paulo_pavel

Ajuda com HD particionado. Ele sumiu

3 posts neste tópico

Ajuda com HD particionado. Ele sumiu

Boa noite, amigos.

Meu problema é o seguinte: tenho um HD Samsung de 500 Gb. Ele foi particionado da seguinte maneira: 100 Gb para o Sistema, e o resto para Backups (lá guardo fotos, vídeos, músicas, etc).

Só que desde ontem eu só consigo acessar a parte de Sistema (unidade C). Se abro Meu Computador, visualizo a unidade D (que antes se chamava Backup, mas agora mudou o nome sozinho para Disco Local), mas se tento abri-la, diz que a unidade D não foi formatada e pergunta se eu quero fazer isso.

Pelo que vi, o Windows XP não acusa nenhum erro. Fui em gerenciado de discos, e ambos estão com o status que deveriam estar. Aparentemente está tudo normal. Então creio que o meu caso nem é recuperação de dados (como vi uns tópicos por aqui). Meu caso é “recuperação de visualização de HD”, ou algo parecido...rs (rir pra não chorar).

Imagem: http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/gerenciador-de-discos.JPG

Alguém pode me dar umas idéias?

Grato desde já.

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, galera, não obtive respostas mas eu resolvi o problema. Vou falar o que rolou, pra ver se ajudo outras pessoas:

Eu baixei o Easy Recovey Pro 6. Usei o programa pra ver se recuperava alguns arquivos. Funcionou, mas estava muuuuuito lento, e eu não estava com tempo na hora. Cancelei, fui na BIOS, dei uma olhada nas configurações por lá, e aparentemente o HD estava normal.

Quando eu voltei para o Windows, a unidade D estava disponível novamente, como se nada tivesse acontecido...

:/

Isso seria uma coisa boa, se eu não tivesse tido a “brilhante” ideia de fazer uma desfragmentação de disco. O que deu? Depois de umas 8 ou 9 horas, travou tudo e a máquina começou a reiniciar.

Fui na BIOS mais uma vez, e estava tudo normal. Mudei o BOOT então pra começar pelo CD do Windows, e mandei ver no chkdsk, já que o Windows não entrava. Descobri que na unidade D estava tudo normal (usei o comando chkdsk /p, para verificar erros, seguindo a lista de comandos apresentada na hora). Mas na unidade C, a verificação chegava em 50%, e aparecia a mensagem “Esta unidade possui um ou mais erros irreparáveis”. Tentei isso mais de uma vez...

Pensei em instalar o Windows na unidade D, mas dizia não ser recomendável fazer isso sem formatar antes (lembrando que o Windows estava instalado na unidade C, apenas. A unidade D era pra backup).

O fod* é que essa foi a segunda vez em minha vida que fui fazer a desfragmentação, e foi a segunda vez que deu um problema violento no meu HD. Ô disgrama...rs.

Bom, aí chutei o pau da barraca e fui comprar um HD novo, já que tenho coisa demais pra me arriscar a deixar num HD defeituoso e perder o trabalho de uma vida toda (hahaha). Dessa vez não comprei Samsung. Comprei um Seagate, que pelo que já vi por aí, é melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, amigo, há alguns casos que é impossível recuperar o disco. Este foi um destes casos...

Pessoalmente eu acredito que valha muito mais a pena se previnir do que remediar. Pensando nisso rodo uma vez a cada 15 dias um programinha muito simples de monitoramento do disco rígido, o HD Tune. Há, neste programa, uma tela específica pra informações do HD, a aba Heatlh, monitorando esses valores consigo predizer algum futuro problema no meu disco! Se tiver interesse dê uma olhada!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora