Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enviar e receber sinal da internet por antena externa.


diefrota

Posts recomendados

Boa noite amigos. Eu trabalho numa pequena empresa onde a internet atualmente é fornecida pela velox, porém esta está chegando muito precária aqui devido a distância +4Km com cabos externos da Oi em péssimas condições. o link da internet aqui chega no máximo 512Kbps.

Outras internets não são oferecidas aqui, apenas a 3G, mas está é tão lenta quanto a velox.

Pensando nisso eu descobri que a Embratel está comercializando internet proximo a minha empresa, mas não tem viabilidade p/ cá exatamente. Então em solicitei a instalação de um link de 20Mb p/ minha casa que fica a +/- 1,5Km em linha reta da empresa e gostaria de passar essa internet daqui p/ lá. Como eu faço isso?

Bem eu pesquisei um pouco e achei umas antenas direcionais em grade de 20/25dBi que poderiam transmitir a internet nessa distância, então eu gostaria de saber de vocês os detalhes p/ fazer isso acontecer.

Vou explicar a topologia:

Em casa não tem pc, no dia que foram instalar a internet eu levei um notebook daqui do trampo. A internet da Embratel é fibra-ótica nos postes da rua e do poste até minha casa é coaxial, o modem que eles me deram é um Motorola SBV5122 igual a este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165073624-cable-modem-voip-muita-motorola-sbv-5122-super-oferta--_JM

As antenas de transmissão que eu pesquisei todas são com cabos coaxiais e conectores BNC ou SMA e como vocês podem ver o modem só tem uma entrada coaxial que esta tem que ser ocupada pelo fio da Embratel. Como eu faço p/ transmitir o sinal? Que equimapentos/conectores usar?

Antenas que pesquisei p/ transmissão:

http://www.sendshop.com.br/products/USB-2010-Antena-Internet-Wireless-Direcional-20dBi-2.4Ghz-Aquario-USB-2010.html

http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Internet-Wireless-Direcional-20dBi--2.4-GHz-%5BMM%252d2420%5D-%252d-Aqu%C3%A1rio.html

http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Internet-Wireless-Direcional-25dBi--2.4-GHz-%5BMM%252d2425F10%5D-%252d-Aqu%C3%A1rio-.html

Agora p/ recepção do sinal:

Aqui na empresa nós temos um modem adsl roteador wireless 3com WL-603 igual a este: http://www.speedguide.net/routers/3com-wl-603-3com-adsl2-wireless-11n-firewall-router-1258

que recebe o velox e compartilha internet via um switch d-link de 24 portas.

Para a racepção acontecer eu irei precisar de uma antena externa. P/ este trabalho eu estava pesquisando essa opção:

http://www.sendshop.com.br/products/Grid-Station-2.4-GHz-25-dBi-CPE%252d2425-%252d-Aqu%C3%A1rio.html

Esta antena é alimentada por POE (Power over ethernet) então na fonte dela já teria duas saídas ethernet, uma para ligar a antena à tomada e outra p/ ligar ao roteador da 3com que por sua vez passará o sinal p/ os demais pcs via o switch da d-link.

Minha dúvida na recepção é a seguinte: Que tipo de configuração eu vou precisar fazer p/ a antena receber e reconhecer o sinal do transmissor e repassar o sinal da internet p/ a rede da empresa? Ou É tudo PnP?

Desculpem-me o tópico longo mas acredito que tá bem mais fácil de entender.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa amigo eu sei o que você quer fazer, eu fiz uma rede parecida mas para quem vai receber não usa roteador. 1° compre 2 antenas http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Internet-Wireless-Direcional-25dBi--2.4-GHz-%5BMM%252d2425F10%5D-%252d-Aqu%C3%A1rio-.html conectada aos roteadores a seguir, e lembre de apontar direitinho!

2° este roteador para transmitir o sinal http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185949129-roteador-tp-link-150mbps-741nd-3x-mais-rápido-_JM (lembre que o sinal realmente vai longe, agora bote segurança!)

3° este AP Client para receber o sinal e jogar por cabo Ethernet RJ 45, nisso podendo ligar a outro roteador e dividir. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191274897-access-point-cliente-repetidor-tp-link-tl-wa701nd-150mbp-_JM

:) boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa amigo eu sei o que você quer fazer, eu fiz uma rede parecida mas para quem vai receber não usa roteador. 1° compre 2 antenas http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Internet-Wireless-Direcional-25dBi--2.4-GHz-%5BMM%252d2425F10%5D-%252d-Aqu%C3%A1rio-.html conectada aos roteadores a seguir, e lembre de apontar direitinho!

2° este roteador para transmitir o sinal http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185949129-roteador-tp-link-150mbps-741nd-3x-mais-rápido-_JM (lembre que o sinal realmente vai longe, agora bote segurança!)

3° este AP Client para receber o sinal e jogar por cabo Ethernet RJ 45, nisso podendo ligar a outro roteador e dividir. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191274897-access-point-cliente-repetidor-tp-link-tl-wa701nd-150mbp-_JM

:) boa sorte!

Oi Mateu, muito obrigado pela sua resposta.

Bem, então se eu vou ter que comprar outro roteador eu não vou precisar do meu 3com mais? Posso deixar ele guardado?

Outra, você sugeri p/ eu colocar o roteador lá na minha casa, mas ele vai ser meu servidor DHCP. Não tem um jeito de deixar o AP lá e o roteador aqui? Eu queria deixar menos coisa possível lá em casa.

E outra, essa antena que você falou tem um cabo de 10m, porém aqui na empresa iria precisar de pelo menos uns 20m entre a antena e sala onde ficam os equipamento de informática. Tem como "fazer" ou comprar uma extensão??

Novamente, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Mateus... o q o colega diefrota falou realmente funciona muito bem sim.

aqui na empresa (pequeno provedor wireless) utilizamos em clientes nessa situação (empresa x casa) solução ainda mais simples.

isso depende do que você quer na empresa. um ponto fixo para coletar a conexão ou wi-fi por exemplo..

mas a principio usamos um router e 2 antenas + conector wi-fi usb...

sendo q sinal sai da sua casa pelo router até a antena...

e na empresa chega pela antena e desce diretamente até um pc via usb... q pode sair via rj-45 (ethernet) e ser ligado a um hub ou switch por exemplo...

qto ao comprimento dos cabos, ocorre sim perca da qualidade, principalmente no que tange a latencia (ping)... o ideal principalmente na empresa (no caso) é algo entre 3 a 6 metros... mas ja fizemos até 35 metros e as percas nao chegam a ser consideráveis...

espero ter ajudado.. qquer dificuldade poste que os colegas aqui ajudam!

um abraço!

você pode usar conexões ainda mais simples por exemplo, apenas com 2 antenas, um adaptador wi-fi usb e os cabos... mais nada! tudo depende da topologia q opte em usar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi Mateu, muito obrigado pela sua resposta.

Bem, então se eu vou ter que comprar outro roteador eu não vou precisar do meu 3com mais? Posso deixar ele guardado?

Outra, você sugeri p/ eu colocar o roteador lá na minha casa, mas ele vai ser meu servidor DHCP. Não tem um jeito de deixar o AP lá e o roteador aqui? Eu queria deixar menos coisa possível lá em casa.

E outra, essa antena que você falou tem um cabo de 10m, porém aqui na empresa iria precisar de pelo menos uns 20m entre a antena e sala onde ficam os equipamento de informática. Tem como "fazer" ou comprar uma extensão??

Novamente, obrigado.

No caso é necessário enviar e receber, no caso o roteador envia (tem que estar na sua casa) e o AP recebe (tem que estar na empresa), pois somente com um roteador wireless como servidor na sua casa poderá enviar o sinal, caso contrário teria de providenciar cabo da sua casa até a empresa.

Sugiro para melhorar a segurança habilitar a reserva de macadress, deixando somente o mac do AP liberado e o resto bloqueado, e também irá precisar do note que recebeu a net na sua casa para clonar o mac dele para o roteador.

Com relação a cabo, as lojas especializadas (pelo menos aqui em BH) montam o cabo do tamanho que o cliente quer e com os conectores nescesários (N ou SMA), que no caso voce precissaria de 2 cabos N/SMA um para sua casa e outro para sua empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Mateus... o q o colega diefrota falou realmente funciona muito bem sim.

aqui na empresa (pequeno provedor wireless) utilizamos em clientes nessa situação (empresa x casa) solução ainda mais simples.

isso depende do que você quer na empresa. um ponto fixo para coletar a conexão ou wi-fi por exemplo..

mas a principio usamos um router e 2 antenas + conector wi-fi usb...

sendo q sinal sai da sua casa pelo router até a antena...

e na empresa chega pela antena e desce diretamente até um pc via usb... q pode sair via rj-45 (ethernet) e ser ligado a um hub ou switch por exemplo...

qto ao comprimento dos cabos, ocorre sim perca da qualidade, principalmente no que tange a latencia (ping)... o ideal principalmente na empresa (no caso) é algo entre 3 a 6 metros... mas ja fizemos até 35 metros e as percas nao chegam a ser consideráveis...

espero ter ajudado.. qquer dificuldade poste que os colegas aqui ajudam!

um abraço!

você pode usar conexões ainda mais simples por exemplo, apenas com 2 antenas, um adaptador wi-fi usb e os cabos... mais nada! tudo depende da topologia q opte em usar...

No caso é necessário enviar e receber, no caso o roteador envia (tem que estar na sua casa) e o AP recebe (tem que estar na empresa), pois somente com um roteador wireless como servidor na sua casa poderá enviar o sinal, caso contrário teria de providenciar cabo da sua casa até a empresa.

Sugiro para melhorar a segurança habilitar a reserva de macadress, deixando somente o mac do AP liberado e o resto bloqueado, e também irá precisar do note que recebeu a net na sua casa para clonar o mac dele para o roteador.

Com relação a cabo, as lojas especializadas (pelo menos aqui em BH) montam o cabo do tamanho que o cliente quer e com os conectores nescesários (N ou SMA), que no caso voce precissaria de 2 cabos N/SMA um para sua casa e outro para sua empresa.

Obrigado a vocês por terem respondido.

eu tomei a liberdade de exemplificar em desenho a topologia da empresa e em casa.

Fiz duas figuras a primeira é mostrando como ficaria para jogar o sinal da internet usando as sugestões dos amigos acima:

figura1mj.th.jpg

http://www.sendshop.com.br/products/Antena-Internet-Wireless-Direcional-25dBi--2.4-GHz-%5BMM%252d2425F10%5D-%252d-Aqu%C3%A1rio-.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185949129-roteador-tp-link-150mbps-741nd-3x-mais-rápido-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191274897-access-point-cliente-repetidor-tp-link-tl-wa701nd-150mbp-_JM

A figura dois eu gostaria de saber se vai dar certo. Eu pesquisei mais um pouco e achei este aparelho que é bem mais discreto e o fato dele trabalhar com frequência de 5.8GHz traria mais segurança e confiabilidade, visto que, a rede não seria vista por demais Acess Points da região, porém o preço dele é bem mais salgado que uma antena, mas ele tb é bem menor e discreto, além de possuir saída RJ45 onde solucionaria o problema do fio de apenas 10m da antena em grade.

E o fato dele receber RJ45 eu nao precisaria de um roteador sem fio, porque eu conectaria a antena direto na porta do modem (essa é a minha dúvida, daria certo conectar a antena direto no modem ou teria que comprar um switch p/ conectar o modem e a antena??).

E o melhor é que o servidor DHCP ficaria na empresa mesmo onde seria feito todo o gerenciamento da rede.

figura2z.th.jpg

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188079590-ubiquiti-airmax-nanostation-m5-58ghz-16dbi-5ghz-poe-_JM

O Orçamento que fiz p/ a figura 1 é: R$420,00 sem contar o cabeamento.

figura 2: R$580,00 sem contar cabeamento.

Desde já agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem eu ja ia dar a dica dos nanos, mas também tem o outro lado, a segurança de seu sinal, pois pouca gente tem 5Ghz em casa com PC além de mais estabilidade e menos interferência... o esquema 1 foi exatamente o que eu quis te dizer para fazer, eu peguei um TPlink WR740N (B/G/N) e meu sinal chega a 1Km diretamente de uma antena de grade 27Dbi em Notebooks com sinal 60% estável e sem obstaculos, pois moro na zona rural, e outra casa a de uma amiga minha levei outra antena ligando outra antena de grade chegando aos 5Km linha reta sinal 60% testado em placas Ralink(B/G) Ping para o roteador dava cerca de = 3ms ~ 12ms e a velocidade à 48Mb/s as vezes 36Mb/s fazia transferencia pelo windows 7 mostrando a 3 ~ 2,2Mb/s tanto recebendo quanto enviando. também tem a quantidade de internet, o esquema 1 que eu te falei maximo de internet que você poderá usar é um link de 50Megas e os roteadores enviarão tranquilamente toda velocidade. mas se você quiser fazer um teste, faz uma transferencia de arquivos entre os Pcs na rede da sua casa para a empresa, e você transferir pelo menos 10Mb/s (velocidade de download ou Upload) que o windows7 mostra, a velocidade da conexão ta dando mais de 100Mb/s (velocidade de rede real UP / DOWN). depois diz o que decidiu fazer e se ja fez mais os resultados :)

esqueci de dizer, o 3com você pode usar ele sim, depois do Roteador client que te mostrei um modelo acima, ai pode retransmitir o sinal dentro da empresa pois o mesmo Tplink Client so tem uma saida de cabo de rede, e então a decisão é sua em que fazer com ele, mas outra, pode usar ele para jogar seu sinal da sua casa com a antena para sua empresa, mas ele é 150/300Mb/s ? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi pessoal.

Seguinte, deixa eu atualizar a situação porque eu gostaria novamente da ajuda de vocês.

Eu comprei os nanostation M5 da Ubitiqui e fiz exatamente como está no esquema 2 que postei anteriormente.

A parte física está toda funcionando. As antenas estão conectadas e se enxergando com 80% de qualidade de sinal.

O problema agora é que estou tendo dificuldades p/ fazer a configuração.

Então deixa eu explicar p/ você como é a situação.

O modem tem ip padrão 192.168.100.1 (esse não dá p/ mudar), então eu coloquei o ip do nano configurado como AP 192.168.100.2 e o nano configurado como estação (o que está aqui na empresa) com ip 192.168.100.3, logo o roteador wireless ficou com ip 192.168.100.4 com DHCP ativo na faixa 192.168.100.5 até 254.

Pois bem, feito isso eu conecto os computadores, eu consigo enxergar os nanos + o modem fazer ping e tudo, mas não tenho internet.

Nos nanos eu coloquei, tanto no AP como na estação, os ip´s do gateway que é 192.168.100.1.

vocês tem alguma ideia de como eu faço p/ colocar a internet p/ funcionar?

Preciso fazer alguma configuração no roteador wireless além da distribuição dos ip´s por DHVP?

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal.

Seguinte, deixa eu atualizar a situação porque eu gostaria novamente da ajuda de vocês.

Eu comprei os nanostation M5 da Ubitiqui e fiz exatamente como está no esquema 2 que postei anteriormente.

A parte física está toda funcionando. As antenas estão conectadas e se enxergando com 80% de qualidade de sinal.

O problema agora é que estou tendo dificuldades p/ fazer a configuração.

Então deixa eu explicar p/ você como é a situação.

O modem tem ip padrão 192.168.100.1 (esse não dá p/ mudar), então eu coloquei o ip do nano configurado como AP 192.168.100.2 e o nano configurado como estação (o que está aqui na empresa) com ip 192.168.100.3, logo o roteador wireless ficou com ip 192.168.100.4 com DHCP ativo na faixa 192.168.100.5 até 254.

Pois bem, feito isso eu conecto os computadores, eu consigo enxergar os nanos + o modem fazer ping e tudo, mas não tenho internet.

Nos nanos eu coloquei, tanto no AP como na estação, os ip´s do gateway que é 192.168.100.1.

vocês tem alguma ideia de como eu faço p/ colocar a internet p/ funcionar?

Preciso fazer alguma configuração no roteador wireless além da distribuição dos ip´s por DHVP?

Desde já agradeço a atenção.

Vamos amigos, estou precisando da ajuda de vocês....

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diefrota beleza?

seguinte eu fiz uma rede parecida aqui e pra funcionar fiz como você, coloquei os ips assim, só qd chegar no roteador ligua o cabo do nano na porta wan dele e configura com ip fixo na wan esse mesmo 192.168.100.4,no gateway do roteador você coloca o ip do nano que fica conectado nele.

depois na lan você configura com outra classe de ip tipo 192.168.1.1 e liga dhcp se você quiser

Falou espero que de tudo certo, aqui funcionou assim.

agora q vi seus esquemas ali em cima as imagens q você montou, o esquema q eu montei era um roteador com porta wan e lan e wireless tb, nao sei se o teu modem vai servir, porque o cabo do nano teria q ser ligado na wan com ip fixo e outro cabo saindo da lan para o switch com outra classe de ip as wireless pega automatico o ip da lan tb, mas isso funciona se for um roteador, nao sei te dizer com esse modem ai se vai funcionar. Falou, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diefrota beleza?

seguinte eu fiz uma rede parecida aqui e pra funcionar fiz como você, coloquei os ips assim, só qd chegar no roteador ligua o cabo do nano na porta wan dele e configura com ip fixo na wan esse mesmo 192.168.100.4,no gateway do roteador você coloca o ip do nano que fica conectado nele.

depois na lan você configura com outra classe de ip tipo 192.168.1.1 e liga dhcp se você quiser

Falou espero que de tudo certo, aqui funcionou assim.

agora q vi seus esquemas ali em cima as imagens q você montou, o esquema q eu montei era um roteador com porta wan e lan e wireless tb, nao sei se o teu modem vai servir, porque o cabo do nano teria q ser ligado na wan com ip fixo e outro cabo saindo da lan para o switch com outra classe de ip as wireless pega automatico o ip da lan tb, mas isso funciona se for um roteador, nao sei te dizer com esse modem ai se vai funcionar. Falou, abraço

Oi Amigo, beleza, com você?

Oh.. tentei o que você falou mais não funcionou não.

Eu acho que a embratel registra o MAC da placa do pc que entra na net. O problema que meu note levou o farelo e eu nao tenho como acessar o MAC dele p/ tentar clonar lá no roteador.

você sabe dizer se a embratel trabalha assim?

P/ testar eu teria que pegar algum outro note e tentar conectar aqui de casa, se pegar normal é porque a embratel nao registra mac se nao pegar é porque registra.

Mas alguma ideia alguém????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Hoje eu peguei o pc do trampo e instalei aqui em casa p/ verificar se a embratel libera a internet por MAC, mas a net funcionou aqui perfeitamente.

Eu liguei p/ embratel p/ tentar achar uma resposta p/ isso. A única coisa que ela me falou era que a embratel libera ip dinamicos p/ os clientes, e que ao configurar o roteador era p/ eu falar isso p/ o tecnico que for fazer o serviçco (eu, no caso). Ela disse que é um pouco mais complicado de configurar um roteador p/ embratel que p/ os adsl da vida, tipo velox da Oi.

Eu deixei meu pc configurado p/ receber ip do servidor DHCP, no caso, o modem da motorola, p/ verificar qual ip é entregue p/ mim e das três vezes que eu conectei e desconectei os ip´s atribuidos p/ meu pc foram: 187.122.227.87 / 187.122.224.154 / 187.122.224.85. Esses foram o ip da minha máquina. O ip do gateway foi sempre o mesmo: 187.122.224.1. Porém se você quiser entrar na página de configuração do modem, você deve acessar o ip que eu disse nos posts anteriores: 192.168.100.1, se colocar o 187.122.224.1 não acha nada.

Ah, mais um detalhe, se eu conectar o pc configurando como ip fixo, por exemplo:

ip da máquina: 192.168.100.5

máscara: 255.255.255.0

gateway: 192.168.100.1

NÃO HÁ ACESSO A INTERNET!!! A conexão fica como limitada c/ o sinal de "!" no ícone da barra perto do relógio.

Então meus amigos, será se com essas informações a gente consegue colocar essa rede p/ funcionar?

Eu acho que o problema aqui é configuração de ip. É necessário clonar MAC de alguém agora?

Me ajudem ai pessoal...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia pessoal,

Hoje eu peguei o pc do trampo e instalei aqui em casa p/ verificar se a embratel libera a internet por MAC, mas a net funcionou aqui perfeitamente.

Eu liguei p/ embratel p/ tentar achar uma resposta p/ isso. A única coisa que ela me falou era que a embratel libera ip dinamicos p/ os clientes, e que ao configurar o roteador era p/ eu falar isso p/ o tecnico que for fazer o serviçco (eu, no caso). Ela disse que é um pouco mais complicado de configurar um roteador p/ embratel que p/ os adsl da vida, tipo velox da Oi.

Eu deixei meu pc configurado p/ receber ip do servidor DHCP, no caso, o modem da motorola, p/ verificar qual ip é entregue p/ mim e das três vezes que eu conectei e desconectei os ip´s atribuidos p/ meu pc foram: 187.122.227.87 / 187.122.224.154 / 187.122.224.85. Esses foram o ip da minha máquina. O ip do gateway foi sempre o mesmo: 187.122.224.1. Porém se você quiser entrar na página de configuração do modem, você deve acessar o ip que eu disse nos posts anteriores: 192.168.100.1, se colocar o 187.122.224.1 não acha nada.

Ah, mais um detalhe, se eu conectar o pc configurando como ip fixo, por exemplo:

ip da máquina: 192.168.100.5

máscara: 255.255.255.0

gateway: 192.168.100.1

NÃO HÁ ACESSO A INTERNET!!! A conexão fica como limitada c/ o sinal de "!" no ícone da barra perto do relógio.

Então meus amigos, será se com essas informações a gente consegue colocar essa rede p/ funcionar?

Eu acho que o problema aqui é configuração de ip. É necessário clonar MAC de alguém agora?

Me ajudem ai pessoal...

Obrigado

Pelo jeito será necessário um servidor de internet na sua casa (um roteador) para poder enviar o sinal para a empresa, pois o aparelho da antena (este deveria fazer a conexão, mas não o faz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito será necessário um servidor de internet na sua casa (um roteador) para poder enviar o sinal para a empresa, pois o aparelho da antena (este deveria fazer a conexão, mas não o faz).

Oi doidaofox, obrigado por responder.

Então você acha que eu precisarei colocar um outro router em casa, depois do modem, e ligar a antena no router, isso?

Agora lhe pergunto. Eu tenho sobrando aqui um DI-524, este poderia atender a necessidade de tráfego de dados? e Outra, a atendente da embratel disse que precisaria de uma configuração diferente da adsl, como eu faria esta configuração?

Alguém sabe?

Novamente, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi doidaofox, obrigado por responder.

Então você acha que eu precisarei colocar um outro router em casa, depois do modem, e ligar a antena no router, isso?

Agora lhe pergunto. Eu tenho sobrando aqui um DI-524, este poderia atender a necessidade de tráfego de dados? e Outra, a atendente da embratel disse que precisaria de uma configuração diferente da adsl, como eu faria esta configuração?

Alguém sabe?

Novamente, obrigado.

Nesse caso não sei como configurar, pois teria que ter as configurações da embratel para poder eprega-las ao roteador, mas acredito que seja da mesma forma que a NET, já que se trata de um cable modem, pois o IP do roteador ficaria sendo o IP que o modem falasse. Esse roteador ai serviria sim, por isso indiquei logo no inicio um roteador, pois o primeiro dispositivo conectado a um cable modem que irá receber o IP de internet.

Tente utilizar-se do método de configuração para NET virtua, e verifique se deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso não sei como configurar, pois teria que ter as configurações da embratel para poder eprega-las ao roteador, mas acredito que seja da mesma forma que a NET, já que se trata de um cable modem, pois o IP do roteador ficaria sendo o IP que o modem falasse. Esse roteador ai serviria sim, por isso indiquei logo no inicio um roteador, pois o primeiro dispositivo conectado a um cable modem que irá receber o IP de internet.

Tente utilizar-se do método de configuração para NET virtua, e verifique se deu certo.

Obrigado novamente doidaofox.

Não existe NET aqui, mas nos outros sites eu achei o pessoal falando que a net registra o mac e libera somente p/ ele, isso já nao acontece c/ a embratel, mas o resto das configurações devem ser as mesmas. Seria bom se alguém que já tivesse roteado a internet da embratel através de um roteador postasse aqui como fez.

"já que se trata de um cable modem, pois o IP do roteador ficaria sendo o IP que o modem falasse". você quis dizer que o ip do roteador seria o ip do gateway que apareceria no ipconfig, no caso, 187.122.224.1, certo?

Qual seria a a configuração de WAN do roteador?

e as antenas, ficariam com que ip?

Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado novamente doidaofox.

Não existe NET aqui, mas nos outros sites eu achei o pessoal falando que a net registra o mac e libera somente p/ ele, isso já nao acontece c/ a embratel, mas o resto das configurações devem ser as mesmas. Seria bom se alguém que já tivesse roteado a internet da embratel através de um roteador postasse aqui como fez.

"já que se trata de um cable modem, pois o IP do roteador ficaria sendo o IP que o modem falasse". você quis dizer que o ip do roteador seria o ip do gateway que apareceria no ipconfig, no caso, 187.122.224.1, certo?

Qual seria a a configuração de WAN do roteador?

e as antenas, ficariam com que ip?

Desde já agradeço a ajuda.

Como no caso não é IP fixo, teria que seguir o esquema da net para o roteador buscar IP automático, porém sem clonagem do mac (na net soemente tem liberação via mac quem é usuário de IP fixo, usuário de IP dinamico é só reiniciar o equipamento da net pra registrar o novo mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como no caso não é IP fixo, teria que seguir o esquema da net para o roteador buscar IP automático, porém sem clonagem do mac (na net soemente tem liberação via mac quem é usuário de IP fixo, usuário de IP dinamico é só reiniciar o equipamento da net pra registrar o novo mac.

Oi meu amigo, obrigado por responder novamente.

Bem, eu gostaria que você me mostrasse na prática como eu faço p/ configurar o roteador p/ ip dinâmico. Eu tirei uma fotos da parte de configuração de internet do meu roteador.

Na primeira foto mostra as opções de configuração de internet: Disabilitada, PPPoE, PPPoA, Bridge Mode, Routing Mode over ATM e a Dynamic/Fixed Ip in 1483 Bridge Mode. Eu lendo o manual do roteador eu achei que a última opção seria a correta, quando eu seleciono esta opção aparece as configurações da imagem dois. Poir fim eu tirei uma foto da pagina de configuração da antena, nela, como eu devo proceder?

configuraoroteador1.th.jpg

configuraoroteador2.th.jpg

configuraoz.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há bom sua antena tem configuração.

Teria como postar uma imagem tamanho real das configs da antena (dependendo não precisa do roteador).

Pois ela ta bem ruim, se possível tem como voce dizer logo de cara se ela pega ip automático.

https://viewer.zoho.com/api/urlview.do?url=http://tecniconet.com.br/arquivos/manualnano.pdf

Esse é um manual de config do NSM5, to lendo pra ver se tem como configurá-lo como roteador AP.

_____________________

Edit 1

Achei a solução, elaborando resposta...

_____________________

Edit2

Vendo o manual do NSM5, dá pra configurar o que está na sua casa como servidor de internet, colocando para ele pegar IP automático (ao invés do IP fixo que ele tem) e habilitando o servidor DHCP dele, com reserva de MAC para os micros wireless e o NSM5 da em presa como stação.

voce está sem net pois está dizendo que o IP do modem (na sua casa) é o IP da net que não é (ele apenas repassa a informação para o próximo aparelho pegar um IP de internet, e no caso seu NSM5 pode ser esse aparelho, bastando apenas configura-lo certo.

Configure a parte Wan do NSM5 para pegar IP automático que voce terá net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há bom sua antena tem configuração.

Teria como postar uma imagem tamanho real das configs da antena (dependendo não precisa do roteador).

Pois ela ta bem ruim, se possível tem como voce dizer logo de cara se ela pega ip automático.

https://viewer.zoho.com/api/urlview.do?url=http://tecniconet.com.br/arquivos/manualnano.pdf

Esse é um manual de config do NSM5, to lendo pra ver se tem como configurá-lo como roteador AP.

_____________________

Edit 1

Achei a solução, elaborando resposta...

_____________________

Edit2

Vendo o manual do NSM5, dá pra configurar o que está na sua casa como servidor de internet, colocando para ele pegar IP automático (ao invés do IP fixo que ele tem) e habilitando o servidor DHCP dele, com reserva de MAC para os micros wireless e o NSM5 da em presa como stação.

voce está sem net pois está dizendo que o IP do modem (na sua casa) é o IP da net que não é (ele apenas repassa a informação para o próximo aparelho pegar um IP de internet, e no caso seu NSM5 pode ser esse aparelho, bastando apenas configura-lo certo.

Configure a parte Wan do NSM5 para pegar IP automático que voce terá net.

obrigado por responder novamente amigo,

eu resolvi a situação da seguinte forma:

Como eu não estava acertando a configuração WLan da antena que estava ligada diretamente no modem, o modem que atribui ip dinâmico p/ quem ele está conectado diretamente a internet nao funcionava. Para isso eu coloquei um D-link DI-524 aantigo que tenho guardado aqui que possui uma porta WAN e 4 LAN, então conectei o modem no roteador, configurei a WAN dele p/ pegar ip dinâmico e a Lan eu configurei com a classe de ip 192.168.0.x o proprio roteador e as antenas.

Já no roteador aqui da empresa o 3com que tem aqui eu descobri que ele não trata a porta WAN, ele tem somente LAN, então eu usei ele apenas como switch e deixei dhcp desativado e coloquei os pcs daqui tudo com ip fixo.

P/ dar melhor segurança eu estou pensando em trocar esse roteador da 3com e colocar um outro que trate a porta WAN. Qual roteador N vocês me aconselham a comprar???

Estava tb pensando em usar uma máquina antiga que tenho desativada aqui p/ fazer um firewall mais decente com debian, o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
obrigado por responder novamente amigo,

eu resolvi a situação da seguinte forma:

Como eu não estava acertando a configuração WLan da antena que estava ligada diretamente no modem, o modem que atribui ip dinâmico p/ quem ele está conectado diretamente a internet nao funcionava. Para isso eu coloquei um D-link DI-524 aantigo que tenho guardado aqui que possui uma porta WAN e 4 LAN, então conectei o modem no roteador, configurei a WAN dele p/ pegar ip dinâmico e a Lan eu configurei com a classe de ip 192.168.0.x o proprio roteador e as antenas.

Já no roteador aqui da empresa o 3com que tem aqui eu descobri que ele não trata a porta WAN, ele tem somente LAN, então eu usei ele apenas como switch e deixei dhcp desativado e coloquei os pcs daqui tudo com ip fixo.

P/ dar melhor segurança eu estou pensando em trocar esse roteador da 3com e colocar um outro que trate a porta WAN. Qual roteador N vocês me aconselham a comprar???

Estava tb pensando em usar uma máquina antiga que tenho desativada aqui p/ fazer um firewall mais decente com debian, o que vocês acham?

Boa saida, mas ainda indico a configurar o NSM5 como servidor de net.

Uma boa ideia a do firewall, melhoraria bastante contra invasões externas a rede (provindas do raio de alcance do NSM5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa saida, mas ainda indico a configurar o NSM5 como servidor de net.

Uma boa ideia a do firewall, melhoraria bastante contra invasões externas a rede (provindas do raio de alcance do NSM5).

Eu preferiria configurar do jeito que você falou, mas tentei de várias formas e não consegui.

Na parte Network da antena tem 3 opções: Bridge (a que eu escolhi), Router e SOHO Router, qual dessas seria a correta?

A outra antena, a da empresa, continuaria como Bridge, certo?

Pois é, o firewall um amigo meu vai me ajudar a configurar que ele é bem mais safo.

Agora com relação ao roteador p/ ficar aqui, você indica qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu preferiria configurar do jeito que você falou, mas tentei de várias formas e não consegui.

Na parte Network da antena tem 3 opções: Bridge (a que eu escolhi), Router e SOHO Router, qual dessas seria a correta?

A outra antena, a da empresa, continuaria como Bridge, certo?

Pois é, o firewall um amigo meu vai me ajudar a configurar que ele é bem mais safo.

Agora com relação ao roteador p/ ficar aqui, você indica qual?

No caso na parte link setup o da sua casa como AP e o do trampo com stação.

na parte network o da sua casa tem que estar router (sem discar PPoE, e IP dinamico [sem ip fixo]) e o da empresa como bridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...