Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

Bem, eu resolvi eu mesmo abrir a fonte e dar uma olhada... não tenho tanta experiência com

eletrônica mas já montei alguns circuitos e andei lendo e assistindo algum material na internet

 

sobre fontes... Abrindo a fonte percebi de cara que o capacitor (que nesta fonte é somente um

 

de 400v 330uF) está estufado. Tomei as precauções pra evitar um choque e descobri que ele

 

está descarregado (até porque nao ligo a fonte há dias), mas não consegui removê-lo pra testar

 

porque meu ferro de solda está uma b****. A ponta está horrível e vou ver se consigo trocá-la

 

em breve. Testei o fusível e está OK. A ponte retificadora no caso dessa fonte é daquelas

 

em um componente só (que ainda não localizei e não estou muito certo de como testá-la).

 

E o varistor também não tenho certeza se encontrei, existe um componente azul parecido,

 

mas está bem escondido entre dois transformadores e não consigo ter certeza, mas

 

aparentemente não está rachado nem em mal estado... O capacitor não testei na placa porque

 

até onde me informei posso danificar os outros componentes. Será que apenas trocando

 

ele consigo fazer a fonte funcionar novamente? Existe alguma coisa sobre a qualidade do

 

componente que eu deva prestar atenção ou é só comprar um qualquer de mesmo valor na loja?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

Gostaria de saber se tem solução. Qual componente precisaria trocar para voltar a dar a corrente normal? Obrigado.

Tem sim, nem te preocupes...

O componente que necessita ser trocado ai se chama fonte, pois essa que tens ai é uma imitação de fonte....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_bogus_, tenho menos prática do que você. Quero dizer que trazer imagens da fonte pode impulsionar o tópico. Seria esta ou esta? Digamos que seja a primeira. A página 3 do teste diferencia os varistores dos capacitores.

Estou aproveitando essa fonte pra aprimorar um pouco mais minha eletrônica hahaha... decidi consertar sozinho

porque se conseguir tenho dois monitores de audio aqui que estão com um problema parecido há tempos, se me der

bem com essa fonte me arrisco neles kkkk

Então, minha fonte é a primeira, OCZ 500W MODXSTREAM. Ontem finalmente comprei a ponta nova pro ferro de

solda e removi o capacitor de 330uF 400V que está estufado e sem resposta no multímetro. Fiz um teste também

com a ponte retificadora (na placa) e seguindo o datasheet com os diodos eles estão aberto e passando energia

pro lado errado, então vou ter que trocar também, O duro é que ele é parafusado numa placa e como os componentes

são amontoados não consigo alcançar o parafuso, será que tem alguma forma de remover ele sem dessoldar

essa bobina também? O varistor vou ver se dessoldo agora pra testar... preciso dar uma olhada de novo em como

se testa ele...

Ponte retificadora GBU805

IMG_20150922_102713757.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, tudo bem? O meu problema e com o carregador do meu notebook. E umbcarregador do sony vaio com saida 19,5v e 2,3A. O problema e no cabo, bem perto da fonte. Ele estava com mau contato e eu tinha que mexe-lo para ele ele carrrgar o note. De dois dias para ca ele morreu de vez. Quero saber se vale mais a pena consertar ou comprar um novo. Encontrei ele numa loja por 90 dilmas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@William Juan Melo, se o problema é apenas esse mal contato, vale muito a pena consertar. Fica uns R$ 30,00. Eu precisei disso. Para quem trabalha com isso, é um serviço muito simples, sem mistérios. O cabo deverá ser trocado inteiro; ou então apenas as soldas terão de ser refeitas, se os plugues e o resto estiverem bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde galera, sou novo aqui no fórum, porém, sempre estou acompanhando, eu tenho um computador com a seguinte configuração:

Processador AMD Phenon II X4 945 3.0 GHz
2 Pentes de Memória Kingston DDR3 1333 MHz 2GB
Placa mãe Asus M4A78T-E
2 HDS Seagate 1 TB 7200rpm
1 HD Seagate 500 GB 7200rpm
VGA ATI Radeon HD 5750 1GB DDR5 128Bits
Fonte OCZ Stealth X Stream 2 700W
Gabinete Thermalteak V8

Vou aos fatos, meu pc de uns dias pra cá começou a reiniciar constantemente, fiz alguns testes e descobri q era a minha fonte que estava causando o problema, liguei uma C3TECH de 500w e não reiniciou mais, porém, coloquei minha fonte em outro computador AMD, e não apresentou nenhum problema, ficou o dia todo rodando teste de hardware, pra forçar a energia e não reiniciou nenhuma vez sequer, eu ligo na minha placa mãe, desligo a VGA, os Hds, coolers, gravador de DVD, não dá 1 minuto ele desliga, fica uma tela preta e após um tempo ele volta, deixei um multímetro ligado, e tem os 12.20 V normalmente, mesmo quando ele desliga não oscila a tensão, fica estabilizada nos 12.2V, 12.25V, se eu ligo a fonte C3TECH ele funciona normal, fica nos 11.80 V, mesmo com todos os componentes, eu sei q tem algo errado com minha fonte, mas gostaria de entender o q está havendo, porque q só desliga na minha placa mãe e nas outras não? Sendo q sempre funcionou normalmente, já aconteceu caso semelhante com vocês? Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Neves Padilha, por que não pode ser sua placa-mãe, ou até mesmo qualquer outro componente que "confunda" a fonte?

Isso não sei dizer, porque na outra fonte tá funcionando normal, eu tenho essa de "500w" também, mas se eu for rodar um jogo pesado certamente ela desligará, meu medo é de comprar uma outra fonte com PFC ativo e tal e continuar na mesma

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Então galera, estou enfrentando um enorme problema com COIL WHINE na minha fonte...

 

Config:

Motherboard - Gigabyte GA-Z97X Gaming 3

Processador - Core i5-4690K

VGA - Gigabyte GTX970 G1 Gaming

FONTE - Corsair CX750

Ram - Corsair Vengeance 8gb

HD 1TB Seagate Barracuda

SSD Kingston 120GB

 

Problema:

Toda vez que entro em algum programa/jogo que consuma vga, ou até mesmo na rolagem/atualização de páginas do navegador, a minha fonte começa a fazer uns barulhos muito estranhos e chatos (como se fossem barulhos de algo em curto), e na maioria das vezes o programa/jogo crasha ou trava o sistema.

(De uns tempos pra cá os travamentos cessaram, porém o barulho continua).

 

Teste 1 (FONTE):

A percepção foi de que o problema era com a fonte, mas não. 

* Mandei a mesma para o RMA, recebi uma nova, testei, e o problema continuou. 

* Testei uma fonte de um amigo (Zalman 600w), e começou a apresentar os mesmos ruídos que a minha (corsair cx750) fazia.

 

Teste 2 (VGA):

Como os barulhos ocorriam todas as vezes que eu entrava em algum game ou programa que exigia da placa gráfica:

* Desconectei minha VGA, e rodei o vídeo no onboard, o barulho parecia ter cessado, porém voltou após um tempo (mais suave).

* Testei somente a minha vga (gtx 970 g1 gaming) em outro desktop (com uma fonte zalman 600w) e funcionou perfeitamente, sem nenhum coilwhine na fonte ou na vga.

 

Teste 3 (MOBO):

Após ter testado FONTE e VGA, o que me veio à cabeça foi que havia algum problema com o slot da VGA ou com as voltagens da MOBO.

* Comparei as voltagens na Bios e estavam todas certas.

* Mandei RMA da MOBO, a loja testou e constatou que não haviam problemas. 

Vídeo teste da loja: 


 

Recebi a MOBO devolta, formatei e instalei uma nova versão do Windows, e o problema ainda persistiu.

 

Será o Processador?

O que resta testar:

- Um outro processador e uma outra MOBO na minha config.

 

Estou há quase 1 ano já com esse problema, sou de uma cidade do interior de Santa Catarina, e não consigo uma assistência que resolva isso pra mim.

Se alguém souber o que pode ser, ou que saiba alguém que possa me auxiliar, ficaria muito agradecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza não entendo muito tenho uma fonte da corsair Cx600 Ela Ta com defeito ela Ta Em Curto eu acho ela Roda o Cooler e desarma,, as vez ela liga mais não sai -12 No cabo AZUL  e nem +5  No cabo ROXO,,, Não sei o que pode ta com defeito capacitor diodo queria saber pra facilitar o Conserto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conserto de fontes não é coisa simples e não é minha praia. Nunca consertei uma fonte. Mas estamos aqui para abordar possibilidades e aprender algo.

 

Se você quer mesmo chegar a consertar uma fonte, tem de estudar eletrônica, as arquiteturas de fonte mais comuns, saber a função de cada componente, como testá-los, entender os circuitos, tomar cuidados com sua segurança pessoal, adquirir ferramentas boas e saber usá-las, saber soldar e dessoldar sem danificar coisa, sem deixar errado. Não dá pra fazer grandes testes em fontes de alimentação sem mexer com solda.

 

A não ser que você dê a sorte do defeito ser uma grande besteira, o que dificilmente será o caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pessoal,

 

Estou enfrentando um problema com meu pc,(MOBO: asus z97-pro, CPU: i7-4770, RAM:16GB corsair vengence, VGA: pny gtx 970, PSU:Cooler Master GXII 650 W).

 

Sempre rodei todos os jogos sem problemas nesta máquina, porém recentemente o mesmo começou a desligar sozinho durante a execução de jogos (a frequência vem aumentando), e após o reboot a bios mostra que a máquina foi desligada devido ao anti-surge protection da placa - mãe.

 

Enfim, já desabilitei o recurso (Vi em muitos foruns que oscilações são esperadas e que este recurso, por muitas vezes exagera na proteção) e não resolveu, a diferença é que a mensagem de desligamento por conta do anti-surge não aparece. Então resolvi loggar as voltagens através do SpeedFan para ver o que ocorre e notei que existem algumas oscilações fortes (Principalmente nos itens Vin2, Vin7).

Peço duas coisas aos membros do Forum, a primeira é que se alguém puder dizer o que é cada identificador de tensão apresentado seria uma informação valiosa.

A segunda é saber a opinião de vocês, se isso realmente é problema da fonte ou pode ser alguma configuração.

 

Bom se alguém se interessar e precisar de mais alguma informação, eu provindecio

 

Aguardo a opinião da galera do Forum.

 

PS: Anexei o export do log no arquivo voltagens.xls

 

Atenciosamente,

Thiago Cardoso

Voltagens.xls

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recentemente meu computador veio se desligando sozinho e custando a ligar, a mensagem que aparece na tela diz alguma coisa sobre "power supply" e isso começou acontecer depois que eu abri o pc pra trocar uns cabos SATA. O computador vem funcionando normalmente, porém vez ou outra ele se desliga sozinho, será que o problema pode estar na fonte?

 

Minha Configuração:

Intel Core i5-3570

Gtx 970 Gigabyte

HD 1tb+SSD 60gb

Cooler Blizzard T2

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joao, você deu a sorte de se deparar um problema que o próprio sistema operacional pôde ajudar a identificar.

 

Quando você abriu a máquina para mexer nos cabos SATA você também mexeu em outros cabos? O que você fez? Qual é o modelo da fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao, você deu a sorte de se deparar um problema que o próprio sistema operacional pôde ajudar a identificar.

 

Quando você abriu a máquina para mexer nos cabos SATA você também mexeu em outros cabos? O que você fez? Qual é o modelo da fonte?

Não mexi não, mas logo depois eu retirei todos os cabos e conectei novamente, o erro que a placa mãe apresenta é decorrente daquele "asus anti-surge" dizendo que a frequência na linha de 5V tava desregulada, não sei se é um erro de leitura ou um problema real. Minha fonte é uma ocz-600wmxsp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não posso falar da mesa pois nunca a vi funcionar. Porém o adaptador apresenta o seguinte comportamento: quando conectado a tomada e desconectado do aparelho, o seu LED fica acesso. Porém quando conecto o adaptador à mesa, esse mesmo LED se apaga. A mesa continua sem nenhum sinal de alimentação.

Peça pra um moderador, mover seu post pra área correta.. Aqui é área de fontes de computador. ^^

 

Mas, sobre seu problema, não sei a polaridade da fonte? Como é o conector dessa mesa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça pra um moderador, mover seu post pra área correta.. Aqui é área de fontes de computador. ^^

 

Mas, sobre seu problema, não sei a polaridade da fonte? Como é o conector dessa mesa?

 

A entrada é desse tipo:

 

Power_ac_adapter_output_24v_4_pin.jpg

 

Quanto a polaridade, eu não entendo muito bem disso.

 

Eu irei apagar o post e procurar uma seção melhor.

 

Atenciosamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A entrada é desse tipo:

 

Power_ac_adapter_output_24v_4_pin.jpg

 

Quanto a polaridade, eu não entendo muito bem disso.

 

Eu irei apagar o post e procurar uma seção melhor.

 

Atenciosamente.

Enquanto aguarda a moderação, o que pode estar acontecendo é que a fonte tem uma polaridade diferente da mesa.. Aquela coisa de positivo e negativo, sabe??

 

Os 4 pinos centrais, passam energia à mesa.. Talvez, a polaridade desses pinos, seja diferente da necessidade da mesa.. Sendo diferente, a fonte entra em curto.. Esse tipo de fonte, tem uma proteção contra curto-circuito, por erro de polarização.. Ela desliga.. Deve ser isso que faz a fonte apagar ao ligar na mesa..

 

De longe, meu palpite seria esse..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...