Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar transformador de com 4 fios no primário na chave seletora de 110/220V?


leofl
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

  • 3 anos depois...

Pessoal, tenho um trafo de 4 fios no primário, não tenho seu esquema e gostaria de evitar queas bobinas ficassem fora de fase quando chaveá-lo para 110v. Pela ordem, os fios são PRETO, AMARELO, VERDE e VERMELHO. A 1a. bobina está em PRETO e AMARELO e a segunda em VERDE e VERMELHO. Será que o fabricante respeita essa ordem?

 

Minha questão é:

 

fase em PRETO + VERDE e neutro em AMARELO + VERMELHO ou

fase em PRETO + VERMELHO e neutro em VERDE + AMARELO...

 

Tem como descobrir fazendo algum teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o que você procura é isso.

 

Diagrama.jpg?t=1281570950

 

No de 4 fios você identifica a bobina do 127v e do 220v assim quando for ligar em 127v ele vai direto para a rede em paralelo com a bobina de 220v, quando for para 220v ele fecha em serie a as duas bobinas de (127v), como pode ver na chave H-H o terceiro pino é ligado juntos para fechar a serie das bobinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato, Matthwus, mas meu medo é que em vez de:

 

post-720377-0-15565700-1398736927_thumb.

 

 

 

eu acabe fazendo:

 

post-720377-0-78846200-1398736927_thumb.

 

 

 

Será que tem como saber? Eu testei das duas formas e em ambas a saída bateu: 12-0-12. Mas já li em vários lugares que trafo, como o pessoal diz, "fora de fase" não é legal. Só não encontrei o porquê de não ser legal e nem como fazer prá ficar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato, Matthwus, mas meu medo é que em vez de:

 

attachicon.gifins0066_14.jpg

 

 

 

eu acabe fazendo:

 

attachicon.gifins0066_15.jpg

 

 

 

Será que tem como saber? Eu testei das duas formas e em ambas a saída bateu: 12-0-12. Mas já li em vários lugares que trafo, como o pessoal diz, "fora de fase" não é legal. Só não encontrei o porquê de não ser legal e nem como fazer prá ficar certo.

Tem como postar a foto desse trafo com os fios do primário ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58,

Veja aqui o teste do transformador com dois enrolamentos primários :

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/1788-ins066.html

A ideia é que se estiver em contra-fase a corrente aumenta muito pois é como se fosse um tipo de curto-circuito.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58,

Veja aqui o teste do transformador com dois enrolamentos primários :

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/1788-ins066.html

A ideia é que se estiver em contra-fase a corrente aumenta muito pois é como se fosse um tipo de curto-circuito.

Paulo

Grato, Paulo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@rmlazzari58,

Usa uma pequena lampada incadescente, tipo de 20w, em série , entre o transformador e a rede. Se estiver fora de fase a lampada vai acender! Se a lampada ficar apagada, você acertou a ligação....

Truquezinho legal né ?

Paulo

Deu certo, Paulo! Apesar da lâmpada ficar fraca na primeira tentatvia, inverti só prá conferir. E descobri que quando está na contra-fase, não só o brilho é forte mas também o trafo esquenta na hora, como se estivesse em curto, quase.

 

Realmente o sentido dos enrolamentos estavam na ordem dos fios. Talvez todo mundo que enrole trafos use essa ordem, como padrão. Vivendo e aprendendo, rs...

 

(Mas sabe como é, o seguro, dizem, morreu de velho...)

 

Grato, de novo.

 

Tópico resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...