Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei/ganhei um PDA, e agora o que faço?


Posts recomendados

Primeiramente parabéns pela aquisição, concluirá facilmente após um tempo que não precisa de uma configuração tão avançada para as tarefas do dia a dia, um grande erro quando a pessoa tem contato com um equipamento desse tipo é pensar que ele faz religiosamente a mesma coisa que um computador comum, ignorando tamanho físico, configuração, computador é uma coisa e PDA é outra, mas para entender bem a essência de um PDA vou comparar com um computador de verdade.

Ao ligar perceberá que o sistema operacional carrega rapidamente, em questão de segundos ou imediatamente, alguns aparelhos tem o sistema operacional Palm OS, desenvolvido pela PALM (www.palm.com/br), outros tem o Windows (CE, mobile, visualmente lembra muito versões antigas como o 95 ou 98 para micro, atualmente temos o windows phone 8), os mais recentes tem adotado o Sistema Android e o IOS (ipad) essa velocidade de boot se dá por não ter uma HD instalada, o sistema operacional com os drivers ficam todos embutidos num chip dentro da “placa-mãe” do aparelho como se tivesse uma imagem pré configurada, se porventura formata o aparelho, ao ligá-lo o sistema operacional já está instalado e pronto pra usar como saiu de fábrica e abriu a embalagem.

Em um micro comum é possível trocar hd, memória RAM, processador, placa de vídeo, mas num PDA não se faz upgrades desse tipo, sua configuração é fechada e a expansibilidade num aparelho desses se dá pelas entradas aonde se pode colocar um cartão de memória do tipo CF, SD, mini SD (como aqueles usados em câmeras digitais e celulares), eles vão fazer o papel de HD no nosso PDA, pois costumam vir com pouquíssimo espaço em disco nativo, item essencial atualmente ao usar esses aparelhos, a grosso modo o PDA é o avô do tablet, por isso o raciocínio se aproveita.

Ele tem uma bateria que garante boas horas com ele a todo vapor sem precisar ficar na tomada, alguns modelos guardam seus arquivos, programas e configurações numa segunda bateria chamada de backup, ela costuma ser um modelo desses (CR2032) igual que salva as configurações da BIOS no micro (quem já abriu um conhece essa bateria, se assemelhando em tamanho a uma moeda de 50 centavos) e dura bastante tempo, se seu modelo usa uma dessas e pegou o aparelho de segunda mão recomendo que troque a mesma, custa até 5 reais uma nova.

Dependendo do modelo alguns vão ter saída de áudio (mono ou estéreo), PCMCIA, microfone que pode ser usado para captar som ambiente, modem para conexão discada, USB (para carregar o aparelho ou sincronizar as informações), wifi, compatibilidade para ser usado como GPS.

Os programas embutidos num PDA costumam ser agenda para cadastrar nomes, lembretes, gravador de som (estudantes adoram esse recurso), calculadora, bloco de notas aonde se escreve manualmente com a caneta stylus, os com Windows tem uma versão reduzida (chamada também de pocket) de programas conhecidos como o Office, Internet Explorer e Media Player.

No começo eram religiosamente uma agenda eletrônica mais moderninha, e coisas que num aparelho celular mais simples costuma ter, com a evolução é praticamente um computador completo com aplicativos do tipo CAD até sistemas de compra e venda rodando em sua plataforma, pela maior portabildiade era usado por vendedores a campo, pois só descarregavem os dados no final do dia se conectando ao numero da empresa por exemplo via dial up/ vpn.

Pra se fazer acontecer esse milagre de um computador completo mais portátil que um notebook se sincroniza o PDA, costuma vir um cabo aonde se liga ele na USB do micro ou tem uma base que além de sincronizar carrega a bateria do aparelho.

Para se usar no sistema operacional costuma vir num cd ou se foi mais esperto baixou no site do fabricante, basta plugar no micro e colocar o cd para que o sistema operacional detecte e instale o PDA (como se faz com qualquer outro hardware) e se use o software de sincronização, pra Palm se chama Palm Desktop e sua versão pra Windows é o Activesync, basta conectar no micro e rodar o programa para localizar o seu PDA, simples e bem intuitivo cadastrar o pda no gerenciador de sincronismo e sair usando.

Com essa conexão estabelecida, se instala programas, move os arquivos para dentro do PDA e o inverso também (via explorer por exemplo ou gerenciador de arquivos nativo), pode usar o micro como um servidor de arquivos do PDA, se tiver problemas basta reaver os dados, o programa de sincronismo tem backup fácil e bem funcional, e os programas nativos do PDA merecem ser vistos com carinho, perca um bom tempo lendo a ajuda dos programas que vai se agradecer depois, muita gente procura programas específicos e o PDA já tem isso e a pessoa não sabe.

Pode se usar pra passar os arquivos de forma mais rápida um leitor simples de cartão, espeta na usb, passa os arquivos e coloca no pda pra se usar, recomendo que tenha a mão um desses caso tenha dificuldades de usar o activesync, alguns programas se instalam por ele, mas a grande maioria não, bastando mover o executável e pronto.

Botões num PDA, além do liga/desliga podemos encontrar volume, contraste, um lugar aonde se tira e pôe a caneta stylus e num lugar mais afastado o reset, é infelizmente comum problemas principalmente na fase de se instalar programas num PDA como enfrentar lentidão ou ficar com ele travado, existem dois tipos de reset: o soft equivalente a um reset normal que se faz num micro e o hard seria o equivalente a um format c: + instalação do Windows sem nada além do básico, ou seja, padrão de fábrica sem seus programas e configurações personalizadas.

Para se confirmar como resetar corretamente de acordo com sua necessidade um PDA é imprescindível que se tenha uma cópia do manual dele para esse tipo de consulta, alguns se segura o reset por um tempo, outros são uma combinação de teclas no aparelho e aguardando um tempo, pro hard reset geralmente só tirar todas as baterias e aguardar um tempo para reconectar tudo e ligar.

Como dito anteriormente ele permite que se instale aplicativos variados, pra se fazer isso tem que se acha-los compatíveis com seu modelo, e se faz isso tendo fácil essas informações:

1= Modelo do PDA.

2= Sistema Operacional do PDA.

3= Processador do PDA.

Ambos confirmáveis no manual do aparelho, ou procurando o sobre (about) no menu ajuda, ou ainda o painel de controle, pode-se ainda procurar informações do seu PDA na internet, como um review comentando sobre ele, os itens 1 e 2 não seriam estranhos, mas porque o processador tem que ser levado em conta?

Um computador como conhece o seu processador segue a arquitetura x86, começou com o 286 e chegou até aos 64 bits atualmente, então não interessa se seu micro tem processador Intel ou AMD, pois como os programas (incluindo o sistema operacional) carregam essas instruções nativas desses processadores, se instala facilmente aplicativos nessas plataformas, com um, dois quatro núcleos ele tem as instruções compatíveis para funcionar nessa plataforma.

No PDA o processador é diferenciado exigindo aplicativos sobre medida para essa função, muitas vezes o sistema operacional é o mesmo numa gama de aparelhos, mas o processador pode ser diferente, os modelos mais comuns de processador para PDA são: ARM, MIPS e SH3.

Um programa para processador ARM não é compatível com outro tipo a não ser claro ele mesmo, se baixar um programa MIPS ele não instala dando um erro informando que não é um aplicativo válido.

A internet é a melhor fonte para se achar bons aplicativos para PDA, se encontrar uma página específica sobre seu modelo melhor ainda, redes sociais costumam ter comunidades ativas sobre o aparelho com muitas dicas avançadas só esperando que chegue lá e leia, são essas as chances de achar alguma coisa em português, 99% vai ser em inglês.

Aqui deixo links para que tome como ponto de partida em busca dos programas perfeitos:

www.palmland.com.br

www.portalgps.com.br

http://forumpdabrasil.wordpress.com/

Caso queiram compartilhar links, manuais por favor poste aqui para que mantenha uma boa relação ajudando outras pessoas que tenham dificuldade semelhante, agradeço a sua leitura, e lhe desejo uma boa semana.

Conexão a internet, alguns desses aparelhos conseguem conectar, como dito anteriormente alguns tem um modem discado 56k, bastando configurar a rede dial up manualmente, os números de conexão você confirma com seu provedor pois não existem discadores compatíveis com windows CE.

Pode ser feito via WIFI também, com uma placa pcmcia ou uma que vai no slot de cartão CF, se for procurar por placas para PDA's, ela tem que ser de 16 bits para garantir compatibilidade, de outro tipo não funcionam, a configuração costuma ser simples, sem sofrimento, bastando deixar ip, gw e dns automáticos, verifique também se o roteador ou o ponto de acesso envolvido está pra pegar padrões mistos de rede, pra achar a placa wifi e permitir que conecte e navegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico marcmira. Bem esclarecedor e de fácil entendimento! Tomara que se torne fixo.

Ainda estou sem saber se o meu HP IPAQ HX2400 aceita cartões de memória de4 Gb ou mais. Atualmente estou usando um de 2 Gb e ele eceita na boa.

Abraços!

Agradeço Hugo pela sua opinião, quem sabe ele vira fixo, adoraria ver isso, mas aguardar alguem da moderação ver e julgar.

Achei o manual do seu PDA, quem sabe nele informa isso:

http://h20000.www2.hp.com/bizsupport/TechSupport/CoreRedirect.jsp?redirectReason=DocIndexPDF&prodSeriesId=421399&targetPage=http%3A%2F%2Fbizsupport2.austin.hp.com%2Fbc%2Fdocs%2Fsupport%2FSupportManual%2Fc01365569%2Fc01365569.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não informa. Informa apenas que suporta Dispositivos de Expansão. Tenho certeza que esse tópico vai virar fixo. Quando ganhei o meu, consegui poucas informações sobre ele. Tudo que aprendi sobre ele foi sozinho e com você.

Abraços!

achei o link e estava ainda no começo, mas vou perguntar pro fabricante a capacidade máxima que ele suporta, poucos links que achei sobre ele não falam precisamente a capacidade dele.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcmira. infelizmente o meu Ipaq HX2400 só suporta até 2 Gb. Aprendi na prática. comprei um de 4Gb e não foi reconhecido. Como foi aqui na minha cidade que comprei, voltei na loja e troquei por 2 x 2 Gb.

Ainda bem que não comprei na WAz.... se tivesse comprado lá, ia ser muita dor de cabeça por um simples cartão de memória.

Abraço e continuo na torcida pro tópico se tornar fixo! Se tiver algo que eu possa fazer pra ajudar, é só falar.

EDIT: Me dá uma força nesse tópico que criei: http://forum.clubedohardware.com.br/como-saber-detalhes/889982

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...