Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que quer dizer I3 , I6..nos processadores


Melissa22

Posts recomendados

i3, i5 e i7 representam níveis de tecnologia para desempenho extra dos processadores da nova plataforma CORE da Intel.

O i3 é o nível básico da família.

O i5 conta com a tecnologia TurboBoost, que faz um overclock automático no processador quando alguma tarefa requisitar desempenho extra. O processador verifica a temperatura, entre outros fatores, para certificar-se de que o overclock é possível e até quando é possível. Cada processador possui uma especificação máxima de overclock, cuja escolha é relevante no momento da compra.

O CORE i7 possui tecnologia multitarefas com emprego de até 08 núcleos lógicos (04 físicos), além de cache L3 de até 8MB. Os i3 e i5 empregam até 4MB de cache.

Os CORE i+2 possuem todos os recursos presentes na série anterior. Por exemplo, o i5 possui todos os recursos presentes no CORE i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A família CORE já está na 2ª Geração, que não é compatível com a 1ª, com outro formato de soquete.

Além do mais, os processadores da 2ª Geração contam com novos recursos, além de recursos melhorados (versão 2.0) presentes na 1ª Geração.

Um CORE i5 nem sempre possui melhor desempenho que um CORE i3, pois com TurboBoost poderá ultrapassar apenas um pouco e, às vezes, nem ultrapassar o desempenho de um CORE i3 em sua frequência nativa. Há, inclusive, vários relatos de problemas com CORE i7, onde o TurboBoost deixa de funcionar. Na maioria dos casos, isso se deve à elevada temperatura.

Se você optar por um CORE i7, escolha um com desempenho intermediário, pois os top esquentam muito e pode até haver perdas consideráveis de desempenho por conta do calor (a não ser que você compre um cooler de alta performance).

Para se ter uma ideia, aqui no fórum um usuário relatou que seu CORE i7 estava tendo uma performance, no Índice de Desempenho do Windows, 6,1. O processador do meu note é um CORE i3 de 2,53GHz que obteve pontuação 6,8. Além do não funcionamento do TurboBoost, pode até haver um downclock ou o processador estar rodando com menos núcleos em condições de superaquecimento (o que pode ser minimizado ou completamente solucionado com técnicas de refrigeração).

Quanto à sugestão de placa-mãe, aconselho você aguardar o surgimento de um cristão no tópico. você também poderá visitar a seção de Recomendações de produtos do fórum. Link: http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacoes-produtos/f107

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A família CORE já está na 2ª Geração, que não é compatível com a 1ª, com outro formato de soquete.

Pequena correção, os Core i* estão na segunda geração. ;)

Suas respostas foram ótimas (joinhas saindo.. ^_^), eu ia dizer que é só o nome do bixo. :D

Sobre o índice do windows, sinceramente, existem métodos bem mais úteis pra se medir o desempenho da máquina..

E Melissa, tudo depende do quanto você pode gastar e do uso a que se propõe o micro.

Por exemplo, pra um computador de uso doméstico, o i3 ou um Athlon II X2 da AMD dão e sobra com bastante folga, já pra quem trabalha editando vídeos ou criando desenhos 3D, um i7 pode não ser suficiente.

Siga o que o Nav01 disse para decidir o que comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...