Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

é o problema da regiao mesmo, onde moro sempre foi assim, ta menos pior agora, mas ja foi mt pior, antigamente chovia e faltava luz, agora nem tanto, mas quando venta falta. é ****, mas tem vez que dia claro com sol, sem vento e falta... ai é ****.....

enfim vou ficar sem no-break mesmo, vou comprar é um bom filtro de linha porque o meu ja tem uns 20 anos lol.

A única orientação que posso dar é ligar para o 0800 da cia elétrica ai da sua região e pedir uma solução.

Pode parecer piada falar isto no brasil, mas já vi mais de uma vez problemas serem resolvidos dessa maneira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A única orientação que posso dar é ligar para o 0800 da cia elétrica ai da sua região e pedir uma solução.

Pode parecer piada falar isto no brasil, mas já vi mais de uma vez problemas serem resolvidos dessa maneira.

Nossa que raiva cara eu passo pelo mesmo problema, a distribuidora de energia da minha cidade se chama CELPE, esses malditos queimaram minha placa de video 2 semanas atras(o ventilador parou de rodar, o tecnico fez voltar a funcionar)

então de uma semana para ca ja faltou energia 5 vezes que eu anotei, assim não da cara.

Eu preciso de um no-break urgente se não vou realmente infartar.

Vocês tem um bom para me indicar que continue funcionando mesmo sem energia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No-break, tranqueira-break, estabilizador 'super desenvolvido' ou qualquer outra denominação que queiram atribuir...

Pois é, meus caros; para mim, ele se transformou há tempos num mal necessário. Trabalho diariamente com o meu pc principal por longos períodos, sempre salvo os meus projetos em desenvolvimento periodicamente (com rigidez de horário britânica), mas sempre há a possibilidade da manifestação inoportuna da famigerada 'Lei de Murphy', justamente quando você está a desenvolver um projeto de extrema importância, com prazo apertado e o fornecimento de energia elétrica é interrompido! Após perder uma bela quantia e o prazo de entrega pela primeira e última vez, eu adotei há tempos a solução paliativa do No-break, para resguardar o meu bolso. No meu caso, antes comprar uma nova fonte, que amargar maiores prejuízos.

A tranqueira em questão, me livrou de outras duas situações, nas quais, perderia grande parte dos projetos. Em breve, pretendo adquirir um SMS Senoidal.

Já o meu segundo pc, que utilizo para tarefas corriqueiras (navegar, downloads etc) vai direto na parede mesmo. No-break é uma tranqueira? Sim, porém, um mal necessário no meu caso.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tranqueira em questão, me livrou de outras duas situações, nas quais, perderia grande parte dos projetos. Em breve, pretendo adquirir um SMS Senoidal.

Abraços.

Cuidado com os nobreaks da SMS, a grande maioria deles são line-interactive com com ondas retangulares, que eles se aproveitam para chamar de senoidal por aproximação. É cheio de pegadinhas nas especificações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com os nobreaks da SMS, a grande maioria deles são line-interactive com com ondas retangulares, que eles se aproveitam para chamar de senoidal por aproximação. É cheio de pegadinhas nas especificações.

Olá, ignacho!

Recomenda algum senoidal de 'pedigree' com bom custoXbenefício?

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

AGRADECIMENTOS

faller,

Primeiramente, muito obrigado à você, não só por este tópico, mas também pelo "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC" e muitos outros tópicos que venho lendo. É muito difícil encontrar uma "literatura" desse assunto em sites e documentações dos fabricantes (ainda que a SMS disponibilize um PDF com especificações, ela apenas mostra uma tabela, não explica nada). Estendo estes agradecimentos também a todos os outros usuários, que também colaboraram muito para o desenvolvimento do tópico, com adendos, respostas e comentários pertinentes, embasados e com ótimas metáforas.

INTRODUÇÃO

Por várias vezes, pensei em postar perguntas, mas a cada página lida, vinha mais uma informação (e mais indecisão), mas depois de ler tudo e tendo para mim, o uso de um no-break necessário (ontem mesmo durante a leitura deste tópico, a energia caiu) vi que tenho 2 alternativas:

Opção 1) Comprar um No-break com onda Senoidal pura e com dupla conversão como foi amplamente recomendado pelo faller.

Opção 2) Comprar um No-break Senoidal sem dupla conversão, diminuindo a vida útil da minha fonte, mas agredindo menos no momento em que a bateria entrar em ação.

Estava considerando um consumo de 700W, para comprar um no-break com sobra para minha necessidade. Mas a verdade é que meu PC novo (DELL XPS 8300), pelo que fui informado pela DELL, terá uma fonte com 400W c/ PFC Ativo (vou listar os componentes do PC no final do post). Ia optar pela Opção 2, mas depois de ver as dicas de no-breaks e ver que tem no-breaks com onda Senoidal por preços abaixo de R$ 1.000,00 (inclusive com dupla conversão), reconsiderei. Pois investi MUITO na compra deste meu PC novo, peguei de uma marca que considero boa e uma configuração que também considero boa, quero que ele dure, sem problemas, uns 5 anos, no mínimo.

VAMOS AO QUE INTERESSA

Então, se gastei tanto nele, seria desleixo comprar um no-break inadequado. Sendo assim, acho que ficarei com a primeira alternativa (Senoidal com dupla conversão). Seguindo a dica que o próprio faller deu de Custo X Benefício, estou cogitando comprar um Nobreak Eaton 1KVA/700W, EDX1000LB 120/120V dupla conv. Mas tenho algumas dúvidas, agradeço se puderem me responder e opinar:

Página do produto, no site do Fabricante:

http://powerquality.eaton.com/EDX1000LB.aspx?CX=9

Documentação:

http://lit.powerware.com/ll_download.asp?file=E-Series_DX_1P_May11.pdf

http://lit.powerware.com/ll_download.asp?file=DX1000H(XL)~10000H(XL).pdf

http://lit.powerware.com/ll_download.asp?file=DX_1-3K_LV_UM_logo.pdf

QUESTÕES

1) Empirismo: Alguém tem, já usou ou viu este no-break em funcionamento? Pois sempre levo muito em consideração a indicação de quem já conferiu "ao vivo" quando vou comprar.

2) Marca: Essa marca Eaton é boa? Acredito que seja, mas talvez só seja conhecida no mercado corporativo, pois só ouvi falar antes de SMS, APC e TS Shara.

3) Custo: Em questão de custo, este Eaton é a melhor opção de No-break Senoidal com Dupla Conversão (1KVA) mesmo? Nas pesquisas que fiz comparando com SMS, o preço realmente foi bem mais baixo para os da Eaton (na verdade, não encontrei Senoidal com Dupla Conversão de 1KVA da SMS)

4) Número de Tomadas: Vi que ele possui "apenas" 2 tomadas. Caso eu precise ligar mais algum aparelho e respeite o limite de VA/Watts, posso ligar um filtro de linha (ou algum tipo de extensão) nele?

5) Baterias Externas: Sei que ele utiliza 3 baterias internas. Não vi na descrição do produto, mas queria confirmar: é possível ligar baterias externas neste modelo?

6) Baterias Internas: Já mandei um questionamento para a loja, mas geralmente estas baterias internas são facilmente encontradas? Tem que ser da marca Eaton ou existem compatíveis de outras marcas? Vi algumas de mesma tensão e corrente que custavam R$ 60,00 cada (R$ 180,00 para repor as 3 unidades), mas não sei se eram compatíveis com ele, pelas dimensões, acho que não.

7) Ruído: Na descrição do produto está: "Ruído audível: < 45 dB", vi alguns exemplos de gráficos classificando esse valor como uma "sala de estar calma". Mas para quem já viu e ouviu ele em funcionamento: faz muito ruído? Pois o PC da Dell sei que será bem silencioso, se o No-break for muito barulhento, irá me incomodar bastante e isso irá pesar um pouco na decisão de compra. OBS: Levando mais em conta o funcionamento dele enquanto a rede elétrica está funcionando, pois já espero que, quando a energia cair e a bateria seja acionada, a mesma faça algum ruído mais alto.

8) Bips / Apitos do modo bateria: é sabido que, quando o no-break entra no seu modo bateria, são emitidos avisos sonoros e/ou luminosos. Na documentação que encontrei, li sobre as indicações de LEDs, mas não percebi se tem como dar um mute nos avisos sonoros. Será que tem como?

9) Ligar aparelhos enquanto o no-break está operando no modo Bateria: No meu atual no-break SMS Net Station 600VA (FP 0,5) se eu estiver com meu PC e monitor ligado (tem também modem+router+HD Externo "pendurados"), e cair a energia agora, ele segura e posso operar durante alguns minutos. Porém, se eu estava com o PC ligado e o monitor (que é de tubo) desligado, se estiver no modo bateria e eu ligar o monitor, ele "desarma" e cai a energia para tudo. Acredito eu, sem embasamento, que o monitor tenha um pico de consumo quando é ligado. Sendo assim, no meu novo PC e novo no-break Senoidal de dupla conversão, respeitando os VA/WATTS, eu posso ligar meu PC ou monitor enquanto estiver operando no modo bateria? Ex: Digamos que acabou a energia e eu precise sair de casa levando algum documento ou arquivo no pendrive. É possível apenas para ligar o PC e copiar este documento pequeno para um pendrive e logo em seguida, desligá-lo ?

10) Porta de comunicação com o PC: Vi que este no-break vem com um software que pode até mesmo fechar os programas e desligar o PC com segurança, caso a bateria esteja se esgotando. Mas o grande contra (para mim) é o fato dessa comunicação ser via porta Serial. Com certeza, meu PC novo não virá com esta porta que parece ser "obsoleta", pelo menos aos olhos dos fabricantes de PCs domésticos. Minha pergunta é: tem como usar algum tipo de adaptador para USB? Ou sem chance, só serial mesmo? Não sei se animo de comprar uma placa serial só para isso, mas achei interessante esta funcionalidade (isso se for compatível com um Windows 7 de 64 bits, senão sem chance mesmo).

CONCLUINDO

Desculpem o post enorme, se ele desvirtuar este tópico, me avisem que edito aqui e abro outro tópico novo. Mas assim como eu já fui muito ajudado com outras dúvidas de usuários postadas neste tópico, acredito que as minhas possam ajudar muitas pessoas também.

Configuração do meu PC

Infelizmente, a Dell não passa muitas informações específicas sobre componentes dos seus micros, segue abaixo o que tive acesso, até mesmo para avaliar o consumo disso aí e ver se o nobreak atende:

DESKTOP DELL XPS 8300, segundo me passaram fonte com consumo de 400W, com PFC Ativo

Monitor: Dell D2201R de 21.5 pol. - Widescreen - > Segundo me passaram, consumo de 50W

Processador: Intel® Core™i7 2600 ( 3.4Ghz, 8MB Cache)

Memória: 8GB, Dual Channel DDR3, 1333MHz (2x4Gb)

HD: 2 Discos Rígidos de 500GB em RAID 0 - totalizando 1TB, SATA 3Gb/s (7200 RPM)

Gravador de CD/DVD Dual Layer e Leitor de Blu-Ray Dual Layer (8X BD, DVD+/-RW)

Placa de vídeo: AMD Radeon™ HD 6870 de 1GB DDR5, 256-bit

Placa de rede: 10/100/1000

Placa Wireless: Dell 1501 g

Kit Teclado + Mouse Wireless Dell KM632

Caixas de som: Dell Ax210 - > não sei o consumo

Placa de som: THX® TruStudio PC™

SO: Windows® 7 Home Premium Original 64-bit em Português

Meu PC deve chegar até o dia 17/02/2012. Eu planejei a compra do no-break para que ele chegasse antes do PC, mas aí veio o PFC Ativo e o resto da história, vocês já conhecem.

Muito obrigado a quem pôde dedicar o seu tempo em ler até aqui e a quem puder responder!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também tenho essas considerações, inclusive tinha pensado em partir para um Nobreak Tripplite, mas como o distribuidor daqui não quer me atender, e o faller indicou um Eaton em outro tópico, vou considerá-lo também.

Eu vi alguns modelos e acho que sim, vale a pena investir na dupla conversão, pois como o colega acima disse, seria um desleixo com um pc bem configurado.

Faller e demais colegas, foram Eaton, tem alguma outra indicação de marca? Aqui tenho um grave problema com oferta de peças confiáveis, e para terem uma ideia, qualquer "técnico" em eletrônica fabrica e vende estabilizadores aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo comprar um Nobreak Senoidal Online e achei esse:

http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

A minha dúvida é que na descrição dele diz que tem estabilizador, mesmo dizendo que é online senoidal de dupla conversão.

Só pode ser erro de de descrição..; Nobreak de dupla conversão com estabilizador seria como uma espécie de bola quadrada....

Não achei nenhuma menção à isso aqui

http://nobreakeaton.com.br/produtos/mostrar/759/103006429-6591/nobreak_eaton_9130_2000va_120v_torre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou querendo comprar um Nobreak Senoidal Online e achei esse:

http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

A minha dúvida é que na descrição dele diz que tem estabilizador, mesmo dizendo que é online senoidal de dupla conversão.

Se o psicólogo afirmar que o paciente tem estabilidade emocional não vai significar que o cidadão tem um estabilizador atrafincado lá aonde imaginas, vai???

Os automóveis tem, na suspensão, estabilizador, mas isso não significa ter um estabilizador desses que imaginas, lá debaixo do carro..

Um no-break on-line, de dupla conversão, com geração senoidal por alta frequência, controle PWM, consegue manter estável a tensão gerada com uma variação da ordem de 2%.

Manter estável não significa ter estabilizador, topologia arcaica, que regula aos trancos, como embreagem de sapo, aos pulos de 6% de variação da tensão..

Um no-break de dupla conversão funciona igual se fosse um gerador que tem a função de gerar a energia para seu PC a partir da energia das baterias, auxiliadas pelo conversor CA/CC de entrada. Evidentemente que ele não poderia gerar qualquer tensão e portanto gera uma tensão estável, dentro dos 2%, mas não com auxílio de estabilizador e sim no controle de geração PWM..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o psicólogo afirmar que o paciente tem estabilidade emocional não vai significar que o cidadão tem um estabilizador atrafincado lá aonde imaginas, vai???

Os automóveis tem, na suspensão, estabilizador, mas isso não significa ter um estabilizador desses que imaginas, lá debaixo do carro..

Um no-break on-line, de dupla conversão, com geração senoidal por alta frequência, controle PWM, consegue manter estável a tensão gerada com uma variação da ordem de 2%.

Manter estável não significa ter estabilizador, topologia arcaica, que regula aos trancos, como embreagem de sapo, aos pulos de 6% de variação da tensão..

Um no-break de dupla conversão funciona igual se fosse um gerador que tem a função de gerar a energia para seu PC a partir da energia das baterias, auxiliadas pelo conversor CA/CC de entrada. Evidentemente que ele não poderia gerar qualquer tensão e portanto gera uma tensão estável, dentro dos 2%, mas não com auxílio de estabilizador e sim no controle de geração PWM..

Só pode ser erro de de descrição..; Nobreak de dupla conversão com estabilizador seria como uma espécie de bola quadrada....

Não achei nenhuma menção à isso aqui

http://nobreakeaton.com.br/produtos/...0va_120v_torre

Pode mesmo ser erro do site. Este Nobreak tem 900W. Será que dá pra ligar nele o PC com uma fonte de 460W, dois monitores com 65W e 70w e um PS3 com aproximadamente 250W?

Caso não seja possível, com um filtro de linha mais um DPS no quadro de distribuição vou poder evitar surtos maiores que ocorrem no momento em que falta energia elétrica ou em casos de catástrofes na rede elétrica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode mesmo ser erro do site. Este Nobreak tem 900W. Será que dá pra ligar nele o PC com uma fonte de 460W, dois monitores com 65W e 70w e um PS3 com aproximadamente 250W?

Tiraria um dos monitores.

Caso não seja possível, com um filtro de linha mais um DPS no quadro de distribuição vou poder evitar surtos maiores que ocorrem no momento em que falta energia elétrica ou em casos de catástrofes na rede elétrica?

Não se evitam surtos. Estes equipamentos ele não evitam surtos. Eles apenas protegem contra sos surtos. Recomendado também um bom aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Algum dos amigos entendidos poderiam me explicar que diábos significa "Forma de onda na saída: Senóide pura reconstituída"???

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É cada nome que inventam pra esses short-breaks.......

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vish rapaz.

No meu entender deixa margem para ser dupla conversão e simples conversão, depende do que ele quis dizer com esse "reconstituída".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum dos amigos entendidos poderiam me explicar que diábos significa "Forma de onda na saída: Senóide pura reconstituída"???

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É cada nome que inventam pra esses short-breaks.......

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não sei de onde você tirou isso, mas certamente é uma mistura de marketing com falcatrua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish rapaz.

No meu entender deixa margem para ser dupla conversão e simples conversão, depende do que ele quis dizer com esse "reconstituída".

Não sei de onde você tirou isso, mas certamente é uma mistura de marketing com falcatrua.

Tirei daqui: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ENVDUO-600

essa foi ótima kkkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei daqui: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ENVDUO-600

essa foi ótima kkkkkkkkkkkkk

Coisas da Atera.

A Eaton é uma empresa conceituada, então nada melhor que consultar ela própria:

http://powerquality.eaton.com/ENVDUO600.aspx?CX=9

E vale para este modelo tudo aquilo que vale para qualquer outro nobreak que não é online de dupla conversão no que diz respeito à forma de onda e ao estabilizador e seus males.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas da Atera.

A Eaton é uma empresa conceituada, então nada melhor que consultar ela própria:

http://powerquality.eaton.com/ENVDUO600.aspx?CX=9

E vale para este modelo tudo aquilo que vale para qualquer outro nobreak que não é online de dupla conversão no que diz respeito à forma de onda e ao estabilizador e seus males.

Exatamente!

Gostei da maquiagem que tentaram fazer nesse no-break! =PPP

Queria mesmo era compartilhar com vocês esse "novo tipo de onda"! =PPP

Valeu pessoal! Grande abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos, tenho uma pergunta meio especifica e por isso não sei se vocês sabem responder, mas vou fazê-la.

Eu possuo este nobreak: http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=183296 há 1 ano e, tem alguns meses que comprei o cabo de bateria externa dele e coloquei uma bateria de carro de 40A, só que eu gostaria de aumentar ainda mais a autonomia dele. No manual, se não me engano diz que o maior módulo de bateria externa que eles vendem é de 80A para este nobreak e me parece que eles descrevem esse módulo proprietário como sendo duas baterias de 40A ligadas em paralelo. A minha pergunta é: Posso ligar no meu nobreak uma única bateria externa de 80A ao invés de duas de 40A em paralelo? Outra pergunta: Estou mesmo limitado aos 80A de capacidade de armazenamento?

Antecipadamente grato ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...