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Guia Básico sobre som, alto-falantes, potência, impedância, THD e SNR [V2.0]


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upking, tudo bem.

Postei uma dúvida no tópico abaixo sobre qual escolher X100B e R900T:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=455857&page=6&p=1068893839#post1068893839

Em um post anterior, você escolheu a R900T. Gostaria de entender o porque?

Abs, Cezar

Se não me engano a X100B utiliza fullranges nos canais esquerdo e direito, a qualidade do som da R900T tende a ser melhor por ser uma caixa duas vias, entretanto ela tem menos graves que a X100B por não ter subwoofer, então a recomendação provavelmente deve ter sido para alguém que procurava qualidade no som.

Abraço!

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Se não me engano a X100B utiliza fullranges nos canais esquerdo e direito, a qualidade do som da R900T tende a ser melhor por ser uma caixa duas vias, entretanto ela tem menos graves que a X100B por não ter subwoofer, então a recomendação provavelmente deve ter sido para alguém que procurava qualidade no som.

Abraço!

Upking,

Obrigado pelas 2 respostas (no meu tópico do adrena). Li o que escreveu e somei com o que já li e reli (Clube Edifier "R LINE" (2.0)). Com certeza vou pegar a R900 ao invés da x100, pelo fator equilíbrio e pelo fator preço: R$ 160,00 x 180,00.

Uma pergunta: A linha R é superior a X? Pelo que entendi no site da Edfier, a R tem um conceito Studio e a X multimídia.

Obrigado. Abs, Cezar

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Upking,

Obrigado pelas 2 respostas (no meu tópico do adrena). Li o que escreveu e somei com o que já li e reli (Clube Edifier "R LINE" (2.0)). Com certeza vou pegar a R900 ao invés da x100, pelo fator equilíbrio e pelo fator preço: R$ 160,00 x 180,00.

Uma pergunta: A linha R é superior a X? Pelo que entendi no site da Edfier, a R tem um conceito Studio e a X multimídia.

Obrigado. Abs, Cezar

Superior é relativo, ao quesito analisado, em qualidade sonora, subjetivamente falando, se é uma linha voltada a studio, provavelmente será superior a multimídia, mas também há modelos e modelos, as vezes pode acontecer de um equipamento da linha multimídia ser melhor que um da linha studio.

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  • mês depois...

Boa tarde, meu aparelho de som está completamente pifado aqui em casa então estava procurando algo bom, barato pra conectar ao pc e subsituir meu antigo aparelho de som. Sou totalmente desentendido nessa área e este post está me ajudando bastante. Ainda assim não me sinto seguro o suficiente pra escolher... Procuro o melhor custo/benefício possível e me parece muito bom o R900T que vocês tem recomendado acima. Ele seria a melhor opção nesta faixa de preço? Existe alguma opção mais válida caso o preço aumente um pouquinho? Até uns R$200,00+/-

Qual seria o volume destas caixas? Eu usaria só dentro de casa mesmo, mesmo procuro algo que toque alto, é possível por este valor?

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Boa tarde, meu aparelho de som está completamente pifado aqui em casa então estava procurando algo bom, barato pra conectar ao pc e subsituir meu antigo aparelho de som. Sou totalmente desentendido nessa área e este post está me ajudando bastante. Ainda assim não me sinto seguro o suficiente pra escolher... Procuro o melhor custo/benefício possível e me parece muito bom o R900T que vocês tem recomendado acima. Ele seria a melhor opção nesta faixa de preço? Existe alguma opção mais válida caso o preço aumente um pouquinho? Até uns R$200,00+/-

Qual seria o volume destas caixas? Eu usaria só dentro de casa mesmo, mesmo procuro algo que toque alto, é possível por este valor?

infelizmente a sensiblidade dela não é divulgada, mas eu acredito que elas toquem alto sim, mas como já foi dito, não espere muitos graves dela.

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  • mês depois...
  • 4 meses depois...

*Acredito que o tópico seja um pouco "técnico" e minha questão sobre compra não esteja muito adequada. Se for mesmo, peço desculpas pela postagem

 

Pessoal, estou interessado em comprar um Mini System e tenho algumas dúvidas.

Entre

PHILIPS FWT3600 

http://www.walmart.com.br/produto/Eletronicos/Mini-systems/Philips/409319-Mini-System-Philips-FWT3600X-78-com-Entrada-USB-e-500w-Preto

LG CM4630 (nem no manual do site da LG encontrei estas especificações mais precisas de THD)

http://www.walmart.com.br/produto/Eletronicos/Mini-systems/LG/404134-Mini-System-CM4630---LG

 

No manual do Philips temos:

Potência total de saída: 500W RMS @10% THD (-0,5dB)
Impedância do alto-falante:  3 ohm (1KHz, @10% THD, -0.5dB)
 
1) Em, "potência total" não sei como ler a expressão @10%. Como eu poderia ler esta expressão encontrada em especificações?
3ohm (1KH @10%) o que significa 1Kilohertz @ 10%? Este 10% seria o que?
 
2) E uma última questão. Este aparelho reproduz bem os sons? (embora seja Hi-fi e segundo as explicações aqui, diz que sim). Temos aqui um Philips 300w com woofer e tweeter apenas. Reproduz bem as músicas, mas tem algumas com grave forte que, estando alto, acaba não ficando bonito. Seria um erro então eu comprar este FWT3600 (que também possui woofer e tweeter apenas? Será que como eu faço questão de qualidade com grave, seria melhor pegar um com subwoofer? As vezes prefiro ouvir mais baixo pra não ter "distorções"..
 
3) Na opinião de vocês, qual reproduz os sons com mais nitidez?
 
Obrigado
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  • 7 meses depois...

Olá, eu estou com uma potencia PA 3000 datrel com duas caixas de 400W cada,1 caixa de 200W e uma corneteira de 200W, Estou usando as 4 saídas,tenho uma controladora oneal, quando eu aumento tá parando o som e pisca tudo e depois volta,oquê está acontecendo? oquê fazer? 


Olá, eu estou com uma potencia PA 3000 datrel com duas caixas de 400W cada,1 caixa de 200W e uma corneteira de 200W, Estou usando as 4 saídas,tenho uma controladora oneal, quando eu aumento tá parando o som e pisca tudo e depois volta,oquê está acontecendo? oquê fazer? 

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  • 9 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 6 meses depois...

Olá a todos,

Estou querendo comprar um modelo da microlab m109 e queria saber se essas especificações são boas:

 

Potência de saída: 10 Watts RMS
Distribuição de energia: 2,5 Watts x 2 + 5 Watts (subwoofer)
Distorção harmônica: < 0.5% 1W 1KHz
Freqüência de Resposta: 35Hz – 20KHz
Relação sinal / ruído:> 70dB
Separação:> 45dB

>> Falantes:
Tweeter driver: 3¿ x 2
Potência nominal do tweeter: 5 Watts x 2, 4 Ohms
Subwoofer: 4¿
Potência nominal do subwoofer: 5 Watts 8 Ohms
 

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  • mês depois...
  • 3 meses depois...
Em 12/03/2011 às 17:44, upking disse:
ATUALIZADO 17/01/2014!
 

 

Assuntos que serão abordados neste artigo:
Potência PMPO
Potência RMS
Sensibilidade do alto-falante
Potência RMS vs Volume
Distorção Harmônica (THD)
Relação sinal-ruído (SNR)
 

Potência PMPO

 
Tenho a certeza que vocês já viram no mercado algo como "Mini System 3600W PMPO", ou apenas o "3600W" sem especificação alguma, além dos mais variados tipos de números que só servem para lhe confundir na hora de escolher seu aparelho e que também não dizem absolutamente nada sobre a real potência ou volume máximo atingido pelo aparelho.
 
Essa tal de "PMPO" é uma medida criada pelos fabricantes afim de encher os olhos do consumidor com números inflados, no início eles se referiam a potência de pico, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidas novas maneiras de se medir o "PMPO" o que acabou resultando em uma medida completamente imprecisa, pois cada fabricante poderá ter seu modo de medir os tais "Watts PMPO"
 
Em outras palavras, a potência PMPO não significa nada e também não é parâmetro de comparação entre sistemas.
 
 

Potência RMS

 
Esta sim é a verdadeira potência do seu aparelho, por diversas vezes é um número pequeno, que raramente chega ou ultrapassa dos 100W porém é aceita mundialmente como padrão ao medir a potência de amplificadores, receivers e derivados.
 
Ela é obtida com um sinal de uma única freqüência (60hz para subwoofers e 1khz como padrão internacional), na mesma amplitude ao ser reproduzido, o que vale aqui são os valores obtidos antes do amplificador distorcer ("clipagem").
 
É feito da seguinte maneira, liga-se um resistor com a impedância (ohms) desejada (de 2 à 16ohms em geral), quanto maior a impedância, menor será a potência RMS, após ligado o resistor, coloca-se o amplificador reproduzindo a freqüência para teste em onda senoidal e mede-se a tensão no resistor, com um multímetro True RMS, a fórmula é a seguinte:
 
 
 
Como saber se estou exagerando na potência aplicada em meu alto falante?
Existem algumas formas, uma delas é perceber se o alto falante está “batendo bobina”, ou seja a bobina está batendo no fundo do alto falante. Poderia citar também o momento quando o som começa a distorcer, mas isso nem sempre é culpa do alto falante, muitas vezes é o amplificador que está entrando na região de distorção
 
Agora que você já sabe os conceitos de RMS vamos para a parte prática do assunto

Sensibilidade

 
Todo alto-falante tem um parâmetro que se chama "Sensibilidade" que por padrão é medida a 1W e 1 metros de distância, a sensibilidade é a pressão sonora (SPL, em outras palavras, volume) em dB obtido a 1m de distância que um falante consegue gerar quanto recebe um sinal de 1W RMS
 
Por exemplo: Um alto-falante com sensibilidade de 86dB consegue gerar 86 dB de volume a 1 metro de distância com 1 W RMS
 

Impedância

 
Impedância é um outro parâmetro importante das caixas de som, ela muda de acordo com a frequência mas aqui abordaremos a nominal das caixas de som para melhor entendimento, que varia de 2 a 16 ohms em geral, ela deve combinar com a impedância do seu receiver/amplificador, caixas de 2 ohms ligadas em um amplificador que suporta no mínimo 4 ohms tem grandes chances de queimarem, tanto as caixas quanto os amplificadores, por outro lado não há problemas em ter caixas com impedância nominal maior do que a mínima do amplificador, porém as caixas receberão menos potência, exemplo:
 
Caixas de 8 ohms nominais
Receiver 4 ohms, 100W RMS
Ao ligar este falante neste receiver, no máximo ele irá receber 50W de potência RMS
Vale lembrar que nem sempre a potência dobra ao se diminuir a impedância pela metade, isso depende do projeto do amplificador.
 
 

Potência RMS vs Volume

 
Como sabemos, alto-falantes tem um parâmetro chamado sensibilidade, porém estes valores não são lineares, ou seja, o dobro de Watts RMS não significa o dobro de volume reproduzidos pelo alto-falante, na verdade quando dobramos a potência, temos que adicionar apenas 3dB ao alto-falante, sendo assim:
 
 
E por ai vai, agora vamos comparar alto falantes de sensibilidades diferentes:
 
 
Concluímos que ao adicionarmos 3dB a mais na sensibilidade, o segundo alto falante reproduz sons com a mesma intensidade sonora que o primeiro e com a metade da potência, isso é muito importante para sistemas que não possuem muita potência pois ao serem equipados com alto falantes de alta sensibilidade podem atingir os mesmos níveis de SPL que outros sistemas de maior potência
Mas quanto de pressão sonora significam um valor X de decibéis(dB)?
 
graficox.png
 
Agora imagine caixas com 92 dB de sensibilidade, compare com o gráfico acima e perceba o tanto de “barulho” que 1W pode fazer.
 
Agora que você já sabe que potência não é tudo, e que o dobro de potência não significa realmente o dobro de volume, vamos aprender sobre a qualidade do som
 

Resposta de Frequencia

 
A audição humana consegue perceber sons que variam de 20 à 20.000Hz, portanto um bom alto-falante conseguiria reproduzir toda essa faixa de freqüência, mas isso é a teoria, na prática é muito difícil para apenas 1 alto-falante reproduzir todas essas freqüências com perfeição, os chamados "fullrange" se propõe a fazer tal trabalho, porém são raros os casos que que eles conseguem.
 
Por isso existem vários tipos de alto-falantes especializados em faixas de freqüência, podemos dizer que existem aqueles para os graves, os médios e os agudos
Temos então as seguintes categorias, Subwoofer (graves), woofer (médios), tweeters (agudos). Gostaria de lembrar que estou generalizando pois existem várias outras subcategorias como por exemplo, sub-graves, médios-agudos e etc, que fazem parte da transição de um tom para outro
 
Vamos começar pelos agudos, os Tweeters são falantes em geral pequenos e se movimentam pouco, assim como movimentam pouco ar também, são responsáveis pelas freqüências agudas (altas) e por isso se movimentam muito rápido e num espaço pequeno, em geral, vão de 5.000 Hz até os 20.000 Hz.
Na faixa dos agudos as ondas sonoras são bastante direcionais, recomenda-se que o tweeter esteja na altura do ouvido de quem está ouvindo o som, para um melhor aproveitamento.
 
Nos médios temos os woofers, vão de 80 ou 120hz até os 5khz (5.000Hz), responsáveis pela maior parte da informação sonora e também são aqueles que reproduzem a nossa fala, com tamanho maior que os Tweeters, eles costumam movimentar mais ar, porém são menores que os subwoofers e produzem ondas menos direcionais que os tweeters porém ainda direcionais
 
Nos graves, de 80hz para baixo temos os subwoofers, com tamanho avantajado de 8 polegadas até alguns modelos de 18 ou mais, eles movimentam grandes quantidades de ar e requerem caixas acústicas muito maiores que os outros falantes, são eles que dão aquela impressão de que está tudo tremendo e são muito responsáveis pelas batidas de certos tipos de música, como hip-hop, eletrônica e outros, produzem as ondas menos direcionais, é muito mais difícil de perceber de onde vem os sons graves.
 
Unindo esses 3 tipos de alto-falantes é possível criar uma caixa que reproduza todo o nosso espectro audível, tomando cuidado apenas para que certas freqüências não fiquem mais altas que outras, pois isso poderia dar impressão de som abafado ou estridente por exemplo. Estas caixas são comumente chamadas de 3 way.
 
Existem também as caixas 2 way, mais comuns e mais baratas, podem atingir excelente qualidade sonora porém em geral, sacrificarão os graves mais baixos para isso.
O ideal é que a caixa de som tenha uma resposta plana sem grandes variações de pressão sonora de 20hz à 20khz.
 
OBS: hoje em dia é muito comum encontrar sistemas 2 way em stereo e mais uma contendo apenas o subwoofer, isto é feito para economizar espaço e porque o subwoofer requer muito mais potência do que os woofers e tweeters
 

Distorção Harmônica (THD)

 
A distorção harmônica total (THD) é medida em porcentagem, e o ideal é que esteja baixo de 1%, quanto menos melhor, a distorção faz por exemplo, o sinal senoidal ficar achatado, perdendo assim sua qualidade, equipamentos com THD menor que 1% são considerados Hi-Fi (alta fidelidade)
 
Portanto é sempre melhor um amplificador que te entregue por exemplo 100W à 4ohms com 1% THD do que um outro que entrega 100W à 4 ohms com 10% THD, sem falar que a distorção é um dos principais motivos para a queima dos alto-falantes.
Vale a pena ressaltar que 1% de distorção é o limite máximo aceitado pela maioria das pessoas, muitas vezes as empresas divulgam a potência com 10% de distorção, que é um número altíssimo e que com certeza irá lhe incomodar.
 

Signal-to-Noise ratio(SNR)

 
Esse é um parâmetro por vezes ignorado ou excluído mas que também é muito importante, ele mede o quanto de ruído, ou seja, interferência o sistema tem. E é responsável pelo chiado que se ouve quando o sistema está ligado, mas não está reproduzindo nada. E quanto menor, melhor, pois esse ruído será amplificado quando você aumentar o volume. (lembre-se que geralmente esse número é negativo na escala db)
Também é chamado de relação sinal-ruído e abreviado como S/N ou SNR.
 
 
Autor: Gabriel Rodríguez
 
FAVOR NÃO COPIAR SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS E SEM ME AVISAR!
 
Espero ter abordado algo que seja útil para o vosso conhecimento e qualquer dúvida ou correção em meu texto, podem me notificar

Olá Gabriel tenho uma dúvida e desejo saber se podes me ajudar: Comprei um som de 440W diz o fabricante, um LG CJ44, como meu Philips deu problema e não funciona mais eu comprei este LG, a dúvida é se eu ligar os alto-falantes do Philips junto ao da LG, sendo ambos 3Ohms, em paralelo ou seja cores iguais Vermelho no vermelho e preto no preto, está correto ou devo colocá-los em série? Os da Philips são de 400W e os da LG são de 440W.

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  • 3 semanas depois...
Em 05/02/2015 às 23:43, MEGA FUNK SP disse:

Olá, eu estou com uma potencia PA 3000 datrel com duas caixas de 400W cada,1 caixa de 200W e uma corneteira de 200W, Estou usando as 4 saídas,tenho uma controladora oneal, quando eu aumento tá parando o som e pisca tudo e depois volta,oquê está acontecendo? oquê fazer? 

 

Olá, eu estou com uma potencia PA 3000 datrel com duas caixas de 400W cada,1 caixa de 200W e uma corneteira de 200W, Estou usando as 4 saídas,tenho uma controladora oneal, quando eu aumento tá parando o som e pisca tudo e depois volta,oquê está acontecendo? oquê fazer? 

 

Se eu fosse você verificaria a energia, a potencia deve estar consumindo mais que o sistema aguenta, não use adaptadores de corrente, por exemplo

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