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Guia de Fontes para PC!


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ta valeuuuu + me diz o seguinte a distancia entre os furos sao sempre as mesma é isso q eu qro saber. a fonte q esta instalado no meu PC tem 15 centimetros de largura enquanto a q esta no link tem 14, a furaçao das duas podem ser iguais a pesar da diferença de 1 centimetro na largura? ou existe um padrão para as furações?

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Excelente esses topico e veio em boa hora!!!hahaha

Montei um lan house e to alguns bugs, acho que é a fonte( generica de tudo made chinna). As maquinas estão reiniciando ao sair do crises( estranho né vocês acham que possa ser a fonte um um bug do jogo?).

Elas são dual core e4160, 2g kingston 667(dual channel), HD80G, mobo V900 ver 2.0, VGA 2600pro(powercolor) e 8600gt(zogis). Como podem ver eu sempre penso no custoXbeneficio por isso minha configuração com placas medianas, foram por isso. Tem uma can 2.0 real na usb. Monitor 732n plus e 942n plus da samsung.

Calculo que meu consumo deve ser na casa 200W, sem o consumo dos monitores. São 12 maquinas ligadas 9 horas por dia (na média, pois a lan fica aberta 14h/dia).

To na dúvida se compro a Fonte Huntkey Green Star - LW-6450SG(165 reais), a zalman Zalman 360B-APS(215 reais), ou a SevenTeam ST-450P-AG (215reais).Ha encontrei a Corsair CMPSU-450VX(319 reais) não sei se valeria a pena.

Procuro eficiencia alta, pois isso influencia muito na conta de energia. Qual dessas ai seria a mais recomendada? Sei que PFC ativo e recomendado para poupar o equipamento, mas se a eficiencia da huntley for muito maior.

E a minha generica qual seria a eficiencia uns 55%, penso nisso para saber qto tempo vou retirar o meu investimento.:rolleyes:

Me ajuda ai que eu sou leigo, to começando agora só tenho 1 mês de informática. E você estão me ensinando muito nos topicos.

Valeu Danariva pela iniciativa. E a todos que estão contribuindo.

Desde de já agradeço!!:D

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Elpapa pode me chamar de rayne.

Mas a eficiencia da fonte e que me interessa. Quero economizar energia. Imagina sair de um consumo de 200W real da maquina, 400W porque a fonte e generica(50% eficiencia) para m consumo de 250W( numa fonte de eficiencia de 80%). Eu economiso 150W de energia. Vale a pena pagar se pensa a longo prazo. E as maquinas estarão seguras com fontes melhores.

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  • Membro VIP

Procuro eficiencia alta, pois isso influencia muito na conta de energia. Qual dessas ai seria a mais recomendada? Sei que PFC ativo e recomendado para poupar o equipamento, mas se a eficiencia da huntley for muito maior.

E a minha generica qual seria a eficiencia uns 55%, penso nisso para saber qto tempo vou retirar o meu investimento.

Me ajuda ai que eu sou leigo, to começando agora só tenho 1 mês de informática. E você estão me ensinando muito nos topicos.

1 Máquina ligada 9 horas e média por dia com um consumo de 200 Watts. Preço do KWh = R$ 0,44

Consumo diário:

Fonte de 60% de rendimento = 200/0,6 = 333 Watts x 9 horas = 3KWh x 0,44 = R$ 1,32/dia

Fonte de 70% de rendimento = 200/0,7 = 286 Watts x 9 horas = 2,57KWh x 0,44 = R$ 1,13/dia

Fonte de 80% de rendimento = 200/0,7 = 250 Watts x 9 horas = 2,25KWh x 0,44 = R$ 0,99/dia

Considerando operação de 26 dias no mês:

Custo mensal por máquina:

n=60% => 34,32/mês

n=70% => 29,38/mês => Diferença para genérica = R$ 4,94

n=80% => 25,74/mês => Diferença para genérica = R$ 8,58

Custo de uma n=60% = R$ 50,00 Genérica

Custo de uma n=70% = R$ 130,00 Diferença para genérica = R$ 80,00

Custo de uma n=80% = R$ 220,00 Diferença para genérica = R$ 170,00

Cálculo do tempo que leva para retornar, sob a forma de economia de energia, a diferença paga para comprar a fonte..

# meses para amortizar fonte com n=70% = 80/4,94 = 16,19 = 1 ano e 4 meses

# meses para amortizar fonte com n=80% = 170/8,58 = 19,81 = 1 ano e 8 meses

A análise global depende do universo do negócio e do fluxo de caixa...

Vantagens da fonte com n=80% Tipicamente ZM360B-APS

- PFC ativo que alivia em muito a instalação;

- PFC ativo com muito mais razão dispensa totalmente o uso de estabilizador;

- Garantia de 3 anos na fonte;

- Fonte com maior qualidade e durabilidade.

Tipicamente as fontes analisadas foram :

Para n=60% alguma Wisecase da vida

Para n=70% a Extream 350Watts

Para n=80% a ZM360B-APS

PS, não te engane com a Huntkey, sua eficiência é de 70% e não 85% como seu Mkt faz pensar..

Abraço...

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Amigo rayne, se achar a Zalman 360B-APS, pode comprar sem medo.

Ao meu modo de pensar, se não achar a Zalman, pegue a AVC 350W ou a Extream 350W, que são fontes super baratas, e com uma eficiência boa, além de terem qualidade!

É como o faller disse, vai depender do seu fluxo de caixa....

Abraços!

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caleu pelos calculos. Eles foram baseadoa em testes de consumo posso acreditar que o meu consumo com Zalman 360B-APS vai ter 80% de eficiencia, ou isso seria pico?

E a minha chinesinha(que ta hj na maquina) qual seria a sua eficiencia?( t sonhando em alguem me falar que já testou e que ela tem apenas 50% de eficiencia.

E quanto ao estabilizador se eu tirar como fica o meu monitor? a sorte? e me diz uma coisa o estabilizador tem eficiencia tb? Porque e mais um para consumir energia. Ai meus amigos vai diminuir e muito o meu consumo de energia.

Mas alguem me fala ai quanto a minha fonte generica se é que depois de comparar uma wisecase como generica posssa falar isso da minha sei lá o que!!hahahahahahahaha

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  • Membro VIP
Saulo. Mas não posso dispenssar o estabilizador porque o meu monitor eu não tenho como deixar desprotegido. Tem alguma fonte que eu possa plugar o monitor? Eseria recomendavel?

Meu amigo. No brasil existem milhões de televisores sem estabilizadores e nada de anormal acontecem a eles. Você sabia que um monitor é nada mais do que um televisor do qual foram capadas as etapas de sintonia e radiofrequência, ou seja, é mais simples ainda que um televisor.. Para televisor não precisa estabilizador porque precisaria para seu Monitor.

Esses seus monitores devem pertencer a linha moderna da Samsung, já com fonte com PFC ativo, muito melhor que essas genéricas ai de seu PC. Você nem sequer leu o manual do monitor. Provavelmente elfoi dimensionado para uma tensão de trabalho que pode variar de 100 até 240 Volts +-10% ou seja, de 90 Volts até 264 Volts ele abraça todas e você quer ainda estabilizar, prá quê??? Nada ai dentro de sua lan house opere com tamanho range de tensão. No futuro quem sabe as fontes de seu PC se comprares as Zalman.

Você nem necessita acreditar em mim, mas no fabricante de seu monitor espero que você acredite, certo? Se o fabricante, lá no manual, recomendar o uso de um estabilizador, sim, então use. Vá lá correndo ver que o fabricante recomenda colocar ele na tomada direto..Diretíssimo. Quando você coloca ai um estabilizador está fazendo um enorme desfavor a seu Monitor, não ajudando em nada e sim prejudicando-o, com essa praga pré histórica que você decidiu botar ai, ninguém, mas ninguém mesmo lhe recomendou, nem o fabricante do Monitor, nem o fabricante do PC, no máximo isso está arraigado ai na sua cabeça de que estabilizador represente segurança quando isso não é verdade... O o vendedor lá da loja lhe assustou. Garanto que ele tinha, por acaso, o melhor estabilizador para lhe vender..... Se já comprou, troque por bons dispositivos de proteção contra surtos/réguas de filtro de linha, ou troque por um par de meia, que esquenta os pés no inverno mas não gasta energia nem atrapalha seu PC..

Sua instalação tem aterramento?? Isso é segurança.. Você colocou ai algum DPS?? Isso sim é segurança. Visite o Google e coloque lá DPS e deleite-se com literatura farta sorte proteção real para equipamentos contra surtos elétricos... e não estabilizadores, isso no tem necessidade de uso mais já tem 20 anos e tem gente que ainda se vangloria de ter isso na sua config. Pois saiba que está atrapalhando ela e muito...

Resumo. Nem acredite em mim. Faça como o fabricante dos seus equipamentos recomenda. Ligue seus equipamentos na tomada. Lá eles estarão bem alimentados. Se quiseres ainda proteger seu patrimônio contra surtos, invista aonde é tecnicamente correto...

Faça uma planta energética, ai na sua lan house, enxuta sem baboseiras...

Estabilizador não protege nada, absolutamente nada ai na tua config. Te provo... me diga qual é a marca/modelo de teu estabilizador e te digo, se conseguir uma boa especificação na home page do fabricante, o que realmente ele é...

Abraço...

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[3- AKASA AK-P350G-BK:

http://www.enhance.com.tw/ (não achei referências no site da AKASA, e coloquei o site do fabricante. Só procurar pelo modelo ATX-2035G A)

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=154_190&products_id=2548

Potência combinada nos 12V: Em torno de 252W (21A).

Eficiência: em torno de 70%

Qualidade: Essa fonte não tem muito histórico na internet, mas os proprietários dessa fonte, dizem que é muito boa.

Fabricante: Enhance Electronics.

Padrão ATX 2.01]

mestres: assisti a aula do prof. faller, reli o começo do tópico mas como todo aluno que está prestando atenção vou perguntar: Acho que achei a fte acima (ou parecidíssima) no link https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:26

As especificações a seguir são dela (copiado do site) e da minha genérica:

Tensão-Corrente Saídas: (AKASA)* +3,3V: 20A máx.

*+5V: 20A máx.

* +12V1: 8.0A máx.

* +12V2: 14.0A máx.

* -12V: 0.5A máx

* 5V Stand By: 2.5A máx.

Tensão-Corrente Saídas: (minha Genérica Coletek LC-8460 BTX)

+3,3V: 22A; +5V: 15A (POT MAX OUT: 130W)

+12V1: 14A (POT MAX OUT: 168W)

+12V2: 16A (POT MAX OUT: 192W)

-12V: 0,3A (POT MAX OUT:3,6W)

+5V SB: 2,5A (POT MAX OUT 12,5W)

li num site de venda que a pot real da minha fte é 200w reais (embora seu apelo comercial informe vagos 450W na caixa).

A akasa informa ser de 350W reais a fte do link citada pelo danirava.

Como eu faço para ter certeza disso já que no caso da minha fte não informa pot real e por que que as pots. reais entre as duas são tão diferentes mas os valores das especificações se assemelham.:confused:

estou pleiteando esta fte para a mkn da assinatura que segundo calculo do site de potencia fica prox de 260W.

quero ver se resolvo o problema de copia de arquivos envolvendo o hd sata da assinatura, no qual o xp informa que "houve um atraso na cópia de dados" e travando me fazendo desistir de usar o sata de bkp, mantendo apenas meu velho IDE.:angry:

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[3- AKASA AK-P350G-BK:

http://www.enhance.com.tw/ (não achei referências no site da AKASA, e coloquei o site do fabricante. Só procurar pelo modelo ATX-2035G A)

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=154_190&products_id=2548

Potência combinada nos 12V: Em torno de 252W (21A).

Eficiência: em torno de 70%

Qualidade: Essa fonte não tem muito histórico na internet, mas os proprietários dessa fonte, dizem que é muito boa.

Fabricante: Enhance Electronics.

Padrão ATX 2.01]

mestres: assisti a aula do prof. faller, reli o começo do tópico mas como todo aluno que está prestando atenção vou perguntar: Acho que achei a fte acima (ou parecidíssima) no link https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:26

As especificações a seguir são dela (copiado do site) e da minha genérica:

Tensão-Corrente Saídas: (AKASA)* +3,3V: 20A máx.

*+5V: 20A máx.

* +12V1: 8.0A máx.

* +12V2: 14.0A máx.

* -12V: 0.5A máx

* 5V Stand By: 2.5A máx.

Tensão-Corrente Saídas: (minha Genérica Coletek LC-8460 BTX)

+3,3V: 22A; +5V: 15A (POT MAX OUT: 130W)

+12V1: 14A (POT MAX OUT: 168W)

+12V2: 16A (POT MAX OUT: 192W)

-12V: 0,3A (POT MAX OUT:3,6W)

+5V SB: 2,5A (POT MAX OUT 12,5W)

li num site de venda que a pot real da minha fte é 200w reais (embora seu apelo comercial informe vagos 450W na caixa).

A akasa informa ser de 350W reais a fte do link citada pelo danirava.

Como eu faço para ter certeza disso já que no caso da minha fte não informa pot real e por que que as pots. reais entre as duas são tão diferentes mas os valores das especificações se assemelham.:confused:

estou pleiteando esta fte para a mkn da assinatura que segundo calculo do site de potencia fica prox de 260W.

quero ver se resolvo o problema de copia de arquivos envolvendo o hd sata da assinatura, no qual o xp informa que "houve um atraso na cópia de dados" e travando me fazendo desistir de usar o sata de bkp, mantendo apenas meu velho IDE.:angry:

a fonte é essa mesma sim da Kabum, para saber se tem a real potencial demarcada, tem dois jeitos, fontes de marcas boas sempre terão seus watts reais, fazendo teste de carga, ou então perguntando para os nossos colegas daqui que eles entendem

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mestres: alguém sabe se vale a pena ir para o paraguai comprar fte de uns 300W Reais para cima? pesquisei em algumas lojas de cidade de leste mas não achei estas fontes "de patrão" sobre as quais estamos conversando... so achei umas tais de dr. hank e satellite. Se eu for, além da fte vou gastar a cota de 300 dólares é logico mas meu objetivo pcpal hoje é um hd e a fte.

obrigado,

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