Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Chave" do chuveiro cai se banho quente (inverno) !!! LEIGO !!!


didindm

Posts recomendados

Pessoal, Sou totalmente leigo e queria uma luz. Isto só acontece com o chuveiro da suíte. Se ligar o chuveiro na "função" inverno, em menos de 5 minutos a chave de força cai. Este chuveiro possui uma chave só para ele. Quando a chave cai, todas as outras luzes da casa, inclusive do próprio banheiro continuam acessas. Para poder usar este chuveiro, somente na função verão, e com tudo da casa desligado, luzes, televisão e etc. Como eu disse, só acontece com este chuveiro. A casa inteira pode estar com tudo ligado, todas a luzes, tv, computador, som, microndas. Tudo ligado ao mesmo tempo que nenhuma chave cai. Por aqui existe um "faz tudo" que disse para a minha mãe que isso não tem jeito de resolver. Estou achando que é papo dele. Alguém pode me dar algum tipo orientação. []s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, olhe o chuveiro, qual a demanda dele em watts.

Daí você pega aquele número e divide pela tensão de alimentação do chuveiro.

Por exemplo, vamos dizer que o chuveiro tenha lá um número do tipo: 5500 w.

E 127V, de volts. Daí, dividindo 5500 / 127 = 43,31.

Agora olhe na sua chave disjuntora. Tem que ter um número maior que esse. Como não existem disjuntores de valor quebrado, tem que ser de 50A. Se não for, vai cair mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iremos com calma nessa questao.Nao foi imformado o padrão de força ae na residencia ,se monofasico ou bifasico,qual a tensão q alimenta a residencia.Sendo 127v,você tem q saber como o amigo disse bem a potencia do chuveiro,para saber qual a corrende q ele drena.Sabendo se isso devemos saber se a "bitola" assim como o disjuntor para esse circuito estão bem dimensionados,veja q se for em 127v e tiver um chuveiro muito potente, tera q ter uma fiaçao acima de 10mm.com certeza a rede nao esta bem dimensionada assim como seus protetores(disjuntores)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite

É a potência que influência diretamente no quanto que o chuveiro pode esquentar?

sim

e for possível fazer esta troca, com esta resistência o chuveiro ainda vai esquentar o "aceitável"?

ate pode trocar, mais dependendo da temperatura da sua regiao uma resistencia de 3200W pode nao ser suficiente...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei lá. Aqui são 127 volts.

O modelo é o Lorenzetti Maxi Ducha.

No chuveiro está escrito que é a potência é de 5400 w. Olhei lá no quadro de força (não se esse é o nome correto ) e este chuveiro possui um disjuntor de 30 A.

No próprio site da Lorenzetti achei esta tabela explicativa para o meu chuveiro.

Características Elétricas

Tensão (Volts) Potência (Watts) Fios(mm2)** Disjuntor(A)

127 3200 4 30

127 4500 6 40

127 5500 10 50

Pelo que foi passado aqui pelos colegas, o disjuntor teria que ser de 50 A, correto?

Sobre fiação, duvido que seja adequada e que tenha 10 mm. O prédio já é bem antigo.

O solução mais barata e prática no momento seria então trocar a resistência do chuveiro para 3200 w? De novo, no site da Lorenzetti existe esta tabela de resistência para o meu chuveiro. Esta troca pode ser feita, não é?

Potência em Watts tensão em Volts Código da Resistência

3.200 127 055-Q

4.500 127 055

5.500 127 055-J

É a potência que influência diretamente no quanto que o chuveiro pode esquentar? Se for possível fazer esta troca, com esta resistência o chuveiro ainda vai esquentar o "aceitável"?

Valeu!

boa noite

sim

ate pode trocar, mais dependendo da temperatura da sua regiao uma resistencia de 3200W pode nao ser suficiente...

abs

Entendi. Obrigado.

Sobre a potência, só fazendo um teste mesmo para ver se a temperatura da água vai ficar boa com um de 3200W. Estou em BH.

Estava olhando aqui, o outro chuveiro que temos em casa é de 4500W com um disjuntor de 35A. Nunca deu problema e água fica muito boa.

Talvez seja esta uma das opções.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que você troque só a resistência por uma de 4500W ainda será um disjuntor de 30 Amperes! e com 4500W precisa de um de 35A NO MINIMO!

Eu tinha exatamente este mesmo problema aqui em casa é só resolvi depois de trocar o disjuntor por um de maior valor! Se você usa o chveiro no 'Quente' (ou inverno como alguns dizem) é provável que não esquente o suficiente nos dias mais frios usando resistencia de 3200W.

O certo é você trocar o disjuntor direto e depois verificar se ainda cai a chave! 30A para chuveiro só se for locais quentes mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque então um disjuntor de 50A, pois é preciso ter sempre uma folga.

5400w / 127 = 42,51A

Para 5400 tem o "negócio" do fio de 10mm. Sinceramente não tenho a mínima ideia se tem ou não. Como está a fiação e etc.

Acho que vou deixar igual ou outro chuveiro mesmo, que nunca deu problema e sempre com água muito quente.

Potência de 4500W com um disjuntor de 35A

É o que está saindo mais em conta, compro a resistência de 4500W e um disjuntor de 35A ou até mesmo um de 40A. Sai barato estas "peças", pesquisando aqui tudo por volta de 20 a 25 reais, e ainda economizo na conta de luz, por usar um chuveiro de 4500 ao invés de um de 5400.

É isso aí pessoal! Valeu pelas informações e dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é chamar um eletricista.

Só pode ser 2 coisas, disjuntor muito fraco, fiação muito fina o que acarreta a queda da chave. Eu sei porque meu pai é eletricista de um hotel à 20 anos.

Abraços.

Resposta mais sensata :aplausos:

Coloque então um disjuntor de 50A, pois é preciso ter sempre uma folga.

5400w / 127 = 42,51A

Chego a duvidar que num prédio residencial a corrente ultrapasse a 35A, isso seria suficiente pra torrar um ser humano, acho a primeira resposta a ideal.

Por mais que eu tente acreditar no contrário, mas é mais certo que o chuveiro seja alimentado por 220V. O meu aqui é 7200W ou 32A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente só uma coisa:

Se você simplesmente trocar o disjuntor para um maior, não haverá queda de energia mais. No entandto se os fios forem subdimensionados, poderão derreter.. até causar um incêndio.

I ideia de trocar a resistência nesse caso é melhor.... nâo aconselho a trocar dijuntor.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente só uma coisa:

Se você simplesmente trocar o disjuntor para um maior, não haverá queda de energia mais. No entandto se os fios forem subdimensionados, poderão derreter.. até causar um incêndio.

I ideia de trocar a resistência nesse caso é melhor.... nâo aconselho a trocar dijuntor.

Falou

Esta sim foi a resposta mais sensata.

A função do disjuntor é proteger a instalação, no caso os fios. Se você simplesmente troca o disjuntor, o chuveiro agradece, porém os fios podem não suportar e assim derreter, dependendo da situação podem até causar princípio de incendio.

O Correto é verificar e se possivel substituir a fiação existente por uma que seja de bitola adequada e assim trocar o disjuntor.

E tem outra: Normalmente os disjuntores são termicos. Mesmo que eles estejam dimensionados corretamente com o aquecimento dos fios pode ser que ele perceba esse calor e continue desarmando da mesma forma.

Espero ter ajudado. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,um chuveiro de 5400w ira consumir cerca de 42 amperes em tensão de 127volts.Veja q para a instalação de um chuveiro dessa potencia ,precisa de circuito unico com fio 10mm,disjuntor de 50a ,um dr seria bom tbem.Nunca se deve aumentar o disjuntor sem dimensionar o condutor para tal.O ideal para circuitos com grande potencia e liga los em 220v pois e melhor para dimensionar os condutores.Troque pelo de 4500w ,fiaçao de 6mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ... primeiro :

NÃO é recomendável trocar RESISTÊNCIA de chuveiro, por um simples motivo ... a resistência é calculada exatamente para o seu chuveiro e se você trocar , mesmo q seja por uma resistência de igual valor , correrá o risco de quando for trocar

,você diminuir o número de voltas dela e com isso, diminuir a resistência .

Dito isso , seu chuveiro esta com um dos problemas abaixo :

1) Fio muito fino ou muito curto (do disjuntor até o chuveiro )

2) Disjuntor com a " corrente " baixa

verifique se o fio esta derretendo ou esquentando muito , caso nao seja isso, troque o disjuntor por um , com uma corrente maior ..sempre respeitando o limite .

Fórmula para se achar a corrente correta de acordo com os dados colocados na mensagem acima :

I=W/V

sendo , I =ampér , W = potência , V = tensão

I=5400 W / 127 v

I= 43 ampér (aproximadamente )

tenha muito cuidado com chuveiro elétrico ....

espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com eletricidade não se brinca!

Mais outra resposta que merece credibilidade.

Se o Autor disse ser Leigo, eu durante minha adolescência prestei assistencia a meu tio "eletricista oficial da prefeitura da cidade onde eu morava, pouco mais de 50 mil habitantes" e abusando do achometro estimo a substituição dos disjuntores, não recomendo a quem não se sinta hábil, o mais recomendável mesmo é a presença de um profissional.

Ainda me recuso a acreditar que um prédio residencial um engenheiro tenha usado resistencias de 40A em seus circúitos, ainda mais num ambiente onde o corpo fique coberto por um excelente condutor "água".

Para se ter um ideia um ferro de passar corrente máxima de 10~12A, isso para os antigos, que raramente se de 10A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...