Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatos de áudio Dolby e DTS


renf

Posts recomendados

  • Membro VIP

Fiz uma breve explicação sobre os formatos de áudio que geralmente encontramos e muita gente desconheçe do que se trata. Qualquer sugestão dos amigos para ser adicionada/melhorada é válida.

No começo, pela quantidade de informação, pode parecer confuso, mas lendo com calma, o conceito básico não é tão complexo.

Temos em DVD's, Bluray's, Placas de Som, TV's, Consoles e Receivers indicações no manual e até mesmo na próprio aparelho de formatos de áudio reconhecidos pelo mesmo, mas antes direi uma breve explicação do que são basicamente estes formatos e depois cada formato em si.

Obiviamente o foco destas citações é uma noção para o uso residencial, visto que tanto Dolby e DTS buscam outros mercados também.

Basicamente, o áudio original de um filme e alguns programas de TV Digital em sistemas surround (5.1 ou 7.1/este apenas em Bluray), ocupam muito espaço e velocidade para serem armazenados/transmitidos, o que necessita de uma largura de banda alta para serem transmitidos e capacidade de armazenamento em mídias, além da necessidade de serem divididos em canais para se ter o efeito surround (distribuído pelas caixas corretamente para se ter a ambientação/sensação de envolvimento).Para ocupar menos espaço (entre outros fatores) foram criados estes formatos, em que o áudio é comprimido, e isto é chamado de codificação, sendo necessário o reprodutor destas mídias ler e enviar para outro aparelho decodificar ou ele mesmo fazer isto dependendo do caso.

Exemplo: Como efeito de comparação, seria como comprimir (zipar) um arquivo no dísco rígido do computador para ocupar menos espaço e após ser transportado, quando for ser usado, descomprimí-lo.

Até então, temos todo este processo feito de forma digital, mesmo estando descomprimido, então obviamente as conexões entre aparelhos são digitais (HDMI e S/PDIF atualmente).

No final, antes deste sinal ser reproduzido pelas caixas ele é transformado para analógico, amplificado (ganho de potência) e assim enviado para os alto-falantes.

Sistema surround, como citados acima, são indicados com um número, um ponto e outro número. O número de canais totais é a soma destes dois. Ele é indicado deste maneira para diferenciar o(s) canal(is) LFE (Low-Frequency Effects, em português literal Efeitos de Baixa Frequência), que nada mais é do que o canal para graves (subwoofer).

Unusual, mas existentes, são sistemas 7.2, 10.2 etc...

Agora vamos aos criadores destes formatos.

Dolby e DTS são empresas concorrentes, especializadas em áudio, que criaram vários formatos de áudio e disputam o mercado não só residencial mas como de cinema. Ambas possuem vários formatos/tecnologias para aplicações diferentes. Cada um destes, muitas vezes é chamado CODEC. Citarei os mais usuais.

Dolby:

- Dolby Digital: É um sistema surround, muitas vezes também chamado de AC-3. É um modo de compressão com percas ("lossy"), ou seja, não é possível no momento de descompressão do áudio, recuperar totalmente o sinal original (gravado), mas não necessariamente implica em uma má qualidade de áudio. Suporta até 6 canais (sistemas 5.1).

A maioria dos filmes em DVD e Bluray's vem com este áudio (além de outros), assim como os atuais consoles podem enviar a partir deste formato. A nossa TV Digital transmite áudio 5.1 no formato AAC-LC (depende da transmissora o áudio 5.1 ou 2.0) que é disponibilizado pela maioria das TV's com conversor digital através de uma saída optica em formato Dolby Digital.

Em DVD's de filmes (DVD-Video), o padrão é um bitrate de no máximo 448 Kbp/s com taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 16 bits.

Em Bluray's bitrate de 640 Kbp/s com taxa de 48KHz. Então percebe-se que mesmo em Dolby Digital, o áudio em Bluray muito provavelmente será melhor.

Algumas vezes o encontramos nos aparelhos ou indicações como DD seguido de quantos canais é a fonte de áudio, os mais usuais são 2.0 (stereo, ou seja, não é surround) e 5.1.

Pode ser transmitido via SPDIF ou HDMI em bitstream (ainda codificado). Decodificado, sem realizar downmixing (diminuição do número de canais) somente via conexão HDMI.

- Dolby Digital EX: Uma melhoria do Dolby Digital onde é possível obter até 8 canais (sistemas 7.1). Ele "cria" estes canais a mais.

- Dolby Digital Plus: Uma melhoria do formato Dolby Digital. Pode ser indicado como DD+ ou E-AC-3. Suporta até 13 canais de áudio full-range (possibilita 13.1) e bitrates muito superiores ao Dolby Digital, até 6.144 Mbit/s. Suporta taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 24 bits. Só é transmitido com todo seu potencial via conexão HDMI.

Em Bluray's suporta bitrates de até 1.7 Mbit/s com configuração de 6.1 ou 7.1 canais.

- Dolby Digital Live: É um método de compressão Dolby Digital em tempo real. Criado para placas de som e vídeo games. Transforma (codifica) em Dolby Digital qualquer sinal de áudio sendo executado pelo PC/vídeo game e é enviado por um cabo S/PDIF (optico ou coaxial). Suporta bitrate de 640Kbp/s com taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 16 bits.

- Dolby TrueHD: O sucessor do Dolby Digital. Chamado de áudio de alta definição. Disponível atualmente apenas em Bluray's, podendo ser 5.1 até 7.1, onde a maioria dos Bluray's disponibilizam até o momento áudio 5.1 (raras exceções 7.1). Este formato de compressão é sem perdas ("losless").

Em um Bluray ele pode ter até 8 canais com taxa de amostragem de 96KHz ou 6 com taxa de amostragem de 192KHz. Com resolução de até 24 bits.

É um codec com bitrate variável, podendo chegar até 18Mbp/s.

Estes próximos itens, referem-se a processamento de áudio, e não um formato de compressão/transmissão, eles "apenas criam" efeitos antes de serem reproduzidos nos alto-falantes:

- Dolby Headphone: Uma implementação que faz um surround virtual em fones de ouvido stereo (2 canais).

- Dolby Virtual Speaker: Simula 5.1 em conjuntos 2.0 ou 2.1.

- Dolby Pro Logic II, Dolby Pro Logic IIx e Dolby Pro Logic IIz: Expande um som stereo (2 canais) para 5.1, 6.1 ou 7.1/9.1 respectivamente, obviamente, não temos como resultado o mesmo efeito surround que o Dolby Digital e DTS visto que a fonte (mídia) poussui 2 canais e os outros são "criados" em tempo real.

DTS:

- DTS: Concorrente direto do Dolby Digital. Também possui perdas ("lossy") e suporta 6 canais (5.1). Não é tão comum pelo menos aqui no Brasil ser encontrado em DVD's.

Suporta bitrates de até 1509.75 Kbp/s mas em alguns DVD's pode ser encontrado com bitrate reduzido de 754.5 kbit/s.

Os métodos de transporte por conexões de áudio segue as mesmas condições que o Dolby Digital.

- DTS-ES Matrix: Similar ao Dolby Digital EX.

- DTS-ES Discrete: Neste caso, formato capaz de reproduzir em 6.1, sendo a própria mídia (DVD/Bluray) é feita em 7 canais (6.1), diferindo do Dolby Digital EX e DTS-ES Matrix onde o sétimo canal é "criado".

- DTS HD Master Audio: Concorrente direto do Dolby TrueHD. Formato de compressão sem perdas ("lossless"). Também suporta até 8 canais (7.1). Suporta bitrates de até 24.5 Mbit/s (variável), sendo que em um Bluray ele pode ter até 8 canais com taxa de amostragem de 96KHz ou 6 com taxa de amostragem de 192KHz com bitrate de até 18.0 Mbit/s. Com resolução de até 24 bits.

Atualmente, a maioria dos filmes em Bluray com áudio HD estão vindo com DTS HD Master ao invés do concorrente Dolby True HD.

Filmes em Blurays atualmente estão vindo com taxa de amostragem de 48KHz generalizando.

- DTS Connect: Concorrente do Dolby Digital Live, onde é feita a compressão do sinal de áudio do PC/vídeo game e transformando em tempo real em formato DTS sendo enviado para uma porta S/PDIF.

Processamento de áudio:

- DTS Surround Sensation: Concorrente do Dolby Headphone.

Muitas vezes também vemos a marca THX e esta é uma empresa em que se trata de um padrão de fidelidade e não de um formato de compressão/transmissão de áudio/vídeo. É como um padrão de qualidade, onde equipamentos que alcançam o padrão "ganham" esta certificação (na verdade é paga).

Há várias certificações, dependo da situação.

Outro recurso muito encontrado em aparelhos é o envio de áudio PCM (também chamado fluxo de bits ou uncompressed audio em algumas situações), e significa que o áudio está/será transmitido descomprimido (já decodificado), mas ainda de forma digital.

Deve-se atentar que para transmissão de som surround (5.1,6.1 e 7.1), este se dá via PCM unicamente via conexão HDMI. Em conexões S/PDIF (optica ou coaxial) é enviado somente 2 canais (stereo) devido a limitações de capacidade de transmissão desta.

Por outro lado, quando vemos em DVD's/Bluray's/Vídeo-games/Placa de som nas opções sobre o envio do áudio o item BITSTREAM, significa que a informação será enviada para o aparelho em que está ligado de forma comprimida (codificada) para que o mesmo faça a descompressão (decodificação) do áudio quando recebido.

Para as ligações de áudio/vídeo para quem tiver alguma dúvida, talvez este tópico possa ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolucoes-conexoes-audio/865473

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu Jaguar.

Parece que não, mas dá um certo trabalho escrever tudo isto e quando leio novamente sempre dá a sensação que dá pra melhorar.

Por isso pedi sugestões dos amigos para melhorias caso tenham.

Adicionei um tópico que fiz recentemente ali pra tentar ajudar.

Estou aqui também fazendo um texto sobre especificações desses conjuntos (kit's) pra PC.

Pois sempre vemos (tenho certeza que você também) muitas dúvidas referentes o que significa cada informação sobre estes conjuntos, assim creio que a pessoa possa tirar suas próprias conclusões a respeito da qualidade que cada marca/modelo no mercado oferece.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria uma excelente contribuição para o fórum na parte de Som, Caixas e Afins...

Eu mesmo sou novo nessa área de Som, e comecei a me apaixonar a alguns meses. Tenho muitas dúvidas ainda mas, desde que comprei meu primeiro fone de qualidade (Um Koss original, por incrível que pareça achei um, mas paguei os olhos da cara!!!), e minha primeira Edifier, comecei a deixar tudo o mais de tecnologia de lado e me interessar (como usuário) por coisas de som: qualidade, formatos, codecs, etc...

Quando fizer seu post sobre as caixas, serei frequentador assíduo...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado BC e jrjaguar.

Valeu pelo apoio.

Pois então, fiz o outro tópico como falei das caixas pra PC. Se possível, se puderem dar uma olhada e sugerir alguma melhoria (ou mesmo crítica rsrs) agradeço.

Quanto mais informação melhor...

As vezes posso não deixar tão claro e não perceber.

http://forum.clubedohardware.com.br/especificacoes-duvidas-frequentes/866788

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
Fiz uma breve explicação sobre os formatos de áudio que geralmente encontramos e muita gente desconheçe do que se trata. Qualquer sugestão dos amigos para ser adicionada/melhorada é válida.

No começo, pela quantidade de informação, pode parecer confuso, mas lendo com calma, o conceito básico não é tão complexo.

Temos em DVD's, Bluray's, Placas de Som, TV's, Consoles e Receivers indicações no manual e até mesmo na próprio aparelho de formatos de áudio reconhecidos pelo mesmo, mas antes direi uma breve explicação do que são basicamente estes formatos e depois cada formato em si.

Obiviamente o foco destas citações é uma noção para o uso residencial, visto que tanto Dolby e DTS buscam outros mercados também.

Basicamente, o áudio original de um filme e alguns programas de TV Digital em sistemas surround (5.1 ou 7.1/este apenas em Bluray), ocupam muito espaço e velocidade para serem armazenados/transmitidos, o que necessita de uma largura de banda alta para serem transmitidos e capacidade de armazenamento em mídias, além da necessidade de serem divididos em canais para se ter o efeito surround (distribuído pelas caixas corretamente para se ter a ambientação/sensação de envolvimento).Para ocupar menos espaço (entre outros fatores) foram criados estes formatos, em que o áudio é comprimido, e isto é chamado de codificação, sendo necessário o reprodutor destas mídias ler e enviar para outro aparelho decodificar ou ele mesmo fazer isto dependendo do caso.

Exemplo: Como efeito de comparação, seria como comprimir (zipar) um arquivo no dísco rígido do computador para ocupar menos espaço e após ser transportado, quando for ser usado, descomprimí-lo.

Até então, temos todo este processo feito de forma digital, mesmo estando descomprimido, então obviamente as conexões entre aparelhos são digitais (HDMI e S/PDIF atualmente).

No final, antes deste sinal ser reproduzido pelas caixas ele é transformado para analógico, amplificado (ganho de potência) e assim enviado para os alto-falantes.

Sistema surround, como citados acima, são indicados com um número, um ponto e outro número. O número de canais totais é a soma destes dois. Ele é indicado deste maneira para diferenciar o(s) canal(is) LFE (Low-Frequency Effects, em português literal Efeitos de Baixa Frequência), que nada mais é do que o canal para graves (subwoofer).

Unusual, mas existentes, são sistemas 7.2, 10.2 etc...

Agora vamos aos criadores destes formatos.

Dolby e DTS são empresas concorrentes, especializadas em áudio, que criaram vários formatos de áudio e disputam o mercado não só residencial mas como de cinema. Ambas possuem vários formatos/tecnologias para aplicações diferentes. Cada um destes, muitas vezes é chamado CODEC. Citarei os mais usuais.

Dolby:

- Dolby Digital: É um sistema surround, muitas vezes também chamado de AC-3. É um modo de compressão com percas ("lossy"), ou seja, não é possível no momento de descompressão do áudio, recuperar totalmente o sinal original (gravado), mas não necessariamente implica em uma má qualidade de áudio. Suporta até 6 canais (sistemas 5.1).

A maioria dos filmes em DVD e Bluray's vem com este áudio (além de outros), assim como os atuais consoles podem enviar a partir deste formato. A nossa TV Digital transmite áudio 5.1 no formato AAC-LC (depende da transmissora o áudio 5.1 ou 2.0) que é disponibilizado pela maioria das TV's com conversor digital através de uma saída optica em formato Dolby Digital.

Em DVD's de filmes (DVD-Video), o padrão é um bitrate de no máximo 448 Kbp/s com taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 16 bits.

Em Bluray's bitrate de 640 Kbp/s com taxa de 48KHz. Então percebe-se que mesmo em Dolby Digital, o áudio em Bluray muito provavelmente será melhor.

Algumas vezes o encontramos nos aparelhos ou indicações como DD seguido de quantos canais é a fonte de áudio, os mais usuais são 2.0 (stereo, ou seja, não é surround) e 5.1.

Pode ser transmitido via SPDIF ou HDMI em bitstream (ainda codificado). Decodificado, sem realizar downmixing (diminuição do número de canais) somente via conexão HDMI.

- Dolby Digital EX: Uma melhoria do Dolby Digital onde é possível obter até 8 canais (sistemas 7.1). Ele "cria" estes canais a mais.

- Dolby Digital Plus: Uma melhoria do formato Dolby Digital. Pode ser indicado como DD+ ou E-AC-3. Suporta até 13 canais de áudio full-range (possibilita 13.1) e bitrates muito superiores ao Dolby Digital, até 6.144 Mbit/s. Suporta taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 24 bits. Só é transmitido com todo seu potencial via conexão HDMI.

Em Bluray's suporta bitrates de até 1.7 Mbit/s com configuração de 6.1 ou 7.1 canais.

- Dolby Digital Live: É um método de compressão Dolby Digital em tempo real. Criado para placas de som e vídeo games. Transforma (codifica) em Dolby Digital qualquer sinal de áudio sendo executado pelo PC/vídeo game e é enviado por um cabo S/PDIF (optico ou coaxial). Suporta bitrate de 640Kbp/s com taxa de amostragem de 48KHz e resolução de 16 bits.

- Dolby TrueHD: O sucessor do Dolby Digital. Chamado de áudio de alta definição. Disponível atualmente apenas em Bluray's, podendo ser 5.1 até 7.1, onde a maioria dos Bluray's disponibilizam até o momento áudio 5.1 (raras exceções 7.1). Este formato de compressão é sem perdas ("losless").

Em um Bluray ele pode ter até 8 canais com taxa de amostragem de 96KHz ou 6 com taxa de amostragem de 192KHz. Com resolução de até 24 bits.

É um codec com bitrate variável, podendo chegar até 18Mbp/s.

Estes próximos itens, referem-se a processamento de áudio, e não um formato de compressão/transmissão, eles "apenas criam" efeitos antes de serem reproduzidos nos alto-falantes:

- Dolby Headphone: Uma implementação que faz um surround virtual em fones de ouvido stereo (2 canais).

- Dolby Virtual Speaker: Simula 5.1 em conjuntos 2.0 ou 2.1.

- Dolby Pro Logic II, Dolby Pro Logic IIx e Dolby Pro Logic IIz: Expande um som stereo (2 canais) para 5.1, 6.1 ou 7.1/9.1 respectivamente, obviamente, não temos como resultado o mesmo efeito surround que o Dolby Digital e DTS visto que a fonte (mídia) poussui 2 canais e os outros são "criados" em tempo real.

DTS:

- DTS: Concorrente direto do Dolby Digital. Também possui perdas ("lossy") e suporta 6 canais (5.1). Não é tão comum pelo menos aqui no Brasil ser encontrado em DVD's.

Suporta bitrates de até 1509.75 Kbp/s mas em alguns DVD's pode ser encontrado com bitrate reduzido de 754.5 kbit/s.

Os métodos de transporte por conexões de áudio segue as mesmas condições que o Dolby Digital.

- DTS-ES Matrix: Similar ao Dolby Digital EX.

- DTS-ES Discrete: Neste caso, formato capaz de reproduzir em 6.1, sendo a própria mídia (DVD/Bluray) é feita em 7 canais (6.1), diferindo do Dolby Digital EX e DTS-ES Matrix onde o sétimo canal é "criado".

- DTS HD Master Audio: Concorrente direto do Dolby TrueHD. Formato de compressão sem perdas ("lossless"). Também suporta até 8 canais (7.1). Suporta bitrates de até 24.5 Mbit/s (variável), sendo que em um Bluray ele pode ter até 8 canais com taxa de amostragem de 96KHz ou 6 com taxa de amostragem de 192KHz com bitrate de até 18.0 Mbit/s. Com resolução de até 24 bits.

Atualmente, a maioria dos filmes em Bluray com áudio HD estão vindo com DTS HD Master ao invés do concorrente Dolby True HD.

Filmes em Blurays atualmente estão vindo com taxa de amostragem de 48KHz generalizando.

- DTS Connect: Concorrente do Dolby Digital Live, onde é feita a compressão do sinal de áudio do PC/vídeo game e transformando em tempo real em formato DTS sendo enviado para uma porta S/PDIF.

Processamento de áudio:

- DTS Surround Sensation: Concorrente do Dolby Headphone.

Muitas vezes também vemos a marca THX e esta é uma empresa em que se trata de um padrão de fidelidade e não de um formato de compressão/transmissão de áudio/vídeo. É como um padrão de qualidade, onde equipamentos que alcançam o padrão "ganham" esta certificação (na verdade é paga).

Há várias certificações, dependo da situação.

Outro recurso muito encontrado em aparelhos é o envio de áudio PCM (também chamado fluxo de bits ou uncompressed audio em algumas situações), e significa que o áudio está/será transmitido descomprimido (já decodificado), mas ainda de forma digital.

Deve-se atentar que para transmissão de som surround (5.1,6.1 e 7.1), este se dá via PCM unicamente via conexão HDMI. Em conexões S/PDIF (optica ou coaxial) é enviado somente 2 canais (stereo) devido a limitações de capacidade de transmissão desta.

Por outro lado, quando vemos em DVD's/Bluray's/Vídeo-games/Placa de som nas opções sobre o envio do áudio o item BITSTREAM, significa que a informação será enviada para o aparelho em que está ligado de forma comprimida (codificada) para que o mesmo faça a descompressão (decodificação) do áudio quando recebido.

Para as ligações de áudio/vídeo para quem tiver alguma dúvida, talvez este tópico possa ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolucoes-conexoes-audio/865473

Abraços

Primeiramente muito obrigado Renf.

No entanto agora tenho uma dúvida. Se estes são sistemas de som concorrentes, por que em algumas capas de DVD ou BLUe-Ray na descrição do formato de som encontramos Dolby Digital e também o DTS ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Sérgio!

Tudo bem?

Elas são concorrentes mas nada impede a produtora de usar os 2 em um mesmo disco. Não há impedimentos técnicos de se ter 2 trilhas.

O que pode acontecer é de sair mais caro pra ela por fornecer as duas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Noite a todos !

Excelente post, muito esclarecedor, eu estava buscando algo para passar o audio DTS do meu PC direto para o HOME via SPDIF já descomprimido (Home não tem DTS :( ) minhas esperanças acabaram ao ver que PCM só passam 02 canais....

Será que existe algo que descomprime DTS, comprime AC3 e manda pro HOME em tempo real ? haha !! Converti um filme (DTS -> AC3) porém a fluidez da imagem ficou prejudicada, estou testando outros softs

Tenho outra dúvida... BDs vão permanecer vindo com DD AC3 ? ou apenas DTS ? Estou pensando em comprar um BD de mesa porém prezo muito pelo som e se filmes BD vier apenas com DTS e eu nao puder ligar no meu HOME vou ficando com os DVD's mesmo, que francamente diferença pro BD tem (Já liguei na minha TV via HDMI, regulei cores e tudo mais) mas não é nada Absurdo, prefiro assistir um DVD no meu home do que um BD stereo na TV a imersão 480P com o 5.1 é muito maior do que com a imagem 1080P 2ch.

Abraços ! (Ah, tv LG 42PJ350 - HT Samsung C330 - PL som onboard 'via HD Audio' c/ SPDIF optica)

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite jcbortolotti,

Será que existe algo que descomprime DTS, comprime AC3 e manda pro HOME em tempo real ? haha !!

Não me lembro exatamente agora, mas meu BD Player recodifica AC3 para DTS em tempo real... só realmente não me lembro o inverso agora. Acredito que sim... também não sei se a sua intenção é comprar um BD.

Converti um filme (DTS -> AC3) porém a fluidez da imagem ficou prejudicada, estou testando outros softs

Provavelmente é o software. Já fiz isto e nunca tive problemas...

BDs vão permanecer vindo com DD AC3 ?

Sim! O uso de DD em Bluray é mandatório.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Renf !

Esclarecendo, sabendo q filmes BD vem com DD minha intenção é sim comprar um BD Player de mesa ou BD ROM pro PC, o PC já tem 'HDMI -> TV' e 'Optica -> Home' levaria a vantagem de ler discos bluray de dados no futuro, com o player seria só assistir filmes, fora que to quase sem espaço no quarto pequeno (3,2x3m, tv 42', home, X360, WII, PC, Violão, Guitarrinha Hero.... já ia me esquecendo 'cama' e 'guarda roupas').

Quanto ao conversor, utilizei o MKV2AC3 sem problemas agora ! (tembém não fiquei fuçando no PC enquanto convertia).

Valeu Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Muito esclarecedor e direto seu tópico, muito bom mesmo :lol:

Para ouvir música do pc para o home (asus xonar d2x -> logitech z5500), conectados por spdif optíco, qual seria mais recomendado?

Existe alguma recomendação, ou tanto o DTS quanto DD possuem suas próprias características??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Boa Noite Renf !

Veja se você consegue me ajudar.

Tenho um Home Theather que que ligo no meu PC via SPDIF...

Eu gostaria de ajustar independentemente os controles de cada canal de audio, porém no driver de audio (VIA) da minha placa mãe (ASUS P5KPL-AM) só aparecem 2 controles de volume.

Devido à distribuição das caixas no meu quarto, eu queria reduzir o volume do Central e aumentar o volume dos canais traseiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Renf, parabéns pelo texto. Já tinha lido sobre o sistema Dolby no Wikipédia, mas aqui ficou muito mais claro.

Não sei se aqui é o lugar correto para isso, mas vendo que você entende do negéocio, gostaria de te fazer uma pergunta. Recentemente comprei uma TV da Sony, modelo KDL-32EX655, e pelo que vi na especificação ela suporta os seguintes formatos:

Dolby Digital - 5.1

Dolby Digital Plus - 7.1

Dolby Pulse

S-Master

S-Front Surround 3D

Pois bem, instalei a NET HD em casa, e estou tendo problemas com o som, tanto com caixas externas (um par de caixas) quanto com os próprios falantes da TV. Cada canal tem um volume diferente, mas a diferença entre alguns canais é muito grande; vai do "quase mudo" pro "alto pra ******". Segundo a NET, "normalmente as transmissões em HD são transmitidas em Dolby Digital 5.1". Quando não vem neste formato, suponho que venha em 2.0, não?

Coloquei um monitor da Samsung no lugar, e funcionou perfeitamente. Liguei no suporte da Sony e a menina que me atendeu disse que realmente existe uma incompatibilidade entre o formato da NET HD e as TVs da Sony, e segundo ela isso "não é culpa de ninguém".

Com esse teu conhecimento em formatos de audio, saberia me dizer o que eu poderia fazer pra resolver este problema? Se ao invés de eu usar o HDMI eu usar o video componente, muda alguma coisa? Existiria a possibilidade de colocar algum tipo de conversor de áudio entre o decodificador da NET e a TV de forma que convertesse o sinal sempre para 2.0? Isso me ajudaria?

Desde já agradeço o apoio

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...