Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

  • Membro VIP

Como é que esse transformador dai foi ficar desse modo????

Isso dai por acaso não teria sido tirado de outra fonte para ser colocado ai???

Não te meta de pato a ganso e se trocares a bobina (como citas) por um curto estarás decretando a morte definitiva dela...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

Como é que esse transformador dai foi ficar desse modo????

Isso dai por acaso não teria sido tirado de outra fonte para ser colocado ai???

Não te meta de pato a ganso e se trocares a bobina (como citas) por um curto estarás decretando a morte definitiva dela...

 

 

Olá amigo faller!

 

bom, essa fonte eu comprei uns anos atrás para substituir minha "FireAge" que por sinal estava funcionando normal, porém ao ler na internet que ela era uma "bomba" resolvi comprar essa Seasonic pra substitui-la uma vez que haviam boas referencias sobre essa fonte, porém pra meu azar a Seasonic deu problema com pouco mais de 1 ano de uso e tive que substituir pela minha atual Corsair CX430M.

 

Essa fonte foi comprada nova em uma loja muito conhecida na net e eu não fiz nenhuma substituição de peças, apenas fiz alguns testes de componentes pra ver onde estaria o problema... como ja disse testei diodos resistores transistores etc e nao consegui achar o defeito, ao colocar essa foto da bobina em um fórum de eletrônica fui informado que a mesma esta danificada e que ela nao poderia ficar assim, que isso pode ter sido causado por superaquecimento o que faz sentido pois eu fiz overclock na cpu com essa fonte..

então resolvi tirar a bobina e ver se teria alguma solução para esse problema para poder recuperar a fonte.

 

Fonte com a bobina e os capacitores do pra mimário retirados:

 

IMG_7063.jpg

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, faller disse:

Essa sua Seasonic, se veio desse modo como está ai, veio carimbada, mexida. Não tem nenhuma cara de ser uma Seasonic original e sim consertada. Essa bobina ou transformador não tem nenhuma cara de ser uma peça nova..

 

 

como assim amigo faller? eu achei que essas manchas teriam sido causadas por algum curto ou aquecimento anormal... como eu disse eu usei ela normalmente por pouco mais de 1 ano... ate se nao me engano foi quando o pc desligou do nada ou nao ligava mais ai tive q substituir pela atual Cx430M..

 

então vou perder a fonte por causa desse problema é isso? nem adianta eu colocar a bobina de volta?

 

veja que eu retirei todos os capacitores mas acho q o problema nao esta neles... testei todos e aparentemente estão ok.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As manchas na bobina se devem em parte ao uso de fio de cores diferentes algumas e em outras pode ter acontecido efeito Corona (fuga, chispamento devido a operar em alta frequência) em outras. Fica difícil analisar por fotos mas que está estranho está...

 

Todos são capacitores Low ESR.. especiais para alta frequência. Difícil que os tenha testado a ponto de afirmar que estão todos ok...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 24/03/2016 às 18:04, faller disse:

Como é que esse transformador dai foi ficar desse modo????

Isso dai por acaso não teria sido tirado de outra fonte para ser colocado ai???

Não te meta de pato a ganso e se trocares a bobina (como citas) por um curto estarás decretando a morte definitiva dela...

 

7 horas atrás, faller disse:

As manchas na bobina se devem em parte ao uso de fio de cores diferentes algumas e em outras pode ter acontecido efeito Corona (fuga, chispamento devido a operar em alta frequência) em outras. Fica difícil analisar por fotos mas que está estranho está...

 

Todos são capacitores Low ESR.. especiais para alta frequência. Difícil que os tenha testado a ponto de afirmar que estão todos ok...

 

faller, com um chave de fenda fui raspando e retirei o esmalte nessa partes onde o esmalte dos fios estavam danificados e com manchas e saiu um pozinho fino de oxidação porém ao ir limpando percebi que o metal não danificou ou seja apenas oxidou na parte mais externa... como você falou, acredito que aconteceu esse efeito corona e as faiscas danificaram o esmalte causando curto nos fios e com o esmalte danificado foi oxidando com o tempo pois a fonte esta mais de 1 ano parada...

 

IMG_7172.jpg

 

IMG_7176.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso dai, claro que em proporções maiores muito maiores que dentro de sua fonte, é o efeito Corona

Aquilo que você raspou é o verniz isolante protetor do fio, que evita curto circuito...

 

Eu não usaria nem o transformador novamente muito menos a fonte que o comportasse..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Isso dai, claro que em proporções maiores muito maiores que dentro de sua fonte, é o efeito Corona

Aquilo que você raspou é o verniz isolante protetor do fio, que evita curto circuito...

 

Eu não usaria nem o transformador novamente muito menos a fonte que o comportasse..

 

 

 

ok faller, então é melhor nao utilizar mais essa fonte. dei muito azar com essa seasonic infelizmente.

 

interessante o vídeo!

 

muito obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal um help.

 

A um tempo atrás comprei uma fonte Seasonic 660W 80+ Platinum para substituir a minha Corsair 600W(primeira versão).

 

Acontece que assim que liguei ela tive problema de fuga de energia não tinha condição de uso e tirei coloquei ela de volta na caixa e ia mandar ela para garantia para troca acontece que devido a vários problema pessoas e esquecimento não enviem.

 

Hoje me ocorreu algo a Corsair tem seu cooler virado para baixo como padrão já a Seasonic tem o cooler virado para cima quando eu liguei ela a primeira vez coloquei o cooler virado para baixo(deixando a fonte de cabeça para baixo) e invertendo a posição de encaixe da tomada.

 

Minha duvida é o fato deu ter ligado a tomada em posição diferente (Positivo + Negativo) pode estar ocasionando a fuga de energia ?

 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/03/2016 às 03:26, lenondmf disse:

....Minha duvida é o fato deu ter ligado a tomada em posição diferente (Positivo + Negativo) pode estar ocasionando a fuga de energia ?

 

Obrigado.

 

Tomadas tripolares garantidas contra inversão tem razão de ser além de aportar uma terceira via, para o aterramento, são assim feitas para que você não inverta a posição dos fios desde que sua tomada esteja corretamente ligada.

Modo correto de se ligar uma tomada, se vista de frente, do lado que vai se inserir o plugue.

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

 

O fato da fonte estar de lado, virada, de pernas para cima, nada interessa, não importa. O que importa mesmo é a correta ligação dos fios a tomada e a inserção do plug de modo correto, por isso o fabricante coloca 3 pinos sem condições de inversão a menos que se faça como muita gente que se considera "esperta" o faz, cortando o pino do aterramento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

pessoal estou com uma fonte corsair de 650W com problema, esta acontecendo o seguinte o pc liga normal começa a carregar o windows mais assim que termina de carrega ele reinicia, e na tela da bios informa para verificar o problema com a unidade de energia, já olhei na bios e as tensões esta marcando tudo certo, desde já obrigado e alguém pode ajudar, e sim já troquei o capacitor 400v 470uf e permanece como mesmo problema, help!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, kurtnir disse:

Olá,

pessoal estou com uma fonte corsair de 650W com problema, esta acontecendo o seguinte o pc liga normal começa a carregar o windows mais assim que termina de carrega ele reinicia, e na tela da bios informa para verificar o problema com a unidade de energia, já olhei na bios e as tensões esta marcando tudo certo, desde já obrigado e alguém pode ajudar, e sim já troquei o capacitor 400v 470uf e permanece como mesmo problema, help!!!!!

 

amigo, verificar as tensões no setup e nada é a mesma coisa... arrume um multimetro e meça as tensões pra ver como estão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hyperlink disse:

 

amigo, verificar as tensões no setup e nada é a mesma coisa... arrume um multimetro e meça as tensões pra ver como estão

Amigo já fiz isso, as medições nos terminais da fonte com um multimetro e deu as voltagens normais, até instalei um hd velho na hora do teste para aplicar um pouco carga, mais aparentemente esta tudo ok, não sei o que pode ser, você teria mais alguma dica, desde já obrigado, fico no aguardo.:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, kurtnir disse:

Amigo já fiz isso, as medições nos terminais da fonte com um multimetro e deu as voltagens normais, até instalei um hd velho na hora do teste para aplicar um pouco carga, mais aparentemente esta tudo ok, não sei o que pode ser, você teria mais alguma dica, desde já obrigado, fico no aguardo.:thumbsup:

 

você tem como testar com outra fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 31/03/2016 às 23:02, kurtnir disse:

Amigo já fiz isso, as medições nos terminais da fonte com um multimetro e deu as voltagens normais, até instalei um hd velho na hora do teste para aplicar um pouco carga, mais aparentemente esta tudo ok, não sei o que pode ser, você teria mais alguma dica, desde já obrigado, fico no aguardo.:thumbsup:

Por acaso rodas ai o software chamado Anti Surge, da ASUS???  Se sim, desabilite o mesmo, na BIOS e seja feliz...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 07/03/2016 às 17:39, faller disse:

Sim é do PFC passivo. Se essa fonte fosse minha eu jogaria esse transformador fora mas sem desligá-lo da fonte...

Só tem uma coisa pior do que fonte sem PFC ativo, é a fonte com PFC passivo...

Delete esse furúnculo de sua vida e seja feliz...

Retirei este farao do cao, mas ela nao ligou, tem que jumper alguma coisa na placa? ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite colegas, então comprei uma fonte Seasonic 750w ML ll evo bronze ao testa-la acontece o seguinte: ela dá apenas um sinal, tipo a ventoinha do watercooler dá apenas um giro depois tentando ligar novamente nao funciona. Tentei ciclar ela como o manual do usuario diz também nada acontece. Ao voltar a instalação na minha fonte antiga uma cooler master 1000w de 5 anos de uso o pc funciona normalmente.

Hoje testei a Seasonic no pc do meu irmão e acontece o mesmo,a diferença é que na MB dele os leds acendem mas nao inicia o boot. O que pode estar acontecendo? A fonte nova já chegou bichada?

*OBS> Usei aqueles testadores de fonte e nele a mesma funcionou (pelo menos a venhoinha dela ligou).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

ola a todos, a muito tempo não apareço aqui, mas foi resolvido meu problema aqui, obrigado

 

estou precisando de ajuda novamente, minha rede aqui e 127v mono e para mim trocar o padrão aqui no prédio fica muito complicado e alto custo entorno de 1500reais para bifásico, eu estou com aparelho xingling aqui, um soprador termico 2000w,, gostaria de ajuda de vocês para converter para 110v,, sera possível fazer alguma ponte na placa dele??

 

eu sei aqui e um topico de fontes, embora seja semelhante o processo de reparação de placas, ja me disseram como fazer aqui uma ponte entre os capacitores eletroliticos,, embora esta plaquinha dele não tenha capacitores apenas um destes cerâmico bem pequenino com codigo 104J,,enfim vou pegar uma carona aqui se for fácil tambem fazer isto com este aparelho ... ,, valeu?

 

IMG_0858.JPG

IMG_0859.JPG

IMG_0860.JPG

IMG_0861.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal,

 

em 2012 adquiri uma fonte Corsair CX 430 V2, que vinha numa caixa parda. Optei por esse modelo após ver a análise da CX 430 (sem o V2) pelo Gabriel Torres. Para a ligação elétrica utilizei unicamente o filtro de linha Clone F8 Plus 01087, analisado aqui no CdH pelo Faller.

Pois bem, ela funcionou por 11 meses. Durante sua breve jornada de funcionamento nesse mundo, teve de suportar uma placa-mãe da Gigabyte com socket FM1, uma APU A6 3500, apenas 1 pente de 4 GB de memória RAM, 1 HD de 7200 rpm de 500 GB e uma plaquinha WLAN. Ou seja, ela não precisa esquentar a cabeça com uma VGA off-board.

 

Não preciso dizer que a decepção foi total. Para contornar sua perda, foi posta uma Cooler Master Elite Power 400, que em 2013 custou na casa dos 80 reais, menos do que paguei pela CX 430 V2. E até hoje essa máquina está funcionando sem problemas.

 

Bem, esse PC ficou para meu irmão. E agora eu peguei um PC fraquinho que estou dando uma upada para poder jogar um Skyrim e, quem sabe, até um GTA V. Por isso preciso adquirir uma fonte de qualidade.

 

Daí venho tentar sanar uma dúvida: vale a pena eu tentar consertar a CX 430 V2 (se é que isso é possível)? Estou com ela aqui em casa e cheguei a fazer o teste do clipe de papel ligado no fio verde e no preto à sua esquerda e ela não deu qualquer sinal de vida.

 

Além disso, em uma breve pesquisa no google, encontrei alguns relatos de pessoas dizendo que estavam tendo problemas com esse modelo V2 da CX. Alguém aí sabe se esse V2 foi alguma 'bomba' que a Corsair lançou para enganar os incautos que estavam ávidos pela CX 430 (pura) recomendada aqui pelo CdH?

 

Só para constar, o filtro de linha F8 da Clone está até hoje protegendo o PC que era mantido pela V2 e nunca trocamos o fusível dele.

 

Se você chegou até esta linha, parabéns pela paciência e obrigado pelo interesse!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Minha fonte Thermaltake de 450W apresentou problema... O led indicador na fonte fica piscando e o PC não liga.

Estou usando uma fonte emprestada que está funcionando 100%.

Antes ela havia apresentado o mesmo problema, ao abrir e limpar a poeira para verificar se havia algum circuito queimado ou sinal de defeito, ela voltou a funcionar...ficou uns quatro dias e apresentou o mesmo problema quando desligaram da tomada. As tomadas e cabos estão OK.

Será que vale a pena o reparo?

(minha fonte é modular)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Administrador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso Fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Fórum do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...