Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Samsung CRT SyncMaster 550v 15' apagou


Henrique - RJ

Posts recomendados

Horizontal? ok

alguma coisa com flyback ? é Possivel sim.

o defeito pode ser apenas capacitor esgotado ou o transistor da horizontal de ter queimado.

O monitor liga e fica esse problema ou ele apagou de vez mesmo?

Cheque o trasistor da horizontal se estiver com problemas troqueo e troque também o capacitor que fica no C422 para ver se resolve o problema(não lembro direito de onde vi essa dica:D)

Esquema do monitor.

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1589/

Aguarde outras dicas

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Henrique - RJ, pelos seus relatos, este monitor queimou mesmo, não é algo simples que um leigo pode resolver não!, minha dica seria você leva-lo a uma oficina especializada mesmo!...

O valor do reparo vai depender muito do que queimou!, mas seria algo em torno de 60 Reais se queimou só transistores ou algo em torno de 100 Reais se queimou o flyback...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Continuo com o monitor encostado (ainda nao encontrei ninguém que o queira consertar).

Estive vendo os componentes e pergunto a vocês: não pode ser o C607 (150uF 400V) o causador do defeito ?

É que ele está um pouco inchado em sua face superior.

Quais seriam os números desses transistores do horizontal que poderiam estar com defeito para que eu os possa localizar aqui ?

O C422 aparentemente está em perfeito estado (nenhum vazamento nem inchaço).

O flybak também parece em bom estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse C607 é o principal da fonte, é normal ele apresentar esse estufado com o tempo..., mas se você remover essa cobertura plástica, verá que ele esta intácto por baixo.

Sobre o flyback, ele queima sem apresentar nenhum vestígio externo, como você disse que a imagem estava aumentando, provavelmente o capacitor de largura, o transistor de saida horizontal (transistor perto do flyback), a bobina Yoke presa ao tubo e por fim! o proprio flyback, estarão todos ruins...

Não é àtoa que o pessoal esta se recusando de pega-lo para reparos! É uma grande dor de cabeça com certeza! e no final o preço do reparo ficará superior ao preço de um outro usado em perfeito funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas qual é o número desse capacitor de largura para que eu o possa localizar ?

Reparei que tem 2 transistores ( Q402 KSC5802 0502-001129 e Q412 KTD2058-y ) grandes colados em uma chapa de metal que circunda o flyback seriam estes os do horizontal ?

Um desses transistores ( Q412 KTD2058-Y) está bastante borrado de alguma coisa branca (como se fosse pasta de dente branca e seca) , seria isto indicativo de defeito ?

Usei um multímetro para testar esse Q412 na placa e ao colocar a ponteira preta no coletor (dreno) e a vermelha no emissor (source) o ponteiro se mexeu. Isso é sinal de curto não é ?

No Q402 ao colocar a ponteira preta no coletor (dreno) e a vermelha no base (gate) o ponteiro também mexeu. Aliás, em qualquer posição que eu colocar as ponteiras o ponteiro sempre mexe.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O capacitor de largura dele é o C426 (5,2nF/2500V)

O Transistor Q402 é o de saida Horizontal, o Q412 faz parte do circuito de largura do monitor.

Esses dois transistores são comuns e não FETs! eles tem que ser testados fora da placa e as respostas serão de um transistos normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei o Q402 para testar com o multímetro na escala de diodo.

O gate ( base ) está na perninha do lado esquerdo, o coletor ( dreno) no meio e o emissor (source ou fonte ) na perninha do lado direito:

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/53421/FAIRCHILD/KSC5802/406/1/KSC5802.html

Quando ponho a ponteira preta no coletor e a vermelha no gate o multímetro acusa uma valor ( 486 ). Tinha que estar em infinito para estar bom ?

Quando coloco a ponteira preta no coletor e a vermelha no emissor o multímetro fica em infinito ( 1 ). Normal ?

Esse teste indica que há um curto nele ?

Quando coloco a ponteira vermelha no coletor e a preta tanto no gate quanto no emissor o multímetro fica em infinito ( 1 ). Para estar bom teria que apresentar um valor quando a ponteira preta estivesse no emissor ?

Em resumo, ele está ruim não está ?

Para testar eu segui este vídeo:

Ou o teste correto para este transistor é o do vídeo abaixo aos 2mim 15seg (2:15) ?

Neste vídeo o multímetro se comporta diferente do meu isto é, se no vídeo há condução no meu teste não há e se no vídeo não há condução no meu teste há. É por que o transistor está ruim não é ?

Eu testei o transistor no multímetro na escala hFe colocando a perninhas nos orifícios certos e deu 001. Ele está bom ou não ?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio

Estive em uma eletrônica aqui perto, pedi para testar o transistor do horizontal C5802 e em poucos segundos o técnico disse que estava bom.

Se eu for me orientar pelo vídeo do YouTube, para testar este transistor, chego á conclusão de que está com defeito por que o multímetro apresenta variação ao colocar a ponteira preta no coletor e a vermelha na base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bom! se o transistor esta bom, seu problema pode estar no flyback!...

Sobre seu teste, você deve estar medindo no pino errado...

Peça para o técnico que mediu para você, te indicar onde esta a base dele, ai você refaz os testes, com o auxílio dele!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Descobri aqui perto um técnico aposentado que olhou e disse que o problema era na alta tensão.

O capacitor de largura faz parte dessa alta tensão ?

Ele quer me cobrar R$125,00 pelo reparo e disse que irá trocar o flyback também por estar centelhando.

Disse que apareceram três riscos na tela, o que será ?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...