queimar que nem da outra vez?

Dei uma pesquisada na net e vi que usar fusivel de 10A em filtro que o recomendavel é usar de 6A diminui as chances do filtro queimar, mas aumentão as chances do pc ou a fonte do pc queimar isto procede?

agradeço a quem poder ajudar, e desculpem pelo incomodo e pela noobice no assunto.

Mãe de Deus. Quem foi o professor que passou esse cara em eletrônica? Quero ir na casa dele pra mostrar a cagada da vida dele. Tinha que ser padeiro/gari esse coitado que te disse isso (sem desrespeito a profissão, acho digna, mas desprovida de conhecimentos específicos, PRINCIPALMENTE em eletrônica).

Bem, o filtro como já disseram foi dimensionado para operar com uma corrente máxima de 6A, se você colocar 10A e o fusível deixar passar pro resto do filtro, vai ter um efeito contrário ao que você apontou. O filtro vai abrir as pernas e se mijar pra garantir 2200W que ele não dá conta porque o fusível que é o sofredor do filtro vai deixar passar esse absurdo. Ele vai fazer o que qualquer pessoa faria quando um piano caísse nas costas: Ia partir dessa pra melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pois é, filtro de linha não é o forte dele, mas então, eu so voltei aqui para agradecer a todos que me ajudaram, principalmente o faller, que é o dono do tópico e permitiu que eu "invadisse", poxa, eu nem ao menos pedi, tava meio desesperado, da próxima vez prometo que peço, ou melhor, da próxima vez eu crio um tópico, que seria o mais certo, mas o fato é que eu nem sei se o filtro esta bom, fui la na casa dele pegar e a mulher dele disse que parece que esta com defeito(ele não estava em casa), e ele demorou tanto para me dar a resposta que a garantia(de apenas 7 dias) acabou, não testei ainda porquê ainda não instalei a tomada, enfim, muito obrigado mesmo assim.

obs: quando eu tiver certeza da situação do fitro eu edito o post.

edit: acabei de testar o filtro e esta funcionando perfeitamente, Deus queira que continue assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou montando um pequeno filtro/protetor para a TV.

Tirando a parte de proteção que já tenho em mente, numa proteção sem aterramento, o indutor para filtrar os ruídos de modo diferencial (gerados por batedeiras que é o meu problema) se implementa conforme a imagem?

Eu tirei o outro indutor e os capacitors Y, pois pelo que aprendi até hoje não adiantaria se não tiver aterramento no local.

filtro.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Montei um filtro para a TV da sala.

ordemm.jpg

filtroog.jpg

Por ser o consumo real em torno de 110 Watts em 220V -> 0,5A coloquei no simulador o valor de 440 ohms. Diferente do PC no simulador o gráfico ficou totalmente diferente quando simulado um aparelho de menor consumo de energia. Caso coloque 100 ohms a curva se mostra diferente (não entendi o porquê).

Compensa mesmo não tendo aterramento na tomada colocar um indutor de modo comum?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, mas eu ví em vários tópicos como o do faller, Almenida Filho na qual mostram montar os filtros de linhas para rede elétrica. Vejo que os filtros são todos do tipo passivo LC, porém com uma freqüência de corte "bem alto" de 3Khz, 4Khz, 5Khz e etc... Gostaria de saber se a rede elétrica é de 60Hz, e considerando que alguns aparelhos aproveitam de suas harmônicas(120Hz, 180Hz, 240Hz e etc) para o seu funcionamento, por que não montar um filtro que tenha uma freqüência de corte de 500hz, por exemplo? Tá certo que os valores dos capacitores e indutores para o filtro do tipo Butterworth ficarão maiores, já que os seus valores são dados pela equação fo=1/(2*pi*raiz(LC)), ou seja, eles são inversamente proporcional à frequência de corte, porém isso não melhoraria consideravelmente a sua proteção, já que deixaria passar menos sinais "não aproveitáveis"?

E mais uma coisa, qual é a vantagem de se utilizar um indutor duplo comum ou diferencial, ao em vez de utilizar apenas um indutor simples?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade quando se fala em proteção contra surtos de tensão em um filtro de linha se está referindo a etapa constituida de varistores, de dispersores, de fusíveis térmicos e não exatamente da etapa de filtragem em sí..

Os filtros são desenvolvidos com fc na ordem de 5 a 10 kHz muito mais pelo fato de nessa frequência bem cumprirem a real tarefa dos mesmos, que é muito mais aquela de atenuar RFI e EMI, geralmente de alta ou altíssima frequência, do que eliminar harmônicas de menor ordem. Pouco se ganharia em filtragem ao buscar uma frequência de corte menor e muito se agregaria em peso, volume e custo com essa alteração..

O uso de indutores duplos, ou do circuito balanceado, visa aumentar a rejeição de modo comum que isso proporciona. Pesquise por ai, no tio Google, por rejeição de modo comum ou (CMRR improvement) em filtros passivos..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quando se fala em proteção contra surtos de tensão em um filtro de linha se está referindo a etapa constituida de varistores, de dispersores, de fusíveis térmicos e não exatamente da etapa de filtragem em sí..

Os filtros são desenvolvidos com fc na ordem de 5 a 10 kHz muito mais pelo fato de nessa frequência bem cumprirem a real tarefa dos mesmos, que é muito mais aquela de atenuar RFI e EMI, geralmente de alta ou altíssima frequência, do que eliminar harmônicas de menor ordem. Pouco se ganharia em filtragem ao buscar uma frequência de corte menor e muito se agregaria em peso, volume e custo com essa alteração..

O uso de indutores duplos, ou do circuito balanceado, visa aumentar a rejeição de modo comum que isso proporciona. Pesquise por ai, no tio Google, por rejeição de modo comum ou (CMRR improvement) em filtros passivos..

Obrigado pela resposta faller deu pra entender muito bem o motivo da freqüência de corte ser tão alta e também porque se usa um indutor duplo :lol: , porém gostaria de saber mais uma coisa qual é o nome desse software que vocês utilizam para simular um filtro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Desculpa ressuscitar o tópico, mas estive lendo e fiquei com uma dúvida...

Gostaria de fazer uma proteção com filtro para a geladeira e as vezes o pessoal desliga a tomada e liga o pino invertido, ligando o fase no neutro e vice-versa. Para a geladeira não tem problema nenhum, mas se isso acontecer com o filtro, o fusível de proteção vai ficar na linha do neutro, não cumprindo o papel que deveria. Além disso a tomada não tem terra -apartamento construído daquele jeito, terra só no chuveiro.

Nesta situação como poderia aproveitar esse esquema para fazer o filtro ??

Aproveitando a oportunidade, tenho também um ar split que fica ligado umas 16 horas por dia, andei lendo por aí que existe a energia reativa -seria isso?, que causa um aumento na conta de energia elétrica e que pode ser minimizada por um banco de capacitores, alguém sabe algo a respeito?? Posso usar uma solução "caseira" para isso ??

Obrigado pela atenção !!

Abraço a todos !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpa ressuscitar o tópico, mas estive lendo e fiquei com uma dúvida...

Gostaria de fazer uma proteção com filtro para a geladeira e as vezes o pessoal desliga a tomada e liga o pino invertido, ligando o fase no neutro e vice-versa. Para a geladeira não tem problema nenhum, mas se isso acontecer com o filtro, o fusível de proteção vai ficar na linha do neutro, não cumprindo o papel que deveria. Além disso a tomada não tem terra -apartamento construído daquele jeito, terra só no chuveiro.

Nesta situação como poderia aproveitar esse esquema para fazer o filtro ??

Aproveitando a oportunidade, tenho também um ar split que fica ligado umas 16 horas por dia, andei lendo por aí que existe a energia reativa -seria isso?, que causa um aumento na conta de energia elétrica e que pode ser minimizada por um banco de capacitores, alguém sabe algo a respeito?? Posso usar uma solução "caseira" para isso ??

Obrigado pela atenção !!

Abraço a todos !!!

Mesmo não tendo aterramento, você pode garantir que sempre vais ligar o fase aonde deve ser ligado se colocares uma tomada tripolar.. Também servem para isso..

Podes usar o mesmo esquemático que projetei para meu filtro/proteção, somente sacando fora os componentes que fazem a proteção contra o aterramento, já que não vais contar com o mesmo..

Quanto ao gasto de energia, os medidores somente medem a energia útil, desse modo não precisa te preocupar com a energia reativa de seu ar condicionado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa ressuscitar o tópico, mas estive lendo e fiquei com uma dúvida...

Gostaria de fazer uma proteção com filtro para a geladeira e as vezes o pessoal desliga a tomada e liga o pino invertido, ligando o fase no neutro e vice-versa.

Com o novo padrão de plugues e tomadas os eletrodomésticos que possuem o fio terra agora vêm com o plugue de 3 pinos, ao contrário de antes, que o fio terra era um cabinho separado que ficava enrolado em alguma parte, e muitas das vezes alí ficava intocável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas !!

faller, aproveitando a oportunidade, tenho mais umas perguntas sobre o seu projeto -desculpa se parecer iniciante.

O dispersor 350V que você colocou seria o centelhador, correto ?!

Ao lado do voltimetro, seria um capacitor eletrolítico 4,7uF 350V !?

Ali mesmo tem um "quadradinho" sem identificação, o que seria aquilo ??

Obrigado pela ajuda !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas respostas !!

faller, aproveitando a oportunidade, tenho mais umas perguntas sobre o seu projeto -desculpa se parecer iniciante.

O dispersor 350V que você colocou seria o centelhador, correto ?!

Ao lado do voltimetro, seria um capacitor eletrolítico 4,7uF 350V !?

Ali mesmo tem um "quadradinho" sem identificação, o que seria aquilo ??

Obrigado pela ajuda !!

Dispersor, centelhador, xispador, são todos sinônimos, todos a mesma coisa..

Aquele quadradinho se trata de uma ponte, por exemplo uma dessas daqui: http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/931/228/ponte-retificadoraponte-retificadora-monofasica/w08-ponte-retificadora-monofasica-1,5a-800v. Isso é porque já tinha o relé em casa e era um relé CC. Se colocares um relé CA, 127 VAC, podes sacar fora a ponte e o capacitor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Como faço o dimensionamento correto do centelhador tripolar para uma rede bifásica com aterramento?

Por exemplo:

Para uma rede 220 RMS bifásica:

Tensão pico fase-fase 311V -> centelhador tripolar 350V

Tensão pico fase-terra 180V -> centelhador tripolar 400V

Qual seria o certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller,

seria pedir muito o desenho do circuito impresso? eu gostaria de montar essa proteção, mas acho q não sou capaz de passar para a placa só olhando o esquema...

Fiz no olho mesmo, desenhando sobre a placa impressa com aquelas canetas indeléveis.. Não tenho nenhum PCB em papel ou arquivo..

PICT0015.jpg

Se eu mesmo tiver de fazer de novo provavelmente sairá diferente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!