Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para acender LED com aterramento interrompido.


Baquelite

Posts recomendados

E aí pessoal...

Tem um filtro de linha da APC que acende um LED quando há falha no aterramento... achei interessante e resolvi por no filtro que estou fazendo... a princípio o circuito ficou assim:

circuito1a.png

Só que, se por acaso, eu venha a ligar este filtro em uma tomada que não esteja padronizada, fase e neutro invertidos, meu LED vai virar fumaça... Então fiz este segundo circuito tentando “corrigir” este problema... mas não gostei muito dele.

circuito2.png

No primeiro circuito tenho um resistor entre fase e terra que estará sempre conduzindo uma corrente... se houver falha no aterramento, a corrente vai seguir pelo neutro, passando pelo LED e acendendo.

No circuito 2, a corrente não passa tão livre pelo resistor... tem o diodo D2 obstruindo passagem com a perda de 0,7V... Coloquei o diodo D1 em série com o LED para aumentar um pouco a impedância, mas mesmo assim, acho que não é suficiente... a meu ver, a corrente vai passar pelos dois caminhos... Vai passar mais pelo diodo D2, mas acho que o LED vai acender meio fraco também...

Como posso arrumar isso?? Será que por um zener polarizado inversamente em série com o LED e o D1 resolve? Se alguém puder me propor um circuito que funcione ficaria muito grato!!

Desde já obrigado!

Fiz algumas alterações no circuito!!

Ignorem o circuito nº 2! Aquele R2 estava sobrando... possivelmente ele iria queimar o LED, caso o neutro trocasse de lugar com o fase, pois iria ficar em "paralelo" com R1 e RTotal seria igual a R1/2 pois R1=R2.

circuito3.png

Tem mais alguma coisa para arrumar neste circuito??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano, creio que agora você terá o LED aceso nas seguintes situações:

1) Fase e neutro corretos e terra ausente.

2) Fase e neutro invertidos, qualquer que seja o estado do terra.

Ou seja, se o LED acender ou fase e neutro estão invertidos ou o terra está ausente, ou ambos, o que indica que tem algo errado.

Não vejo situação onde possa queimar algo, desde que você utilize diodos que suportem uma tensão inversa maior do que a máxima tensão de pico da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... era isso mesmo que eu queria!! Muito obrigado Mulder_Fox!!

Só mais uma coisa... para uma tensão de 127V (+-180V de pico), qual valor para tensão zener tu aconselha?? Seria interessante uma tensão relativemente baixa para que o LED acenda gradualmente caso eu tenha uma conexão ruim com o terra.

Qual seria o valor mínimo para a tensão zener neste caso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok... valeu Mulder_Fox!! Este filtro de linha da APC, que tem um LED indicando falha no aterramento, também possui um LED que indica se os varistores ainda estão bons ou não...

Vou tentar reproduzir este circuito também... certamente surgirão dúvidas. Se tu puder me dar uma luz novamente...

Até mais... Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

 

Em Thursday, September 30, 2010 às 15:09, Mulder_Fox disse:

Salvo engano, creio que agora você terá o LED aceso nas seguintes situações:

1) Fase e neutro corretos e terra ausente.

2) Fase e neutro invertidos, qualquer que seja o estado do terra.

Ou seja, se o LED acender ou fase e neutro estão invertidos ou o terra está ausente, ou ambos, o que indica que tem algo errado.

Não vejo situação onde possa queimar algo, desde que você utilize diodos que suportem uma tensão inversa maior do que a máxima tensão de pico da rede.

Desenterando o tópico...

Eu queria ver se alguém tem esse  circuito pra me passar pois as imagens estão off

Eu ate liguei um led entra fase e terra mas fica ligado direto, ai  é mais um led acesso ( mais um incomodo visual a noite)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 23/10/2016 às 20:54, Jaime Francisco da Silva disse:

 

Desenterando o tópico...

Eu queria ver se alguém tem esse  circuito pra me passar pois as imagens estão off

Eu ate liguei um led entra fase e terra mas fica ligado direto, ai  é mais um led acesso ( mais um incomodo visual a noite)

Ai, para manter um led apagado na presença de aterramento você tem de aproveitar a diferença de potencial do fase para o terra presente ou para saturar um transistor que desse modo dá um curto num led com sua junção coletor emissor, claro, led com resistor série. Se faltar a corrente que satura o transistor ele libera o led entre coletor emissor para brilhar.

 

Pode também com a corrente fase terra acender um led de um foto-acoplador cujo transistor, também na junção coletor emissor desse opto acoplador curto circuite o led visível de falta de terra... Pode fazer com relé também mas todas tem um custo agregado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, Mestre88 disse:

Penso que seria mais simples se o Led acender quando o terra estiver presente. Só ligar o tradicional circuito Led + resistor + diodo e capacitor entre fase e terra. 

Sim que é mais simples, mas você não leu, na demanda do demandante que tem aterramento em sua tomada. Ele não quer led aceso a noite em seu quarto..

Portanto, e por isso, se faz necessário uma inversão ai.. Não é para enfeitar nada e muito menos para complicar, é para cumprir uma função. Tem muitos dispositivos de proteção como por exemplo o antigo P6B da APC que perfaz essa função com transistor. Portanto nesses dispositivos o led vermelho de terra faltante se acende como alarme, como aviso..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 27/10/2016 às 22:48, faller disse:

Grato pela informação, mas e o tempo para desenhar, acho aonde???

 

Informação para a utilidade de todos. No tempo livre poderemos ir ensaiando.

 

55 minutos atrás, _xyko_ disse:

http://www.baudaeletronica.com.br/modulo-regulador-de-tens-o-lm2596.html

Se acham e montam a este preço, por que não compra

 

Está se referindo a que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

aumente R1 e/ou diminua R2. Algo como 2M2 e/ou 47K. Eu também colocaria um C de uns 470nF a 2.2uF entre B e E de T1.

 

Se analisei direito...

Vermelho fica aceso o tempo todo mesmo. O verde apagado é sua falha do terra (e.... falha de conhecimento ... não se pode usar led verde)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

O verde apagado é sua falha do terra (e.... falha de conhecimento ... não se pode usar led verde)

 

4 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Outra coisa, já vi em outros post seu que você não recomendo o uso do led verde .

Se importa em me explicar porque?

 

Sou outro que quer saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...