Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Características técnicas de modelos de Fone de Ouvido


Posts recomendados

7 minutos atrás, João Paulo Almeida disse:

 

É um bom fone, mas é de alta impedância e exige o uso de um amplificador dedicado. Mas eu descartaria o headset como opção por ser muito caro.

Qual me indicaria? Quero pra FPS e musica.

(se tiver skype maa.xferc, fica melhor do que lotar o forum) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adnan Gonzaga Ioricce

Nesta faixa não conheço nenhum,recomendo que junte um pouco mais de dinheiro e pegue um sony "MDR-ZX110/W".

Deixei o link dele para você ver, mais acho que atende suas expectativas e não é muito caro.

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=59303&origem=52&gclid=CjwKEAjw5cG8BRDQj_CNh9nwxTUSJAAHdX3fk-JEok2dcQ4vJjNOFBrz4Ani2_qDadwLh9cQZmkgIhoCcdfw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hermek Procura pelo Arcano SHP-80 ou Super HD681 + mic de lapela. É meio chato ficar utilizando microfone de lapela mesmo, mas a qualidade fica bem melhor que os headsets nessa faixa de preço.

Eu atualmente uso o Arcano+mic neewer, fica na faixa dos R$ 200 os dois. Gosto bastante do combo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, miyagialex disse:

@Hermek Procura pelo Arcano SHP-80 ou Super HD681 + mic de lapela. É meio chato ficar utilizando microfone de lapela mesmo, mas a qualidade fica bem melhor que os headsets nessa faixa de preço.

Eu atualmente uso o Arcano+mic neewer, fica na faixa dos R$ 200 os dois. Gosto bastante do combo.

Abraço

To duas semanas ja atrás do SHP-80, Acho difícil voltar estoque. Hyper Cloud core é bom? tem um vendedor por 299,00 25 vendido. O HD681 Ta 240,00 o menor preço ta um pouco salgado não acha?

 

Se possível de uma olhada nesses aqui e me fala o que acha.

 

Superlux HD681B

http://pt.aliexpress.com/item/fone-de-ouvido-Superlux-HD681B-Professional-Monitor-Headphones-dj-studio-headphone-Hifi-Stereo-Music-Earphone-earphones/32372421097.html

Superlux-HD681 EVO

http://pt.aliexpress.com/item/Superlux-HD681-Series-Professional-Monitoring-DJ-Headphones-noise-isolating-game-headphone-sports-earphones-2014-new/32240578182.html
 

ISK-580

http://pt.aliexpress.com/item/ISK-580-Monitor-earphones-HIFI-earphone-Apply-to-appreciate-music-watching-movies-and-monitor-Online/32436556762.html

ISK HP680

http://pt.aliexpress.com/item/Pro-Monitor-Studio-DJ-Headphones-ISK-HP680-Dynamic-1200mW-Powerful-Over-Ear-Earphone-Noise-Cancelling-HiFi/32604326256.html

ISK HP-980

http://pt.aliexpress.com/item/Original-ISK-HP-980-Professional-Monitoring-Earphone-Studio-Headphone-3-5mm-6-3mm-Computer-MP3-Listen/1696539588.html?spm=2114.30010508.8.4.zq0IUC

ISK-HP2011(Parece muito o SHP-80)

http://pt.aliexpress.com/item/Isk-Hp2010-Closed-Monitoring-Headset-Earphone-Headphone-Wholesale-Free-Shipping/32629324669.html
 

Acha que vale a pena importa algum? (Se sim qual escolheria?(Compro na Aliexpress quase 2 anos e sempre chegou todas encomendas.))

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de um fone Circunaural fechado com graves fortes para assistir filmes/séries e escutar música de até R$ 300,00.

Vi alguns modelos com uma diferença de preço grande entre eles e gostaria de saber se a qualidade do som desses fones realmente justifica essa diferença.

Já tive um Philips SHP 2000 e achava a qualidade do som ótima, infelizmente ele estragou em menos de um ano de uso.
Vi então o Philips SHL 3160 que está na mesma faixa de preço do SHP 2000 e então o Philips SHL 3300 e o Arcano Arc-shp300 que já são mais caros.

 

Se alguém tiver alguma sugestão melhor do que esses acima por favor me diga.

Agradeço desde já!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hermek

Olha só...Na audiodiscovery tem o SHP300 por R$ 199,00, um fone muito recomendado.

Essa marca IKS eu não tinha ouvido falar. Fiquei curioso e fui procurar, mas não tinha nada sobre ela na internet. Acredito que seja uma marca chinesa que faz rebrand de fones. Geralmente de qualidade muito duvidosa. Eu evitaria comprá-los, inclusive pela descrição falha dos produtos.

Agora o Superlux HD681 é muito bom, ótimo para FPS, mas na opinião peca em dois aspectos: agudo muito estridente e pad pouco confortável. Não acho que vale os R$ 240.

O Hyper Cloud Core eu nunca experimentei, então fica meio difícil te recomendar. Dizem que é um fone bom. Eu já tive o Cloud I e é um fone muito bom.

Responde esse questionário padrão do tópico pra ficar mais fácil te recomendar o fone:

- Qual o tipo de fone que você quer(earbud, in-ear, supraural, circunaural)

- Gosta de um som equilibrado ou com ênfase em alguma frequência? (graves, médios, agudos)

- Que tipos de música você costuma escutar.

- Prefere um fone fechado? (isola o ruído externo)

- Pode importar ou quer comprar no Brasil?

- Orçamento

 

Olá, gostaria de um fone Circunaural fechado com graves fortes para assistir filmes/séries e escutar música de até R$ 300,00.

Vi alguns modelos com uma diferença de preço grande entre eles e gostaria de saber se a qualidade do som desses fones realmente justifica essa diferença.

Já tive um Philips SHP 2000 e achava a qualidade do som ótima, infelizmente ele estragou em menos de um ano de uso.
Vi então o Philips SHL 3160 que está na mesma faixa de preço do SHP 2000 e então o Philips SHL 3300 e o Arcano Arc-shp300 que já são mais caros.

 

Se alguém tiver alguma sugestão melhor do que esses acima por favor me diga.

Agradeço desde já!

 

 

 

 

@ManerOphen O SHP300 está R$ 200,00 na audiodiscovery, dá uma olhada lá depois.

Pelo que você disse, seu interesse é em utilizar o fone para assistir filmes. Nessa faixa de preco eu recomendo fortemente o Sennheiser RS120. Fone wireless com qualidade áudio e conforto muito bons e ainda sem fio, que ajuda bastante na hora de ficar deitado assistindo.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miyagialex velho eu to querendo indicação pra fone também, aqui por esse tópico, me sugeriram o Hyperx Cloud Core, mas por desencargo de consciência, também vou preencher esse questionário ai, e você me diz se tem algo melhor na faixa de preço que estou disposto a gastar, ou se o Cloud Core atender as minhas demandas fico com ele mesmo.

1- Qual o tipo de fone que você quer(earbud, in-ear, supraural, circunaural) 

R- fone circumaural

2- Gosta de um som equilibrado ou com ênfase em alguma frequência? (graves, médios, agudos)

R- assisto muitos filmes e series, então um som equilibrado seria ideal, mas também gosto de ouvir musica eletronica, nesse caso o grave agrada um pouco mais, porém não sou muito exigente, usando o razer kraken 7.1 do meu primo eu já curtia muito as musicas eletronicas por ele.

3- Que tipos de música você costuma escutar.

R- Gosto de eletronica enquanto jogo, escuto rock as vezes, sou bastante eclético em relação a isso, mas gosto daquelas musicas com o "bass" um pouco forte.

4- Prefere um fone fechado? (isola o ruído externo)

R- prefiro fechados, que isolem bastante o audio externo, moro em uma avenida com um fluxo alto de veiculos, o que é um saco, gosto de imersão.

5- Pode importar ou quer comprar no Brasil?

R- importar pra mim seria uma boa, preços mais baixos lá fora e qualidade muito superior, porém não conheço os "canais" (sites, etc.) que tenham produtos de qualidade, sejam confiaveis e que realmente chegue no brasil. Não tenho problemas em esperar, mas precisaria pelo menos de um Headset básico só pra usar no cs mesmo, o meu quebrou, por isso a necessidade de um novo

6- eu pretendo gastar até uns R$ 600,00 estourando R$ 650,00

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordkruell Boa noite brother, tudo bom? Passei batido pela sua pergunta e nem vi.

Antes de pensar nas indicações, me responde uma coisa, você faz questão de ser headset ou pode ser combo de fone+mic? porque com esse orçamento aí dá pra comprar uns fone locos ein....hahahahha

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, miyagialex disse:

 

Responde esse questionário padrão do tópico pra ficar mais fácil te recomendar o fone:

- Qual o tipo de fone que você quer(earbud, in-ear, supraural, circunaural)

- Gosta de um som equilibrado ou com ênfase em alguma frequência? (graves, médios, agudos)

- Que tipos de música você costuma escutar.

- Prefere um fone fechado? (isola o ruído externo)

- Pode importar ou quer comprar no Brasil?

- Orçamento

- Qual o tipo de fone que você quer(earbud, in-ear, supraural, circunaural)

Circunaural

- Gosta de um som equilibrado ou com ênfase em alguma frequência? (graves, médios, agudos)

médios

- Que tipos de música você costuma escutar.

Eletrônica e FPS.

- Prefere um fone fechado? (isola o ruído externo)

fechado ou semi

- Pode importar ou quer comprar no Brasil?

preferência no Brasil porque o meu quebrou (Razer chroma, famoso bomba)

- Orçamento

300,00

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miyagialex eu pesquisei um combo de Headphone + Mic, só que no brasil quase nada está disponível e os que estão não compensa, achei um combo do Arcano Arc-shp30 + Mic Lapela La500 por R$ 189 mas fui pesquisar sobre o microfone, vi uns testes e não gostei muito da qualidade do áudio do microfone, não encontrei muita coisa sobre esse headphone também. Os que o pessoal indica, Superlux HD681, o Arcano SHP-80, o AKG K240 MK II, o Sennheiser HD518 e o Audio Technica AD700X, não encontro em lugar nenhum aqui no BR. Se você tiver alguma indicação de headphone + mic seria bom, por que a qualidade seria bastante superior, até pra importar se for o caso, mas ai preciso de uma indicação também de um headset "quebra-galho" com um audio legalzinho e um microfone que pelo menos dê pra entenderem o que eu falar durante as partidas de cs, pra usar enquanto os tops não chegam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordkruell Eu tenho um Arcano SHP300 e é um hedphone muito bom. Valeu cada centavo. Pra você ter uma ideia do isolamento: há uma TV na parede em cima do meu PC, que é meu monitor secundário, e enquanto eu vejo uma série no PC usando o fone, debaixo da TV, meu irmão assiste algo na TV com um volume razoavelmente alto, e eu não escuto nada, e isso com um volume confortável no fone. Também uso esse headphone pra jogar FPS: BF4, CoD BO3 e CS GO e ele me permite saber perfeitamente de onde vem os inimigos, em CS parece que estou de wallrack kkk. Uso esse fone por horas durante o dia e não incomoda nem pesa na cabeça. Ele tem um som equilibrado e que me agradou. Você pode sentir falta talvez de um baixo mais potente, mas nesse caso aconselho usar um equalizador e aumentar.

 

Quanto ao microfone não sei te informar qual o melhor, pois ainda não comprei um, mas vá no Neewer Lapela, Zalman MIC 1 ou Arcano LA500. Tem qualidade superior a qualquer mic de headset que você pegar.

 

Outra coisa: pelo que pesquisei antes de comprar esse fone da Arcano, eu soube que ele é um remake do fone da ISK, o HD 980, e a AKG também fez um remake dele, o K271, mas nesse último mudaram algumas coisas nas especificações. Procure reviews do SHP 300 e do HD 980 que são praticamente iguais.

 

Fica com Deus! Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Obrigado pelo comentario, realmente o que li sobre o SHP 300 é que esse Headphone é muito bom, mas esse que vi no mercado livre com o microfone, é o SHP 30, do modelo do seu headphone, só ele sai a 220 reais, e como não conheço muito sobre microfones de lapela, creio que um bom deva sair a uns 120 reais. O Hyperx cloud core está na promoção na pichau por 330 com frete gratis, e li em um review top no adrenaline, que esse cloud core tem a mesma estrutura do "Takstar Pro 80" e é produzido pela mesma empresa, a Kingston só adaptou para headset e colocou a marca, nesse caso, será que compensa mais pegar o Headset ao invés de phone + mic ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordkruell Também não conheço mics de lapela, mas vi reviews de alguns modelos no YT em sites gringos e especializados em áudio e sei, portanto, que são melhores do que esses que vem nos headsets. Não que os dos headsets sejam ruins, mas os de lapela são melhores. (E quando você prende no fio do headphone qual é a diferença pra um headset?)

 

Nunca usei os headsets da Hyper X, mas falo somente de experiências pessoais. Eu usei 4 headsets/headphones até hoje: Sony Silver Wired 7.1, Daz Rock Python 7.1, Phillips SHB4000 (ainda o uso hoje) e Arcano ARC-SHP300. De todos te afirmo que o headphone da Arcano supera em todos os aspectos o som dos outros, e olha que nem é o mais caro.

 

Já pesquisei na internet e várias pessoas disseram que o Arcano tem um som melhor, em todos os aspectos, que o Razer Kraken 7.1. Não posso confirmar porque não usei.

 

Algum tempo atrás fui nessa de só querer headsets, por isso tive alguns, mas agora que peguei um bom headphone por um preço excelente, não quero mais nem ver headsets "gamers", a não ser que comecem a baixar os preços e ter boa qualidade de som.

 

Mais um aspecto levei em consideração na hora de escolher ele: todos que fizeram reviews do headset da Hyper X foram sites de vendas ou de reviews, os quais recebem patrocínios desses fabricantes, por isso sempre procuro reviews de compradores, pois esses não recebem nada para falar do produto, apenas contam suas experiências, o que pra mim é mais importante e confiável.

 

Seria ideal alguém pegar um headset desses da Hyper X e comparar com diversos headphones profissionais da mesma faixa de preço para futuras indicações, mas infelizmente não tenho condições ($$) de fazer isso.

 

Se você achar que o headset da Hyper X vai te atender melhor, então compre-o, porque no fim o importante é você ficar satisfeito com o resultado. O que fiz anteriormente foi somente te contar minha experiência. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hermek Vamos por partes. Até onde eu sei, o Hyperx Core não é baseado no Takstar, mas sim o Hyperx Cloud I, assim como o Arcano SHP-80. Acredito que o Core tenha uma base diferente.

SHP-80 e SHP300 são fones com afinação sonora muito próximas, mas com objetivos diferentes. O 80 é um fone semi aberto e com médios mais claros e sem muita ênfase no grave. Agora o 300 é um fone fechado e, por conta disso, acaba puxando mais pros graves, dando uma imersão maior em jogos e filmes.

Respondendo a sua pergunta, eu acredito que nessa faixa de preço (R$ 300) o melhor seria o SHP300 + mic neewer. Ele perde um pouco na qualidade do microfone, mas ganha na qualidade do fone. Por experiência própria, o SHP300 é beeem melhor que o Kraken pro em praticamente todos os quesitos (eu acho o Kraken mais confortável).

E com a questão do fone na lapela, realmente incomoda no começo, mas dá pra fazer umas gambiarras pra enrolar os dois fios. Depois disso você quase esquece que ta com mic de lapela.

 

@Lordkruell No seu caso eu acho interessante trazer de fora. Demora aí uns 1-2 meses, mas, na minha opinião, vale muito a pena.

Eu consigo pensar em duas opções para sanar esse problema durante o período de recebimento do fone: I) Usar aqueles fones de celular mesmo, só precisa comprar um cabo adaptador que custa uns 20 reais ou; II) compra um philips da vida de 60 reais e usa até chegar o novo.

Se achar viável essa opção, eu faço as seguintes recomendações, todas com experiência pessoal e que me agradaram bastante. Os preço foram retirados da Amazon (da pra encontrar mais barato se procurar bem ou esperar promoção, como a black friday) e levei em consideração a possível taxação nos correios:

- Audio Technica ATH-m30x ($70) ou Sennheiser hd 518 ($70) + mic neewer de 20 reais. Aceito que sou fã boy da Audio Technica, acho o ATH-m50x o melhor fone atualmente, então eu irei nele.

- Sennheiser HD-280 ($100) + mic. Fone isola absurdamente o som externo. Na minha opinião acaba prejudicando um pouco no palco sonoro e nos médios em volumes mais altos. Ainda sim, um ótimo fone que vai agradar até os mais chatos.

- ATENÇÃO. MUITA GENTE RECLAMA DE HEADSET GAMER, mas eu considero esses bons e dentro do seu orçamento: HyperX Cloud Revolver ou Cloud I (acho que você encontra aqui no br por um preço razoável), Astro Gaming A40 (A50 deveria ser melhor em tese, mas teve uns problemas loucos algum tempo atrás, não sei se resolveu, por isso recomendei o A40) e Mionix Nash 20 (usei por coisa de 3min no aeroporto, mas me impressionei, vale a pena dar uma pesquisada).

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hermek Não tive. Esse modelo está sem estoque no mercado. A loja me disse que agora em agosto ele deve estar voltando à venda, então pretendo pegar um pra ver se qual o melhor entre os dois.

 

Quanto ao mic de lapela é só prender no fio do headphone e pronto. Fica igual fone de celular: aquele mic no fio, próximo ao fone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miyagialex Obrigado pela atenção mas eu assisto tudo sentado na frente do pc mesmo, um fone wireless pra mim não seria realmente muito útil.

Dei mais uma lida sobre o SHP 300 e vi algumas reclamações sobre os graves, ele parece ser um fone mais equilibrado. Gostaria de um fone que me desse uma boa ambientação, sentir o "boom" das explosões nos filmes e a batida das músicas, mas não precisa ser nada exagerado também.

Falo bastante dos graves pois paguei R$ 50,00 num fone in-ear da philips que é completamente ausente de graves, fiquei extremamente decepcionando

Falando nisso além do fone fechado, também estou querendo comprar um in-ear/earbud com graves bons, se puder me recomendar algum desses ficaria extremamente grato.

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2016 às 16:52, ManerOphen disse:

@miyagialex Obrigado pela atenção mas eu assisto tudo sentado na frente do pc mesmo, um fone wireless pra mim não seria realmente muito útil.

Dei mais uma lida sobre o SHP 300 e vi algumas reclamações sobre os graves, ele parece ser um fone mais equilibrado. Gostaria de um fone que me desse uma boa ambientação, sentir o "boom" das explosões nos filmes e a batida das músicas, mas não precisa ser nada exagerado também.

Falo bastante dos graves pois paguei R$ 50,00 num fone in-ear da philips que é completamente ausente de graves, fiquei extremamente decepcionando

Falando nisso além do fone fechado, também estou querendo comprar um in-ear/earbud com graves bons, se puder me recomendar algum desses ficaria extremamente grato.

Abraços!

 

Fones In ear geralmente tem grave bem forte, que acabam poluindo o som por conta disso. Até mesmo os mais baratos tem grave forte. Estranho esse da philips ser zerado nos graves.

Olha, infelizmente eu não tenho ideia dos earbuds/in-ear que estão disponíveis no mercado brasileiro. Não sei se você tem possibilidade ou interesse de comprar no exterior, mas esses dois modelos são ótimos: Audio Technica CKS55X ($30) e Sol Republic JAX ($30-40). São "baratos", confortáveis e tem graves fortes. Um único adendo: Eu comprei o JAX no exterior e nem tirei ele da caixa durante a viagem. Voltei para o Brasil e depois de uns 40 dias de uso o fone parou de funcionar de um lado!! Não sei se eu tive o azar de pegar uma unidade zuada ou se a durabilidade é baixa mesmo. Apesar desse problema, eu gostei bastante do fone.

Agora com relação aos headphones, tem algum outro headphone que você já experimentou e gostou dos graves? É difícil mensurar o "forte nos graves" que você quer.

O SHP-300, por exemplo, eu já considero como grave forte. Ele fica bem próximo do limite que não atrapalha o resto do som. Só que isso, obviamente, é uma questão de gosto.

Se você quer um fone mais focado nos graves, acredito que o melhor custo-benefício é o MDR-XB450AP, apesar dele fica em cima da orelha. Mas vi muitos elogios para esse fone.

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Guilueders disse:

http://www.harmoniamusical.com.br/fone-superlux-hd-681.html

 

Achei esse superlux hd 681 por 170 golpes

 

To na dúvida agora entre esse fone e o arcano shp300

Quero um fone pra jogar CS GO, ArmA III, BF1

 

Não sou um especialista em fones, mas posso te afirmar com certeza que o Arcano SHP-300 é superior ao Superlux  HD681 por uma diferença de apenas R$30. Acho que o Superlux  HD681 teria uma qualidade semelhante ao modelo anterior do Arcano, o SHP-80, mas com um foco maior nos graves.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilueders Eu tenho um SHP300 e o acho realmente bom, e pelo preço que está à venda hoje vale muito a pena, mas pra jogar fps o HD 681 deve ser melhor porque é semi-aberto, então o posicionamento dos inimigos deve ser melhor. Nunca usei o HD 681, estou falando pelo que li a respeito, mas se você quiser um fone para ouvir música, ver filmes, ter um excelente isolamento, e também jogar fps, então pegue o SHP300, porque ele faz tudo isso com excelente qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miyagialex Cara, eu acabei optando por um Hyperx Cloud 2 pela seguinte questão: a diferença do cloud core pro cloud 2 era só de 12 reais, então "peguei" um pra mim, na realidade imprimi o boleto. O valor: R$ 388,00 pro Cloud Core e R$ 400,00 para o Cloud 2. tenho até sexta pra pagar, você acha que ta valendo a pena pagar essa diferença de 12 reais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordkruell Pelo que eu sei eles são fones muito parecidos, contudo o melhor deles é o Cloud I. O Cloud II é uma estratégia de marketing da Kingston para fingir que é um aprimoramento, mas na verdade o Cloud II vem com bem menos acessórios do que o Cloud I.

Nunca tive, nem experimentei o Cloud Core, mas pelo que eu li na internet ele é a versão mais básica com relação aos acessórios inclusos.

Na minha opinião, a melhor ordem de compra seria essa: Cloud I > Cloud II > Cloud Core.

Por R$ 12,00 vale a compra do II, caso não tenha o I.
 

@Philipe de Souza Pois é. Nessa faixa de preço o SHP80 é imbatível.

Ele é vendido somente no Brasil, pois é uma empresa nacional que copiou o design de outro fone bem conhecido. Como é um fone de alta qualidade e baixo custo, ele é muito procurado e geralmente acaba o estoque em questão de poucas semanas.

Tem que mandar e-mail ou ligar pra a audio discovery para ver quando chegará o novo lote. Se eu não me engano ,eles disseram que em agosto chega o novo lote.

Como alternativa tem o SHP300 (fone fechado) e o Superlux HD 681.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...