Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração; Peltier ou Refrigeração Liquida


erich8

Posts recomendados

Estou querendo colocar um sistema de refrigeração no CPU aqui. Mas não sei o que escolher.

Tem os kits de refrigeração liquida, sei que aqueles que usam água não prestam.

Existe um kit que usa óleo mineral?

Si eu comprar um kit de refrigeração a água e colocar óleo mineral as mangueiras agüentam?

E o Peltier? Si colocar um de 60 w vai formar água na placa?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apenas sobre "peltier" .... eu tenho experiência com peltier porque eu tenho um experimento que nunca demonstrou algum incidente indesejado ...

1° só os de 240W e 360W prestam ... e são os mais difíceis de encontrar ... OU "escale" 2 peltiers de 180 .... coloque um peltier em cima do outro e terá temperaturas MUITO MAIS BAIXAS que um de 360W convencional ou então compre 4 de 90W e escale "as 4" e quebre uma tampa de ferro (fiz o teste) de tão frio que chega.

2° o verdadeiro potencial de arrefecimento delas surge quando você resfria a superfície quente dela com um water cooler H70 como no meu caso. (usei pra resfriar a GPU escondendo todos esse aparato na parte inferior e traseira do gabinete), OU quando você escala 2 peltiers 180W e simplesmente "mergulha" os 2 dentro do tanque do watercooler.

3º O método convencional com 2 dissipadores de calor de cobre puro e 2 fans de pelo menos 3000 CFM (estou falando das barulhentas) também funciona.

Problemas sobre peltier : "some o preço de uma pastilha peltier de 240W + uma fonte de alimentação que você vai precisar + 240 W + 2 dissipadores de calor de cobre puro + 2 fans de pelo menos 3000 CFM" ... "será que não deu o preço de um H70 pro seu processador" ???? e que daria EXATAMENTE o mesmo desempenho??? porém só prestaria arrefecimento à seu processador ??? ou então um ultra : http://www.ultraproducts.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=4143848&CatId=493

1 já vem com uma pastilha peltier de 60W.

2 O próprio dissipador de calor controla através de termômetros a temperatura proporcionada pela pastilha evitando "condensação" e que possui um encapsulamento do processador tão eficiente que evita que qualquer tipo de "água" que a pastilha peltier venha à gerar seja retido dentro do mesmo.

3 os heatsinks são feitos de alumínio porém preenchidos com líquido de arrefecimento ?

cuidados sobre peltier :

1 a pastilha deve ficar pra fora do gabinete

2 o ar frio que vai entrar no computador deve passar por um filtro de umidade (um pedaço de pano ou espuma, só ir em lojas de som que você encontra)

3 certificar-se que ou você vai colocar esses sistema de arrefecimento na parte inferior ou lateral do chassi do gabinete se tiver que gerar suor (nunca aconteceu comigo) a água deve escorrer pra parte inferior e entã0 escoar por furos na parte inferior do computador .... "no meu caso as grades de respiração do V3"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara! Muito loco quebrar uma tampa de ferro só com o frio!

Acho que o water cooler H70 é muito caro para mim. Então estou pensando em montar o meu com água.

Ficaria algo assim, mas com o peltier entre o cooler e o radiador;

watercooler.jpg

E si eu colocasse um peltier fraco aqui? Não quero colocar o meu CPU a baixo de 0, manter a temperatura a uns 30C esta muito bom para mim.

High_Performance_Peltier_Cooler.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado em usar o peltier, pois esfria demais correndo o risco da água condensar, formando orgalho. Podendo assim ocasionar problemas como curto circuito por exemplo.

Falou ae.PANAO

PANÃO é por isto que estou querendo usar um peltier fraco, de preferência colocado do lado de fora do PC, ligado a um radiador de water cooler. Será que mesmo assim á risco de formar água no CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É certo que as chances de dar algum gotejamento com o peltier instalado do lado de fora é menor. Porém temos que ver que a água que está fria dentro do cano deixará o próprio cano gelado pode fazer orvalho nessa parte tambem. É um risco, mas não sei quanto, precisa de testes para dizer o que vai acontecer.

Falowwww ae.PANAO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Vi o vídeo e o meu PC usa exatamente este dissipador.

Mas é uma gambiarra feia pacas! E como faz barulho!

Estou pensando em um Water Cooler justamente para deixar o PC mais silencioso.

Esta é a minha maquina.

DSC02398.JPG

DSC02399.JPG

Não sei tudo sobre informática então não sei o q esta embaixo do segundo dissipador.

Este pequeno.

No meu WC será que tenho de colocar um Water Block nele também?

Já vi um com dois Water Block o primeiro no CPU e um tubo indo para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

chefe, estou meio desatualizado quanto ao assunto mas sou eng eletricista e estudei peltier/seeback e o que eu sei é q essas celulas vendidas no mercado têm uma eficiência baixíssima, soluções peltier no geral têm eficiência baixa já que ainda hoje os fabricantes não conseguiram achar uma combinação de materiais (são necessários dois metais ou composições para se fazer um sistema peltier) consideravelmente eficiente.

Ela atua muito mais como aquecedor do que "bomba" de calor. O Ameslab veio com uma descoberta interessante no ano passado que aumenta a eficiência do sistema (usando um elemento pra lá de raro na Terra) então quem sabe no futuro a gente veja essa solução se popularizar mais, o que não falta é fabricante tentando melhorar, bem como estudos sobre o tema, já que ele é antiguinho, leia.

Qualquer outra solução que você pense para seu PC vai ser mais eficiente que isso. Gosto de pregar contra células peltier porque acho que elas têm que ser desmistificadas. Aqui no CdH o que mais existe é entusiasta na área de PC mas que conhece pouco da área elétrica, e é facilmente atraído por uma tecnologiazinha tão simples, que só pede corrente contínua, é compacta, diferente e permite isolar herméticamente o case.

Lembre-se que necessidade de refrigeração de placas de CI é uma necessidade de um zilhão de fabricantes, mas você não vê eles usando peltier. A tecnlogia é, com todo o respeito mas devida expressão, uma *****. Só compensa se você morar no Canadá ou Rússia e quiser, além de refrigerar o PC, aquecer o quarto.

Acho bom ver o pessoal do forum brincando com peltier/seeback, é um fenômeno curioso e acessível, mas o problema é que no CdH, devido á empolgação combinada com leiguisse, achismos e desconhecimentos viram fatos. refrigeração com Peltier está virando quase uma solução high-end para casemoders, e repare que nunca é citado um teste ou estudo sequer, evite ser um desses que simplesmente gasta dinheiro simplesmente porque "acha" que está comprando algo melhor, o CdH é um lugar para esclarecermos um assunto complicado (tecnologia), e não criarmos mais mitos.

Já sugeri ao Gabriel Torres que fizesse testes com essas celulas, mas a verdade é que isso exige um conhecimento e material que talvez não seja interessante para a equipe tentar correr atrás. Espero que na medida que a mistificação dessas células cresça eles vejam mais e mais a necessidade de tentar deixar tudo claro para os assinantes.

;)

enfim, não estou falando para não usar Peltier, se quiser usar por curiosidade, ótimo, simplesmente tenha em mente que não é a solução mais inteligente para sua necessidade, bem como todos que falam de Peltier aqui deveriam ter em mente.

Quanto á condensação, acredito que não seria problema se você posicionasse a célula corretamente no gabinete e principalmente fechasse ele herméticamente, evitando a entrada de mais umidade.

http://www.ameslab.gov/news/news-releases/thermoelectric-conversion

http://www.customthermoelectric.com/History.html

http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20060704211920AAwTNz0

http://www.coolchips.gi/technology/ccalc.shtml

quanto ao óleo mineral sou um completo leigo, mas já li que só compensa se você não pensa em se desfazer do PC depois ou coisa do tipo, já que ele impregna tudo. Dê uma lida no assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sobre o óleo confesso q foi bobeira da minha parte. Vi um vídeo onde o cara colocava o PC inteiro no óleo ai pensei! Si o óleo for melhor era só colocar no water cooler e alem de economizar na quantidade de óleo o WC não criaria algas e resíduos.

Mas estava errado. O óleo não é melhor q a água na condutividade térmica.

Olha esta tabela.

http://www.fisica.net/ead/mod/glossary/showentry.php?courseid=1&eid=421&displayformat=dictionary

Sobre o peltier pensei em usar dois water blocks um em cima do CPU e o segundo no lado de fora do gabinete substituindo o radiador. Este segundo teria um peltier com um ar cooler.

Acho q a imagem seria meio bizarra! No mínimo.

Dentro do gabinete um water block, tubos, uma bomba e pendurado no lado de fora um Water block com um peltier entre o dissipador de calor do ar cooler.

Mas si o peltier for isto o q você diz ser, seria melhor o radiador do WC mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chefe, eu só queria levantar um alerta sobre peltier pra você dar uma procurada no assunto. Como eu disse estou meio desatualizado e nunca cheguei a trabalhar com essas celulas/pastilhas mesmo, só outros sistemas peltier mais industriais.

Dê uma lida no assunto, o problema é que apesar de existir MUITO material sobre peltier/seeback, quase não existe sobre essas pastilhas, os fabricantes não esclarecem muita coisa pelo jeito. Por isso eu queria ver o pessoal do CdH fazer uns testes de comparaão com elas. Se você for usar Peltier acho q não vai precisar colocar tudo isso q você falou, bastaria uma forma básica de fazer o ar circular nas pontas quentese frias acho que ventoinhas+dissipadores já seria o suficiente, no máximo um water cooler pra levar calor das peças pra ponta fria.

você precisa mesmo desse poder todo de refrigeração?

Eu procurei mais coisa sobre o óleo mineral porque parece ser uma ideia boa, afinal de contas ar está mais para um isolante térmico do que condutor. Achei isso aqui:http://hardcorecomputer.custhelp.com/app/answers/list

parece que essa empresa foi uma das primeiras ou a primeira a lidar com refrigeração a óleo comercialmente. O problema é que ela usa um coolant (http://en.wikipedia.org/wiki/Coolant) próprio, não falam do que se trata. Pelo o que vi o maior problema com o óleo mineral é o fato de ser caro. Li também sobre uns boatos de o óleo comer emborrachados e capacitores não sólidos com o tempo, preocupante, teria que ler melhor sobre isso.

tem isso aqui também, os caras relataram por mais de ano a experiência com o uso de óleo:

http://www.pugetsystems.com/submerged.php#update

qualquer que seja a solução, não se esqueça de compartilhar com a gente aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou usar óleo não, e sobre o peltier sou só um entusiasta. Só quero testar a tecnologia.

Logo logo começo fazer o meu casemod. quando iniciar posto aqui em “Casemods”

Já até tenho a minha placa de acrílico. Outro dia estava cortando uma placa para um cliente e a minha mão escapou arranhando a placa. Podia perfeitamente cortar o arranhado e vender o resto da placa em outro anuncio com outra medida.

Mas pensei! Corto outra placa para o cliente e fico com esta para mim.

Bom a placa já tenho! Faltam as Fans e luzes, etc.

Vou estudar o assunto “peltier”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu lembro de ter lido um post aqui dum cara que usou peltier e vedou todo o gabinete, acabando de vez com problema de poeira. você vai tentar fazer isso também?

Eu tenho interesse nessa questão porque meu sonho é fazer um case q não troque ar com o o ambiente externo (mas que não gaste muita energia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muito legal. Resolveria o problema da condensação

Mas acho q não, estou pensando em colocar uma fan de 120mm de luz azul na tampa. Mas meu gabinete tem só uns 35cm de altura. Acho q vai ficar um monstro de grande.

Olha só o meu PC tem duas fans uma no cooler e outra na parte de trás como exaustor.

As fans são pequenas uns 9 ou 10cm. Ai si colocar uma fan de 12 na tampa, sei la! Tenho medo de ficar ridículo de grande.

Não note na bagunça, não comecei a fazer o meu casemod ainda.

DSC02392.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como já foi citado, Peltier não é uma boa.

Simples, baixíssima eficiência... e para você conseguir faezr com que ela gele muito, terá que colocar uma corrente enorme nela. Isso fará com que o lado quente fique muito quente e você terá q retirar todo esse calor para faze com que o lado frio fique muito frio. É como se você estivesse resfriando outro processador.

No final das contas, sua conta de luz vai aumentar e muito e não terá grande desempenho do sistema.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...