Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

@

 

O melhor será aquele que mais se adequar a sua situação.. O que você pretende ligar nele?

 

@RS Faria 3 PCs, 3 monitores, modem, roteador, TV, DVR... talvez mais algumas outras coisas futuramente. Mas a principal dúvida é quanto a qualidade, qual marca é melhor de um modo geral??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como comparar amigo, um é de 700 Watts, mal dá de alimentar um PC decente ou dois PC's de escritório e o outro oferece 2.100, cerca de 3 vezes mais..

 

É pouco esse de 700 Watts para sua carga dai...

Se queres uma resposta filosófica somente, sim o APC é melhor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como comparar amigo, um é de 700 Watts, mal dá de alimentar um PC decente ou dois PC's de escritório e o outro oferece 2.100 Watts ou seja, 3 vezes mais..

 

@faller

 

Ok. Vamos facilitar. 

Suponha que  ambos tenham a mesma potência. Qual você escolheria e por qual razão?

 

Seria como fazer uma pergunta: você compraria uma TV LED de 49" Sony ou uma LED de 49" CCE 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller

 

Ok. Vamos facilitar. 

Suponha que  ambos tenham a mesma potência. Qual você escolheria e por qual razão?

 

Seria como fazer uma pergunta: você compraria uma TV LED de 49" Sony ou uma LED de 49" CCE 

 

Compraria APC e compraria Sony.. Razão: Qualidade percebida como maior..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller

 

beleza?

Tenho uma dúvida para um pc comum, i5, fonte comum, gostaria de adquirir um no-break mais em conta.

O que você indicaria, neste caso sendo residencial?

O que significa para você fonte comum???

Esse PC tem placa de vídeo???

Qual a fonte nele usada, Marca e modelo???

Existe uma boa razão para colocar no-break nele??? Qual??? Qual o benefício que procuras com essa ação??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que significa para você fonte comum???

Esse PC tem placa de vídeo???

Qual a fonte nele usada, Marca e modelo???

Existe uma boa razão para colocar no-break nele??? Qual??? Qual o benefício que procuras com essa ação??

Opa, desculpe, mas estava de férias. rs

Fonte Seasonic 300w reais.

Não tem placa de vídeo.

É um servidor de firebird, fica ligado 24hs, não pode desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dos realmente decentes, de dupla conversão, sem estabilizador, forma de onda senoidal pura esse dai lhe serviria: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/-

 

Piorando a coisa, adotando um com estabilizador internamente, diria para adotar um desses: http://www.atera.com.br/produto/MANIII27570/-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos realmente decentes, de dupla conversão, sem estabilizador, forma de onda senoidal pura esse dai lhe serviria: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/-

 

Piorando a coisa, adotando um com estabilizador internamente, diria para adotar um desses: http://www.atera.com.br/produto/MANIII27570/-

Faller, Obrigado!

Mais uma dúvida, a APC depois da nacionalização, ainda é bom?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, Obrigado!

Mais uma dúvida, a APC depois da nacionalização, ainda é bom?

Preferiria que alguém que os usasse pesadamente desse essa resposta. Não sou usuário de no-break e desse modo minha opinião não seria a melhor nem a mais abalizada..

 

Este modelo tem estabilizador interno.

Não, na prática no-breaks de dupla conversão não se valem de estabilizadores uma vez que ele, o no-break, monta ou gera a forma de onda de saída ele já a monta de modo que a tensão gerada seja fixa, constante, sem necessidade de estabilizador...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jgvfilho Se esta disposto a comprar um bom nobreak senoidal sugiro escolher entre APC ou NHS. Já tive um SMS, e é péssimo e o suporte então nem se fala, além disso, existe uma porrada de reclamação contra a SMS.

 

Recomendo conferir no catalogo da NHS:

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RVPQ==/SENOIDAL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jgvfilho Se esta disposto a comprar um bom nobreak senoidal sugiro escolher entre APC ou NHS. Já tive um SMS, e é péssimo e o suporte então nem se fala, além disso, existe uma porrada de reclamação contra a SMS.

 

Recomendo conferir no catalogo da NHS:

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RVPQ==/SENOIDAL

@Johne, valeu! Vou pesquisar aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de parabenizar o faller pelas várias contribuições aqui e pelos vídeos demonstrativos (um que eu vi).

 

Lendo bastante a respeito do tópico.... a coisa está complicada mesmo para quem quer usar desktops com fontes PFC ativo e a comodidade de um nobreak que segure por pelo menos 3 minutos para que seja salvo os trabalhos dos usuários nos terminais.

 

Imaginem a seguinte situação... 20 computadores numa rede, todos desktops. Todas as fontes PFC Ativo. Necessidade de se ter nobreak para salvar os trabalhos em caso de quedas (raras) de energia. Agora imagina cada máquina com um senoidal puro pesando 15kg só pra fazer essa função, de segurar o micro por 4 minutos...

 

Imagem também que alguém pensou... "vamos usar notebooks, desses da Acer, com teclado numérico, tela grande, pois cada notebook desse custa exatamente 1 nobreak senoidal puro!". Mas aí chega uma pessoa e diz: "Vai começar outro problema... quando um começar a levar notebook pra terminar trabalho em casa, o segundo funcionário leva, e o terceiro leva, e assim por diante, e aí a zona está feita...".  

 

Não estamos falando de um datacenter aqui, não. Estamos falando de um small-business, com chefes que se contradizem, que acreditam nos estabilizadores, geração Y, que querem tudo pra ontem, sem avaliar riscos. E você, no setor mais importante, tendo que tomar a decisão "ou tudo, ou nada".

 

Um nobreak senoidal puro tipo EATON 9130 para segurar um servidor mid-end, custando R$ 3.000,00? Sem problemas! Até aí é coerente... mas senoidais para máquinas desktop....? Seria meio incoerente. Só se fosse o caso de ser a necessidade de 1 ou 2 máquinas somente! (Ex. contabilidade).

 

Não está faltando algum produto específico nesse mercado? (Ex. Short-break SEM estabilizador) [nessas condições eu suportaria 3 minutos de ofensa à uma fonte PFC ativo, contanto que este estabilizador não existisse]. Acredito que estou falando até mesmo de um novo produto, uma "bateria para PC mesmo - finalidade salvar os trabalhos". Lembrando que estou falando de desktops com fonte de PFC Ativo... e a necessidade é segurar 3-4 minutos para que todos salvem seus trabalhos e desliguem seus computadores. 

 

Comprar um shortbreak pra "bypassar" o estabilizadorzinho maldito, abrindo-os e fazendo as devidas ligações.... complicado né.... inviável. E a garantia do fabricante, nenhuma, óbvio.

 

O que fazer diante dessa situação?

 

Usar fontes SEM PFC ativo, com a melhor qualidade possivel (digamos EVGA 400W), com o shortbreak? Evita alguma coisa, ou são os mesmos prejuízos são aplicados? É uma diferença apenas de você estar detonando uma fonte barata ao invés de uma fonte excelente? 

 

Se a SMS está recomendando que em seus produtos "short-break" não os use com fontes de PFC ativo... seria isto, de certo, uma afirmação do tipo... "Olhe, usem com fontes sem o PFC, e gastem mais energia, com eficiência mais baixa, porém danos visíveis não vão ocorrer."

 

Porque se alguém aqui me disser, que sim, USE a fonte SEM PFC ativo, como a EVGA 400W, e um shortbreak, que pelo menos tecnicamente é menos grave do que agregar um shortbreak desses à uma fonte de PFC ativo, e você estará diminuindo a vida útil de um equipamento mais barato, mas que pelo menos entregue uma Wattagem para estabilidade de seu terminal que necessidade de 300W para nada travar... - se alguém disser isto, eu vou por esta via. Porém se alguém disser para eu insistir numa Corsair CX500W, mesmo sabendo dos danos, vou por esta.

 

Isso porque eu nem comecei a falar nos PCs de arquitetura fechada, comprados aos montes... vários da Lenovo não possuem PFC ativo (alguns da HP possuem PFC ativo e todas as certificações 80 Plus).

 

Acredito que com a onda do 80 Plus, PFC Ativo, e a infinidade de shortbreaks no mercado, isto está se tornando o dilema de muitos administradores de redes e sistemas, que se importam com seus equipamentos.

 

E agora? O que fazer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, Obrigado!

Mais uma dúvida, a APC depois da nacionalização, ainda é bom?

 

Pelo menos na linha de shortbreaks a mudança não foi muito boa. Na versão norte-americana usa-se o APC Powerchute, que é um software decente para gerenciar o micro e hiberná-lo quando a bateria está no fim, roda como serviço, não é pesado, etc. É um no-break suportado nativamente por NAS da Synology, provavelmente também por outros. O Powerchute não suporta os APC-Microsol, só há um software terrível feito em Java, pesado, que não roda como serviço. NAS nem identifica os APC-Microsol. Sem contar que não existe mais nenhum produto nacional como os APC Pro, com display LCD com várias informações.

 

Depois da decepção com o APC-Microsol, acabei comprando um da Eaton para testar. O software dele também é uma tremenda porqueira, mas pelo menos dá para usar esse outro aqui - http://foxylab.com/UPSAssistant.php?en - que não é um Powerchute, mas é bem mais razoável. Até agora o Eaton está funcionando bem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim AVR de Automatic Voltage Regulator.. Estabilizador com todos seu problemas inerentes, para os entendidos...

São os no-breaks do tipo Interativos com a rede elétrica..

 

Faller, só me tira uma dúvida.

 

Considerando que o ideal é fonte com PFC Ativo, e No-Break Online de Dupla Conversão.... 

 

Gostaria só que me esclarecesse o seguinte.... (considerando que alguém não quer desligar esse nobreak aqui).

 

É mais vantajoso usar uma fonte sem PFC com um short-break, desperdiçando energia...

Ou é mais vantajoso ainda usar uma com PFC e short-break, matando a fonte "aos poucos"...

Em outras palavras... É melhor ferrar com o produto mais barato.... ou definitivamente HÁ ALGUMA vantagem usando uma EVGA 400W com um Short-Break, mesmo consumindo mais energia e considerando todas as perdas de eficiência?

 

É isso que eu quero entender....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
..

 

É isso que eu quero entender....

 nada sua config

Eu, como sou purista, não abriria mão de ficar com uma fonte moderna, de alta eficiência, com PFC ativo e não pela pela economia de energia que ela me proporcionaria  mas sim pela economia de ruído (fontes de alta eficiência não necessitam de tanto arrefecimento). Ficaria com um PC mais quieto, muito mais frio.

Abriria mão de no-break pois acho totalmente desnecessário pois não protege em nada seus equipamentos e na verdade só atrapalha..

Não é uma questão de ferrar com a fonte mas em ferrando com a mesma bem pode ferrar com seu PC, com sua PV, seu HD bem como com o os dados lá colocados..

Não cogitaria fonte antiga sem PFC ativo bem como não cogitaria no-break sem forma de onda senoidal pura.

 

A solução mais barata seria usar um no-break senoidal puro porém interativo (agregaria estabilizador e não geraria onda retangular) e ai pode usar fonte com PFC ativo.

 

É que não existem 2 soluções como você postou, existem 3 na verdade..

 

A mais burra: No-break interativo com geração forma de onda retangular (com estabilizador)

A mediana: No-break interativo com geração de forma de onda senoidal pura (também com estabilizador)

A melhor: No-break de dupla conversão

 

Para se usar fontes com PFC ativo a geração tem de ser senoidal pura, não pode ser retangular.. Mas pode pode ou não ter estabilizador internamente..

 

Eu, tendo que obrigatoriamente colocar no-break e tivesse de escolher ou colocaria de dupla conversão, pois assim como quero a melhor fonte quero o melhor no-break..

 

É que muita gente por ai coloca no-break achando estar protegendo seu PC, quando isso não é absolutamente verdadeiro...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais burra: No-break interativo com geração forma de onda retangular (com estabilizador)

 

 

Isto é, considerando esta onda retangular só APARECE no momento da rede da concessionária cair, ofendendo a fonte de PFC ativo naquele momento. Fora isso, com a rede da concessionária estabelecida é apenas o "estabilizador maldito" que vai estar prejudicando a fonte.

 

O que equivale dizer que a solução MEDIANA e BURRA, equivalem-se, no caso de a rede da concessionária ser estável e não cair.

 

Estou correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

O que equivale dizer que a solução MEDIANA e BURRA, equivalem-se, no caso de a rede da concessionária ser estável e não cair.

 

Estou correto?

 

Sim, estás correto...

Mas nesse caso, se a rede da concessionária for estável e não cair, e o cara ainda assim colocar um no-break, burro mesmo é ele  :D  :D  :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto. Perfeito.

Mas como eu expliquei... em 5 meses, tivemos 2 blecautes aqui.

 

Um durou 2 minutos (Junho).

Outro foi ontem, durou 5 minutos (justamente quando estava escrevendo uns posts aqui no fórum).

 

Considerando que em outras partes do Brasil, como li em alguns amigos do fórum, a coisa é bem mais complicada.

Manaus mesmo a queda de energia é algo corriqueira, muito mais quedas que aqui no interior de SP.

 

Bastou ontem a energia do quarteirão inteiro cair ontem, por causa de uma manutenção, que

já cruzou comigo um chico-esperto de hierarquia superior perguntando se "o problema é interno".

 

É esse tipo de coisa que eu quero evitar.  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Correto. Perfeito.

Mas como eu expliquei... em 5 meses, tivemos 2 blecautes aqui.

 

Um durou 2 minutos (Junho).

Outro foi ontem, durou 5 minutos (justamente quando estava escrevendo uns posts aqui no fórum).

 

Considerando que em outras partes do Brasil, como li em alguns amigos do fórum, a coisa é bem mais complicada.

Manaus mesmo a queda de energia é algo corriqueira, muito mais quedas que aqui no interior de SP.

 

Bastou ontem a energia do quarteirão inteiro cair ontem, por causa de uma manutenção, que

já cruzou comigo um chico-esperto de hierarquia superior perguntando se "o problema é interno".

 

É esse tipo de coisa que eu quero evitar.  :)

Deixa eu ver.....

Ficastes por sete longos minutos fora nos últimos 5 meses, por falta de energia, isso em duas vezes...

Já te destes conta que aproveitar um apagão para botar a conversa em dia, tirar a ***** de cima do PC, trocar ideia com alguém, ler um livro, ou apenas um parágrafo dele, pode ser salutar????

 

Não...  Preferes continuar grudado no PC, igual ***** em tamanco, a ponto de adotar um no-break para isso???  Tenha paciência....

Mais... O maior dano seu foi perder a digitação de uma resposta, no fórum????!!!

 

Acho melhor que coloques ai um grupo motor gerador, associado com no-break... Já vi nóia mas essa sua tá acima do normal... Me desculpe

 

Ademais, não entendi bulhufas daquela sua citação:

 

"Bastou ontem a energia do quarteirão inteiro cair ontem, por causa de uma manutenção, que

já cruzou comigo um chico-esperto de hierarquia superior perguntando se "o problema é interno".

É esse tipo de coisa que eu quero evitar.  [:)]"

 

Mas mesmo sem entender não vejo nenhuma indicação para adoção de no-break.

 

Mas cada um cada qual..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...