Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Boa tarde Faller!

Estou com uma duvida cruel e gostaria de sua ajuda! Estou montando um PC novo e no meu pc antigo ja sofri muito com variaçoes de corrente eletrica aqui em casa, já queimei 3 fontes de alimentaçao do PC e um HD! Atualmente eu uso um estabilizador vagabundo desses e ainda uso um "filtro de linha" barato tb que é mais um extensor ne......como estou montando um computador novo queria garantir que nada vai queimar e a minha duvida e se compro um filtro de linha bom ou se compro um no-break ! Porém nao posso gastar muito..e nao sei se um nobreak na faixa de 300 reais resolveria meu problema. O que acha?

 

configuração do PC:

placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0

processador AMD FX 6300 3.5 GHz AM3+

placa de video VGA PNY geForce GTX650 2GB DDR5 128 bits

fonte de alimentaçao CORSAIR CX-600w 80 plus bronze

memoria KINGSTON 8gb

HD 1T

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matias0212

 

Um filtro de linha bom custa menos de 300 reais.. Um No-break adequado pra essa fonte, vai custar mais de 300 reais..

 

A pergunta que fica é se essas 3 fontes queimadas eram tão boas como uma Corsair ou Seasonic..

Você pode me indicar qual seria este nobreak de 300 reais? qual fabricante e modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não com certeza nao eram! nao conferi mas quase certeza que nao tinham PFC ativo e deviam ser de 400 watts. E melhor comprar essa fonte então (CORSAIR 600w) e ligar direto na tomada sem estabilizador ou nobreak?


Não com certeza nao eram! nao conferi mas quase certeza que nao tinham PFC ativo e deviam ser de 400 watts. E melhor comprar essa fonte então (CORSAIR 600w) e ligar direto na tomada sem estabilizador ou nobreak?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Faller!

Estou com uma duvida cruel e gostaria de sua ajuda! Estou montando um PC novo e no meu pc antigo ja sofri muito com variaçoes de corrente eletrica aqui em casa, já queimei 3 fontes de alimentaçao do PC e um HD! Atualmente eu uso um estabilizador vagabundo desses e ainda uso um "filtro de linha" barato tb que é mais um extensor ne......como estou montando um computador novo queria garantir que nada vai queimar e a minha duvida e se compro um filtro de linha bom ou se compro um no-break ! Porém nao posso gastar muito..e nao sei se um nobreak na faixa de 300 reais resolveria meu problema. O que acha?

 

configuração do PC:

placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0

processador AMD FX 6300 3.5 GHz AM3+

placa de video VGA PNY geForce GTX650 2GB DDR5 128 bits

fonte de alimentaçao CORSAIR CX-600w 80 plus bronze

memoria KINGSTON 8gb

HD 1T

 

O que queima fonte é :

1) Fonte vagabunda, genérica;

2) Estabilizador;

3) No-break do tipo barato, desses interativos e de forma de onda retangular;

4) Falta de proteção contra surtos.

 

Uma boa proteção contra surtos seria a melhor alternativa que poderias colocar ai, tirando fora, deixando de usar o maldito estabilizador..

Por exemplo um filtro de linha da Clamper, o Multi Proteção, por exemplo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O nobreak que pensei em comprar são um desses dois:

 

http://www.americanas.com.br/produto/7475571/nobreak-new-station-700va-bivolt-sms-preto

 

 

Então comece olhando para a aba das características desse no-break ai, ao final das mesmas, uma observação importante, citada pelo fabricante.. Vou lhe ajudar:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/New-Station-5-tomadas

 

Lá diz exatamente isso dai:

 

"IMPORTANTE:

Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possua fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida."

 

Ademais nem esse dai nem outro do fabricante que for, desse tipo dai, interativos com geração de energia sob a forma de onda retangular, esses de R$ 300,00 a R$ 800,00, se aplicam para uso em fontes decentes com PFC ativo..

 

Portanto, se quiseres adotar o mesmo para acender a lâmpada da barraca, quando acampares, sim estás com o no-break correto, mas nunca para tocar uma boa fonte como a CX600, com PFC ativo..

Aliás, leia ai os tipos de no-break que o mercado oferece, antes de pensar em adotar um deles..

Entenda os diferentes tipos de no-break     

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma configuração mediana;

2X4GB Corsair

HD de 1TB Seagate

HD de 320GB da Samsung

Monitor 20'' Samsung

Caixa de som com subwoofer 

Fonte Sentey SDP750-ss com PFC Ativo

i5 3330

Placa Mãe ASUS P8H77-M

EVGA nVidia GTX 660 TI

Gabinete Sentey CENTINELA 

1 Driver de CD/DVD

----

Quando fui comprar meu pc eu ia pegar uma fonte de 500W da Corsair, só que tinha acabado, e na época eu só podia comprar na loja física porque eu ia ter um baita desconto e essa fonte da Sentey iria ficar pelo mesmo preço da Corsair, na época estava por uns 450 reais, o PC na época ficou quase o mesmo valor do de uma loja online, acabei comprando na física mesmo, meu PC não usa nem 400W mas não vou mentir, mesmo não usando nem quase a metade da minha fonte eu acho ela boa e pelo preço que paguei na época achei "legal". 
Só que eu burrei, usava um No-Break da SMS de 600VA do antigo PC e usava nesse novo, não sei como esse meu PC não não queimou, mas fiz como o Faller tinha me dito uma vez e comprei um filtro de linha recentemente da Clamper, é muito bom e não tenho do que reclamar, parece que o PC está até "respirando" melhor agora. 

post-691388-0-10820000-1426607297_thumb.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não com certeza nao eram! nao conferi mas quase certeza que nao tinham PFC ativo e deviam ser de 400 watts. E melhor comprar essa fonte então (CORSAIR 600w) e ligar direto na tomada sem estabilizador ou nobreak?

O @faller já te respondeu acima.. Não precisa acrescentar mais nada..

 

 

 

Você pode me indicar qual seria este nobreak de 300 reais? qual fabricante e modelo.

Não indiquei nenhum No-Break no meu post..  :huh:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é melhor colocar um filtro de linha do que um no-break, mas é melhor ainda colocar um multiproteção como esse aqui: http://www.atera.com.br/produto/CONTR009237/-

Estou com uma dúvida, ele é recomendado por proteger os eletrônicos e a rede ADSL, mas minha rede é VDSL2. Esse tipo de rede corre o mesmo risco do que a ADSL? Serviria o mesmo aparelho para proteger a rede VDSL2? Se não,qual filtro adequado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia amigos,

 

se alguem ou o faller puder me tirar uma dúvida. As vezes  a rede aqui cai, e uma vez caiu enquanto jogava PS4. Ele reiniciou etc etc.

Já ouvi relatos que pode comprometer o console ou perder saves.

 

Queria uma recomendação de Nobreak, apenas pra poder desligar o console qd a energia acabar.

 

Muito obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia amigos,

 

se alguem ou o faller puder me tirar uma dúvida. As vezes  a rede aqui cai, e uma vez caiu enquanto jogava PS4. Ele reiniciou etc etc.

Já ouvi relatos que pode comprometer o console ou perder saves.

 

Queria uma recomendação de Nobreak, apenas pra poder desligar o console qd a energia acabar.

 

Muito obrigado

Certo.. Um desses dai, o primeiro e ótimo e o segundo meia boca, por ainda contar com o velho e arcaico estabilizador:

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/-

 

http://www.atera.com.br/produto/MANIII27570/-

 

Esse é o preço para poderes seguras seus "saves"

Que achas???

Já que é melhor colocar um filtro de linha do que um no-break, mas é melhor ainda colocar um multiproteção como esse aqui: http://www.atera.com.br/produto/CONTR009237/-

Estou com uma dúvida, ele é recomendado por proteger os eletrônicos e a rede ADSL, mas minha rede é VDSL2. Esse tipo de rede corre o mesmo risco do que a ADSL? Serviria o mesmo aparelho para proteger a rede VDSL2? Se não,qual filtro adequado?

Ai vai depender como e o suporte físico do VDSL2 se for cabo ou linha telefônica é melhor proteger mesmo. Se for fibra ótica nem necessita..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.. Um desses dai, o primeiro e ótimo e o segundo meia boca, por ainda contar com o velho e arcaico estabilizador:

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/-

 

http://www.atera.com.br/produto/MANIII27570/-

 

Esse é o preço para poderes seguras seus "saves"

Que achas???

Ai vai depender como e o suporte físico do VDSL2 se for cabo ou linha telefônica é melhor proteger mesmo. Se for fibra ótica nem necessita..

 

 

oh louco. Esse preço nao da kkkkkk.

na verdade nem preocupo muito com saves e sim com panes no console.

Mas muito obrigado por responder

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal ! Se quisesse manter um refrigerador Panasonic inverter ( http://www.panasonic.com/br/consumidor/eletrodomesticos/refrigeradores/nr-bt48pv1w.html) com as seguintes especificações de 220V, 60Hz, 1,4A e potencia de degelo 180W por um periodo de 4 horas na temperatura mínima com consumo de energia de 39 KWh/mês, isso seria possível utilizando algum No-break senoidal on line com dupla conversão ? Toas as opiniões são bem-vidas.

Abraços a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em comprar este nobreak da eaton, num primeiro momento.

 

http://www.eatonnobreak.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=85&category_id=10&option=com_virtuemart&Itemid=129

 

No site é informado que suportaria uma autonomia de 15 minutos para uma carga de 1400W, ou seja, um pouco mais de 45 minutos para uma carga de 450W.

 

ps: sempre pensei que o voltampere (VA) fosse equivalente a W (watt), então, neste modelo,  esperava potencia disponivel em torno de 2000W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estava pensando em comprar este nobreak da eaton, num primeiro momento.

 

http://www.eatonnobreak.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=85&category_id=10&option=com_virtuemart&Itemid=129

 

No site é informado que suportaria uma autonomia de 15 minutos para uma carga de 1400W, ou seja, um pouco mais de 45 minutos para uma carga de 450W.

 

ps: sempre pensei que o voltampere (VA) fosse equivalente a W (watt), então, neste modelo,  esperava potencia disponivel em torno de 2000W.

A relação de Watts para com VA's vai depender sempre do fp (fator de potencia) do no-break..

 

Você não necessita adotar um no-break capaz de oferecer 1.400 Watts que é mais que o dobro do que o refrigerador exige. Tem sim e que colocar energia armazenada em maior quantidade, maior numero de baterias..

 

Esse dai sim daria para segurar o refrigerador.. Mas note, isso tudo tem um custo, que é o da aquisição do equipamento, somado a reposição de todas as baterias a cada dois anos e agora, como custo da energia maior, um gasto a mais com a energia consumida..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, muito boas as explicações.

 

Eu preciso de um no-break para meu escritório como uso o computador para trabalhar não posso perder meus arquivos na falta de energia, porém fiquei com um pouco de dúvida, estava pensando em comprar o Nobreak SMS Manager III senoidal 1400VA .

 

Aqui na minha região não acontece com muita frequência oscilações no nível de tensão e pelo que entendi o estabilizador só é prejudicial quando fica comutando ou estou errado? O melhor seria um com dupla conversão porém tem um preço fora do meu orçamento.

 

Para proteção de surtos vou instalar no quadro de distribuição DPS clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
.... pelo que entendi o estabilizador só é prejudicial quando fica comutando ou estou errado?

Sim, você esta certo... Acontece que variações de tensão são absolutamente normais em toda a rede elétrica e a quantidade ou frequência dessas comutações vai depender do valor de tensão do momento da comutação, ajustado no estabilizador. As vezes sequer necessita de meio volt de variação para que ele comute.. Você não vai saber se vai comutar muito ou pouco e isso vai variar de um para outro equipamento ate mesmo da mesma marca e mesmo tipo/modelo..

 

Quanto a probabilidade de ele ficar comutando, isso tem a ver com o tempo de operação no modo energia comercial presente, mas eu diria que e mais ou menos 99,5% do tempo energia comercial e probabilidade de comutação do estabilizador e 0,5% falta de energia e dai o inversor é quem vai operar, gerando senoidal pura e sem o maldito estabilizador pois ele já vai gerar tensão estável..

 

Mas concordo com você, adotar esse dai e uma alternativa plausível, um bom meio termo para solucionar o backup de energia por você desejado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito obrigado pela atenção faller.

se fosse pra comprar um on line qual você recomendaria?

Sem saber da config, principalmente da fonte usada, não recomendaria nenhum.. Seria chute..  Prefiro sempre, em qualquer recomendação faze-la de modo científico, com racional de calculo para bem dimensionar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu preciso de dois no-break um para meu PC que tem uma fonte Corsair CX 430W e dois monitores 17 e outro para duas PLOTTER HP T920 que tem uma potência de 120W cada.

Meu medo é o no-break para as plotter pois são bem mais caras que o pc por isso quero comprar um que não comprometa nada ou vou deixar sem, mas esses online são complicados de encontrar.

Quando eu pesquisei para comprar o vendedor me indicou um Nobreak Back-UPS 400 para a plotter ainda bem que pesquisei aqui antes de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...