Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Sharp C1413 liga e desliga em 2 segundos (Resolvido)


T.M ELETRONICA

Posts recomendados

Ola amigos do fórum, estou precisando de um ajuda.

To com uma TV de 14’’ aqui q esta me tirando do serio =S

Ela estava com o horizontal Q602 queimado, troquei ele e o capacitor q vai no coleto dele C616. Antes a TV não dava men sinal de vida agora ela liga e em 2 segundos desliga.

A fonte dela já q liga vai para 135V quando desliga fica em 140V os 180V vai para 195V e na hora q ela desliga fica em 140V.

Já troquei os capacitores C722 e C720 de 220uf/160V troquei o C617 verifiquei diodos e resistores parece estar tudo normal notei uma tensão de 5,3V no pino 16 do IC101 q deveria estar com 1,2V a 1,3V

Já to perdido aqui não sei mais o q fazer, será q pode ser o flyback com algum defeito??

Por favor me ajudem pois to tomando um coro dessa TV =S

A TV é uma Sharp modelo c1413

Obrigado T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega TM, esta tensão de +B sua esta muito alta!, ela deveria estar em 115V, verifique como esta as tensões de 12V (sobre o C726) e os 14V (sobre C724), já sugiro fazer uma revisão nos capacitores eletrolíticos do primário desta fonte!...

E sim! o flyback pode estar provocando este desligamento! mas verifique a fonte primeiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola BC, obrigado pela ajuda e me desculpe a demora na resposta tava meio apertado de serviço para entrega aqui ^^

Bc em cima do C726 tem 13,5V, em cima do C724 tem 19V, eu não tinha percebido isso =S

Vou ver se acho o q te fazendo essa tensão subir assim. E aguardo ajuda também ^^

Por hora obrigado ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!...

Depois da revisão no primário, remova o flyback da placa e verifique se as tensões voltam para perto dos padrões...

PS: Lembro-me de um relato aqui no fórum de uma Tv com tensões altas no secundário por conta do CI de audio em curto! Não lembro qual era o Tv!, sei que era uma fonte igual a essa, sem foto-acoplador e regulador!..., por precaução remova a solda do pino 2 do IC301.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode ser algum resistor alterado na linha de amplificação de erro do IC701 (primário da fonte), Verifique os resistores: Rx721 (10K), R711 (120R), Diodo D705 (1N4148 ele pode estarcom fuga), R705 e R706 (33K), R709 (27K), e R712 (680R), e verifique se não tem capacitores de cerâmicos nesta linha, com fuga...

Uma outra falha, seria o Fet estar chaveando uma componente alternada por conta de esgotamento do capacitor principal C707..., verifique ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chequei tudo mas tudo parece estar normal, os resistores Rx721, R711, R705, R706 e R712 estão perfeitos o D705 q você falou não achei, na linha do amplificador de erro esta o D706 (1N4148) se for ele mesmo foi trocado, o C707 foi trocado, os capacitores cerâmicos apenas o C711 de 2n7 deu uma medida estranha mas não tenho ele aqui para trocar vou comprar amanhã.

Mas estava revisando umas coisas nela e achei o resistor R618 (150R) aberto, troquei ele mas nada mudou a TV continua na mesma. Notei que o R703 (1K8) esta esquentando bastante tem 106V nos terminais dele, essas medidas e trocas estão sendo feitas todas com o flyback fora da placa.

Continuo no aguardo, e muito obrigado pela ajuda prestada até agora ^^

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
o D705 q você falou não achei, na linha do amplificador de erro esta o D706 (1N4148) se for ele mesmo foi trocado
Caracas! desculpe-me esta falha na digitação! o diodo é o D706 mesmo!

Sobre o R703, ele é de 5W então é normal um certo aquecimento!, mas se for exagerado! verifique o capacitor Cx708, ele pode estar com fuga...

O que me intrigou foi este resistor R618 queimado!!!..., Você estará com problemas na bobina defletora (Yoke) e provavelmente no flyback também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BC depois q troquei o capacitor C711 (2n7) e aproveitei e troquei também o IC701 algumas tenções baixarão um pouco, no coletor da saída horizontal esta com 100V antes dela desligar a depois q desliga fica com 126V, a tensão em cima do capacitor C726 ta com 12V, e do C724 ta com 17V, recoloquei o flyback na placa para ver se tinha alguma mudança mas tudo continua igual com ou sem ele.

Também achei estranho esse resistor aberto R618, tirei da placa da TV o conector da defletora e liguei ela para ver se tinha alguma mudança, mas ficou tudo como estava.

Vou continuar a fazer testes por aqui tenho q resolver essa TV logo pois já ta me tirando o sono rsrs

Muito obrigado pela ajuda, e se tiver mais alguma ideia ou teste q possa ser feito é só falar ^^

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BC flyback trocado, a TV continua desligando.

As tenções estão iguais as de antes da troca. Percebi q depois de trocado o flyback o soquete do tubo esta faiscando, mas isso só acontece com sceen no máximo, ela faísca mesmo com o soquete fora do tubo, abri o soquete e não encontrei nada danificado ou queimado nem mesmo escuro estava tudo branquinho. A defletora também esta ok, pois testei ela em outra Sharp 14” parecida com essa.

Pelo q pude ver nos poucos segundos q o aparelho fica ligado em quanto faísca ela não tem imagem a tela fica cinza dando tipo uns fleches até desligar, testei o tubo dela em outra TV e a mesma funcionou perfeitamente.

O soquete do tubo pode estar fazendo ela desligar??? pois se o screen não estiver no máximo ela não faísca.

Pensei em desligar o circuito de proteção e ver q bicho da rsrsr, o q você acha ?

essa ta me dando uma surra lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola Bc tudo beleza ^^

Depois de um bom tempo e muito sufoco rsrs, consegui achar o defeito dessa bendita TV ^^

O esquema q peguei na internet tinha algumas diferenças da TV, apesar de ser o modelo exato da Sharp q tenho aqui, a parte do power-on do micro IC101 estava diferente, o IC101 estava em curto matando os 5V. por isso quando a TV ligava já desligava rapidinho. Percebendo isso soltei o pino q sai os 5V do micro e liguei uma fonte externa a TV ligou na hora e funcionou certinho. Troquei o IC101 e fico tudo perfeito.

Fica ai a dica, pois o defeito dela não era o micro, era apenas horizontal em curto, mas ai bendito queimo do nada lol

Obrigado pela pronta ajuda ^^

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...