Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Flat Pode Queimar Unidade Ótica?


Posts recomendados

é o seguinte pessoal, estava fuçando no meu drive lite-on do meu xbox 360, retirei o cabo flat, que liga a unidade ótica à placa, e quando fui colocar devolta acabei danificando o cabo flat, logo em seguida houve o rompimento dos conectores do cabo flat, e quando montei o drive novamente, ele não estava lendo nenhum tipo de disco, desmontei novamente, retirei o cabo flat e notei dois conectores rompidos, só o que mais me preocupa foi ver uma marquinha preta entre os conectores rompidos, tenho 99,9% de certeza que ouve um curto circuito ali, agora a minha dúvida é:

Será que queimou a unidade ótica, ou até mesmo a placa?

Creio que o drive lite-on do xbox 360 não seja muito diferente de um drive comum de pc, portanto quem tiver experiência com drives por favor me tira essa dúvida, já encomendei um cabo flat, mas vai demorar uma semana para chegar, até lá gostaria de perder essa dúvida que me aflige

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para se ter ideia do quanto é sensivel as unidades óticas dos aparelhos (no geral), não é necessário nem provocar um curto para queimá-la, basta o simples fato de se por a mão nela ou nos condutores dela (cabo flat) conectados a ela, com o corpo carregado de energia estática que você já dispõe ela para outra finalidade, o lixo.

mas isso não ocorre tão somente com as unidades, no geral qualquer aparelho hoje em dia é composto de componentes muitos sensíveis, bastando para danificá-los ter acesso aos seus componentes internos e um leve contato com o nosso corpo.

toda vez que for mexer internamente em algum equipamento para uma limpeza ou reparo independente do que seja. som, tv, pc é recomendável após abrir um deles por a mão no chassis metálico interno desses aparelhos para justamente descarregar a estática que podemos estar carregando no momento, não adianta escostar na parte de fora pois geralmente são pintadas e isoladas, ou então usar uma manta anti estática ou um cabo de aterramento.

mas voltando ao seu problema, na maioria das situações esses cabos flats são fixados sobre pressão, nos conectores de encaixe (não em todos), existe uma aleta que facilita tanto colocar como retirar os cabos flats, uns modelos abrem para cima (tipo capô de carro) e outros tem o encaixe desencaixe no sentido do cabo, puxando para trás desencaixa empurrando encaixa, após reconectar ponha-o na posição inicial para fixar o cabo novamente.

verifique se estar conectando o cabo na posição correta, não é qualquer lado que faz contato com a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa cara, você conseguiu me deixar apavorado agora... sobre a travinha, eu só fui descobrir depois de danificar o cabo flat, daí me dei conta que tem todo aquele esquema de abrir a travinha colocar o cabo flat e depois fechar...

acho que é só testando para saber no que deu, mas se alguém mais quiser compartilhar uma informação fique à vontade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, só para avisar, o cabo flat chegou, dessa vez coloquei da maneira correta, mesmo assim o drive não quer ler os discos, mas eu tô achando que não foi a unidade ótica que queimou, pois eu tirei a carcaça de cima e quando eu ejeto e fecho a bandeja, a unidade acende o laser como se tivesse tentando ler o disco, será que foi desregulado ou alguma coisa do tipo? Também vale ressaltar que eu mandei para um técnico fazer o desbloqueio, será que ele não fez o serviço correto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...