Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Bom dia!

Essas são minhas as últimas medições:

Com os fios branco/preto do primário ligados em 220V fiz as seguentes leituras nos fios do secundário:

amarelo/amarelo(de calibre menor):   26,1V

cinza/cinza(idem)                            :   11   V

vermelho/azul(fios de grosso calibre): 14,19V

amarelo/azul(fios de grosso calibre)  : 28,26V

 

Fios preto/vermelho do primário ligado em 110V:

amarelo/amarelo(de calibre menor):   25,8V

cinza/cinza(idem)                            :   10,9V

vermelho/azul(fios de grosso calibre): 14,03V

amarelo/azul(fios de grosso calibre)  : 28,09V

Entre os fios cinza e amarelos a tensão foi de 0V.

Consegui 110V na saída de um trafo redutor de 220V para 110V. As discrepâncias entre as medidas observadas entre 110V e 220V, podem ser motivadas pelo fato de as ligações preto/vermelho sejam para 115V e eu liguei em 110V?  

Não existe continuidade entre os fios do primário e os fios do secundário.

Em nenhum dos casos a limpada acendeu.

Será que posso usar esse transformador com segurança dessa forma?

Abraços e um bom São João para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Alexandre Carlos disse:

....

Será que posso usar esse transformador com segurança dessa forma?

Abraços e um bom São João para todos.

Excelente trabalho amigo.. É um enorme prazer ajudar a colegas como tu que pegam as dicas e resolvem o problema, com esforço próprio e dedicação. Sinto que fizestes tudo de modo correto e descobristes ai mais dois tens mais dois enrolamentos auxiliares, um de 25 Volts Amarelo - amarelo calibre menor e outro de 11 Volts cinza - cinza calibre menor para uso que desejares (por exemplo o de alimentar instrumentos de medida, amperímetro para a fonte, por exemplo, ou voltímetro)

 

Agora, sabedor das tensões de cada enrolamento podes partir, se desejares, para as medidas de capacidade de potência ou corrente que esses enrolamentos são capazes de entregar..

 

Digo se quiseres pois se teu desejo é fazer fonte de até 15 Amperes, com certeza pelo que se vê ai do enrolamento grosso ele será capaz de entregar.. Se desejares saber de quanto ele é capaz, para ir além dos 15 Amperes, melhor é medir.

 

Para medir o Imax basta entender o seguinte raciocínio... Para que serve um transformador??? Para entregar corrente em uma tensão outra...  Dai se depreende que ele não poderia deixar cair sua tensão de secundário mais do que 10% quando fornecendo corrente.

 A corrente máxima dele será aquela que faz sua tensão em aberto baixar esses 10%, mesmo puxando alta corrente na saída.

Portanto, parta da tensão nominal de saída e vá monitorando até quando ele baixar 10%, aumentando sempre a demanda..

Vais ter de usar Voltímetro para monitorar a tensão, amperímetro para medir a corrente e uma resistência de chuveiro, mergulhada em um balde de água e dois fios bem grossos com garrinha jacaré nas pontas.. Com as garras vais pinçando partes cada vez menores dessa resistência imersa n'agua. A corrente irá aumentando e a tensão irá caindo. quando baixar 10% estarás lendo a máxima corrente..

 

Esses 10% é puro bom senso. Se desejares uma fonte de maior eficiência estabeleça como Imax se dá quando a queda for de somente 5% da Vnominal de saída do trafo.

 

Sorte ai  e nos deixe a par de resultados

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema para determinar a capacidade máxima do trafo. Meu multímetro tem limite de medição de corrente em 10A(quando atinge este valor ele liga um alarme sonoro. Meu amperímetro(de painel) mede até 15A em DC.  Então eu tenho que retificar a saída para poder conectar o amperímetro, neste caso, questiono onde devo medir as tensões na saída do trafo em AC ou depois de retificado nos terminais da ponte retificadora?

Em relação a seus comentários elogiosos, eu sinto muita gratidão em relação ao seu atendimento. Tenho orgulho de receber sua ajuda, orientação e aconselhamento sobre o projeto. Tenho é muita sorte de receber seu suporte.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Medir a tensão no AC ou retificando a mesma acaba dando resultados muito assemelhados..

A maior parte dos usuários teria o mesmo problema seu para medir correntes..

Uma alternativa interessante seria a de adquirires um amperímetro de painel, medidor de corrente, digamos de 20 ou 30A máximos, fazer as medições e depois ao final colocá-lo no painel.. Eu gosto bastante da combinação de voltímetro digital e amperímetro analógico.

 

Eu o comprei no ebay.. Veja ai um menorzinho até...  Que vai até 30A

 

http://www.ebay.com/itm/DC-30A-Analog-Ammeter-Panel-AMP-Current-Meter-85C1-0-30A-DC-Doesnt-Need-Shunt-/171140378843?hash=item27d8c2f0db:g:mnEAAOxy2FZSS8Zb#shpCntId

 

Outra coisa que é bom de se ter é um shunt assemelhado com esse dai, que em 15A mostra um potencial (tensão) de 0,075 Volts. Se usa o mesmo em série para medir qualquer corrente através da queda de tensão provocada no shunt por essa corrente ..

 

http://www.ebay.com/itm/Ammeter-Measure-DC-Current-15A-75mV-Shunt-Resistor-Replacement-/391260406473?hash=item5b18f002c9:g:ZpUAAOSwXshWreaY

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Vou fazer uma compra nesta nesta loja, questiono se os diodos retificadores podem ser um destes abaixo, em substituição aos indicados?

http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr3045wtg-to-247-cod-loja-3667-on.html

http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr30100pt-to-3p-cod-loja-5045-on.html

No caso do diodo com três terminais eu conecto o fio amarelo no terminal 1 do diodo e azul no terminal 3, e a saída retificada será no pino 2(o do meio)?

No caso de minha fonte ficar com 15A terei que colocar mais um TIP 147?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Alexandre Carlos disse:

Boa tarde! Vou fazer uma compra nesta nesta loja, questiono se os diodos retificadores podem ser um destes abaixo, em substituição aos indicados?

http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr3045wtg-to-247-cod-loja-3667-on.html

http://loja.multcomercial.com.br/diodo-mbr30100pt-to-3p-cod-loja-5045-on.html

No caso do diodo com três terminais eu conecto o fio amarelo no terminal 1 do diodo e azul no terminal 3, e a saída retificada será no pino 2(o do meio)?

No caso de minha fonte ficar com 15A terei que colocar mais um TIP 147?

 

 

Se colocares o nome do semicondutor no Tio Google vai retornar dados sobre esse semicondutor

Veja ai:

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/MBR3045WT-D.PDF

as ligações são como tu mesmo citas...

 

Mais um ou dois Tip 147. Lembre-se que sua fonte vai ficar com 25 Volts sobre o capacitor de filtro e 25 x 15A = 375 Watts...

Na ponta do lápis, para uma operação segura em toda a faixa, principalmente para poder entregar 15 Amperes em 1,5 Volts (que é o pior caso de dissipação dos transistores), teria de ter 7 desses TIP147.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Recebi o diodo retificador e 5 TIP 147 e outros componentes. Estou pronto para iniciar a nova montagem. Peço sua ajuda de recomendações gerais sobre montagem dos componentes, cuidados na soldagem, etc. Exemplo: fixar primeiro os componentes no dissipador para depois soldar, ou fazer o inverso: soldar os fios primeiramente, e fixar depois.

Observe na foto, a avantajada bitola do fio em relação aos terminais do diodo. Como recomenda efetuar essa soldagem? Tenho um ferro de 30W e 60W, acho que tenho que usar o de 60, é certo? Qual técnica o senhor recomenda, pois tem componente não pode receber mais de 260º/300ºC por mais de 10s? Devo cortar parte dos terminais? Acredito que terei que isolar depois, devido a proximidades entre os 3 fios. Certamente soldar um fio dessa espessura, vai exigir temperaturas bem elevadas. Existe algum componente para fazer a interface entre os terminais e os fios? Penso que depois de soldado, qualquer movimento brusco e o terminal se desprende do componente. Todo aconselhamento será bem vindo, tendo em vista que tenho pouca pratica de soldagem e nenhuma em montagens.

20160701_152637.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Alexandre Carlos disse:

Boa noite!

Me ajude a compreender como o senhor faz o cálculo para estimar que a fonte ficará com a tensão de saída de 25V? Se eu fizer 14V x 1,41, teria 19,71V, o que dá uma diferença de mais de 5 volts para o seu resultado.

Só tem uma explicação.

Como a tabela com suas leituras está uma ou duas páginas atrás, eu puxei pela memória, por preguiça de consultar e pensei que naqueles fios grossos tinha dois enrolamentos de 17 Volts cada um, dai 17 x 1,4142 = 24 Volts.

ERRADA minha lembrança a tensão lida era de 14,1 Volts e seu cálculo é que está correto 14,1 x 1,4142 = 19,8 Volts somente.. Obrigado por lembrar, foi erro meu ao assumir, erroneamente, 17 Volts como a tensão AC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

existem algumas diferenças quanto a temperatura máxima e o máximo tempo de soldagem entre eles bem como a área de dissipação, que resulta em uma resistência térmica diferente, que favorece ao encapsulamento TO3, mais nada.

Sabendo driblar essas diferenças pode usar sim sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com um problema, montei esta fonte baseando nos cálculos e no esquema do faller, só que ja queimei 2 ponte refiticadoras kbpc5010 e 1 lm338k, no circuito usei o lm317 pois ano tinha o lm338, queria que se alguém poder  me ajudar se diz alguma coisa errado

No proteus funcionou perfeitamente,  o problema acho que era o lm338k pois quando eu coloquei a fonte para funcionar, eu ligava ela ela regulava de 1,3 a 20 v porém quando acionava uma carga de uma lâmpada incandescente de carro 12v 10W caia para 3v ... se alguém poder me ajudar fico grato desde já.

Dados que consegui...

Saída do trafo

Antes de retificado : 16v

Após retificação:  14,6v

Saída após filtragem capacitiva

Capacitor 11 Capacitores de 4700uf 50v

Saida 24,3 V

Obs: eu testei meu trafo com 40 A de carga com resistência de chuveiro

a tensão caiu apenas 1,1v

Meu trafo foi feito de microondas, retirei o 2 enrolamento e fiz 14 espiras com fio 6mm, totalizando saida 16v

 os dados que consegui retirar foi esse após o lm338 queimar...

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a ponte retificadora, que tolera 50 Amperes, se não devidamente arrefecida, em um bom dissipador, passa a ser uma ponte para 5 Amperes quando sua temperatura chega aos 125o e isso se vê na Derating curve da mesma, é só olhar no datasheet.

Veja:

KBPC5010%20dderate%20curve_zpsx1ggzjq3.j

 

Quanto ao LM317, veja ai as recomendações do fabricante e adote-as todas, inclusive e principalmente a adição dos capacitores recomendados. Veja ai:

 

Typical%20application%20LM317_zps1iyikre

 

Reveja se fizestes as ligações bem curtas e com fio adequadamente dimensionado. Aumente o valor do resistor amostrador, que antecede o LM317 para algum valor de 2 a 5 Ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

Quanto a ponte retificadora, que tolera 50 Amperes, se não devidamente arrefecida, em um bom dissipador, passa a ser uma ponte para 5 Amperes quando sua temperatura chega aos 125o e isso se vê na Derating curve da mesma, é só olhar no datasheet.

Veja:

KBPC5010%20dderate%20curve_zpsx1ggzjq3.j

 

Quanto ao LM317, veja ai as recomendações do fabricante e adote-as todas, inclusive e principalmente a adição dos capacitores recomendados. Veja ai:

 

Typical%20application%20LM317_zps1iyikre

 

Reveja se fizestes as ligações bem curtas e com fio adequadamente dimensionado. Aumente o valor do resistor amostrador, que antecede o LM317 para algum valor de 2 a 5 Ohms

no lugar do lm317 eu estou usando o lm338 pois no proteus não possui ele na bibioteca, meu problema faller não é com a ponte retificadora pois quando testei, eu não estava usando o LM apenas a  o trafo e a ponte, , pelos meu cálculos  cada transistor esta dimencionado para 6A e o lm338 esta dimensionado para +- 3A totalizando 21A

 

A ponte esta sobre um dissipador  igual ao da foto de processador de placa-mãe,

e o LM338 esta sobre um dissipador de 118cmx 10cm, com refrigeração

228a35a3765f4698b474d6d424781403.jpg

13711583_10205601509791640_1137223461_o.jpg

na pratica eu coloquei os capacitores 1uf eletrolítico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 boa noite, essa semana trabalhei nessa fonte e terminei hoje, liguei e estava funcionando tudo certinho regulagem normal ai fui fazer o teste de corrente decepção , acho que usei uma resistencia de chuveiro muito baixa liguei na fonte deu um pico de uns 4 ou 5 amperes e pimba já era :(:(:( agora quando liga indica 35 volts e o resistor de 330R torra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2016 às 19:37, Paulo Roberto de Souza disse:

 boa noite, essa semana trabalhei nessa fonte e terminei hoje, liguei e estava funcionando tudo certinho regulagem normal ai fui fazer o teste de corrente decepção , acho que usei uma resistencia de chuveiro muito baixa liguei na fonte deu um pico de uns 4 ou 5 amperes e pimba já era :(:(:( agora quando liga indica 35 volts e o resistor de 330R torra

Faller

adicionado 4 minutos depois

Mister faller, bom dia me da uma ajuda coloquei uma resistencia de chuveiro de aproximadamente 4,7 ohms na saida da fonte com uma tensão regulada para uns 6 volts e ela queimou. Deu um pico de 5 amperes e agora marca 35 volts na saida em qualquer posição do potenciometro

 

Quais peças devo trocar?

adicionado 4 minutos depois

@faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Paulo Roberto de Souza disse:

Faller

adicionado 4 minutos depois

Mister faller, bom dia me da uma ajuda coloquei uma resistencia de chuveiro de aproximadamente 4,7 ohms na saida da fonte com uma tensão regulada para uns 6 volts e ela queimou. Deu um pico de 5 amperes e agora marca 35 volts na saida em qualquer posição do potenciometro

 

Quais peças devo trocar?

adicionado 4 minutos depois

@faller

Se a tensão era de 6 Volts e a resistência de 4,7, a corrente deveria estar por volta dos 6/4,7 = 1,28A e nunca 5A..

 

Pode que estejas ai com um CI falcatrua, falso, paraguaio..

Ai o correto é trocar de fornecedor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Pablo bc de negredo disse:

Tenho uma ponte retificadora de 50a por 1000v do mesmo modelo da sua o que você acha;desde já agradeço a atenção

Dá sim de usar a ponte mas dai você a liga como se estivesse fazendo uma fonte simétrica e desprezas o lado negativo dessa fonte. Isso desconsidera dois dos diodos e não usas capacitor algum para essa tensão simétrica negativa.

Me explico:

Faça assim mas não coloques o capacitor do lado da tensão negativa e tampouco a uses, deixe aberta sem conexão nenhuma.

ABAAAenqEAK-25.jpg

 

Desconsidere a saída de -18VCC. Não coloque C2, C e a Rl do lado negativo. Tudo se passará como se usasses somente os dois diodos D1 e D2 da ponte retificadora.

 

Se tentares usar a ponte pegando todo teu transformador, de ponta a ponta terias 36 VAC sendo retificado e filtrado o que daria um total de 50 Volts, tensão muito alta para essa fonte, o CI não aguentaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, faller disse:

Dá sim de usar a ponte mas dai você a liga como se estivesse fazendo uma fonte simétrica e desprezas o lado negativo dessa fonte. Isso desconsidera dois dos diodos e não usas capacitor algum para essa tensão simétrica negativa.

Me explico:

Faça assim mas não coloques o capacitor do lado da tensão negativa e tampouco a uses, deixe aberta sem conexão nenhuma.

ABAAAenqEAK-25.jpg

 

Desconsidere a saída de -18VCC. Não coloque C2, C e a Rl do lado negativo. Tudo se passará como se usasses somente os dois diodos D1 e D2 da ponte retificadora.

 

Se tentares usar a ponte pegando todo teu transformador, de ponta a ponta terias 36 VAC sendo retificado e filtrado o que daria um total de 50 Volts, tensão muito alta para essa fonte, o CI não aguentaria.

Na verdade hoje eu fiz uma pré montagem da fonte e no teste deu 42v só que com uma carga de aproximadamente 8A a fonte teve uma queda de tesão para 11v e apenas4 Ampéres 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
56 minutos atrás, Pablo bc de negredo disse:

Na verdade hoje eu fiz uma pré montagem da fonte e no teste deu 42v só que com uma carga de aproximadamente 8A a fonte teve uma queda de tesão para 11v e apenas4 Ampéres 

Teste arriscado pois esse CI é para operar somente até 40 Volts... Podes queimar o mesmo assim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...