paulo_pavel

Ajuda com HD particionado. Ele sumiu

3 posts neste tópico

Ajuda com HD particionado. Ele sumiu

Boa noite, amigos.

Meu problema é o seguinte: tenho um HD Samsung de 500 Gb. Ele foi particionado da seguinte maneira: 100 Gb para o Sistema, e o resto para Backups (lá guardo fotos, vídeos, músicas, etc).

Só que desde ontem eu só consigo acessar a parte de Sistema (unidade C). Se abro Meu Computador, visualizo a unidade D (que antes se chamava Backup, mas agora mudou o nome sozinho para Disco Local), mas se tento abri-la, diz que a unidade D não foi formatada e pergunta se eu quero fazer isso.

Pelo que vi, o Windows XP não acusa nenhum erro. Fui em gerenciado de discos, e ambos estão com o status que deveriam estar. Aparentemente está tudo normal. Então creio que o meu caso nem é recuperação de dados (como vi uns tópicos por aqui). Meu caso é “recuperação de visualização de HD”, ou algo parecido...rs (rir pra não chorar).

Imagem: http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/gerenciador-de-discos.JPG

Alguém pode me dar umas idéias?

Grato desde já.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, galera, não obtive respostas mas eu resolvi o problema. Vou falar o que rolou, pra ver se ajudo outras pessoas:

Eu baixei o Easy Recovey Pro 6. Usei o programa pra ver se recuperava alguns arquivos. Funcionou, mas estava muuuuuito lento, e eu não estava com tempo na hora. Cancelei, fui na BIOS, dei uma olhada nas configurações por lá, e aparentemente o HD estava normal.

Quando eu voltei para o Windows, a unidade D estava disponível novamente, como se nada tivesse acontecido...

:/

Isso seria uma coisa boa, se eu não tivesse tido a “brilhante” ideia de fazer uma desfragmentação de disco. O que deu? Depois de umas 8 ou 9 horas, travou tudo e a máquina começou a reiniciar.

Fui na BIOS mais uma vez, e estava tudo normal. Mudei o BOOT então pra começar pelo CD do Windows, e mandei ver no chkdsk, já que o Windows não entrava. Descobri que na unidade D estava tudo normal (usei o comando chkdsk /p, para verificar erros, seguindo a lista de comandos apresentada na hora). Mas na unidade C, a verificação chegava em 50%, e aparecia a mensagem “Esta unidade possui um ou mais erros irreparáveis”. Tentei isso mais de uma vez...

Pensei em instalar o Windows na unidade D, mas dizia não ser recomendável fazer isso sem formatar antes (lembrando que o Windows estava instalado na unidade C, apenas. A unidade D era pra backup).

O fod* é que essa foi a segunda vez em minha vida que fui fazer a desfragmentação, e foi a segunda vez que deu um problema violento no meu HD. Ô disgrama...rs.

Bom, aí chutei o pau da barraca e fui comprar um HD novo, já que tenho coisa demais pra me arriscar a deixar num HD defeituoso e perder o trabalho de uma vida toda (hahaha). Dessa vez não comprei Samsung. Comprei um Seagate, que pelo que já vi por aí, é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, amigo, há alguns casos que é impossível recuperar o disco. Este foi um destes casos...

Pessoalmente eu acredito que valha muito mais a pena se previnir do que remediar. Pensando nisso rodo uma vez a cada 15 dias um programinha muito simples de monitoramento do disco rígido, o HD Tune. Há, neste programa, uma tela específica pra informações do HD, a aba Heatlh, monitorando esses valores consigo predizer algum futuro problema no meu disco! Se tiver interesse dê uma olhada!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora