• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • dif

Poste seus códigos corretamente!   22-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Bravo

Letra maiúscula

5 posts neste tópico

Como converter a primeira letra do nome e sobrenome para maiúscula em um DBEdit?

caso alguem possa me ajudar, ficarei grato.

atenciosamente,

Bravo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa dica eu uso no VB, não sei se vai te ajudar.

Use o comando UCASE (converte letras minúsculas em maiúsculas) junto com o comando LEFT (pega um nº x de caracteres à esquerda em uma palavra ou texto).

Não lembro bem a sintaxe, mas faça algo do tipo:

nome = ucase(left(1,DBEdit1.text))

Isto converterá a primeira letra à esquerda em maiúscula.

Não sei se ajudei,

Boa Sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Converte 1a. letra em maiúscula :

Edit1.Text[1] := UpperCase(Edit1.Text[1]);

Edit1.Text[1] retorna a 1a. letra da string que está no Edit. Uppercase retorna a mesma letra, mas em versão maiúscula. Definir Edit1.Text[1] (no caso, o 1o. 'a') como UpperCase(Edit1.Text[1]) fará o 'a' ser 'A'. Se for 'arnaldo antunes' ele vira 'Arnaldo antunes'.

Para converter o 2o. nome, você precisa de um pouco mais de código e neurônio.

NESTE CASO ACIMA, 'Arnaldo antunes' tem EXATAMENTE UM ESPAÇO NO MEIO DA STRING. Use a função de string POS, que retorna a posição de um texto dentro da string. Veja :

I := Pos(' ', Edit1.Text);

I vai retornar a POSIÇÃO DO ESPAÇO (espaço é ' ',  e não '') dentro da string 'Arnaldo antunes' (que no exemplo, está dentro do Edit). Tomando a 1a. letra como a posição 1, qual é a posição do espaço ? 8 não é ?

Então apenas repita o primeiro código que muda a 1a. letra para maiúscula, mas ao invés de alterar a 1a. letra, altere a 9 (lembre-se : 'Arnaldo antunes' : posicionamento é o segredo)

Edit1.Text[9] := UpperCase(Edit1.Text[9]);

Qual o resultado ? A string 'Arnaldo Antunes', presumo. Será ? Então pratique !

Há muitos usos para a função POS. Por exemplo, posso serrar strings, tirando o texto que eu quiser. Por exemplo :

Label1.Caption := COPY ('Arnaldo Antunes' , 1, POS(' ', 'Arnaldo Antunes') - 1);

Isso vai colocar 'Arnaldo' no label. COPY é uma boa função também !

Agora, se você pegar um nome longo (tipo o de Dom Pedro I) todo em minúsculas, é logicamente possível deixá-lo com as 1as. letras como maiúsculas, mas vou deixar você se matar um pouco (hehehehe !) ...

Espero que isso ajude !

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, tem duas coisas que quero deixar explicadas :

1. Repeti a resposta porque os emoticons são um lixo (atrapalha muito !) ;

2. Em hipótese nenhuma quero que pensem que sou fã de Arnaldo Antunes ! ! ! BLÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ ! ! !

Tudo esclarecido ?

'Té mais ...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0