Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Em 03/12/2015 às 17:07, faller disse:

 

@faller


Vê se você pode me orientar e tirar a minha dúvida. Eu utilizo o  filtro de linha APC Surge Protector P7T, 1080J 7 tomadas, ontem antes de começar a chover aqui no RJ "caiu" um raio parece que foi bem aqui perto e teve um pequeno pico de luz, que somente a TV desligou e acabou desligando para sempre...rs..To rindo mais estou muito bolado... Só que o meu PC estava ligado na hora, estava no modo hibernação, e adivinha o que houve também, após vários testes detectei que a placa de vídeo também parou de funcionar, abri a placa e não vi nada queimado e nem capacitor estufado. O computador está funcionando normalmente com outra placa.  Já entrei em contato com a AMPLA (Concessionária de energia elétrica de minha cidade) e eles informaram que no prazo de 10 dias corridos um técnico virá em minha residência. Vou aguardar, vou lutar por meus direitos. O ruim é ficar sem PV logo quando estou de recesso no trabalho...

Agora vamos para minha dúvida:

Será que só queimou a placa de vídeo porque ela estava ligada via HDMI com a TV? Pode ter queimado somente o componente HDMI da minha placa, já que os dois cooler estão funcionando normalmente.

O filtro de linha era para ter segurado?

A fonte do meu PC também poderia ter segurado? Ah, testei a placa de vídeo com outra fonte e também não funcionou, ela funciona só não dar vídeo.


Obrigado mais uma vez Faller.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A conexão e cabos HDMI, entre TV e PC, ou entre TV e seu set top box, no caso da TV a cabo é responsável pela maioria dos incidentes envolvendo a queima de equipamentos por raio..

A equalização de aterramento às resolve esse problema, deixando todos os equipamentos com seus terras em um mesmo potencial, quando ligados a um mesmo filtro de linha e com referencia ao aterramento (não pode ter no meio pinos de terra cortados ou adaptadores que o eliminam).

Não entendi pois não citaste como o sinal da TV chega ai nela. É via antena, é via cabo da TV a cabo??? Esses todos são caminhos para entrada de um raio. Raios não obrigatoriamente adentram pela rede elétrica embora isso seja possível.

Isso dai está com muito mas muito cheiro de indução desse raio adentrando não pela rede elétrica mas sim pela antena ou cabo da TV a cabo ou o que valha... Ai se seu filtro de linha não tiver as proteções auxiliares ou você não as tenha ligado pode dar nisso.. Esse seu APC Surge Protector P7T não conta com essas proteções auxiliares tão importantes..

 

Leia ai: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?

 

 

Torço por você ai na briga com a operadora de energia, mas penso vá ser difícil que consigas indenização..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é a TV é via cabo (NET), possuo modem também, os aparelhos da Net estão funcionando. 

Li seu tópico sobre adotar proteção adicional.... excelente, não sabia que isso poderia ocorrer. 

Muito obrigado novamente, vou lutar até o fim contra a operadora de energia, vou até a justiça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, rgpc disse:

Aqui é a TV é via cabo (NET), possuo modem também, os aparelhos da Net estão funcionando. 

Li seu tópico sobre adotar proteção adicional.... excelente, não sabia que isso poderia ocorrer. 

Muito obrigado novamente, vou lutar até o fim contra a operadora de energia, vou até a justiça.

  • Qualquer rede metálica que chegue ao seu PC, direta ou indiretamente, via modem, pode trazer energia induzida de um descarga atmosférica (raio) para dentro de seu PC e quando isso acontece faz dos piores tipos de estrago, às vezes daqueles intermitentes, que hora funciona outras não..
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pelo que deu pra entender até agora, esse produto http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-preto-110299.html é muito bom então.

Pra um PC com uma fonte XFX430W bronze e um monitor de 21.5" ou 24" seria mais que suficiente né?

 

Pelo que entendi no-breaks de baixo valor na verdade é melhor nem usar, eu tenho um antigo APC 1200VA que usei entrei 2009 e 2012 e ta parado hoje. Nem pensar em usar né? as baterias devem estar mortas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ndzr disse:

Pelo que deu pra entender até agora, esse produto http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-preto-110299.html é muito bom então.

Pra um PC com uma fonte XFX430W bronze e um monitor de 21.5" ou 24" seria mais que suficiente né?

 

Pelo que entendi no-breaks de baixo valor na verdade é melhor nem usar, eu tenho um antigo APC 1200VA que usei entrei 2009 e 2012 e ta parado hoje. Nem pensar em usar né? as baterias devem estar mortas.

Sim, esse filtro é suficiente para proteger seus equipamentos, desde que sua internet não seja ADSL ou via cabo coaxial (TV à cabo). Se sua internet for cabeada, cujo sinal venha da linha telefônica ou da TV à cabo, este filtro não te protegerá corretamente.

 

Qual é o modelo desse APC? Se ele for interativo e de onda senoidal por aproximação, seu uso não é recomendado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ndzr disse:

@braconius

Entendi, nesse caso acho que precisarei de proteção adicional por causa da ADSL, o que me recomenda?

Vou ver direitinho a situação do no-break depois quando chegar em casa.

O filtro individual mais parrudo da Clamper, e um dos melhores à venda no Brasil atualmente, é este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

PS: a loja está fora do ar no momento, aguarde um pouco para acessar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Galera!

Tenho uma duvida, espero que alguém possa me ajudar.

 Eu tenho o DPS Clamper Multi Proteção com Contador de Surtos Elétricos (8 Tomadas - Transparente), que ligo o meu pc mais minha rede telefônica e tv e a sky, recentemente comprei o iCLAMPER POCKET 3P TRANSPARENTE para estar ligando na minha geladeira nova, que foi razoavelmente cara, então me veio uma duvida, apesar da instalação da minha casa possui o padrão das tomadas novas de 3 pinos, a casa não possui a proteção do aterramento do 3 pino da tomada, por ser assim, a proteção da clamper não vale, tipo ela necessita do aterramento especifico do 3 pino da tomada? Desde já agradeço quem poder ajudar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos. 

@braconius

Realmente, meu no-break (ou short) era de onda "senoidal aproximada". Modelo http://boadica.com.br/dica/555/no-break-apc-1200va-(br1200bi-br)

Vou tentar vender ele pra ajudar na compra do clamper, trocar a bateria por 100 dilmas http://www.totalnobreaks.com.br/produto/bateria-selada-12volts-7ah-get-power.html e tentar uns 200 reais nele.

 

Quanto ao clamper que você recomendou, parece excelente, mas acho que vou ficar com esse http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html que pelo que entendi só não tem contador de surtos e é 50 reais mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, ndzr disse:

Bom dia a todos. 

@braconius

 

 

Quanto ao clamper que você recomendou, parece excelente, mas acho que vou ficar com esse http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html que pelo que entendi só não tem contador de surtos e é 50 reais mais barato.

Beleza! Este filtro tambpem é excelente. Não esqueça de proteger a linha telefônica (em caso de internet ADSL) e o coaxial (em caso de TV a cabo). Assim você estará agregando proteção por todos os lados!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2016 às 04:11, Adriano Oliveira Gomes disse:

Bom dia Galera!

Tenho uma duvida, espero que alguém possa me ajudar.

 Eu tenho o DPS Clamper Multi Proteção com Contador de Surtos Elétricos (8 Tomadas - Transparente), que ligo o meu pc mais minha rede telefônica e tv e a sky, recentemente comprei o iCLAMPER POCKET 3P TRANSPARENTE para estar ligando na minha geladeira nova, que foi razoavelmente cara, então me veio uma duvida, apesar da instalação da minha casa possui o padrão das tomadas novas de 3 pinos, a casa não possui a proteção do aterramento do 3 pino da tomada, por ser assim, a proteção da clamper não vale, tipo ela necessita do aterramento especifico do 3 pino da tomada? Desde já agradeço quem poder ajudar!

 

Prezado amigo,

Tenho um iclamper 3p transparente em minha geladeira ( 1 ano e meio de uso ), e faz um ano que não tenho problemas ou não os percebo, e minha tomada também não tem aterramento. A própria clamper recomenda usar em geladeiras, notebooks, celulares, tablets e etc.

A geladeira é o equipamento que mais permanece ligado em casa, não custa dar uma devida atenção a ela.

 

 Aproveitando a grande fala do mestre Faller:

 

A presença do fio neutro (obrigatório) e que na entrada do seu prédio ou da casa, lá debaixo do relógio de medição (contador) tem conexão com o terra (sem a existência do aterramento  naquele ponto a distribuidora não liga a energia) já ajuda, já faz bastante pelo filtro se ele for um filtro decente, como aqueles da Clamper, que possuem o tal de SISTEMA SLFP PATENTEADO.

 

Mesmo sem aterramento os filtros de linha da Clamper não ficam sem operação em sua tarefa de proteção mesmo que não tenhas aterramento nas tomadas..

 

Espero ter ajudado.

 

Clamper casinha-01.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, fiz_turial disse:

Galera em março estarei indo para os EUA e preciso da indicação de 2 filtros de linha:

1) Para ligar o pc, tv, home theater, modem adsl

2) Notebook, monitor, carregador de celular

 

Qual modelo me recomendam pra cada caso??

https://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

Não esqueça de proteger o cabeamento telefônico da ADSL.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, eltonds disse:

@fiz_turial Eu iria de Belkin, custa uns 20 dolares e de excelente qualidade. Tem um post meu sobre o mesmo , deu curo na rua e salvou todos os meus equipamentos da sala, aonde todos estavam ligados nele

Ahh, se é pra comprar nos EUA sem dúvida tem opção bem melhor que o Clamper que recomendei!! Achei que iria comprar aqui e levar pra lá!

 

@fiz_turial , se é pra comprar nos EUA, certamente existem opções melhores! O colega acima recomendou uma marca que é bem conhecida, mas eu não tenho conhecimento sobre proteções de lá para ajudá-lo!

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, fiz_turial disse:

Como eu disse, desconheço estas proteções importadas.

 

Boa sorte! =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eltonds Este seu não seria interessante pra mim por conta da falta de proteção pra telefone. 

O que percebi é que parece que essas duas marcas, belkin e tripp lite, são equivalentes em preço e qualidade.

Uma dúvida que tenho é se tem problema usar um T com 3 aparelhos ligados a ele em uma tomada só  do filtro.

Ou eu preciso comprar um adaptador singular pra cada tomada do filtro de linha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, fiz_turial disse:

@eltonds Este seu não seria interessante pra mim por conta da falta de proteção pra telefone. 

O que percebi é que parece que essas duas marcas, belkin e tripp lite, são equivalentes em preço e qualidade.

Uma dúvida que tenho é se tem problema usar um T com 3 aparelhos ligados a ele em uma tomada só  do filtro.

Ou eu preciso comprar um adaptador singular pra cada tomada do filtro de linha?

Lembrando que os filtros made in USA todos são 110v, se for o caso pode comprar, agora se a sua rede for 220v nem a pau.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gurus das coisas que eu não entendo PN, por favor, me ajudem.

 

O pouco que li sobre nobreaks aqui no fórum me deixou com o orifício anal na mão...

 

Tinha, pois quebrou de vez, um nobreak Lacerda 1200va, que até me atendia bem, já que moro num fim de mundo, onde ficar sem luz é algo normal, até por mais de 10h (na penúltima vez foram 16h sem luz, ontem, só 5h).

 

Porém, bom gosto não escolhe localização geográfica e tenho um pc bem legal e um PS4, que gostaria de proteger dessa maldita Ampla e suas tentativas de estragar minhas coisas. 

 

Tendo em vista que aqui ou desliga tudo de uma vez ou fica naquele estado de "meia fase" ou como eu apelido carinhosamente: "F%deu, vai queimar tudo agora". 

 

O que eu posso fazer?

 

O filtro de linha ainda é melhor que o nobreak? Por pior que seja, já que meu objetivo não é ficar com o pc jogando Crysis no ultra, na bateria do no break, eu só não quero que ele desligue de uma vez ou fique na meia fase sendo fritado pela Ampla.

 

Ah, sim, antes que me esqueça, meu orçamento é de R$ 50,00... Sim, estou realmente com problemas orçamentários encostado pelo INSS, por tanto, to na m%rda... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...