Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Console Wii U - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Nintendo estuda fabricar videogame Wii U no Brasil, diz presidente

A Nintendo estuda fabricar seu console Wii U no Brasil, disse ao G1 o presidente-executivo, Satoru Iwata, nesta quinta-feira (13), durante a feira de games E3, em Los Angeles (EUA).

Se concretizar a promessa, a fabricante japonesa de games seguirá os passos de suas concorrentes Microsoft e Sony.

A primeira começou a fabricar o console Xbox no país no fim de 2011, enquanto a Sony anunciou a produção local do PlayStation 3 em maio de 2013.

“Na estrutura social do Brasil hoje é importante pensar em montar ou fabricar no país. Entendemos a importância disso”, afirmou Iwata.

E completou: “O que posso dizer é que estamos avaliando e estudando a possibilidade de fabricar o Wii U no Brasil, mas não temos nada para anunciar agora”.

Na quarta-feira (12), a Nintendo já havia informado ao G1 que começará a vender o console no fim de 2013, após não ter cumprido a promessa de trazer o aparelho às lojas brasileiras ainda no primeiro trimestre deste ano. “A Nintendo reconhece a importância do Brasil e do seu mercado.”

“Para nós, [o Brasil] está entre os 10 mercados de maior potencial no mundo. Sinto muito por não ter lançado o aparelho no Brasil por uma série de razões”, desculpou-se Iwata. E reforçou a previsão do lançamento: “Nossa previsão é fazer o lançamento no final de 2013”.

A recepção do Wii U pelos consumidores não foi boa e as vendas não decolaram. Tanto é que a produtora de games Ubisoft afirmou que só fará mais games exclusivos para o aparelho se mais deles forem vendidos.

Fonte G1

----------------------

10 do mundo?

E.U.A., Japão, 2 países da europa, e qual mais?

Pra mim é Top 5, se não Top 3....

Mas é uma boa ideia, ainda mais se diinuir preço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Coordenador

Pessoal, já existe uma data confirmada para o lançamento do novo Super Smash Bros. para o Wii U? Será que vão sair novos jogos das séries Star Fox e Metroid? Estou esperando para comprar meu console.

As vendas do console vão decolar com a chegada dos exclusivos que todos esperam. O que puxa as produtoras terceirizadas são os jogos da própria Nintendo... Se a Nintendo fizer mais jogos exclusivos, as vendas aumentam, mais jogos terceirizados chegam. É quase que proporção geométrica.

É impressionante como a Nintendo sempre inova. Essa ideia do controle em forma de "Tablet" eu achei genial. A Nintendo vende consoles, na maior parte dos casos, por jogabilidade e jogos exclusivos. É sempre ela que puxa a concorrência, nadando contra a corrente.

Que a Nintendo não possui público forte no Brasil é fato. Muitas pessoas por aqui só olham gráficos bonitos e preferem um gameplay e história vazios (que não são todos os casos, há ótimos jogos que combinam tudo de forma excelente)... E, de qualquer forma, o gráfico do novo console será mais que suficiente para agradar, em parte, esse público. Na minha opinião, vai abranger um público bem maior que o Wii, bem mais heterogêneo, mas não será uma grande revolução. A Sony e a Microsoft têm um público mais fixo no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Melhor Nintendo Direct que teve...

"Zelda" Hyrule (Dinasty) Warriors

Rosalina no Smash Bros

Novo trailer Mario Kart 8

Novo trailer Cranky no DK

Bravely Default

Golfe no Wii Sports CLub

Dr. Luigi

DLC grátis de fases do Yoshi para o Sonic Lost World

Kirby 3ds

Chibi Robo

Yoshi New Island 3ds

Pokemon Bank e Pokemon Transfer 3ds

Esse Mario Kart 8 tá muito lindo, dá vontade de pegar apesar que nunca gostei da série. Espero que possa controlar normalmente com direcional, e não apenas por sensor de movimentos no controle. E queria um chat com voz, seria pedir muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, gostaria de entrar numa questão. Acho que uma hora teríamos que entrar neste assunto:

 

http://www.brasilgamer.com.br/articles/2013-02-05-o-poder-grafico-do-wii-u-e-revelado

 

Já tem 1 ano que isso foi revelado e até o nosso amigo postou ali. Ninguém quer discutir como isso pode melhorar o que se pensa da distância gráfica do Wii U em relação ao PS4 e ao X1? Eu sei que será mais especulação, mas e daí? Vamos especular! A própria Nintendo estava afirmando que a diferença não era tão gritante quando no Wii U.

 

O.K. então vamos lá. Pra começar a questão não é só o quão poderoso graficamente o Wii U é, mas sim o quão poderoso ele é se comparado ao PS4 e ao X1. Sendo que tem que ser considerado não só um elemento do hadware mas todo o conjunto funcionando, e da maneira correta.

Alem de coisas como, quanto o OS, internet, segurança, downloads, etc puxam da performance geral. Penso que o BD, HD, SSD, e Flash devam ser considerados. E com a computação em nuvens, possibilidades de intensificação do hardware on-line realmente deveriam ser consideradas. Enfim, isso e outras coisas que eu não disse e que alguém vai acabar dizendo. E claro que pondo isso nos outros consoles também(OS, computação na nuvem, mídia...).

A questão é que a Nintendo nunca foi de mostrar as especificações de seu hardware, e detalhes muito importantes ficam ocultos por vários anos depois da aposentadoria do console(o que é péssimo para desenvolvedores e excelente para a segurança). As outras empresas também devem ter coisas assim mas elas liberam bem mais do que a Nintendo.

 

 

Por exemplo, podemos começar pelo que eu mais me interessei: A memória. Eu já tinha lido que a memória do Wii U era melhor que a do PS4 mas não tinha entendido. E já tinha considerado falso quando vi as configurações. O quão poderosa é essa arquitetura da Nintendo do jeito que foi revelado e configurado(especificamente)? Porque com uma memória melhor CPU e GPU não precisam ficar esperando resposta, e por consequência, ganham performance.

Sendo que eu havia lido que a CPU do Wii U tinha sido projetada com base num processador especializado em I.A.. Ou seja, se isso for verdade, a CPU poderia processar I.A. usando menos recursos.

Alem disso, vem questões como: O PS4 e o X1 estão usando a GPU para processar física em vez da CPU? Pois isso poderia representar em mais uma performance ganha para  Wii U.

Eu havia lido que o console até rodava CryEngine 4(era uma super engine em sua 4ª versão), mas com baixa performance. E mesmo o PS4 e X1 são considerados que não rodam essa engine em sua máxima potência. Mesmo PCs atuais, pois ela foi feita para durar bem mais tempo que última.

Alem disso tem que se entender o quão preparado e projetado o console foi para usar tesselagem, pois isso pode mudar todo o resultado do gráfico final.

O console rodaria shaders físicos como SubSurfaceScatering? E a iluminação?

 

Voltando para a memória. Na prática, em comparação à um PS4, o quão poderosa é a arquitetura de memória do Wii U? Alguém quer discutir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, gostaria de entrar numa questão. Acho que uma hora teríamos que entrar neste assunto:

 

http://www.brasilgamer.com.br/articles/2013-02-05-o-poder-grafico-do-wii-u-e-revelado

 

Já tem 1 ano que isso foi revelado e até o nosso amigo postou ali. Ninguém quer discutir como isso pode melhorar o que se pensa da distância gráfica do Wii U em relação ao PS4 e ao X1? Eu sei que será mais especulação, mas e daí? Vamos especular! A própria Nintendo estava afirmando que a diferença não era tão gritante quando no Wii U.

 

O.K. então vamos lá. Pra começar a questão não é só o quão poderoso graficamente o Wii U é, mas sim o quão poderoso ele é se comparado ao PS4 e ao X1. Sendo que tem que ser considerado não só um elemento do hadware mas todo o conjunto funcionando, e da maneira correta.

Alem de coisas como, quanto o OS, internet, segurança, downloads, etc puxam da performance geral. Penso que o BD, HD, SSD, e Flash devam ser considerados. E com a computação em nuvens, possibilidades de intensificação do hardware on-line realmente deveriam ser consideradas. Enfim, isso e outras coisas que eu não disse e que alguém vai acabar dizendo. E claro que pondo isso nos outros consoles também(OS, computação na nuvem, mídia...).

A questão é que a Nintendo nunca foi de mostrar as especificações de seu hardware, e detalhes muito importantes ficam ocultos por vários anos depois da aposentadoria do console(o que é péssimo para desenvolvedores e excelente para a segurança). As outras empresas também devem ter coisas assim mas elas liberam bem mais do que a Nintendo.

 

 

Por exemplo, podemos começar pelo que eu mais me interessei: A memória. Eu já tinha lido que a memória do Wii U era melhor que a do PS4 mas não tinha entendido. E já tinha considerado falso quando vi as configurações. O quão poderosa é essa arquitetura da Nintendo do jeito que foi revelado e configurado(especificamente)? Porque com uma memória melhor CPU e GPU não precisam ficar esperando resposta, e por consequência, ganham performance.

Sendo que eu havia lido que a CPU do Wii U tinha sido projetada com base num processador especializado em I.A.. Ou seja, se isso for verdade, a CPU poderia processar I.A. usando menos recursos.

Alem disso, vem questões como: O PS4 e o X1 estão usando a GPU para processar física em vez da CPU? Pois isso poderia representar em mais uma performance ganha para  Wii U.

Eu havia lido que o console até rodava CryEngine 4(era uma super engine em sua 4ª versão), mas com baixa performance. E mesmo o PS4 e X1 são considerados que não rodam essa engine em sua máxima potência. Mesmo PCs atuais, pois ela foi feita para durar bem mais tempo que última.

Alem disso tem que se entender o quão preparado e projetado o console foi para usar tesselagem, pois isso pode mudar todo o resultado do gráfico final.

O console rodaria shaders físicos como SubSurfaceScatering? E a iluminação?

 

Voltando para a memória. Na prática, em comparação à um PS4, o quão poderosa é a arquitetura de memória do Wii U? Alguém quer discutir isso?

 

Rapaz, acredito que o que pode salvar o Wii U é uma mudança no marketing que a Nintendo está fazendo com o console. Ele tem jogos bom SIM mas o problema é que eles não estão recebendo a devida atenção do público graças ao fator mencionado... é inegável que o apoio das Third é quase ZERO e acho que vamos ver algo parecido com o que aconteceu com o Game Cube.

 

As configurações do Wii U são modestas para os padrões atuais, basta as empresas quererem trabalhar de verdade e fazer um trabalho tão bom quando foi o FAST - Racing League do Wii . Se você jogar ele você não diz que é do Wii, os gráficos foram muito bem feitos e a jogabilidade é igualmente espetacular. O que vai manter o Wii U por uns tempos serão os exclusivos (Bayonetta 2, Zeldas e Marios)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então mas falando de hardware é importante saber a real capacidade. Eu ouvi muita coisa e muito rumor, e você vai entendendo que algumas coisas podem fazer sentido. Tudo isso da memória tá todo mundo agindo numa de negar, fora que é um tremendo de um rumor apenas, mas é um possibilidade, bate com coisas que surgiram, e eu simplesmente não entendi o lance da memória.

 

Mas no assunto que você puxou,

na minha opinião a Nintendo tem o melhor console do mundo para desenvolvedores independentes. Claro que de início parece ser melhor fazer um título para um tablet ou smartphone. Mas o hardware, controle e concorrência nos fazem desejar mais um console de mesa mesmo.

 

O mercado de Bluckburters está sufocando os designers, reprimindo as ideias, a liberdade e a criatividade em pró do que é mais lucrativo e apenas isto. Tem muito desenvolvedor querendo voltar a ser independente. O próprio Hideo Kojima, criador de Metal Gear, deixou essa situação bem clara:

 

http://www.baixakijogos.com.br/noticias/hideo-kojima-complexidade-peso-serie-metal-gear_772137.htm

 

Quer dizer se a Nintendo investir neste mercado de forma séria ela vai ter um console que realmente vai competir com o PS4 e o X1 porque terá exclusivos, e exclusivos de qualidade. E não será falta de performance que vai detê-la, alem disso, os controles e tudo o que o Wii U apresenta até agora se encaixaria perfeitamente nisso.

 

Não quer dizer que ela abandonaria os jogos cinematográficos e sim que investiria pesado nos Indie. Competindo com os Tablets, PCs, e Consoles de Mesa; ao mesmo tempo que criava algo próprio. Onde os jogadores criam os próprios jogos e DLCs. E se tornam desenvolvedores independentes. Pronto! A Nintendo vira o jogo! Vai ser público hardcore de qualquer jeito. Só não será tão cinematográfico em sua maioria. Mas em contrapartida terão muita criatividade, jogabilidade incrível e diversão garantida. Tudo o que ela está buscando.

 

...

 

Se houvesse ao menos um meio dela saber dessa possibilidade... u.u

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Ítalo Bandeira

 

O que tenho a dizer a respeito do Wii U é o seguinte: houve um grande salto tecnológico quando da transição do PS2 para o PS3, em razão dos shaders unificados. Pega o melhor jogo do PS2 em termos gráficos e compara com o melhor do PS3. É incrível a diferença. Mesmo entre os últimos lançamentos do PS2 e os primeiros do PS3 já se via que a arquitetura de programação gráfica mudara drasticamente. E a Nintendo, que tinha o GameCube, o melhor de sua geração, simplesmente resolveu relançá-lo com controles de movimento... Não comprei o Wii.

 

Mas aí vem a geração seguinte. Evidentemente há evolução em termos gráficos, mas nada como o salto anterior. Então resolvi comprar o Wii U, porque possui uma GPU pós-unified shaders. Enquanto não era possível fazer downgrade nos jogos do PS3 para o Wii, isto é perfeitamente possível agora. Só que as third não irão fazer isso, porque a arquitetura do Wii U é muito diferente da arquitetura do PS4 e X1 e não há base instalada (apenas fãs de longa data compram o Wii U, que, diga-se de passagem possui excelentes jogos).

 

Mas repito: PS3>>>>>>>>>>>>>>>>Wii, enquanto PS4>>>Wii U. Razão: shaders unificados. Enquanto não houver outra grande "sacada" como essa, as inovações serão infinitesimais, do tipo iluminação dinâmica, efeitos de partículas e tesselação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ítalo Bandeira

 

O que tenho a dizer a respeito do Wii U é o seguinte: houve um grande salto tecnológico quando da transição do PS2 para o PS3, em razão dos shaders unificados. Pega o melhor jogo do PS2 em termos gráficos e compara com o melhor do PS3. É incrível a diferença. Mesmo entre os últimos lançamentos do PS2 e os primeiros do PS3 já se via que a arquitetura de programação gráfica mudara drasticamente. E a Nintendo, que tinha o GameCube, o melhor de sua geração, simplesmente resolveu relançá-lo com controles de movimento... Não comprei o Wii.

 

Mas aí vem a geração seguinte. Evidentemente há evolução em termos gráficos, mas nada como o salto anterior. Então resolvi comprar o Wii U, porque possui uma GPU pós-unified shaders. Enquanto não era possível fazer downgrade nos jogos do PS3 para o Wii, isto é perfeitamente possível agora. Só que as third não irão fazer isso, porque a arquitetura do Wii U é muito diferente da arquitetura do PS4 e X1 e não há base instalada (apenas fãs de longa data compram o Wii U, que, diga-se de passagem possui excelentes jogos).

 

Mas repito: PS3>>>>>>>>>>>>>>>>Wii, enquanto PS4>>>Wii U. Razão: shaders unificados. Enquanto não houver outra grande "sacada" como essa, as inovações serão infinitesimais, do tipo iluminação dinâmica, efeitos de partículas e tesselação.

 

Neste aspecto eu concordo, já que a Nintendo tem condições de fazer um console mais poderoso mas prefere fazer algo barato... eu não me importaria em ter que pagar um pouco mais em um console Nintendo se o mesmo tivesse mais jogos e mais apoio das thirds. Eu tenho um Wii e fiquei impressionado com a qualidade dos últimos jogos lançados para ele, tomo como exemplo o Sonic Colors que foi feito usando o Physx da Nvidia e os resultados foram espetaculares.

 

Só acho que essa carência de jogos multi que o Wii U tá passando se deve a preguiça dos desenvolvedores de fazer ports  (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Pessoal, alguém aí sabe dizer se o modelo americano possui fonte bivolt?

 

Acabei de comprar o meu, mas na minha cidade a tensão padrão é 220V. Caso o aparelho permita apenas 110V, existe alguma fonte bivolt que possa ser comprada como acessório à parte? De preferência da própria Nintendo?

 

Sei que posso usar um transformador 220V/110V, mas queria deixar essa alternativa apenas como último recurso mesmo...

 

Me desculpem caso já tenha sido postada uma resposta pare esta dúvida antes, pela pesquisa aqui não encontrei nada relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Coordenador

Segundo a IGN, a fonte do Wii U americano é bivolt: http://www.ign.com/blogs/chuck0latte/2012/12/12/wii-u-power-adapters-usa-are-actually-universal-100-250vac-dual-voltage

Há também relatos de diversos usuários em fóruns que confirmam que a fonte é bivolt.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gente, que tópico parado...

Vamos especular sobre o NX?

Veja, no Wii U podemos ter até 12 contas, sendo que essas podem até ser de diferentes nacionalidades (restritas aos países das Américas).

Será que poderemos passar o conteúdo de todas as contas para o NX? Por exemplo, eu tenho todos os jogos não físicos na minha conta canadense, mas toda  minha interação online e saves dos jogos estão nas contas brasileiras.

Como será a transferência de um Wii U para o NX?

E mais:

Há rumores de que o NX pode vir numa arquitetura comum, x86-64 ou até ARM. Como ocorrerá a retrocompatibilidade? Desde o saudoso GameCube a Nintendo vem sendo fiel à arquitetura POWER/POWERPC, com a retrocompatibilidade praticamente total baseada no próprio hardware sendo regra desde o Wii.

Será o NX totalmente retrocompatível com a arquitetura exótica do Wii U?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Administrador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso Fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Fórum do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!