Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hexadecimal


Visitante

Posts recomendados

Preciso de alguma apostila, ou qualquer. texto que explica sobre hexadecimais e como faz o calculo para trazer o número correspondente?

E o que seria quando encontro um número assim $040, isso é um hexadecimal? Pois eu já vi isso no TMessage, do Delphi.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use a calculadora do Windows. Escreva em decimal e troque para Hexadecimal.

Mas em geral você tem que entender sobre o que está fazendo. Por exemplo, as cores são definidas em hexadecimal. O tipo TColor é divido em uma escala de 0 à 255 (ou de 00 até FF) de azul, o mesmo para o verde e para o vermelho. Dai é definida uma cor que é combinação dessas 3, seguindo o padrão RGB (Red/Green/Blue ou Vermelho/Verde/Azul) (na verdade tem alguns números a mais que é para mudar a palheta de cores, SNME). Dá uma olhada no help sobre TColor que irá te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na falta da calculadora do windows, divida o nº. seguidamente por 16 até que a divisão não seja mais possível. O nº equivalente em hexa será o resultado da última divisão acrescido dos "restos" das divisões em ordem inversa a das divisões, ou seja da última para a primeira, lembrando sempre das equivalências: 10=A; 11=B; 12=C; 13=D; 14=E e 15=F.

Ex: 29 = 29/16= 1 restam 13; 13=D. Então 29=1Dh.

Espero que tenha dado para entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...