Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LG 29FV1RS queimando Saida Horizontal


alansantos

Posts recomendados

Esta tv estava com a saida horizontal "C6090" em curto, não encontrei a propria no comercio então substitui pelo BU 2520DX, que tambem entrou em curto imediatamente apos liga-la, mais uma vez refiz a substituição na tentativa de fazer alguns testes, mais acidentalmente não liguei na Serie e ao conectar na tomada escutei um estalo, pensei la se foi mais um BU, mais pra minha surpresa quem tinha ido embora era a saida Vertical. ja estou providenciando o Capacitor de largura Horizontal, mais a minha duvida é: é possivel o vertical afetar o horizontal aponto de levar o BU ao curto? ou sera

o Flay back? o que os colegas aconcelham? tambem não tenho o esquema e não da para identificar a referencia da saida de vertical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Uma das causas do saida horizontal queimar de cara é o capacitor de largura ou o flyback fagulhando internamente!, por isso que dizemos para trocar sem nem testar! pois o capacímetro não gera alta tensão para detectar que o capacitor esta fagulhando internamente!, agora neste caso seu ai, o flyback deve estar com vazamento interno!, troque os dois!...

O CI do vertical é o STV9326, o esquema esta no link abaixo:

LG29FU1RS

Só lembrando que a o modelo dela é FU e não FV!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das causas do saida horizontal queimar de cara é o capacitor de largura ou o flyback fagulhando internamente!, por isso que dizemos para trocar sem nem testar! pois o capacímetro não gera alta tensão para detectar que o capacitor esta fagulhando internamente!, agora neste caso seu ai, o flyback deve estar com vazamento interno!, troque os dois!...

O CI do vertical é o STV9326, o esquema esta no link abaixo:

LG29FU1RS

Só lembrando que a o modelo dela é FU e não FV!

Ok colega obrigado pela dica do CI vertical e esquema, mais como disse ja estou providenciando a troca do capacitor de largura no entanto não disponho do Flay back ainda, mais o fato do CI do vertical te estourado tambem tera sido por causa do Flay Back? Vertical em curto, existiria alguma chance de levar o BU ao curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok colega obrigado pela dica do CI vertical e esquema, mais como disse ja estou providenciando a troca do capacitor de largura no entanto não disponho do Flay back ainda, mais o fato do CI do vertical te estourado tambem tera sido por causa do Flay Back? Vertical em curto, existiria alguma chance de levar o BU ao curto?

Com certeza existe. Porém essas TV's de 29 você tem outros pontos a observar, que não são necessários nas TV's menores. Existem em TV's de 29 uma série de capacitores de poliéster próximos ao flyback (não é o de largura) de tensões geralmente de 400V a 800V. Qualquer defeito em algum capacitor desse leva embora o TSH. Um outro problema que pode existir é a bobina de deflexão. Se ela estiver com algum vazamento de tensão, também queima o TSH.

EDIT: Não olhei o datasheet do transistor orginal da TV, mas geralmente os 2SC não possuem diodo nem resistor interno, coisa que os BU's com final DX possuem. Verifique a compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das causas do saida horizontal queimar de cara é o capacitor de largura ou o flyback fagulhando internamente!, por isso que dizemos para trocar sem nem testar! pois o capacímetro não gera alta tensão para detectar que o capacitor esta fagulhando internamente!, agora neste caso seu ai, o flyback deve estar com vazamento interno!, troque os dois!...

O CI do vertical é o STV9326, o esquema esta no link abaixo:

LG29FU1RS

Só lembrando que a o modelo dela é FU e não FV!

Bem o capacitor original é de 18k mais so conseguir encontrar de 16 e 22 k, também fui informado pelo vendedor que o TT2170 era o melhor substituto para o C 6090, então montei com o TT2170 e o capacitor de 16K e posteriomente com o de 22K, e ela funcionou com todas as tenções normais (vertical Fechado ainda não coloquei o CI) no entanto acho que o TT2170 esta aquecendo demais não esperei muito, mais acho que não ira aguentar. o que os colegas acham tera alguma coisa fazendo ele aquecer ou sera ele proprio que não é indicado para substituir o C6090?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este TT2170 é mais fraco que o BU2520DX!..., seu problema ai poderia ser só o capacitor de largura mesmo!, faça testes com o BU2520DX também...

bem colega segui seu conselho e usei o BU 2520DX, coloquei o CI vertical e o capacitor de 22K no lugar do original que era de 18K (por não encontrar o original) deixei ela funcionar por 30 minutos, mais acho que ainda ta aquecendo muito, o que o colega acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega alansantos, com este capacitor de 22KpF/1600V a imagem não ficou muito espichada não?!?!?...

Um outro palpite meio que atravessado mas cabe uns testes!..., no esquema, o transistor Q401 (C6090), que não encontrei o datasheet dele!, apresenta como um transistor normal! (Sem diodo interno), então acredito que você pode tester ai o BU2520AF, e verifique se o resistor de base não esta alterado (33R)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega alansantos, com este capacitor de 22KpF/1600V a imagem não ficou muito espixada não?!?!?...

Um outro palpite meio que atravessado mas cabe uns testes!..., no esquema, o transistor Q401 (C6090), que não encontrei o datasheet dele!, apresenta como um transistor normal! (Sem diodo interno), então acredito que você pode tester ai o BU2520AF, e verifique se o resistor de base não esta alterado (33R)...

bem colega eu me basiei neste datasheet aqui: http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=C6090

e ate onde pude notar o 2520DX é mais "digamos potente" do que o 6090, vou conferir o resistor ainda, contudo não tive a oportunidade de ver outra TV destas funcionando para ver se este Transistor realmente trabalha "quente" e comprovar se o meu esta aquecendo mais ou menos...

deixei ela ligada por mais de hora e tudo normal o BU aqueceu ate um certo ponto e estabilizou ali, no entanto a TV esta aberta o que aumenta a ventilação sem falar que dentro da sala temos ventiladores. O colega tem esperiencia com este tipo de TV e sabe se é normal ele aquecer... note que o problema é que não quero que ela venha a retornar por conta do BU queimado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! baseado neste datasheet que você passou, o BU2520AF, possui as mesmas tensões e correntes..., porém suporta uma potência maior! o mais importante é que neste datasheet também não fala que o 2SC6090 tem o diodo entre coletor/emissor como os BUs com final DX possuem!...

O que pode estar provocando o aquecimento de seu transistor ai é exatamente este diodo interno que não deveria ter!..., no caso o transistor BU2520AF é o mais indicado!...

Experimente ele!, você não perderá mais do que uns 5 reais se eu estiver enganado!...:D

Edite: E sim! faça testes por mais tempo..., eu costumo deixar por mais de 8 horas ligada direto!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom colega podemos dar o topico por resouvido, tive a oportunidade de comparar ela com outra tv e constatei que O trabsistor realmente aquece, então deixei ela funcionar por 12horas dois dias consecutivos e tudo ok. detalhe notei que depois de um tempo de funcionamento a saida vertical aquece bem mais do que o Horizontal o que a principio me levou a crer que o Horizontal estava normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...