Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com transformador de microondas (MOT)


Victor França

Posts recomendados

Pessoal estou com um transformador de microondas 127V aqui, porém não conheço seu funcionamento, se é abaixador ou elevador, logo não sei qual é o seu primário e seu secundário.

Porém, como vejo que o bichinho é grande, teria como fazer uma fonte de alta corrente e baixa tensão (entre uns 30V~12V) para uso em amplificadores?

Teria que modificar algo em algum de seus enrolamentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha mano, eles são elevadores de tensão, aliás uma tensão bem alta que pode te matar sim, claro que você pode modificar os enrolamentos mas o difícil é abrir ele, pelo que sei você vai ter que dar umas marretadas nele até conseguir abrir, mas se conseguir pode fazer um trafo bem potente. Até hoje nuca mexi em um microondas :)

Olhe esse link para ter uma ideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente como disse o colega acima ele é elevador de tensão, e como você pôde ver é bem robusto, e sua Corrente X Tensã é potencialmente fatal! Se não matar vai com certeza ter algum ferimento.

Quanto a fonte, é possível sim, havia um site onde vi uma, mas o mesmo está fora do ar =(.

Mas veja este aqui: http://www.teslabrasil.com.br/motcorrente.html

Esta fonte como o Alexandre disse gerou cerca de 3 Volts, porém aumentando o número de voltas no teu novo secundário, aumentará também a tensão, diminuindo um pouco a corrente, porém continuará tendo uma corrente bem elevada. No caso ele cortou o Secundário original (Enrolamento com várias voltas de fio fino) E colocou 3 voltas de fio grosso. Existe este tópico

Onde você encontra informações detalhadas sobre transformadores, e poderá dimensionar o seu.

Mas muito cuidado, se por acaso você inverter o trafo, terá uma tensão altíssima e uma corrente relativamente elevada para o nível de tensão que terás, logo podendo ser fatal!

Lembre-se:

Primário com MAIS voltas, e secundário com MENOS voltas = abaixador de tensão

Primário com MENOS voltas e secundário com MAIS voltas = elevador de tensão

Se deseja realmente fazer uma fonte pros amplificadores precisa dimensionar alguns componentes básicos de uma fonte linear, como a ponte retificadora, capacitores de filtro, se terá regulador, etc...

Amigo, não entendo de amplificadores, mas sei que alguns precisam de fontes simétricas... Isso foi apenas um papite, não tenho certeza, deixo pro pessoal mais experiente em amplificadores te ajudar ok?

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cleimar.ard obrigado pelas dicas, mas teria algum problema em eu fazer um novo enrolamento sem abrir o trafo, pois serão poucas espiras? (apenas passando o fio nos orifícios do núcleo?)

Binho11, sim sim, heheh dessa parte eu sei bem, sobre fontes lineares, transformadores e etc... E a fonte simétrica é fácil de se obter através do enrolamento de um transformador, basta enrolar o trafo com center tape. Vou fazer um novo enrolamento no secundário dele.

E acho que farei no "olhômetro", ou seja, vou aumentando número de espiras e testando em carga até conseguir a tensão que preciso.

Só restou a dúvida quanto ao enrolamento mesmo, se eu posso fazer apenas passando entre os orifícios, sem ter que abrir o trafo, pois creio que se for necessário abrir, vou usar um esmeril pois ele é soldado.

Meu objetivo principal é usar ele para obter uns 3 ranges de tensão simétrica, com uma corrente relativamente "boa", assim farei uma fonte simples, com apenas ponte e capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, mudar o numero de espiras do trafo para dimu]inuir a tensão e aumentar a corrente na saída não é algo prático (ou seja, não se faz normalmente).

Pois você teria que usar um fio bem mais espesso na saída, talvez não coubesse na bobina.

Além disso, a potência do trafo influencia nas espiras do primário também...

Ou seja, é melhor você usar outro trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema algum em aumentar a bitola do fio no secundário, e mesmo assim caberia bastantes espiras, pois o trafo é bem parrudo. E a referencia de potência do secundário seria baseada no primário.

E para a potência que ele foi projetado para trabalho, o novo enrolamento seria de potência bem menor, pois quero utilizar em amplificadores com no máximo 300W, e esse trafo de acordo com o local que consegui era de um microondas de 720W.

Logo na relação de potência não vejo problema, peço desculpas caso esteja enganado.

E não utilizo outro trafo, pois comprar um ou arranjar outro é difícil e/ou caro, e o dinheiro aqui é curto, então tenho que aproveitar ao máximo as sucatas. Não desejo 100% de desempenho, até porque seria apenas um transformador ideal, mas creio que pelo menos em 50% consigo chegar...

Continua a dúvida quanto ao novo enrolamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de fios em paralelo é bastante comum, mas em trafos de ferrite, para evitar o efeito skin criado pelas altas frequencias.

Acredito que no seu caso não será nenhum problema usar esses fios em paralelo.

espero que você esteja falando de 4mm² e 1mm², pois as áreas devem ser iguais.

a unica desvantagem de se usar fios em paralelo, é que pra enrolar, 4x1mm² ocupa mais espaço que 1x4mm²..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao paralelo eu não posso opinar pois não tenho conhecimento amplo em transformadores. Mas quanto a potencia que você falou, sabemos que P = V.I.

E como a tensão do transformador é alta, uma pequena corrente é suficiente para que ele tenha uma potencia igualmente alta, sem contar que ele já vem projetado de fábrica para esta aplicação, ou seja, seu dimensionamento é ideal para esta aplicação.

Bem, suponhamos que queira uma fonte de 15V, então sabemos que P = V.I, então 300= 15 x I, logo 300/15 = I. Logo você precisará de 20A... Acredito que consiga isso sim!

Boa sorte!

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, vou realizar a montagem dele então. Uma última dúvida, existe um produto conhecido como "Zarcão", que é um esmalte de proteção para metais, posso pintar o transformador com este produto? Ele não conduz eletricidade, pelo contrário, é isolante, e serviria para proteger o trafo da ação da ferrugem.

Fora que a menos que eu use amplificadores de classe A de 300W (hehehe e um amplificador de classe A 300W deve ser no mínimo um monstro), estes 20A não estariam sendo drenados constantemente.

Observe:

Hiraga-Monstre-Monster-8W-DIY-Class-A-amplifier.jpg

Hehehe isso é um amplificador de 8W classe A... kkkkk dá pra imaginar um de 300W?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode passar o produto no trafo sim.

Realmente 300W deve ser um bem gigantesco.... Amigo, aproveitando o embalo, esses dias estava passando em um local onde se personaliza carros, e vi um Amplificador com a tampa trasparente... Vi um toroide de cobre gigante dentro, qual a função destas bobinas?

valeu! E boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor de uma olhada aqui para ter uma ideia http://www.diybrasil.com.br/projetos/projetando-e-construindo-um-transformador-de-forca, acho que para um amplificador de 300W teria que ser uma fonte 35V+35V uns 10A que após retificado daria uns 45V+45V ,é realmente vai ficar monstro:D.

Binho pelo que você diz o ferrite que viu seria da fonte chaveada, o amplificador classe D tem outro ferrite mas na saída para ''transformar'' o sinal digital em analógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado cleimar.ard, sim, acho que vou utilizar esse range de tensão mesmo. E ao colega Binho11, obrigado pela resposta quanto ao produto e sua resposta já foi dada pelo nosso amigo acima.

Mas quando você diz 35V+35V e 10A está falando em 5A por dpp né?

Peço aos moderadores que não fechem o tópico, pois amanhã mesmo começarei à postar as fotos e as dicas que vou conseguindo. Creio que este tópico vai ajudar muita gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quiser acompanhar a construção da minha fonte, vou deixar o link para a matéria no meu blog:

http://cafeinaaditivada.blogspot.com/2010/12/fonte-com-mot-parte-1.html

Ele tem apenas 3 dias de existência, então ainda tem muito pouco material, mas vou sempre fazer uns 3 posts por dia, quem quiser acompanhar, fica a dica.

Hoje já vou montar uma carga para testar ele, e provavelmente já realizar testes com enrolamentos secundários.

Caso alguém tenha alguma dúvida, poste aqui ou faça um comentário no blog.

http://cafeinaaditivada.blogspot.com/

Caso alguém precise de alguma dica, ou um material sobre determinado assunto, ou até mesmo um resumo de um material em inglês, é só deixar comentado no blog, que eu faço uma pesquisa completa e posto lá! Não tenho preguiça e nem cobro por conhecimento!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me veio outra dúvida. Fiz um teste com um novo secundário. Utilizei fio 13AWG e fiz 11 espiras, obtive 10.6V. Coloquei uma carga de 3Ohms, e o resultado foi uma corrente de 4.44A com 10.6V, ou seja, ele provavelmente aguenta mais corrente drenada. Porém o espaço do secundário, é algo crítico nesse transformador.

Estou pretendendo obter as seguintes saídas com este transformador: 11Vac+11Vac (13,5Vcc aproximadamente, já considerando a queda nos diodos, para som automotivo), 27Vac+27Vac (36,2Vcc aproximadamente, para amplificadores domésticos), para economizar espaço, irei derivar todas estas tensões de um único enrolamento. Porém me deparei com um fato engraçado.

O fio do primário, me parece ser de no máximo, 18AWG, mesmo assim medi uma corrente alternada de 7.4A (em 127V). Conferindo na tabela, ele aguenta no máximo 2.5A. Teria como alguém me explicar isso?

Então eu posso utilizar um fio 13AWG no secundário e mesmo assim drenar uma corrente de por exemplo 25A (sendo que na tabela ele suporta 7.5A)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...