Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar 12v para 3,7V 1Ah. Como fazer.


egertgalvao

Posts recomendados

Olá pessoal, estou indo acampar amanhã, e preciso com uma certa urgencia de uma alternativa para obter 3,7v de uma bateria de nobreak que possui 12v 7,2A.

O destino dessa tensão seria para aquelas caixinhas de som com entrada usb, e que usam bateria de celular para funcionar. Penso eu que ligando uma bateria de 7,2A eu poderia obter um tempo maior de funcionamento da mesma, levando em consideração que tal caixa com uma bateria de 1A funciona por quase 3 horas :P

Seria possivel isso? Se eu tiver 3,7V consumindo 1Ah, eu teria um tempo superior a 7 horas de funcionamento.

A bateria de nobreak eu tenho, a caixinha tmb, agora preciso de um circuito o mais básico possível para que eu possa montar até amanhã =/

Pra não pensarem que to querendo td na mão, eu já fiz uma pesquisa e pensei em usar o seguinte esquema:

Montar um regulador de tensão LM 7805 com um dissipador adequado, para poder obter 5V e uma corrente de 1A, e na saída do mesmo adicionar 2 diodos retificadores para ter uma queda de tensão de 1,4V, assim eu teria na saída 3,6V que já deve ser o suficiente para alimentar a caixinha.

O que acham? está certo? Vou perder muita corrente usando esses diodos? ou o diodo só limita a tensão e deixa a corrente de 1A fluir?

Entendo pouco de eletrônica, mas se me falarem que está certo isso, eu posso montar já, ou se me indicarem outro circuito que funcionaria, tmb monto.

Fico no aguardo de alguma ajuda :P

Obrigado pela atenção.

Ed Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa cara, valeu hein, minha intenção é apenas alimentar mesmo, e não carregar...

Só pra confirmar então, com esse circuito eu conseguiria manter então 3,6v com uma corrente aproximada de 1A né?

Vou desenhar o circuito aqui e já posto pra ver se vocês aprovam :D

valeu

aqui o circuito:

98imagem-2.PNG

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/98imagem-2.PNG

A última dúvida... o diodo pode ser um 1n4007 mesmo né? levando em conta que ele suporta correntes de até 1A que é o que eu necessito.

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa cara, valeu hein, minha intenção é apenas alimentar mesmo, e não carregar...

Só pra confirmar então, com esse circuito eu conseguiria manter então 3,6v com uma corrente aproximada de 1A né?

Vou desenhar o circuito aqui e já posto pra ver se vocês aprovam :D

valeu

O aparelho consome 1A? Para um consumo de 1A, tem que ser observado o detalhe de que o 7805 fornece no máximo 1A. Se for mesmo de 1A eu usaria dois 7805 em paralelo e mais dois diodos em série na saída deles, no caso os 1N5404 para trabalharem folgados. Se for consumo menor que 1A apenas um 7805 mais dois diodos 1N4007. Use um bom dissipador para o 7805, para o seu caso, acredito que seria melhor se NÃO tiver cooler, priorizando uma economia, mesmo que mínima, da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom levando em consideração que essas caixas com uma bateria de celular de 900mah tocam por mais de 2 horas, então creio eu que o consumo da mesma não deva passar de 600mah, ainda se atentando pro fato da caixa não ter mais que 6watts RMS o que também nos leva a pensar que ela não consuma mais que 600mah :P

O que acha? pretendo ter pelo menos uns 700 a 800mah na saída.

O dissipador eu peguei um de uma fonte, já tem até a mica, ele não é muito grande, mas já deve dar pro gasto, se esquentar muito coloco um cooler pequenino que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom levando em consideração que essas caixas com uma bateria de celular de 900mah tocam por mais de 2 horas, então creio eu que o consumo da mesma não deva passar de 600mah, ainda se atentando pro fato da caixa não ter mais que 6watts RMS o que também nos leva a pensar que ela não consuma mais que 600mah :P

O que acha? pretendo ter pelo menos uns 700 a 800mah na saída.

O dissipador eu peguei um de uma fonte, já tem até a mica, ele não é muito grande, mas já deve dar pro gasto, se esquentar muito coloco um cooler pequenino que tenho.

Então o consumo é baixo. Se o consumo fosse alto, um simples dessipador de fonte não serviria. Já liguei um DVD portatil apenas com um 7809, mas o dissipador teve que ser monstruoso. Acredito que só um 7805 mais dois diodos 1N4007 já irão servir. Não esqueça do capacitor na saída. Penso ser só isso, o resto agora é testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, creio eu que esse dissipador aguente sim, apesar de pequeno, mas também tenho um dissipador de processador, caso esse que tenho não dê conta, eu coloco o LM no dissipador de processador mesmo, o único trabalho a mais é fazer o furo :P

hoje a tarde vou montar o circuito... se der certo ou não, só terça feira irei responder aqui :P

Muito obrigado pela ajuda, e um bom FDS aí ^^

abraços.

Ed Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usar um 7805 com a queda de dois diodos é uma solução meio que quebra galho. A tensão de saída não será estável (talvez estável o suficiente para a aplicação), pois a queda de tensão em um diodo sempre será proporcional a corrente que nele passa.

Veja ai direto de um datasheet do 1N4007, por exemplo:

Diodo1N4007VdxId.jpg

Viste lá, se a corrente for da ordem de 100 mA (bem provável que seja dessa ordem com volume baixo) a queda em cada diodo será de 0,75 Volts, perfazendo um total de 1,5 Volts e suas caixas receberão 5 - 1,5 = 3,5 Volts

Quando a corrente assumir o valor de 1 Ampere (provavelmente com alto volume o faça) a queda será de 0,95 Volts por diodo e suas caixas receberão 5 - 2x0,95 = 3,1 Volts, uma queda de 11,4%, que demonstra uma regulação péssima...

A melhor solução para resolver isso dai é o uso de um regulador LM317, setado para a tensão de saída de 3,7 Volts, como você deseja, a partir da bateria de 12 volts...

O circuito ficaria desse modo:

3_7Voltsapartirde12Volts.jpg

Coloque o CI em um dissipador.

O circuito é a prova de curto na saída e termicamente protegido..

Sua regulação (variação da tensão de saída com a corrente) gira em torno dos 0,3%, só 36 vezes melhor que a solução via diodos

É vinho de outra pipa e nem por isso muito mais caro que o LM7805

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe é que o LM317 vai trabalhar muito mais folgado que o 7805, e os diodos, logo, economizando uma energia danada... não sei se você já fez 1n4007's e 78's da vida trabalharem no talo, mas eles esquentam mais que athlon xp os desgramados... vai de 317 que vai te dar 200% menos dor de cabeça..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, e ae galera.. então... pena eu não ter visto essas respostas antes :P

eu montei mesmo com o 7805 e os diodos 1n4007 e realmente não ficou bom... ficou fraco o circuito, quando liguei na caixinha a mesma chiava muito, sinal de baixa tensão e corrente.

Mas fiz uma gambiarra que salvou o acampamento... liguei o circuito e a bateria de 12v em paralelo com a bateria de 3,7V que alimentava a caixinha.

Tocou que foi uma beleza, e nem esquentou o CI. Tive uma autonomia de mais ou menos 26 horas de uso.

Assim que eu puder essa semana irei montar esse circuito com o LM317, será que vou ter mais autonomia então?

Eu já pensava em usar o LM317 antes, mas não sabia quais resistores usar pra ter 3,7V na saída, mas agora que o faller desenhou o circuito pronto, fica fácil pra mim :D

valeu aí gente pelas dicas...

assim que eu montar com o LM317 e testar, eu posto os resultados aqui :P

grato.

Ed Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai,

Pensando por outro lado, não sei se você sabe qual CI amplificador essa sua caixinha usa, mas, a maioria dos CIs amplificadores (TDA7052, TDA2822, LM386, etc.) aceitam uma faixa grande de tensão de alimentação, que vai, geralmente de 3 a 12 ou mesmo 18 volts.

Tenho uma caixinha aqui, não sei se é a mesma da sua, ela usa TDA2822M.

Acredito que você não terá problema em alimentar sua caixinha diretamente com 5 volts do LM7805.

Att,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua caixinha é aquelas caixinhas mutimidia que tocam musica do SD card e que podem ser recarregadas via USB... se for então basta montar um cabo igual ao que é usado para recarregar as caixinhas e ligar direto no regulador LM 7805 pois uma porta USB fornece 5V ... não recomendo ligar uma tensão de 12 volts em paralelo com a bateria pois imagino que isso descalibraria ou danificaria o circuito controlador de carga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, não joguei 12v direto em paralelo com a bateria não :P

eu joguei os teóricos 3,7V que saem do circuito em paralelo com a bateria.

A caixinha é de um amigo meu, se ele permitir eu vou abrir a mesma e ver certo como é o circuito. Se eu mandar os 5V direto será que ela irá consumir mais?

Fiquei feliz com a autonomia que tive :P

abraços.

Pessoal, mudando um pouco de tema, e aproveitando o tópico...

Gostaria de saber se alguém conhece um esquema para um carregador de 13.8V 1A com sistema de flutuação para que eu possa dar carga na bateria de nobreak e na bateria da minha moto?

essa bateria de nobreak eu to carregando com fonte de pc e sei que ela nunca fica com carga completa, sempre fica com uns 11V somente. E creio que isso esteja prejudicando minha bateria.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não seria necessario desmontar as caixinhas... caso as mesmas usem uma porta USB para carregar a bateria seria necessario apenas adaptar um cabo extensor USB para que o mesmo forneça os 5V...

quanto ao carregador, veja esse circuito:

http://www.te1.com.br/2009/01/carregador-de-baterias-do-tipo-gel-selada-de-12-volts-com-lm117k-lm117t/

ao carregar a bateria com uma fonte de PC ela chega a esquentar? pois, considerando a potencia de uma fonte de PC, e uma bateria de 7,2 Ah a bateria seria carregada com uma corrente de 7,2 Ah em apenas 1 hora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não seria necessario desmontar as caixinhas... caso as mesmas usem uma porta USB para carregar a bateria seria necessario apenas adaptar um cabo extensor USB para que o mesmo forneça os 5V...

quanto ao carregador, veja esse circuito:

http://www.te1.com.br/2009/01/carregador-de-baterias-do-tipo-gel-selada-de-12-volts-com-lm117k-lm117t/

ao carregar a bateria com uma fonte de PC ela chega a esquentar? pois, considerando a potencia de uma fonte de PC, e uma bateria de 7,2 Ah a bateria seria carregada com uma corrente de 7,2 Ah em apenas 1 hora...

Amigo, ela usa sim um cabo usb para carregar, então pode-se dizer que ela se alimenta com 5V tranquilamente?

sobre o carregador... a bateria não esquenta com a fonte de pc, pois coloquei um resistor (não lembro as características) que não deixa passar muita corrente... meu professor de eletrotécnica que me ensinou, mas mesmo assim não fica bom pois a fonte precisaria de uns 14V pra poder carregar a bateria completamente...

Sobre esse circuito que você me passou, 2A não é muito? Não irá prejudicar a bateria? lembre-se que irei usar para carregar também uma bateria de moto que tem no máximo 5.5A.

Outra coisa, vou calcular o valor dos componentes, pois talvez compense mais comprar um carregador pronto :D

Achei um de 800mah com flutuação por 48 reais.

E um de 1.5A com flutuação por 56 reais.

grato.

Ed Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente ela tem um circuito interno para reduzir a tensão pois baterias de litio geralmente são carregadas com uma tensão de 4,1 volts nos pinos da bateria... na verdade um dos usos dessas caixinhas é como caixa de som USB para o PC...

esse é um carregador rápido ele diminui a corrente de carga conforme a bateria vai carregando, e isso evita a sobrecarga, geralmente correntes de carga de até 20~30% da capacidade da bateria são aceitaveis

realmente compensa mais comprar o circuito pronto considerando que voce não tenha um kit de fabricação de placas de circuito impresso, alem da mão de obra, tempo e componentes... de preferência o de 1500mAh pois iria carregar a bateria mais rápido o de 800mAh demoraria 10 Horas para carregar a bateria do no-break...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 6 meses depois...

Confeccionei o circuito anterior para ligar um rastreador portátil (via chip celular e que utiliza 3,7v) no meu auto, mas durante o liga e desliga de equipamentos do veículo ou do próprio veículo, a tensão de saida diminui e depois estabiliza. Ocorre que o aparelho trava durante esta variação de tensão. Existe alguma possibilidade de estabilização da tensão de saida em 3,7v independente da variação da tensão de entrada (que gira entre 10v e 14,5v)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...