Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geforce GTX 550Ti - Características.


Posts recomendados

  • Membro VIP

nVidia Geforce GTX 550 Ti

Nome do chip: GF116 - Codinome: Fermi

192 SPs

24 ROPs

1 GiB de memória

192 bits

1170 Milhões de transistores

Shader Model 5.0 (DirectX 11)

Núcleo a 900 MHz

Shaders a 1800 MHz

Memórias GDDR5 a 1026 (x4) MHz

Fabricado em 40 nm

Testes:

Anand Tech

The Tech Report

Tech Power Up!

Hardware Heaven

Bit-Tech

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava fazendo uma matemática aqui sobre a memória e o barramento. Primeira vez que vejo usarem memórias de barramentos diferentes numa mesma placa. A placa tem quatro chips de 1Gib e 2 de 2Gib.

Sim, a nvidia usou essa abordagem ruim, unicamente para poder competir no segmento Low-End. Ja que é mais convidativo ter 1 GB do que 768 MB ^_^.

Para que o sistema de Memoria e ROPS funcionem com eficiência, é preciso que as memorias sejam de mesma densidade para todos os barramentos. Afinal cada Bloco ROPs é ligado a um Barramento 64 bits, que no qual esse é conectado a 2 Chips GDDR5. Quando o Bloco ROP grava no Framebuffer da placa os Frames ja prontos , ou Efetua o Blend do MSAA, isso é feito paralelamente em TODOS os ROPS e consequentemente em todos os Controladores de memoria.

Veja que no caso da GTX 550 TI, ela possue 3 Barramentos de 64 bits, sendo que o ultimo possui 2 chips de 256 MB e os outros 2 Barramentos, possuem apenas 2 Chips de 128 MB cada um.

porém os Blocos ROPS de cada um desses barramentos são os MESMOS, incluindo o do terceiro barramento.

Dessa forma em algum instante, quando os ROPS estiverem gravando os Frames, vai chegar algum ponto onde vai ter que armazenar Frames apenas do terceiro barramento, e com isso voce vai ter uma banda muito pequena, naquele momento.

A banda de memoria teorica é calculada multiplicando o barramento total com a frequencia efetiva da memoria, dividindo por 8. Que no caso da GTX 550 TI é de 192 * 4104 /8 = 98496 MB/s ~= 98,4 GB/s. porém no caso dessa nova placa, a GPU so tera essa banda ate o momento em que a soma dos Framebuffers não passar 768 MB, caso passe, o restante vai ficar com a banda de 32.8 GB/s.

Mesmo não sendo muito comum, um hora ou outra, a placa vai ter que gravar com banda baixa. Esse é o custo de se criar barramentos com densidades diferentes nas VGAs.

Tudo isso pra manter o apelo comercial, do "O tio me compra uma Gefurci de 1 Giga" kkkkkkkkkkkk :).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a nvidia usou essa abordagem ruim, unicamente para poder competir no segmento Low-End. Ja que é mais convidativo ter 1 GB do que 768 MB ^_^.

Para que o sistema de Memoria e ROPS funcionem com eficiência, é preciso que as memorias sejam de mesma densidade para todos os barramentos. Afinal cada Bloco ROPs é ligado a um Barramento 64 bits, que no qual esse é conectado a 2 Chips GDDR5. Quando o Bloco ROP grava no Framebuffer da placa os Frames ja prontos , ou Efetua o Blend do MSAA, isso é feito paralelamente em TODOS os ROPS e consequentemente em todos os Controladores de memoria.

Veja que no caso da GTX 550 TI, ela possue 3 Barramentos de 64 bits, sendo que o ultimo possui 2 chips de 256 MB e os outros 2 Barramentos, possuem apenas 2 Chips de 128 MB cada um.

porém os Blocos ROPS de cada um desses barramentos são os MESMOS, incluindo o do terceiro barramento.

Dessa forma em algum instante, quando os ROPS estiverem gravando os Frames, vai chegar algum ponto onde vai ter que armazenar Frames apenas do terceiro barramento, e com isso voce vai ter uma banda muito pequena, naquele momento.

A banda de memoria teorica é calculada multiplicando o barramento total com a frequencia efetiva da memoria, dividindo por 8. Que no caso da GTX 550 TI é de 192 * 4104 /8 = 98496 MB/s ~= 98,4 GB/s. porém no caso dessa nova placa, a GPU so tera essa banda ate o momento em que a soma dos Framebuffers não passar 768 MB, caso passe, o restante vai ficar com a banda de 32.8 GB/s.

Mesmo não sendo muito comum, um hora ou outra, a placa vai ter que gravar com banda baixa. Esse é o custo de se criar barramentos com densidades diferentes nas VGAs.

Tudo isso pra manter o apelo comercial, do "O tio me compra uma Gefurci de 1 Giga" kkkkkkkkkkkk :).

Aaah tá! Isso explica a perda de performance em resoluções maiores em comparação às outras placas de 1gb. Que tava meio estranha por sinal.

valeu pela aula, espada. =)

EDIT: oxi, então porque lendo no review do techreport (tá, tá, eu pulei para a consumo, resumo de performance e conclusão) ele diz que "Mixed density memory chips help increase performance"?

E o consumo tá piorzinho do que o povo esperava, acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aaah tá! Isso explica a perda de performance em resoluções maiores em comparação às outras placas de 1gb. Que tava meio estranha por sinal.

valeu pela aula, espada. =)

EDIT: oxi, então porque lendo no review do techreport (tá, tá, eu pulei para a consumo, resumo de performance e conclusão) ele diz que "Mixed density memory chips help increase performance"?

E o consumo tá piorzinho do que o povo esperava, acho.

Olha so esse trecho la deles:

"Now, given the need to balance bandwidth between the GF116's three controllers, it would appear unlikely the GTX 550 Ti is making full use of the extra 256MB on its third controller—even with drivers attempting to take advantage. This mixed memory config might therefore not be so much a technical feat as a marketing ploy, whereby the extra RAM's chief purpose could be to let Nvidia slap a nice "1GB" on the box so that the card matches up well against competing Radeons in the minds of less informed consumers. "768MB" does look a little unsightly these days, and as the company keenly pointed out while briefing us, outfitting the GTX 550 Ti with 1.5GB of RAM (512MB per controller) wouldn't have been cost-effective."

Ou seja eles sabem que a placa tera problemas de banda com o Extra de 256 MB. Mesmo com modificações do controlador e dos drivers :D. porém ela so tera problemas com banda caso o framebuffer ultrapasse os 768 MB.

Não que seja o fim do mundo, afinal estamos falando de uma placa Low-End. porém esse tipo de abordagem é de pessima eficiência. É a mesma ideia de voce ter uma mobo Dual channel de dois pentes, e resolver colocar mais um pente em um dos canais. Apesar de ter mais memoria o terceiro pente sera acessado apenas em 64 bits e não em 128 Bits (dual Channel). So que aqui estamos falando de VGAs que são muito necessitadas de banda de memoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verdade, ou editaram a matéria ou eu que não prestei atenção :o

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177841943-placa-de-video-nvidia-gtx550-ti-1gb-gddr5-192bits-dx11-pci-e-_JM

R$549,00

http://www.compranova.com.br/placa-de-video-geforce-evga-gtx550-ti-1gb-pci-e-01g-p3-1556-kr.html

R$562,32

carinha né, ;/

p.s: Preço mais em conta encontrado, no kabum...a vista R$509,91

acredito que vá diminuir de preço, com a chegada da GTX560 não titanium, esperar até o mês que vem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Bacana cara, onde tu comprou por este preço? Em altas resolucoes e com texturas grandes sera q ela nao pede arrego por causa desse lance dela ser 192 bits e com 1gb de memoria, como explicado pelo "Espada"?

opa cara , comprei na arcaweb daqui de Belo Horizonte mesmo

quanto aos jogos , o mais recente que rodei foi o Dirt 3 , minha maquina é a da assinatura e estou usando um monitor samsung P2470Hn full HD

Dirt 3 roda perfeito e sem nenhum travamento nesta configuração com tudo no maximo exceção do anti aliasing que deixei em 8x

Grid rodou com tudo no maximo perfitamente

o unico outro game que rodei foi fifa 11 e tbem rodou com tudo no maximo-estranho que minha antiga HD4870 tinha uns travamentos esquisitos em relação a este game.

enfim estou curtindo a vga e pelo preço que paguei não me arrependo nem um pouco

a considerar o valor que a GTX460 esta sendo encontrada por aqui em BH, essa GTX550 TI valeu muito a pena mesmo sendo um pouco inferior ( aquela historia classica de que a diferença de performance não vale a diferença de preço )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal

Estou com um problema que pode ferrar o meu bolso. Comprei uma Geforce GTX 550 Ti (EVGA - http://www.evga.com/products/moreInfo.asp?pn=01G-P3-1557-KR&family=GeForce%20500%20Series%20Family&sw=) e a coloquei no lugar da minha antiga e fajuta geforce 8400 gs.

A novidade para mim, que não conheço muito de hardware, foi conectar 2 cabos 6-pin na fonte, embora tivessem 4 lugares para colocar, conectei aleatoriamente.

À tarde, o computador ligou numa boa, instalei o driver que veio no cd da placa (266.71, se não me engano) e joguei GTA IV, Fifa 11 e Street Fighter pra testar, tudo uma maravilha.

Mas à noite, quando estava jogando GTA e dei um esc pra buscar minha namorada e voltar a jogar depois, cheguei em casa e a CPU estava desligada. Tentei ligar o computador e nada, nenhuma luz, nenhum barulho.

Abri a CPU, tirei e recoloquei a placa nova, conectei os cabos 6-pin em outras saídas da fonte, e agora o computador acende a luz verde quando ligo o estabilizador, mas não acontece nada além disso. Antes eu precisava ligar o estabilizador e depois ligar a CPU, não sei porque está ligando direto.

Alguma sugestão, galera? Fonte queimada? Pelas especificações da placa, eu preciso de uma com 400w e "power supply with +12 Volt current rating of 24 Amps". Minha fonte é uma SevenTeam 420w, mas não sei ler as informações nela para dizer sobre a corrente correta.

Alguém pode me ajudar??

Windows XP Professional - SP3

ASUS AMD 64 x2 4200+ Dual Core 2.21Ghz

Motherboard ASUS M2N-Sli

Placa de vídeo Geforce GTX 550 Ti

Fonte SevenTeam 420W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal

Estou com um problema que pode ferrar o meu bolso. Comprei uma GeForce GTX 550 Ti (EVGA - http://www.evga.com/products/moreInfo.asp?pn=01G-P3-1557-KR&family=GeForce%20500%20Series%20Family&sw=) e a coloquei no lugar da minha antiga e fajuta geforce 8400 gs.

A novidade para mim, que não conheço muito de hardware, foi conectar 2 cabos 6-pin na fonte, embora tivessem 4 lugares para colocar, conectei aleatoriamente.

À tarde, o computador ligou numa boa, instalei o driver que veio no cd da placa (266.71, se não me engano) e joguei GTA IV, Fifa 11 e Street Fighter pra testar, tudo uma maravilha.

Mas à noite, quando estava jogando GTA e dei um esc pra buscar minha namorada e voltar a jogar depois, cheguei em casa e a CPU estava desligada. Tentei ligar o computador e nada, nenhuma luz, nenhum barulho.

Abri a CPU, tirei e recoloquei a placa nova, conectei os cabos 6-pin em outras saídas da fonte, e agora o computador acende a luz verde quando ligo o estabilizador, mas não acontece nada além disso. Antes eu precisava ligar o estabilizador e depois ligar a CPU, não sei porque está ligando direto.

Alguma sugestão, galera? Fonte queimada? Pelas especificações da placa, eu preciso de uma com 400w e "power supply with +12 Volt current rating of 24 Amps". Minha fonte é uma SevenTeam 420w, mas não sei ler as informações nela para dizer sobre a corrente correta.

Alguém pode me ajudar??

Windows XP Professional - SP3

ASUS AMD 64 x2 4200+ Dual Core 2.21Ghz

Motherboard ASUS M2N-Sli

Placa de vídeo Geforce GTX 550 Ti

Fonte SevenTeam 420W

Boa tarde Rpocov e seja bem vindo ao forum.

Provavelmente a fonte queimou mais só testando com outra fonte para termos certesa.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa fonte aguenta em teoria essa vga com tranquilidade.

tenho 2 pcs aqui em casa onde uso vgas exatamente deste mesmo modelo e fabricante e um deles esta com uma akasa 350p350g e sem nenhum problema , lembrando que essa vga não consome mais do que 116 w e isso em full load da mesma.

restam as perguntas , você conectou todos os cabos corretamente? e se sim, a sua fontetem quanto tempo de uso?como estava o funcionamento dela antes de colocar a nova vga? você tem muitos outros dispositivos alimentados pela fonte (hds, coolers gravadores etc- quantos)

em tese, essa fonte da tranquilamente para sustentar um sistema com essa mobo , vga memos, um gravador , e 2 hds com eficiência sem overclocks , infelizmente aqui no forum , um ou outro user( minoria) gosta de alarmar e exagerar em recomendação de fontes .

lembrando que não adianta ter ua fonte de 900w se a mesma não for de qualidade

te aconselho a pegar seu pc e começar a testar em separado , primeiro a fonte e depois a vga( especialmente essas duas) . tente ir na casa de um amigo e teste essas peças no pc dele se você não possuir outro em casa.

e claro , não tente ficar ligando o pc como esta você pode até mesmo pirorar uma situaçaõ reversivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
essa fonte aguenta em teoria essa vga com tranquilidade.

tenho 2 pcs aqui em casa onde uso vgas exatamente deste mesmo modelo e fabricante e um deles esta com uma akasa 350p350g e sem nenhum problema , lembrando que essa vga não consome mais do que 116 w e isso em full load da mesma.

restam as perguntas , você conectou todos os cabos corretamente? e se sim, a sua fontetem quanto tempo de uso?como estava o funcionamento dela antes de colocar a nova vga? você tem muitos outros dispositivos alimentados pela fonte (hds, coolers gravadores etc- quantos)

em tese, essa fonte da tranquilamente para sustentar um sistema com essa mobo , vga memos, um gravador , e 2 hds com eficiência sem overclocks , infelizmente aqui no forum , um ou outro user( minoria) gosta de alarmar e exagerar em recomendação de fontes .

lembrando que não adianta ter ua fonte de 900w se a mesma não for de qualidade

te aconselho a pegar seu pc e começar a testar em separado , primeiro a fonte e depois a vga( especialmente essas duas) . tente ir na casa de um amigo e teste essas peças no pc dele se você não possuir outro em casa.

e claro , não tente ficar ligando o pc como esta você pode até mesmo pirorar uma situaçaõ reversivel

lamentavel seu post amigo.

Boa tarde

Nada é perfeito minha fonte é de 460watts da Zalman ZM460B-APS-460-W excelente, foi recomendado pelo CDH e no final do ano retrasado queimou sorte minha que o mesmo estava na garantia.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode testar algumas coisas como se o fusível da fonte queimou, sem ligá-la em outro PC, pegue um clips, entorte e coloque uma ponta no fio verde e outra em qualquer fio preto (do conector 20/24 pinos da placa mãe), e ligue na tomada, se ela ligar é um bom sinal, mas não é garantia de que a fonte está boa.

Obs: Desconecte todos os cabos da fonte do computador antes de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Recentemente minha placa de vídeo queimou era uma 9600 GT, estou pensando em comprar uma GTX 550Ti, minha dúvida é se minha fonte aguenta a nova configuração e se a GTX 550Ti irá perder muita perfomace pelo meu processador ser um pouco antigo.

Intel Core 2 Duo 6420 2.13 GHz

3Gb memória Ram

Fonte: Sentey ERP500-SS 500w

2 HDs SATA

1 Drive de DVD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente minha placa de vídeo queimou era uma 9600 GT, estou pensando em comprar uma GTX 550Ti, minha dúvida é se minha fonte aguenta a nova configuração e se a GTX 550Ti irá perder muita perfomace pelo meu processador ser um pouco antigo.

Intel Core 2 Duo 6420 2.13 GHz

3Gb memória Ram

Fonte: Sentey ERP500-SS 500w

2 HDs SATA

1 Drive de DVD

a fonte vai aguentar sim, mas talvez esse processador gargale um pouco ...creio que um pequno over no mesmo deve resolver isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou totalmente amador em fazer overclock, tem como me da umas dicas?

Existe uma seção especializada em over aqui no fórum. Aconselho que você passe por lá, você vai encontrar matérias sobre isso e o pessoal pode ajudar bastante.

De mais, como você quer fazer over no CPU, também tem a seção de CPUs no fórum. O povo lá tb pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olha, desculpe se eu estiver enganado, eu tenho placa dessas e me parece pior que a minha antiga 9800gt, essa gtx tem uns momentos estranhos, onde cai a velocidade do jogo, e quanto a sua ati, tinha um pacote (1.01) pro fifa que corrige esse problema, espero ter ajudado, qualquer gafe será corrigida com o tempo, sou iniciante no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...