Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Em 01/10/2019 às 16:24, Ricardov disse:

@capoeiraES  a tomada precisa estar corretamente polarizada (fase e neutro nos pinos corretos) para o filtro funcionar. Também pode ser algum defeito. Ligue para o atendimento do fabricante.

 

sempre testo com chave de teste. ms mesmo trocando a fase a terra apresenta carga.
isso tb acontece da mesma forma com meu filtro antigo da Clone.
se isso for normal, então deveriam deixar bem claro q não da para usar em tomada sem aterramento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chaves de teste com neon ou mesmo aquelas dinâmicas, apresentam sensibilidade muito grande e não raramente "se deixam enganar" quando testam circuitos desenergizados. (como deveria ser um circuito de aterramento).

O simples fato da fiação destinada ao aterramento correr por dentro da tubulação, em paralelo com o fio fase alimentado, provoca uma indução nessa fiação de aterramento suficientemente elevada para ser "sentida" pelo instrumento de teste.

 

Essa energia induzida entretanto leva uma potência induzida muito baixa e não será capaz de alimentar nada. Na dúvida coloque uma lâmpada entre essa tensão induzida no aterramento e o neutro e verás que ela é incapaz de acender.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, faller disse:

Chaves de teste com neon ou mesmo aquelas dinâmicas, apresentam sensibilidade muito grande e não raramente "se deixam enganar" quando testam circuitos desenergizados. (como deveria ser um circuito de aterramento).

O simples fato da fiação destinada ao aterramento correr por dentro da tubulação, em paralelo com o fio fase alimentado, provoca uma indução nessa fiação de aterramento suficientemente elevada para ser "sentida" pelo instrumento de teste.

 

Essa energia induzida entretanto leva uma potência induzida muito baixa e não será capaz de alimentar nada. Na dúvida coloque uma lâmpada entre essa tensão induzida no aterramento e o neutro e verás que ela é incapaz de acender.

 

bem, no mínimo é potente o bastante de me dar choque nas carcaças do sistema inteiro. vou trocar os cabos de alimentação para duas vias até me mudar em Novembro então.

EDIT: alias; você ta falando dessa digitais? é uma chave de teste tradicional com lâmpada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@faller ola bom Dia, amigo faller Gostaria de saber sua opinião sobre esse filtro. Ele me chamou a atenção pelo tamanho compacto, gostaria de melhorá-lo dentro do que falta dos componentes essênciais. O que você trocaria e nele e melhoraria na tentativa de manter le o menor possível. Pretendo mandar fazer um placa pbc com os aprimoramentos.

Screenshot_2019-11-04-10-47-44-913_com.mercadolibre.png

Screenshot_2019-11-04-10-47-33-047_com.mercadolibre.png

IMG_20191104_105004.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2019 às 11:04, KAYMORE disse:

@faller ola bom Dia, amigo faller Gostaria de saber sua opinião sobre esse filtro. Ele me chamou a atenção pelo tamanho compacto, gostaria de melhorá-lo dentro do que falta dos componentes essênciais. O que você trocaria e nele e melhoraria na tentativa de manter le o menor possível. Pretendo mandar fazer um placa pbc com os aprimoramentos.

Screenshot_2019-11-04-10-47-44-913_com.mercadolibre.png

Screenshot_2019-11-04-10-47-33-047_com.mercadolibre.png

IMG_20191104_105004.jpg

@faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu trocaria os dois capacitores de 10 nF x 2KV por dois desses daqui:

https://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-epcos-22nf-x-1600v-22222kpf2k2-b32682-p-8171.html?search=capacitor &page=7

 

https://proesi.com.br/capacitor-poliester-1nf-1k-1-600v.html

 

https://proesi.com.br/capacitor-poli-ster-2-2nf-2k2-1-600v.html

 

Pois o valor de 10 nF é muito elevado e pode provocar fuga pela carcaça dos equipamentos ligados ao filtro de linha (os famigerados choques ao tocar na carcaça).

 

Para aumentar a robustez da proteção contra surtos colocaria um dispersor a gás, tripolar, de 600 Volts, ou no mínimo 400 Volts, na entrada do filtro, antes dos fusíveis térmicos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688425893-centelhador-tripolar-gas-600v-lote-c-03-pcs-_JM?quantity=1#position=11&type=item&tracking_id=ff6f54a3-8dfd-48b2-9b70-797394d3d37b

 

https://tmgeletronica.com.br/Produto-CENTELHADOR-A-GAS-Centelhador-a-Gas-CENTELHADOR-A-GAS-400VDC-GAS-DISCHARGE-TUBETerminal-Tripolar-3Pinos-versao-3534-3536.aspx

 

Colocaria uma bobina dupla (um enrolamento para o fio fase e outro para o fio neutro) feita sobre núcleo toroidal de ferrite, de 3 cm de diâmetro, com fio esmaltado de pelo menos 1 mm de diâmetro..

Essa bobina tem de enrolar você mesmo pois não é nada fácil, senão impossível, de se achar pronta.

Olha o aspecto dessa bobina:

image.png.91e3b5373400dbf65568e2768f10bf06.png

 

image.png.c746f24cc3976223d7ebc81bc64f9b1c.png

 

image.png.cb5903a9c196302a843f4320d2996e60.png

 

Ela deve ser inserida logo após o dispersor a gás e antes do fusível térmico.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá @faller, eu gostaria de uma recomendação de um filtro de linha de qualidade superior, no estilo daquele Clamper Multiproteção Com Contador de Surtos. Eu ia comprar ele, mas não achei em lugar nenhum, você sabe se deixaram de fabricar? Sabe se o encontrado no site da Clamper é equivalente e é uma boa proteção (https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p) ? Recomendaria algum outro filtro bom?

 

Também gostaria de uma recomendação de condicionador de rede (desses para home theater) para usar no meu computador com fonte de 850w, monitor, subwoofer 2.1 e impressora.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De uma bela olhada nesse vídeo dai e repare que a empresa Ragtech  está prometendo um lançamento no mercado de um filtro de linha que, segundo eles, será um excelente produto...

Não sei a data desse lançamento mas você pode entrar em contato com a empresa.

Note que eu não estou falando do no-break que é apresentado no vídeo mas sim da proteção que eles estão prevendo lançar..

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caros usuários,

buscando evitar tópicos muito grandes que acabam por perder a organização, e de forma a aumentar suas chances de obter respostas, tornar as dúvidas mais visíveis e facilitar o entendimento e análise de cada caso individualmente, este tópico será fechado e aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante devem criar novo tópico neste setor. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por usarem o Fórum.

Certo de vossa compreensão,

KairanD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...