Ir para conteúdo

• Entrar usando o Facebook Entrar usando o Twitter Entrar usando o Windows Live Login com Steam Login com Google      Entrar   
  • Cadastre-se

Ícone Classificados

Adicionar um Anúncio

Redes Sociais

Membros mais bem avaliados

Membros VIP mais recentes

Foto
- - - - -

Monitor Samsung CRT SyncMaster 550v 15' apagou

• Por favor, faça o login para responder
32 respostas neste tópico

#1 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
  • Membro desde 12/11/2005
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 08h02min

No início a imagem ia aumentando de tamanho com o passar dos meses até que um dia ela simplesmente apagou.

Onde será o defeito ?

Um leigo em eletrônica teria condições de reparar ?

Esse monitor nunca deu defeito em 10 anos de uso diário.

#2 felipe236

felipe236
  • Membros Plenos
  • 1.734 posts
  • Membro desde 22/06/2010
67
Excepcional
  • Fortaleza

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 11h21min

Não é fácil reparar um monitor, voce disse que a imagem tava crescendo mas que sentido? Vertical ou horizontal.

durou 10 anos de uso diario, muito bom. os capacitores devem estar esgotados....

Tecnologia! é o nosso maior bem( atraves dele surgiu remedios, eletronicos e medicina como transplantes e outras areas que você pode imaginar. Mas pode ser um bem mais diabólico existente(Armas, bombas biologicas, a Bomba atômica e outros que evoluem para matar). Escolha bem! o seu lado!! "Não sei com que armas iremos lutar na 3 guerra mas sei que na quarta guerra lutaremos com paus e pedras"

#3 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 11h33min

A imagem do desktop ia aumentando de tamanho no sentido horizontal.

Então é só trocar os capacitores ?

Consigo testar os capacitores com um multímetro ?

Tem alguma coisa com flyback ?

#4 felipe236

felipe236
  • Membros Plenos
  • 1.734 posts
  • Membro desde 22/06/2010
67
Excepcional
  • Fortaleza

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 12h02min

Horizontal? ok
alguma coisa com flyback ? é Possivel sim.

o defeito pode ser apenas capacitor esgotado ou o transistor da horizontal de ter queimado.

O monitor liga e fica esse problema ou ele apagou de vez mesmo?

Cheque o trasistor da horizontal se estiver com problemas troqueo e troque também o capacitor que fica no C422 para ver se resolve o problema(não lembro direito de onde vi essa dica:D)

Esquema do monitor.

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1589/

Aguarde outras dicas

Falou

Editado por felipe236, 07 de fevereiro de 2011 - 12h06min.

Tecnologia! é o nosso maior bem( atraves dele surgiu remedios, eletronicos e medicina como transplantes e outras areas que você pode imaginar. Mas pode ser um bem mais diabólico existente(Armas, bombas biologicas, a Bomba atômica e outros que evoluem para matar). Escolha bem! o seu lado!! "Não sei com que armas iremos lutar na 3 guerra mas sei que na quarta guerra lutaremos com paus e pedras"

#5 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 12h17min

O monitor apagou de vez mesmo, puff

Talvez eu dê uma olhada no interior dele pois mandar para conserto não deve valer a pena.

Quanto será que cobram pelo conserto dele ?

Muito bom esse monitor, aguentou 10 anos ou mais.

Obrigado

#6 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
  • Membro desde 12/06/2008
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 16h21min

Henrique - RJ, pelos seus relatos, este monitor queimou mesmo, não é algo simples que um leigo pode resolver não!, minha dica seria você leva-lo a uma oficina especializada mesmo!...

O valor do reparo vai depender muito do que queimou!, mas seria algo em torno de 60 Reais se queimou só transistores ou algo em torno de 100 Reais se queimou o flyback...

"Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá todas as portas" (Lucas 11,10)

"Seu mundo muda, quando você muda!"

Ao remover dúvidas via MP, FaceBook ou skype, você priva todos os outros membros de receberem uma informação importante; Por favor! usem o fórum...

#7 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 16h28min

Bcpetronzio

Duvido que por aqui cobrem menos de R$100,00 para reparar.

Agradeço pela sua orientação.

#8 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 19h36min

É difícil né! te passei os preços praticados aqui no interior...
Mas se passar muito de 100 Reais, compença você comprar outro, pois já vi estes monitores, usados, sendo vendido por 120 Reais!..

"Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá todas as portas" (Lucas 11,10)

Ao remover dúvidas via MP, FaceBook ou skype, você priva todos os outros membros de receberem uma informação importante; Por favor! usem o fórum...

#9 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 07 de fevereiro de 2011 - 22h05min

Eu já vi no mercado livre sendo vendido a 60,00 e 70,00.

Hoje eu uso um LCD de 17' da LG mas gostaria de consertar o CRT para tê-lo como reserva ou até para usar em um velho PC 386 que tenho aqui.

#10 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 08 de fevereiro de 2011 - 15h24min

Eu já vi no mercado livre sendo vendido a 60,00 e 70,00.

Vixi!... não compensa você arrumar o seu não!..., compre outro.

#11 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 03 de maio de 2012 - 09h18min

Continuo com o monitor encostado (ainda nao encontrei ninguém que o queira consertar).

Estive vendo os componentes e pergunto a vocês: não pode ser o C607 (150uF 400V) o causador do defeito ?

É que ele está um pouco inchado em sua face superior.

Quais seriam os números desses transistores do horizontal que poderiam estar com defeito para que eu os possa localizar aqui ?

O C422 aparentemente está em perfeito estado (nenhum vazamento nem inchaço).

O flybak também parece em bom estado.

#12 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 04 de maio de 2012 - 12h03min

Esse C607 é o principal da fonte, é normal ele apresentar esse estufado com o tempo..., mas se você remover essa cobertura plástica, verá que ele esta intácto por baixo.

Sobre o flyback, ele queima sem apresentar nenhum vestígio externo, como você disse que a imagem estava aumentando, provavelmente o capacitor de largura, o transistor de saida horizontal (transistor perto do flyback), a bobina Yoke presa ao tubo e por fim! o proprio flyback, estarão todos ruins...
Não é àtoa que o pessoal esta se recusando de pega-lo para reparos! É uma grande dor de cabeça com certeza! e no final o preço do reparo ficará superior ao preço de um outro usado em perfeito funcionamento.

#13 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 04 de maio de 2012 - 16h34min

Entendi, mas qual é o número desse capacitor de largura para que eu o possa localizar ?

Reparei que tem 2 transistores ( Q402 KSC5802 0502-001129 e Q412 KTD2058-y ) grandes colados em uma chapa de metal que circunda o flyback seriam estes os do horizontal ?

Um desses transistores ( Q412 KTD2058-Y) está bastante borrado de alguma coisa branca (como se fosse pasta de dente branca e seca) , seria isto indicativo de defeito ?

Usei um multímetro para testar esse Q412 na placa e ao colocar a ponteira preta no coletor (dreno) e a vermelha no emissor (source) o ponteiro se mexeu. Isso é sinal de curto não é ?

No Q402 ao colocar a ponteira preta no coletor (dreno) e a vermelha no base (gate) o ponteiro também mexeu. Aliás, em qualquer posição que eu colocar as ponteiras o ponteiro sempre mexe.

.

Editado por Henrique - RJ, 05 de maio de 2012 - 20h20min.

#14 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 06 de maio de 2012 - 00h41min

O capacitor de largura dele é o C426 (5,2nF/2500V)
O Transistor Q402 é o de saida Horizontal, o Q412 faz parte do circuito de largura do monitor.
Esses dois transistores são comuns e não FETs! eles tem que ser testados fora da placa e as respostas serão de um transistos normal...

#15 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 06 de maio de 2012 - 03h55min

O C426 visualmente parece em perfeito estado. Ele é bem grande e cor de abóbora.

Este teste abaixo do YouTube poderia ser de um transistor comum ?

testando transistores - YouTube

.

Editado por Henrique - RJ, 06 de maio de 2012 - 04h16min.

#16 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 07 de maio de 2012 - 19h18min

Sim, porém a base do transistor de saida horizontal é na lateral direita de quem olha...

O capacitor tem que ser testado ma maior escala do multímetro...

#17 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 08 de maio de 2012 - 02h37min

Existem uns transistores bem pequenos perto do flyback. Eu deveria testá-los também ou eles não têm ligação com o problema ?

Visualmente parecem em bom estado.

São eles Q404 e Q403 e outros um pouco mais distantes Q410, Q411, Q409 e Q501.

.

Editado por Henrique - RJ, 08 de maio de 2012 - 04h26min.

#18 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 09 de maio de 2012 - 00h21min

Nenhum deles tem relação com o saida horizontal...

#19 Henrique - RJ

Henrique - RJ
  • Membros Plenos
  • 5.220 posts
408
Excepcional
  • Rio de Janeiro, RJ

Postado 09 de maio de 2012 - 03h34min

Retirei o Q402 para testar com o multímetro na escala de diodo.

O gate ( base ) está na perninha do lado esquerdo, o coletor ( dreno) no meio e o emissor (source ou fonte ) na perninha do lado direito:

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/53421/FAIRCHILD/KSC5802/406/1/KSC5802.html

Quando ponho a ponteira preta no coletor e a vermelha no gate o multímetro acusa uma valor ( 486 ). Tinha que estar em infinito para estar bom ?

Quando coloco a ponteira preta no coletor e a vermelha no emissor o multímetro fica em infinito ( 1 ). Normal ?

Esse teste indica que há um curto nele ?

Quando coloco a ponteira vermelha no coletor e a preta tanto no gate quanto no emissor o multímetro fica em infinito ( 1 ). Para estar bom teria que apresentar um valor quando a ponteira preta estivesse no emissor ?

Em resumo, ele está ruim não está ?

Para testar eu segui este vídeo:

Teste de transistor IGBT - YouTube

Ou o teste correto para este transistor é o do vídeo abaixo aos 2mim 15seg (2:15) ?

TESTE TRANSISTOR TO 92.mpg - YouTube

Neste vídeo o multímetro se comporta diferente do meu isto é, se no vídeo há condução no meu teste não há e se no vídeo não há condução no meu teste há. É por que o transistor está ruim não é ?

Eu testei o transistor no multímetro na escala hFe colocando a perninhas nos orifícios certos e deu 001. Ele está bom ou não ?

.

Editado por Henrique - RJ, 10 de maio de 2012 - 08h48min.

#20 Bcpetronzio

Bcpetronzio
  • Moderadores
  • 32.147 posts
941
Excepcional
  • Uberlândia , MG

Postado 11 de maio de 2012 - 00h11min

Use o segundo vídeo que você conseguirá testar seus transistores normalmente!...

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos