Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 580


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Teste da Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 580


"Vamos analisar o desempenho do novo GeForce GTX 580, o chip gráfico mais rápido da NVIDIA."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela fez melhorias e teve diferença pelo visto, mas a radeon ainda esta bem melhor.

Alguem sabe qual foi as principais modificações para ter diferença?

A diferença mais visível é o aumentos dos CUDA Cores, que foi de 480 para 512 e aumento nos clocks.

Ao mesmo tempo ela reduziu o consumo e temperatura, apesar de ambos ainda serem altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa na verdade, é pra ser a verdadeira GTX480. Se a Nvidia tivesse lançado a GTX480 assim, ela teria feito frente realmente as VGAs da AMD. O pior agravante, é que estamos comparando essa GTX580, com uma placa do ano passado (HD5970), e mesmo assim ela não superou. O pessoal vai dizer que a HD5970 é Dual-GPU e tal, mas pra mim isso não justifica, pois elas estão na mesma faixa de preço (com a HD5970 sendo até mais barata). Eu levo em consideração a relação preço/desempenho, se ela tem Dual-GPU ou se é Single-GPU não tem importância. A coisa ta feia pro lado da Nvidia na minha opinião e quem perde somos nós, que temos que pagar mais pelas VGAs, tanto é que a AMD começou a reduzir os preços somente agora, e alguns meses atrás, a série HD5000 tava com os mesmos preços de lançamento. Estou ansioso por uma recuperação da Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a ATI tivesse 10 GPUs e fosse mais rápida e consumisse menos energia que a top da nvidia com 1 GPU, custando menos, o que importa é o resultado final, qual arquitetura irão usar pra gente não importa nada.

Mas a 580 GTX tem suas vantagens, uma delas é o 3D que parece ter virado moda e ela deve ser boa para usar em projetos tipo o Folding@Home, qualquer uso para jogos eu escolheria as HDs 6780 em crossfire, se é que tem jogo pra usar tudo isso, claro se for usar 3 monitores aí sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Gente, por que os testes variam tanto assim? Eu realmente fiquei confuso na maioria dos resultados, como por exemplo no Call of Duty.

Vi tantos testes da GTX 580 e ainda não cheguei à uma conclusão definitiva.

O que eu entendi realmente no teste do CdH é que vale realmente a pena ter duas Radeon HD 6870 em CrossFire para se ter um desempenho maneiro na maioria dos jogos, quanto ao restante fiquei confuso. E como sou sincero, ainda estou.

guru3dequipment.jpg

guru3dtemp.jpg

guru3dcallofduty.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que até o fim do ano que vem a nvidia ainda irá ganhar na single-gpu, tanto que a amd/ati irá ganhar no custoxbeneficio.

porém ainda acho caro placas da nvidia, pelo fato de alguns "extras" (exceto pshyx) que quase ninguém usa.

Também acho que a Nvidia deveria ter caprichado mais neste GTX 580, pois foi a placa mais esperada do ano, acho que o Fermi não é tão veloz assim quanto diziam. Agora, se lançarem um GX2 580, ai sim, daria uma surra na amd/ati.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom teste, hoje a Nvidia tem a GPU mais rápida do mercado, mas não tem a placa de vídeo mais rápida, e como comparamos as placas por preço/desempenho, a HD5970, mesmo com 1 ano de vida, ainda é um bom custo/benefício (pelo menos pra quem pode gastar US$500 numa VGA)

Só gostaria de fazer uma sugestão: o CdH não testa muitos jogos nas análises de VGAs, nesse teste foram apenas 5 jogos testados, se não é possível aumentar o número de jogos testados, ao menos acho que o Call of Duty 4 deveria sair do teste, de que adianta testar as placas num jogo de 2007 onde todas elas fazem 100+ FPS em todas as resoluções? Isso não serve de comparação. Eu sugiro colocar algum jogo de 2010 no lugar do Call of Duty, o Battlefield Bad Company 2 por exemplo, é um game BEM mais pesado (no nível do AvP) e serve melhor nesse teste de comparação. Fica aí minha sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, se lançarem um GX2 580, ai sim, daria uma surra na amd/ati.

Bem, Freitas:

Primeiro que essa sua afirmação é um pouco temerária: ninguém ainda sabe qual será, por exemplo, o desempenho de uma 6970 (sendo que deve surgir daqui a poucos meses a dual GPU da AMD, a 6990...).

Sem contar a questão custo/benefício/consumo (performance/Watt, levando-se em consideração o preço de prateleira).

Fico só imaginando o preço do conjunto VGA 580 GX2 + fonte decente de 1.200W pra agüentar o tranco - isso sem mencionar a conta de energia no fim do mês...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acho totalmente injusto comparar uma Single GPU com uma Dual GPU , é a mesma coisa que comparar uma placa em SLI com ela sem SLI.

E o preço da HD5970 só está barato porque lançaram a GTX580 , 1 mês atras ela estava na faixa dos 600 pra cima.

Esse lançamento foi muito bom , vai competir bem contra a HD6970 agora temos que esperar review dela para ver qual a melhor.

E falar de gerações é totalmente falta de senso comum , não tem como em menos de 1 ano a tecnlogia de produção melhorar tanto que se faz uma coisa muito melhor que atual ¬¬.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda compensa mais as Radeons... Já faz um bom tempo que esse quadro custa mudar.

Mesmo tendo 2 chips contra apenas um, o conjunto final vale bem mais a pena. Tanto a Dual 6870 vs. GTX580, quanto a 5970 vs. GTX580.

E como já comentado, essa discussão de 2 GPUs vs. 1 é totalmente dispensavel.

Seria o mesmo que dizer que nao poderia comparar a GTX 580 e a GTX 480, pois uma tem 480 cores e a outra, 512.

A arquitetura muda. É fato. Mas o que conta é o preço final, o desempenho final e claro, o custo para manter as peças.

Mas o que realmente me assusta, é o fato dessa brincadeira custar, em média, 550 doletas. É muito dinheiro, principalmente aqui, no nosso brasilzão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acho totalmente injusto comparar uma Single GPU com uma Dual GPU , é a mesma coisa que comparar uma placa em SLI com ela sem SLI.

E o preço da HD5970 só está barato porque lançaram a GTX580 , 1 mês atras ela estava na faixa dos 600 pra cima.

Esse lançamento foi muito bom , vai competir bem contra a HD6970 agora temos que esperar review dela para ver qual a melhor.

E falar de gerações é totalmente falta de senso comum , não tem como em menos de 1 ano a tecnlogia de produção melhorar tanto que se faz uma coisa muito melhor que atual ¬¬.

Não é injusto se as duas estão na mesma faixa de preço, afinal, esse é o parâmetro que define quem é concorrente de quem (preço no eua). Agora, se custava mais antes, e a AMD baixou os preços, nâo tenho nada a dizer além de "sinto muito Nvidia". O que tu falou sobre "comparar uma placa em SLI com ela sem SLI" não faz sentido justamente porque não custa o mesmo, e também, se a comparação estivesse tão injusta assim, a 5970 estaria no mínimo 50% na frente. Agora, falar que um ano é pouco tempo pra amadureçer uma tecnologia é sacanagem... Até porque a própria GTX580 só saiu a luz graças a esse amadurecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Essa na verdade, é pra ser a verdadeira GTX480. Se a Nvidia tivesse lançado a GTX480 assim, ela teria feito frente realmente as VGAs da AMD. O pior agravante, é que estamos comparando essa GTX580, com uma placa do ano passado (HD5970), e mesmo assim ela não superou. O pessoal vai dizer que a HD5970 é Dual-GPU e tal, mas pra mim isso não justifica, pois elas estão na mesma faixa de preço (com a HD5970 sendo até mais barata).

Sua colocação é perfeita e reflete o nosso pensamento quando decidimos qual metodologia usar. Note que a AMD está prestes a lançar uma nova série, a 6900. A única coisa que pode ser colocado "contra" nossas conclusões é que a 5970 tem duas GPUs e, portanto, pode consumir mais e gerar mais calor. Mas sinceramente, quem tem US$ 500 nos EUA para dar em uma placa de vídeo, está procurando a mais rápida possível. Outra coisa a se pensar é que o arranjo CrossFire com duas HDs 6870 ocupam dois slots em vez de apenas um.

:confused:Gente, por que os testes variam tanto assim? Eu realmente fiquei confuso na maioria dos resultados, como por exemplo no Call of Duty.

Depende de vários fatores, tais como tecnologia do jogo, configuração do jogo, e configuração do restante do equipamento de testes. Repare que incluimos tanto jogos antigos quanto novos, nós tentamos ter pelo menos 2 jogos de cada geração (DX9.0c, DX10 e DX11). Alguns outros sites focam mais em jogos DX11, por exemplo. É importante lembrar ainda que o Lost Planet 2 foi desenvolvido em parceria com a NVIDIA e, em teoria, este jogo é otimizado para GPUs NVIDIA (o que provou ser verdade em nossos testes). Há ainda um rumor que o novo HawX seria otimizado para GPUs NVIDIA também, prejudicando o desempenho das placas da AMD, devido a essa polêmica decidimos não incluir este jogo em nosso comparativo.

Em resumo, há várias formas de se testar, e sempre haverá espaço para diferenças, críticas, etc.

Abraços,

Gabriel Torres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de vários fatores, tais como tecnologia do jogo, configuração do jogo, e configuração do restante do equipamento de testes. Repare que incluimos tanto jogos antigos quanto novos, nós tentamos ter pelo menos 2 jogos de cada geração (DX9.0c, DX10 e DX11). Alguns outros sites focam mais em jogos DX11, por exemplo. É importante lembrar ainda que o Lost Planet 2 foi desenvolvido em parceria com a NVIDIA e, em teoria, este jogo é otimizado para GPUs NVIDIA (o que provou ser verdade em nossos testes). Há ainda um rumor que o novo HawX seria otimizado para GPUs NVIDIA também, prejudicando o desempenho das placas da AMD, devido a essa polêmica decidimos não incluir este jogo em nosso comparativo.

Em resumo, há várias formas de se testar, e sempre haverá espaço para diferenças, críticas, etc.

Abraços,

Gabriel Torres.

Gabriel, agora eu entendi o resultado do teste do CdH e consequentemente o resultado dos outros testes que vi em outros sites.

Compreendi que o gráfico que eu postei do desempenho da GTX 580 no Call of Duty também é verdadeiro e não foi uma armação, pois os testes que vi em outros sites, a GTX 580 teve um desempenho superior.

Confesso pra você que é uma loucura esse lance de testes, principalmente em relação à esse tipo de lançamento, que atrai a atenção de todos.

Legal. Muito bom.

:DObrigado pelo tão necessário esclarecimento, visto que é preciso ver tudo para poder perguntar, e esperar humildemente por uma resposta clara e precisa.

Abraços e ótimo teste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem contar a questão custo/benefício/consumo (performance/Watt, levando-se em consideração o preço de prateleira).

Fico só imaginando o preço do conjunto VGA 580 GX2 + fonte decente de 1.200W pra agüentar o tranco - isso sem mencionar a conta de energia no fim do mês...

Abraços.

Bom, creio que um ano para as tecnologias já é o suficiente, ainda mais em termos de "Placa de Vídeo", aposto que, enquanto a ATI lança as 6900, a nvidia já deve estar preparando suas armas menores em comparação a gtx580, ou seja, já esta preparando as gtx 570, gts 550, etc..

Isso que fabricar placas mais fracas lógicamente é mais fácil, pois deve-se apenas diminuir os clocks. (suponho eu)

E nisso a Ati já volta a contra-atacar com suas armas menos também, ou seja, é praticamente previsível a produção de placas de vídeos, até porque se comparar 2 anos pra cá, as duas empresas estão fazendo praticamente isto, uma contra-ataca a outra, e cada vez com uma surpresa ou decepção, é quase que uma rotina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, parabéns clubedohardware pelo excelente teste. Eu gosto dos testes realizados aqui porque são diretos, mostrando o desempenho, sem aquela enrolação como fazem os outros sites, várias e várias páginas explicando o que é CUDA, Directx 11 e etc. Eu acho que quem estiver interessado saber sobre as arquiteturas das GPUs o melhor é acessar o site do fabricante e pesquisar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção no seu comentário, Gabriel. Duas HD6870 ocupariam 4 slots, enquanto que uma HD5970 ocuparia 2.

Vou colocar alguns detalhes.

Primeiro de tudo, essa era para ser a GTX480 como disseram atrás. A maior prova disto é a GPU usada na GTX580, que a mesma da GTX480, porém essa melhora na performance vaio graças aos ajustes feitos no chip e no cooler.

Segundo, não tem sentido discutir a comparação entre placas dual GPU ou em SLI/Crossfire contra placas com uma única GPU. Quando alguém vai a uma loja, ela pensa qual é a melhor arquitetura ou qual tem a melhor performance relativa? Claro que não! Quando alguém compra uma placa de video, só quer saber da performance geral pelo preço cobrado. Ao meu ver, é claro que a arquitetura da Nvidia é melhor, pois ela se sai melhor em quase tudo que faz, porém as placas equipadas com essa arquitetura não fazem juz ao preço cobrado e ainda esquantam e consomem o mesmo que uma placa dual GPU.

Terceiro, respondendo a um outro post, placas mid-end podem ter tanto clocks mais baixos quanto unidades de processamentos desativados (é o que geralmente ocorre). Se fosse somente abaixar o clock, veríamos por aí GT430 com performance de GTX480, o que, obviamente, seria inviável. Mas, clocks mais baixos também influenciam, o melhor exemplo disso era a HD4870 e a HD4850, porém neste cenário a HD4850 era a terceira top da empresa na época.

Quarto, de jeito nenhum que essa placa foi a mais aguardada do ano. Eu mesmo que sempre estou entrando em sites de informática, só fui saber da intenção da Nvidia um mês antes do lançamento da mesma, tanto é que estava cheio de gente achando que os rumores eram falsos. A mais aguradada do ano era a HD6970 ou a HD6990, e pro ano que vem teremos a nova arquitetura (Kepler) da Nvidia (para a AMD eu não sei).

Agora minha opinião.

A GTX580 de jeito nenhum é uma placa ruim, porém pelo preço cobrado não é uma placa que valha a pena. Uma HD5970 não esquenta menos ou consome menos, porém faz mais e pelo mesmo preço ($499). Além disso, a HD5970 tem mais memória que a concorrente, podendo chegar 4GB, e os clocks reduzidos podem ser aumentados para se equiparar a um Crossfire de HD5870 (o que aumenta mais uns 5% no mínimo). E o que falar do Crossfire de HD6870? Chega a custar $30 a menos e faz muito mais.

Contudo, essa placa serve MUITO bem para quem usa o Folding@Home ou joga em 3D. Lembrando que o 3D da Nvidia tem uma maior abrangencia e um maior suporte (claro que a AMD acabou de entrar no ramo).

Não é dessa vez que a Nvidia vai retomar o posto da rainha da performance, mas certamente essa placa é impressionante, e quem sabe não vemos a Nvidia com placas com um bom custo x benefício ao invés de 1 por geração?

Respondendo a outro post, a Nvidia já está preparando para dezembro a GTX570, que deverá ter uma performance próxima da GTX480, porém esquentando e consumindo o mesmo que uma GTX470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção no seu comentário, Gabriel. Duas HD6870 ocupariam 4 slots, enquanto que uma HD5970 ocuparia 2.

Vou colocar alguns detalhes.

Primeiro de tudo, essa era para ser a GTX480 como disseram atrás. A maior prova disto é a GPU usada na GTX580, que a mesma da GTX480, porém essa melhora na performance vaio graças aos ajustes feitos no chip e no cooler.

Segundo, não tem sentido discutir a comparação entre placas dual GPU ou em SLI/Crossfire contra placas com uma única GPU. Quando alguém vai a uma loja, ela pensa qual é a melhor arquitetura ou qual tem a melhor performance relativa? Claro que não! Quando alguém compra uma placa de video, só quer saber da performance geral pelo preço cobrado. Ao meu ver, é claro que a arquitetura da Nvidia é melhor, pois ela se sai melhor em quase tudo que faz, porém as placas equipadas com essa arquitetura não fazem juz ao preço cobrado e ainda esquantam e consomem o mesmo que uma placa dual GPU.

Terceiro, respondendo a um outro post, placas mid-end podem ter tanto clocks mais baixos quanto unidades de processamentos desativados (é o que geralmente ocorre). Se fosse somente abaixar o clock, veríamos por aí GT430 com performance de GTX480, o que, obviamente, seria inviável. Mas, clocks mais baixos também influenciam, o melhor exemplo disso era a HD4870 e a HD4850, porém neste cenário a HD4850 era a terceira top da empresa na época.

Quarto, de jeito nenhum que essa placa foi a mais aguardada do ano. Eu mesmo que sempre estou entrando em sites de informática, só fui saber da intenção da Nvidia um mês antes do lançamento da mesma, tanto é que estava cheio de gente achando que os rumores eram falsos. A mais aguradada do ano era a HD6970 ou a HD6990, e pro ano que vem teremos a nova arquitetura (Kepler) da Nvidia (para a AMD eu não sei).

Agora minha opinião.

A GTX580 de jeito nenhum é uma placa ruim, porém pelo preço cobrado não é uma placa que valha a pena. Uma HD5970 não esquenta menos ou consome menos, porém faz mais e pelo mesmo preço ($499). Além disso, a HD5970 tem mais memória que a concorrente, podendo chegar 4GB, e os clocks reduzidos podem ser aumentados para se equiparar a um Crossfire de HD5870 (o que aumenta mais uns 5% no mínimo). E o que falar do Crossfire de HD6870? Chega a custar $30 a menos e faz muito mais.

Contudo, essa placa serve MUITO bem para quem usa o Folding@Home ou joga em 3D. Lembrando que o 3D da Nvidia tem uma maior abrangencia e um maior suporte (claro que a AMD acabou de entrar no ramo).

Não é dessa vez que a Nvidia vai retomar o posto da rainha da performance, mas certamente essa placa é impressionante, e quem sabe não vemos a Nvidia com placas com um bom custo x benefício ao invés de 1 por geração?

Respondendo a outro post, a Nvidia já está preparando para dezembro a GTX570, que deverá ter uma performance próxima da GTX480, porém esquentando e consumindo o mesmo que uma GTX470.

Muito bem colocado.

O unico ponto que notei é em relação aos slots, no caso isso depende do posicionamento dos slot pci-express da sua MOBO, no caso várias mobos High End possuem os slots pci-express 2.0 16x separados por 1 outro slot(como um pci-e 4x ou 1x...).

Sim, está certo que em relação ao tamanho elas ocupem os ditos 4 slots, mas numa mobo bem "projetada", não necessariamente =].

Bom, em relação à placa é aquilo que muitos de nós já estávamos cogitando faz algumas semanas: pega o chip velho, muda aqui muda ali e sobe 100 doletas no preço por APENAS 10~15% de desempenho?

Tudo bem, melhoraram o consumo e as temps da placa, mas e daí?

A Nvidia tá desesperada mesmo, fazer 2 burradas assim em menos de 8 meses(sim, 8 meses) nos mostra sinais CLAROS de desespero e falta de uma solução para bater de frente com a concorrente.

Quero só ver a lavada que as HD69XX vão dar nessa GTX 580 ^^.(isso tudo custando 100 doletas a menos, no mínimo!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...