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Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


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Muito satisfeito com minha decisão de montar, quatro anos atrás, dentro de um gabinete de um estabilizador desativado, sem sua buchada, um ótimo filtro de linha/proteção para meus equipamentos, resolvi reeditar a experiência, agora melhorada.. Para quem não viu ou quiser rever aquela experiência, que até hoje segura meus equipamentos, dê uma olhada ai: Como tornei útil um estabilizador!

Desse modo nasce na data de hoje, um dispositivo que resolvi chamar de Proteção e Filtro V2011, com algumas features interessantes, usando como gabinete aquele de um velho e desativado estabilizador.. (para isso, pelo menos, eles servem).

Essa proteção e filtro deveria reunir algumas características que acho fundamentais naquela que deveria ser a proteção/filtro ideal, dos sonhos, a saber:

Características desejadas:

- Dispositivo simples, pequeno, para ser colocado sobre a mesa ou mesa auxiliar, ao alcance da mão, com operação muito simples;

- 5 Tomadas na parte traseira, sendo uma delas, diferenciada, obedecendo a chave geral, também na traseira do equipamento, que serve para ligar o modem/router WiFi, que deve ficar sempre alimentado;

- No painel frontal uma chave liga desliga que ativa as outras 4 tomadas do painel traseiro, para, ao encerrar os trabalhos no desktop, desalimentar os equipamentos a essas tomadas ligados;

- Indicação frontal com três led´s, assim distribuidos:

Led vermelho superior: Quando aceso indica fusível queimado ou disjuntor desarmado;

Led verde central: Quando aceso indica chave geral na traseira ligada e tomada para router WiFi alimentada;

Led vermelho inferior: Quando aceso indica pelo menos um fusível térmico aberto;

- Push button com a função "memorize" no topo do dispositivo, que memoriza a alimentação, sendo que qualquer interrupção primária, na rede elétrica, dessa alimentação por mais de dois ciclos da rede elétrica de 60 Hz (interrupções maiores > 33 milisegundos) desfaz essa memória, desalimentando as 4 tomadas traseiras. Para novamente alimentar essas tomadas há que se pressionar o botão "memorize", no topo do dispositivo. Isso evita que seus equipamentos sejam submetidos ao repicar de entrada e saída da alimentação, da rede AC, se e quando isso vier a acontecer;

- A memorização deverá cair em qualquer uma de duas condições:

Se a tensão da rede elétrica faltar por dois ciclos ou mais;

Se a tensão da rede elétrica cair abaixo de 40 Volts (a ativação da função memorização só estará habilitada se a tensão de rede estiver acima de 80 volts AC);

- Indicação da tensão AC da rede elétrica de saída da proteção/filtro, por voltímetro digital, resolução 1 Volt, dígitos grandes, com iluminação tênue e que não grite aos olhos;

- Tomadas no padrão NEMA (meus equipamentos ainda não são tão novos assim);

- Filtragem de ruídos elétricos de 4ª ordem, com bobinas toroidais balanceadas e capacitores apropriados;

- Frequência de corte do filtro passa-baixas, menor ou igual a 5kHz e atenuação maior que 45 dB a 100 kHz;

- Proteção robusta entre fase-terra e neutro-terra, com varistores de 20 mm, ambas com fusíveis térmicos de proteção/monitoramento, de baixa temperatura de fusão (tipicamente 72ºC);

- Proteção principal, entre fase-neutro ultra robusta, com varistor de 40mm e fusível térmico de 72ºC acoplado;

- Varistores com tensão de ruptura de 175 Volts minimizando a possibilidade da tensão de trabalho nominal, mesmo que elevada mas dentro da tolerância, ativar a proteção;

- Proteção adicional de extrema capacidade com centelhador tripolar a gás, para segurar algum surto de tensão daqueles que jamais gostaria nem de pensar que poderiam existir;

De posse das caracteríticas todas, como objetivo, parti para o projeto nascendo então esse esquemático que pode ser visto ai abaixo:

Filtro_Proteo2011Esquemtico.jpg

Muitas das peças as tinha em casa, outras busquei. Numa visão geral estão todas por ai:

Filtro_Proteo2011Visogeraldoscomponentes.jpg

Olhando mais de perto se pode ver em detalhes, por exemplo, o micro-disjuntor, as chaves, o relé, que deveria ter bobina alimentada por corrente contínua, para se poder acrescentar o retardo na desenergização de 33 mili segundos (dois ciclos de rede), e a tomada extra, na cor preta, para diferenciar das demais:

Filtro_Proteo2011Disjuntorchavesreletomada.jpg

Detalhe dos elementos de proteção, composto de fusíveis térmicos com ponto de fusão em 72º C, bem baixo, para os quais se deve ter especialíssimo cuidado até em soldar seus lides, senão eles abrem.. O centelhador tripolar a gás, uma proteção paulada, muito forte e resistente, capaz de manipular altas correntes de exceção. Os varistores, dois de 20 mm e um de 40 mm. Note que ao lado do varistor de 40 mm tem uma foto dele já implementado com um fusível térmico, solidário ao mesmo, justaposto com pasta térmica e firmemente agregado ao varistor por uma capa termocontrátil...

Filtro_Proteo2011Fusveistrmicoscentelhadorevaristores-1.jpg

Uma visão do impresso que sustenta a proteção e filtro, já com todas as peças montadas. Note que cada fusível térmico é acoplado ao seu varistor com pasta térmica para melhorar o acoplamento térmico entre ambos.

Note que as ligações ao exterior da placa, para simplificar a montagem, foram todas feitas com terminais e linguetas do tipo "fast-on".

Note o processo adotado para manter os lides dos fusíveis térmicos longos, para dissipar o calor na hora da soldagem (mesmo assim é usado um alicate pinçando esse lide, para não arriscar a queima do componente no processo de soldagem.

Filtro_Proteo2011Visointernafiltroproteesememria.jpg

Abaixo uma visão do interior do gabinete mostrando o voltímetro digital instalado no frontal do gabinete:

Filtro_Proteo2011Visointernadovoltmetroeletrnico.jpg

Uma visão do dispositivo montado, aparecendo a chave frontal de ativação/desligamento das quatro tomadas traseiras e, em cima do dispositivo a botoeira da função "memorize":

Filtro_Proteo2011Frontaldesligado.jpg

Uma visão traseira do dispositivo mostra a chave geral do mesmo, de cor preta, que ativa a tomada dessa cor, isolada ai atrás, que serve para manter ligado o modem/router WiFi. Abaixo dessa chave, um fusível geral. Acima dessa chave um micro disjuntor que quando desarmado faz pular para fora seu botão central. O rearme do mesmo de dá pressionando esse botão...

Ai aparecem também as quatro tomadas que são ligadas e desligadas pela chave frontal mais o acionamento do botão de "memorize":

Filtro_Proteo2011Traseiradesligado.jpg

O led verde do centro indica que a chave geral do dispositivo, na traseira, está acionada e desse modo alimentando a tomada preta, também no painel traseiro, para alimentação do modem/router WiFi:

Filtro_Proteo2011Frontalemoperaostomadarouter_WiFi.jpg

Ao se ligar a chave frontal e pressionar o botão "memorize" as 4 tomadas traseiras receberão alimentação e o voltímetro digital mostrará a tensão presente nas mesmas:

Filtro_Proteo2011Frontalemoperao.jpg

Ai está uma excelente proteção e filtro, com nada mais nada menos que tudo o que imagino de essencial para um dispositivo como esse dai e para o que se presta. Excelente filtragem, excelente proteção, muito acima do que as melhores do mercado oferecem.

Para se chegar próximo a isso dai se tem de pensar nos condicionadores de energia típicos para uso em equipamentos de áudio e vídeo, e então estaremos falando de dispositivos com um custo por volta dos R$ 1.000 ou mais.

Para aqueles que são adeptos do "faça você mesmo" fiquem totalmente a vontade para copiar a ideia ou o esquemático. Não tem muito truque não..

Só não me peçam lista de peças e lay-out de impresso, (os meus lay-outs como são peças únicas saem feitos a mão, com caneta mesmo).

As peças em sua maioria as tinha e alguma outra busquei no mercado..

O que vale são as idéias e não o dispositivo em sí. Diferentes modelamentos se pode dai sacar como necessidade em particular ou por causa da restrição ou dificuldade de encontrar os componentes. O importante é entender que o ótimo é inimigo do bom... Se tiveres oportunidade e condições de montar algo desse tipo, vá de bom mesmo, que poderá ser muito melhor que os melhores dispositivos que nosso mercado oferece..

Abraço...

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Parabéns pelo trabalho. Acho que ele só é reprovado naquele quesito de ser "dispositivo simples, pequeno, para ser colocado sobre a mesa ou mesa auxiliar, ao alcance da mão, com operação muito simples". Pergunto se um filtro completíssimo assim caberia no formato de régua tradicional. Suponho que sim, já que os melhores filtros americanos são de fato pequenos e baixinhos, na forma de régua simples ou dupla.

Você inovou em alguns recursos. Parabéns. Pode até criar patente e comercializar. Ou vender a ideia para algum fabricante. Estive lendo sobre alguns filtros que apresentam um arranjo de mestre-servo, semelhante ao utilizado em muitos aparelhos eletrônicos. Um aparelho, o "mestre", controla os demais, designados como "servos". Esse tipo de filtro de linha permite que o usuário escolha que aparelho servirá como mestre e que outros serão servos. Caso o aparelho mestre estiver desligado ou em standby, os demais não recebem corrente alguma. Uma maneira de aproveitar esse recurso seria designar o televisor como mestre e os sistemas de videogame, aparelhos de DVD e alto-falantes como servos. Basta desligar o televisor e o filtro de linha automaticamente corta a energia dos aparelhos servos. Outras tomadas sempre ligadas permitiriam que você mantivesse as luzes ou sistemas de gravação digital ativos, independentemente do status do aparelho mestre. No caso do computador, o modem ou roteador seria mantido numa das tomadas sempre ligadas.

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Caro amigo Faller,

Em primeiro lugar, mais uma vez, parabéns pela iniciativa do tópico - sempre ajudando os que sabem menos que você e enriquecendo sobremaneira o Fórum do CDH.

Em segundo lugar, uma dúvida: quanto custaria para montar um sistema de proteção similar a este para a Tensão de 220 V (moro em Florianópolis - SC)?

Por último: existiria a possibilidade de que você montasse um outro dispositivo semelhante (com tensão de entrada de 220 V e com tomadas igualmente no Padrão NEMA), e o vendesse para este pobre leigo completo na área de Eletrônica que vos fala? Em caso positivo, continuaremos conversando através de Mensagens Privadas. Caso não seja possível por qualquer motivo, da mesma forma, agradeço.

Grande abraço e continue o trabalho!

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Uma ideia seria substituir os fuziveis termicos por um PTC/NTC + um comparador + um rele... dessa forma caso os varistores cheguem a certa temperatura o rele poderia simplesmente desligar o circuito ao invés de queimar o fusivel... gastaria mais componentes mas praticamente dispensaria manutenção...

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Parabéns pelo trabalho. Acho que ele só é reprovado naquele quesito de ser "dispositivo simples, pequeno, para ser colocado sobre a mesa ou mesa auxiliar, ao alcance da mão, com operação muito simples". Pergunto se um filtro completíssimo assim caberia no formato de régua tradicional. Suponho que sim, já que os melhores filtros americanos são de fato pequenos e baixinhos, na forma de régua simples ou dupla.

Te confesso que pensei na hipótese de fazer o mesmo em uma daquelas réguas duplas e até tenho duas delas, uma do Clone F8, cód 01062 e outra do Clean Energy, da SMS. Três boas razões entretanto me fizeram mudar o foco em favor da montagem em um gabinete de estabilizador..

A primeira razão: Face a totalidade de meus equipamentos ainda usarem os plugs modelo NEMA, não aproveitaria as tomadas dos filtros, já no novo padrão;

A segunda razão: A colocação do voltímetro AC não seria tranquila, bem como sua visualização, não seria tranquila naquele tipo de gabinete;

A terceira e mais importante razão: Tenho visto, lido e acompanhado, nos mais diferentes fóruns, que aquele tipo de filtro de linha acaba ficando lá no chão, é ligado/desligado com o pé, quando isso é feito ( a maioria das vezes nem é desligado) e, se colocado sobre a mesa, ao alcance da mão portanro, fica com um aspecto terrível, com sua fiação, plugs e fios todos por cima do dispositivo, a juntar poeira e enfeiar o visual..

Por isso da decisão em favor do gabinete de estabilizador, com painel frontal e a totalidade das conexões escondidas lá atrás..

Mas sim, sua sugestão de colocar tudo num gabinete slim é completamente viável, é só uma questão de adotar alguns componentes de perfil mais baixo, como o relé, por exemplo e mudar a orientação de montagem de alguns outros, como a bobina maior e o varistor de 40 mm, que bem poderia ser montado deitado..

A sugestão da tomada "piloto", num sistema master-slave, também é ótima e até mesmo eliminaria a necessidade da chave frontal do dispositivo, pois o simples estabelecimento de algum consumo a partir da mesma, alimentaria as demais tomadas... Quem sabe na próxima versão?!

... Em segundo lugar, uma dúvida: quanto custaria para montar um sistema de proteção similar a este para a Tensão de 220 V (moro em Florianópolis - SC)?

Por último: existiria a possibilidade de que você montasse um outro dispositivo semelhante (com tensão de entrada de 220 V e com tomadas igualmente no Padrão NEMA), e o vendesse para este pobre leigo completo na área de Eletrônica que vos fala? Em caso positivo, continuaremos conversando através de Mensagens Privadas. Caso não seja possível por qualquer motivo, da mesma forma, agradeço.

Como já citei no corpo do tópico, não fiz lista de peças, não avaliei o custo das mesmas, não tenho o montante desse custo portanto..

Esse tipo de projeto/montagem é para mim uma verdadeira cachaça. Gosto de ver o mesmo nascer desde o nada até a versão final.. Não disponho entretanto de tempo para fazer o mesmo e sinto que se me colocar a fazer um segundo, vai parecer um trabalho e não um Hobby. Isso é tudo que me irrita muito.. Gosto de projetar e de montar quando a inspiração bate, quando a mesma aporta. Você pode até mesmo não acreditar mas esse dai iniciou sua concepção há mais de ano atrás e foi evoluindo aos poucos, claro, tendo ficado parado 99,9% do tempo transcorrido desde lá..

Não poderia jamais assumir um compromisso de uma montagem desse tipo, em função que a mesma poderia se arrastar por meses..

Outro problema é a questão preço.. Eu mesmo não pagaria o valor que teria de cobrar por um desses dai, em função do tempo dedicado a concepção do mesmo. Sei que você não falou em custos e, juro, não é menosprezo a sua capacidade de pagar por alguma coisa que desejas. É comigo mesmo. Teria e cobrar, pelo tempo e dedicação a uma montagem assim, um valor que me deixaria rubro de vergonha... E isso quero evitar por uma questão de princípios.. Sabe do que estou falando aqueles que algum dia já tiveram que customizar um gabinete por exemplo, como esse dai, com três furos retangulares por fazer, com serrinha e lima..(voltímetro, chave memorize e chave geral)...

Por essa e por outras é que não escondo o projeto e detalho o máximo possível o mesmo, encorajando todos aqueles que desejam montar o mesmo ou alguma simplificação dele..

Uma ideia seria substituir os fusíveis termicos por um PTC/NTC + um comparador + um rele... dessa forma caso os varistores cheguem a certa temperatura o rele poderia simplesmente desligar o circuito ao invés de queimar o fusivel... gastaria mais componentes mas praticamente dispensaria manutenção...

Ok, a ideia é até exequível mas gostaria que entendesses que um varistor, ao contrário de outros dispositivos eletrônicos, não costumam trabalhar quentes, nem sequer mornos.

Os fusíveis térmicos a eles agregados tem a função de proteger os varistores de pegar fogo, em seu final de vida ou na hora que os mesmos tiverem que enfrentar um surto de tensão com maior energia de exceção ou e maior duração. Essa hora se confunde com a necessidade de trocar o mesmo (o varistor) pois estará irremediavelmente danificado. Não vai custar nada trocar o fusível térmico também..

Esses fusíveis térmicos toleram sem nenhum problema correntes da ordem de 10 a 15 Amperes e custam pouco menos de R$ 1,00 e ali estão para durar a vida toda, que é o que geralmente acontece. Mas podem ter de ser trocados amanhã mesmo. Imagine o fio de alta tensão caindo sobre a fiação de baixa tensão, trazendo par dentro de sua casa 13 mil Volts...

Tanto mais simples e rápidos os componentes ai usados muito melhor..

Não sofisticaria isso dai por nada dese mundo.. Por isso usei o fusível térmico com menor temperatura de fusão que encontrei, 72 graus centígrados, para uma abertura muito rápida..

De qualquer modo agradeço sua sugestão.. Não é de todo ruim, só acho que não se aplica..

Abraço..

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Como já citei no corpo do tópico, não fiz lista de peças, não avaliei o custo das mesmas, não tenho o montante desse custo portanto..

Esse tipo de projeto/montagem é para mim uma verdadeira cachaça. Gosto de ver o mesmo nascer desde o nada até a versão final.. Não disponho entretanto de tempo para fazer o mesmo e sinto que se me colocar a fazer um segundo, vai parecer um trabalho e não um Hobby. Isso é tudo que me irrita muito.. Gosto de projetar e de montar quando a inspiração bate, quando a mesma aporta. Você pode até mesmo não acreditar mas esse dai iniciou sua concepção há mais de ano atrás e foi evoluindo aos poucos, claro, tendo ficado parado 99,9% do tempo transcorrido desde lá..

Não poderia jamais assumir um compromisso de uma montagem desse tipo, em função que a mesma poderia se arrastar por meses..

Outro problema é a questão preço.. Eu mesmo não pagaria o valor que teria de cobrar por um desses dai, em função do tempo dedicado a concepção do mesmo. Sei que você não falou em custos e, juro, não é menosprezo a sua capacidade de pagar por alguma coisa que desejas. É comigo mesmo. Teria e cobrar, pelo tempo e dedicação a uma montagem assim, um valor que me deixaria rubro de vergonha... E isso quero evitar por uma questão de princípios.. Sabe do que estou falando aqueles que algum dia já tiveram que customizar um gabinete por exemplo, como esse dai, com três furos retangulares por fazer, com serrinha e lima..(voltímetro, chave memorize e chave geral)...

Por essa e por outras é que não escondo o projeto e detalho o máximo possível o mesmo, encorajando todos aqueles que desejam montar o mesmo ou alguma simplificação dele..

Compreendo perfeitamente tudo o que você disse, Faller. E como já havia mencionado antes, obrigado mesmo assim.

Grande abraço!

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Muito bom, mas deve dar um baita trabalho em fazer. Estou me focando em fazer na régua mesmo.

Ando na espera de chegar os LEDs para o painel. Pensei em adotar um botão tripolar de forma que na posição 0 o resistor ficará em paralelo com o capacitor descarregando-o em seguida. Na posição 1 ou seja ligado, o filtro alimenta todas as tomadas e o resistor ficará desativado.

Sei que poderia deixar o resistor em paralelo constantemente, mas achei dessa forma uma função para a tecla tripolar.

botao.jpg

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Muito bom, mas deve dar um baita trabalho em fazer. Estou me focando em fazer na régua mesmo.

Ando na espera de chegar os LEDs para o painel. Pensei em adotar um botão tripolar de forma que na posição 0 o resistor ficará em paralelo com o capacitor descarregando-o em seguida. Na posição 1 ou seja ligado, o filtro alimenta todas as tomadas e o resistor ficará desativado.

Sei que poderia deixar o resistor em paralelo constantemente, mas achei dessa forma uma função para a tecla tripolar.

botao.jpg

Mas desse jeito se retirar o plug do filtro da tomada sem desligar a chave o resistor não vai cumprir sua função ficaria menos digamos "automatizado".

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Muito bom, mas deve dar um baita trabalho em fazer. Estou me focando em fazer na régua mesmo.

Ando na espera de chegar os LEDs para o painel. Pensei em adotar um botão tripolar de forma que na posição 0 o resistor ficará em paralelo com o capacitor descarregando-o em seguida. Na posição 1 ou seja ligado, o filtro alimenta todas as tomadas e o resistor ficará desativado.

Sei que poderia deixar o resistor em paralelo constantemente, mas achei dessa forma uma função para a tecla tripolar.

botao.jpg

Essa sua topologia tem vantagens e desvantagens com relação a deixar o resistor permanentenente em paralelo com o capacitor..

Vantagem: Quando a proteção estiver em operação você se livra do consumo adicional desse resistor em paralelo na linha. No caso de minha proteção ai de cima a potência dissipada gira em torno de meio Watt..

Desvantagem: Se não desligares a chave e sim o plug da tomada somente, esse plug dai pode dar um bom choque em alguém. Nada mortal, só o Kgasso mesmo..

Então decida entre consumo adicional de meio Watt ou a potencial chance de tomar um beliscão ao, inadvertidamente, tocar nos pinos do plug desligado..

Mas sua preocupação procede sim.. Por incrivel que pareça essa questão do resistor de dreno de tensão residual nos capacitores já foi motivo de desenvolvimento de dispositivos apropriados para essa tarefa, para uso principalmente nas fontes, como mais um recurso de aumento da eficiência das mesmas.. Pode perfeitamente ser usado em filtros e proteções..

Chama-se CAPZero, desenvolvido pela Power Integrations e pode ser visto ai: http://www.powerint.com/products/capzero-family/capzero

Veja um vídeo que ai tem para entender o funcionamento do mesmo..

Esse resolve o problema mantendo a segurança.. Só não sei se é fácil de se achar para compra em nosso mercado...

Abraço..

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Muito bom. Eu já estava ciente da possibilidade de levar mega biliscão. Aqui no Brasil se colocassem num filtro de linha o CAPZero na embalagem estaria por lá especificada como:

Maior proteção e eficiência para você com CAPZero! :P

Muito mais verdadeiro do que colocar numa mera régua a famosa lenga lenga Filtro de Linha Profissional.

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Acho que falta um tópico sobre "Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua" estilo o que existe no fórumpcs.

Esses tópicos ajudam muito, já adaptei até no portão eletrônico da garagem, ainda mais lá que fica ligado até nos dias de dilúvio, diferente da TV/PC..

Até já houve, de minha parte, um mod para melhorar o filtro/proteção da Upsai: Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200

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Comprei recentemente um filtro de linha da upsai(FHT-1200), usei normalmente ate ontem, mas quando fui ligar hoje, ele deu um estalo e queimou, acho que foi so o fusivel que queimou, mas enfim, o que pode ter acontecido? será que se eu trocar o fusivel ele vai voltar a funcionar?estava usando o filtro com adaptador com saida de 2 pinos, sera que foi isso? a tomada era aterrada, mas como eu disse antes, não estava sendo usado o aterramento, se poderem me ajudar, agradeço...

obs: estou usando um estabilizador no momento:( e o pc esta funcionando normalmente(graças a Deus)

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Comprei recentemente um filtro de linha da upsai(FHT-1200), usei normalmente ate ontem, mas quando fui ligar hoje, ele deu um estalo e queimou, acho que foi so o fusivel que queimou, mas enfim, o que pode ter acontecido? será que se eu trocar o fusivel ele vai voltar a funcionar?estava usando o filtro com adaptador com saida de 2 pinos, sera que foi isso? a tomada era aterrada, mas como eu disse antes, não estava sendo usado o aterramento, se poderem me ajudar, agradeço...

obs: estou usando um estabilizador no momento:( e o pc esta funcionando normalmente(graças a Deus)

Para saber o que aconteceu, só abrindo o filtro e olhando o que explodiu.

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Abrir ía tirar a garantia, e eu não sei mexer nisso.

Ja mandei pro técnico pra ele da uma olhada, mas de qualquer jeito muito obrigado pela sua resposta, té +

Da ultima vez que um usuário aqui do fórum fez isso, o "técnico" fez uma gambiarra que simplesmente fez o filtro perder sua função de proteção, transformando-o em uma mera extensão.

E aliás, que tipo de técnico é este ao qual você levou? em eletrônica? informática?

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Da ultima vez que um usuário aqui do fórum fez isso, o "técnico" fez uma gambiarra que simplesmente fez o filtro perder sua função de proteção, transformando-o em uma mera extensão.

E aliás, que tipo de técnico é este ao qual você levou? em eletrônica? informática?

O técnico é um conhecido meu, o problema foi o fusível mesmo, eu mesmo abrir o local onde fica o fusivel e vi que ele estava todo espatifado e com cheiro de queimado, aí eu pedi pra ele trocar o fusivel e testar pra ver se estava funcionando direito, ele não vai fazer nada mais do que isso(espero).Obrigado pela preocupação, quando conseguir resolver o problema, postarei aqui.

obs: ele ficou de mim dar a resposta amanhã.

obs²: se quiser acrescentar mais alguma coisa, fique a vontade.

mais uma vez, obrigado!

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Esses fusíveis térmicos toleram sem nenhum problema correntes da ordem de 10 a 15 Amperes e custam pouco menos de R$ 1,00 e ali estão para durar a vida toda, que é o que geralmente acontece. Mas podem ter de ser trocados amanhã mesmo. Imagine o fio de alta tensão caindo sobre a fiação de baixa tensão, trazendo par dentro de sua casa 13 mil Volts...

Tanto mais simples e rápidos os componentes ai usados muito melhor..

Não sofisticaria isso dai por nada dese mundo.. Por isso usei o fusível térmico com menor temperatura de fusão que encontrei, 72 graus centígrados, para uma abertura muito rápida..

De qualquer modo agradeço sua sugestão.. Não é de todo ruim, só acho que não se aplica..

Abraço..

Acredito que seria interessante usar no conjunto Varistor - TCO alguns terminais fêmea e terminais de junção macho para facilitar a troca quando houver a necessidade de troca.

Fiz isso no portão da garagem para não precisar ter que cortar e soldar os fios.

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O técnico é um conhecido meu, o problema foi o fusível mesmo, eu mesmo abrir o local onde fica o fusivel e vi que ele estava todo espatifado e com cheiro de queimado, aí eu pedi pra ele trocar o fusivel e testar pra ver se estava funcionando direito, ele não vai fazer nada mais do que isso(espero).Obrigado pela preocupação, quando conseguir resolver o problema, postarei aqui.

obs: ele ficou de mim dar a resposta amanhã.

obs²: se quiser acrescentar mais alguma coisa, fique a vontade.

mais uma vez, obrigado!

Quando falar com ele de novo, pergunte a ele se ele fez algo com os varistores, se eles estão inteiros.

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Acredito que seria interessante usar no conjunto Varistor - TCO alguns terminais fêmea e terminais de junção macho para facilitar a troca quando houver a necessidade de troca.

Fiz isso no portão da garagem para não precisar ter que cortar e soldar os fios.

É um boa ideia desde que se tome o cuidado com as conexões que devem ser curtas, com muito boa pressão mecânica, e de ótimo contato.. As correntes suportadas pelo varistor de 40mm ai usado, num tempo típico de teste de 8 micros segundos de subida por 20 micro segundos de descida pode alcançar, dentro da normalidade, 40.000 Amperes, uma corrente elevada aonde qualquer conexão pode elevar a tensão pelo produto RxI.

TVA40271.jpg

Mas sem dúvida uma boa solução...

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Quando falar com ele de novo, pergunte a ele se ele fez algo com os varistores, se eles estão inteiros.

É o seguinte jorno, o filtro de linha esta bom, é so comprar outro fusivel e pronto, mas tem um problema, o técnico disse que eu tinha que ligar o filtro no estabilizador, aí eu disse pra ele, mas o estabilizador não faz so atrapalhar a fonte do pc e o certo é ligar o pc em um bom filtro de linha e o filtro na tomada(aterrada), ele disse que até pode, mas não era bom porque o filtro não estabiliza a energia, e é justamente essa a função do estabilizador, eu disse pra ele, o que eu mais leio na internet é gente dizendo que não se deve usar estabilizador, que ele so faz atrapalhar a fonte do pc e tal..., ele disse que não, que tem lugar que usa sem establizador porque a energia é boa e aqui no nordeste é ruim, e precisa de um estabilizador pra estabilizar a energia e ela ir "limpa" pro pc, e disse também que o que provavelmente calsou a queima do fusivel do filtro foi o não uso do estabilizador, ou seja, o filtro recebeu uma energia não estabilizada(ruim) e acabou queimando, depois disso fiquei totalmente confuso, porque uso o mesmo estabilizador faz 3 anos e nunca deu problema nele e nem no pc, e assim que eu deixei de usar o estabilizador e passei pro filtro ele queimou(o filtro), voltei pro estabilizador e tudo normal,sera que aqui no nordeste, onde a energia é uma m... não seja melhor usar o estabilizador + filtro, ou você acha que mesmo assim eu deva usar so o filtro? so mais uma coisa, também perguntei o que ele usa no pc dele e ele disse que usava estabilizador + filtro a mais de 5 anos e nunca deu nenhum problema, nem no dele e nem no dos clientes dele, e então, o que você acha?

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É evidente que você pode usar a mais de anos e não dar problemas. Só que nesses 5 anos o seu técnico ficou sem nenhuma proteção até a entrada do filtro de linha.

Eu acredito que você ainda não se convenceu que o estabilizador é realmente problemático. Energia limpa nunca vi isso. O máximo que o estabilizador faz ai é "bater palmas o dia todo".

Acredito que seja bem simples de entender porque não serve para nada um estabilizador, pois como já foi dito: não protege pois não possui varistores e centelhador e não filtra pois não possui os indutores, no máximo uns capacitores X e Y.

Não se deve ligar o filtro de linha no estabilizador, pois o mesmo só vai atrapalhar o bom trabalho exercido pela fonte interna do seu computador.

Se você mora numa cidade onde a tensão é de 220V o estabilizador vai reduzir essa tensão para 110V, algo totalmente desnecessário e nada inteligente já que toda fonte que trabalha na tensão de 110V precisa dobrar a tensão para 150V em cada capacitor eletrolítico ou seja você já tem a vantagem de usar 220V e ainda vai reduzir.

Em 220V isso não ocorre, a fonte não dobra a tensão, ela apenas retifica e filtra o que representará uma pequena eficiência na fonte.

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É o seguinte jorno, o filtro de linha esta bom, é so comprar outro fusivel e pronto, mas tem um problema, o técnico disse que eu tinha que ligar o filtro no estabilizador, aí eu disse pra ele, mas o estabilizador não faz so atrapalhar a fonte do pc e o certo é ligar o pc em um bom filtro de linha e o filtro na tomada(aterrada), ele disse que até pode, mas não era bom porque o filtro não estabiliza a energia, e é justamente essa a função do estabilizador, eu disse pra ele, o que eu mais leio na internet é gente dizendo que não se deve usar estabilizador, que ele so faz atrapalhar a fonte do pc e tal..., ele disse que não, que tem lugar que usa sem establizador porque a energia é boa e aqui no nordeste é ruim, e precisa de um estabilizador pra estabilizar a energia e ela ir "limpa" pro pc, e disse também que o que provavelmente calsou a queima do fusivel do filtro foi o não uso do estabilizador, ou seja, o filtro recebeu uma energia não estabilizada(ruim) e acabou queimando, depois disso fiquei totalmente confuso, porque uso o mesmo estabilizador faz 3 anos e nunca deu problema nele e nem no pc, e assim que eu deixei de usar o estabilizador e passei pro filtro ele queimou(o filtro), voltei pro estabilizador e tudo normal,sera que aqui no nordeste, onde a energia é uma m... não seja melhor usar o estabilizador + filtro, ou você acha que mesmo assim eu deva usar so o filtro? so mais uma coisa, também perguntei o que ele usa no pc dele e ele disse que usava estabilizador + filtro a mais de 5 anos e nunca deu nenhum problema, nem no dele e nem no dos clientes dele, e então, o que você acha?

É, amigo.. Não vai ter como discutir com seu técnico dai, e me parece nem com você..

Olhe então na home page, ou no manual de sua fonte e lá vais encontrar a especificação da tensão de entrada em que ela opera. Digo para você:

tensão de entrada 90-264Vac (Automático)

Veja ai: http://www.coolermaster.com.br/product.php?product_id=2982

Ou seja, qualquer tensão dentro da faixa de 90 a 264 Volts AC..

Se você ou seu técnico de plantão achar que a tensão na sua casa pode variar ai nessa faixa, sim tem de colocar urgentemente estabilizadsor, não para a fonte, que vai continuar operando numa boa, mas sim para as lâmpadas, a torredeira, o liquidificador a geladeira o...

Dá uma olhadinha ai para sentir o que é variação de tensão e a total não necessidade de estabilizar coisa nenhuma, para seu PC: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Deu para entender??? Se quiseres eu desenho...

Nunca vi um técnico responder a esse argumento. Aliás, a enorme maioria desses dai sequer sabe o que é tensão Universal de entrada e o que é Full Range.. e muito menos o que é PFC ativo... Pergunte para ver???

Mas te larguei, não vou sequer insistir, use o que quiseres, afinal a fonte é sua, o PC é seu o "ténico" também...

Boa sorte e torço para tudo correr bem por ai... Sério... Torço mesmo...

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que tem lugar que usa sem establizador porque a energia é boa e aqui no nordeste é ruim, e precisa de um estabilizador pra estabilizar a energia e ela ir "limpa" pro pc

Pergunte pro seu amigo técnico o que é energia "limpa". Você mesmo usou aspas, e sabe porque usou. Energia "limpa" é algo completamente vago, sem precisão técnica. Como já disse o faller, o estabilizador só age num único lugar, e é nas nossas mentes, controlando nossos pensamentos, nos fazendo pensar que ele faz algo que não faz. Nos sentimos nús sem ele, desprotegidos. É tão mais confortável ter um estabilizador e a certeza psicológica que está protegido de forças malignas imaginárias. É tudo psicológico, é uma droga que vicia que nem cigarro.

e disse também que o que provavelmente calsou a queima do fusivel do filtro foi o não uso do estabilizador, ou seja, o filtro recebeu uma energia não estabilizada(ruim) e acabou queimando

Energia ruim... é algum tipo de energia maligna, do lado escuro da força, com planos de dominação mundial? A luta entre o bem e o mal, agora também nas nossas tomadas! E o heroi, o mocinho dessa história, o estabilizador! Paladino da justiça, montado em seu cavalo branco, ao invés de matar e destruir, "purifica" a energia "ruim" em "boa" novamente, seja lá o que esses termos signifiquem. Todos estes termos imprecisos tecnicamente só significam uma coisa, ninguém sabe exatamente como esses aparelhos funcionam, é tudo uma fantasia dentro das nossas cabeças, agindo lá dentro, nos fazendo acreditar que estamos seguros, "estáveis" por causa do "estabilizador" que de bom só tem o nome. Não faça diagnósticos, não invente. Mesmo que sua casa sofresse com uma variação absurda de tensão, sua geladeira desligaria, sua TV desligaria, TUDO na sua casa desligaria, e provavelmente seu PC continuaria ligado. Quem precisa de estabilizador é sua geladeira, não o PC. Este link do faller já descreve muito bem como uma fonte já faz o trabalho do estabilizador, inutilizando completamente o mesmo. Contra argumentos técnicos não há conto de fadas que se sustente.

também perguntei o que ele usa no pc dele e ele disse que usava estabilizador + filtro a mais de 5 anos e nunca deu nenhum problema, nem no dele e nem no dos clientes dele, e então, o que você acha?

Minha tia fuma há 40 anos, nunca teve câncer e está "ótima" (não consegue subir nem um lance de escada, mas está ótima). Será que tudo aquilo que os médicos dizem sobre cigarro é mentira e cigarro faz bem?

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