Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é IDE e como começar?


Knuclesman

Posts recomendados

Dae pessoal eu faço uma faculdade chamada Design de Jogos e Entretenimento digital, ela é focada mais na parte de desenvolvimento e criação com desenhos e roteiro ou seja pouca programação.

Tivemos uma materia de java e eu me esforcei bastente então tenho um bom conhecimento basico sobre algoritmos e logica de programação.. mas ai vem algumas perguntas basicas

1- O que é exatamente IDE?

2- Quais sao os passos para um programa ser criado tipo eu vou lá escrevo os codigos dai "compilo" e dai vira .exe ou sei lá como faz?

3- O que é compilar

4- Explicar o passos desde escrever no bloco de notas até virar .exe por mais basico que seja.

5- É possivel fazer um .exe a partir do Netbeans por exemplo ou ele tera extensão java somente?

Valeu pessoal vou procurar me informar mais mas quem puder me ajudar eu agradeço bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite,

bom pra começar...

1- O que é exatamente IDE?

IDE é o ambiente onde você desenvolverá seu aplicativo.. no caso o netbeans, eclipse... sao IDE's

2- Quais são os passos para um programa ser criado tipo eu vou lá escrevo os codigos dai "compilo" e dai vira .exe ou sei lá como faz?

primeiro você cria um projeto no seu IDE, depois você cria suas classes que podem ser com arquivos separados por exemplo main.java , view.java, funcoes.java por exemplo nessa ordem q eu mencionei.. você divide seu codigo para um melhor entendimento e manutençao.. no main você colocaria só o "run " no view você desenvolve a interface grafica, no funçoes você desenvolve as açoes do seu aplicativo... enfim isso depende de como você ira fazer.. quando você compila, ele executa o seu aplicativo no netbeans por exemplo.

o executavel dele será sempre em .jar

3- O que é compilar

compilar é o processo que o ide faz para executar um determinado programa que você desenvolveu. se você for ver no diretorio do projeto irá notar alguns arquivos com .class isso sao arquivos intermediarios q sao criados no processo de compilaçao.

4- Explicar o passos desde escrever no bloco de notas até virar .exe por mais basico que seja.

no java.. nao tem como compilar em .exe só em .jar .. escrever no bloco de notas... você pde ate desenvolver programas no bloco de notas se quiser.. basta você escrever os codigos e salvar com .java

5- É possivel fazer um .exe a partir do Netbeans por exemplo ou ele tera extensão java somente?

nao é possivel fazer um.exe no netbeans. apenas .jar como ja mencionei.

ate você pode converter um .jar em .exe.. mas ai é som com programas de terceiros... e também nem vejo vantagem nisso.. uma vez que java é quase que essencial pra rodar alguns priogramas... e sites na internet. é provavel q a grande maioria possua o java instalado.. então deixe como .jar mesmo.

é isso.. se alguem tiver melhores explicaçoes.. por favor se manifeste!

rsrs espero ter ajudado.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador
Uma boa IDE é o eclipse. Você pode encontrar ele pronto para usar no site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br

Lá você encontra com o VE instalado para poder criar as telas.

o eclipse é bom.. mas sugiro que use o netbeans por ser mais fácil de utilizar a biblioteca swing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem do eclipse é de ser mais leve e portátil. você leva teu projeto para onde quiser, desde que o miro a ser utilizado tenha o JDK instalado. O netbeans é mais robusto, diria até mais "completo" só que muito mais pesado e precisa de instalação. Ambas as IDEs são e primeira pode ser usadas sem preocupação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
A vantagem do eclipse é de ser mais leve e portátil. você leva teu projeto para onde quiser, desde que o miro a ser utilizado tenha o JDK instalado. O netbeans é mais robusto, diria até mais "completo" só que muito mais pesado e precisa de instalação. Ambas as IDEs são e primeira pode ser usadas sem preocupação.

cada um tem suas vantagens e desvantagens..

eu prefiro o netbeans, por ser mais completo, de fato também pode levar qualquer projeto dele é só abrir direto no netbeans em qualquer pasta que estiver, a biblioteca swing é muito melhor de trabalhar, com certeza é mais robusto e mais pesado. mas facilita muito, tem atalhos para comandos que economiza tempo, download de plugins diretamente nele, a coloraçao dos codigos ficam mais faceis e entender, debugger fácil de utilizar e entender.. a unica desvantagem é um pouco mais pesado e precisa instalar, mas de qualquer forma também é necessario instalaro jdk.

o eclipse é vantajoso na leveza, nao precisa instalar e também é portatil leva o projeto e é só por na pasta de projeto dele e abrir.

suas desvantagens sao maiores perante ao netbeans, o uso da biblioteca swing para fazer a parte grafica é pessima porque ele só usa o awt nativo.. para swing tem q procurar pela net o plugin, nao tem muitos atalhos, nao tem o atalho de formataçao dos codigos o famoso " alt + shift + F" do netbeans.., a coloraçao é so preto e roxo, nao tem downloads de plugins nele mesmo, tem que pocurar pela net.. e por fim.. tambem precisa instalar o jdk.

então eu faço assim: para java eu uso o netbeans. para programar em html, javascript/jquery/ajax e php utilizo o eclipse for php "helios"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!