Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M3A78-EM Chassis Intruded!


mostrow

Posts recomendados

Acidentalmente liberei o jumper [da placa mãe] de detecção de intrusão do chassis.

Agora a BIOS faz o POST e no finalzinho ela trava, retornando a mensagem: "FATAL ERROR: CHASSIS INTRUDED! SYSTEM HALTED."

Normalmente a BIOS possui uma opção para limpar esse estado, que resolveria tudo. Mas a grande sacada é que não há essa opção. E agora?

Dei CLR_CMOS, e a BIOS fez o post e deu boot apenas avisando que a hora estava incorreta e as opções estavam de fábrica (o que é normal depois de um CLR_CMOS), e F2 para continuar.

Mas, depois de reiniciar uma vez, a mesma mensagem, e SYSTEM HALTED.

-Já atualizei a BIOS para a versão mais recente, e não corrigiu o problema. -Tentei também regredir às primeiras versões da BIOS, mesma coisa.

-Já mudei o jumper de posição por todas as combinações possíveis (1-2; 2-3; 1-3; 0-0), também sem sucesso.

-Já removi a bateria, já tirei tudo desnecessário, já dei três pulos e só me falta agora matar uma galinha preta na encruzilhada.

A solução temporária (que não sei quanto tempo irá durar) foi colocar o switch do botão RESET para fechar o CLR_CMOS, agora tenho o ritual de dar RESET antes de ligar q ele funciona, mas a bendita hora é resetada tb. E precisa apertar F2 fisicamente senão ele não dá boot, o que tb fu#eu com o meu comando de ligar remotamente.

Alguém passou por isso? O modelo da placa é uma ASUS M3A78-EM. É a primeira vez que comprei uma ASUS, e ela me deixou na mão, inclusive no suporte e nos fóruns. Todo mundo sempre me recomendou ASUS, mas a bios da minha PCChips de 2002 q é fu#ida tem a função de limpar o jumper e nunca me deixou na mão.

Alguns colegas (do curso de computação) deram a opinião de que é possível 'limpar' a flag de intrusão de chassis pela DMI. Inclusive, consegui ver o conteúdo da DMI pelo comando dmidecode no linux. E me disseram que quem modifica a DMI normalmente é o distribuidor OEM...

Se alguém aqui já trabalhou com OEM, poderia dar uma luz?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma Asus dessas aí, que me deu muita dor de cabeça com o BIOS dela, sempre dando mensagens de erros e não tinha atualização que resolvia. Tive que desabilitar a Função de apertar a tecla F1, para ela não reportar mais erros e passei prá frente. tente dar CTRL + F1, para mostrar as funções escondidas no setup e veja se aparece a função para desabilitar esse tal de "Chassis Intruded" que é na minha opinião, uma função desnecessaria para nós, usuarios e entusiastas no ramo de informática. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo!

Valeu pela dica, mas já tentei esse macete também, foi uma das primeiras "epifanias" que eu tive. Mas não funcionou, e se não me engano só funciona em bios da Award. A bios do meu modelo é AMI:

M3A78-EM Bios Features:


8 Mb Flash ROM AMI BIOS/PnP/DMI 2.0/WfM 2.0/SM BIOS 2.5/ASUS EZ Flash 2

Como disse antes, como a BIOS não tem um switch pra limpar o campo, alguns colegas já me explicaram pra que acessasse a DMI através do comando de linux "dmidecode". (dei um grep | chassis) e retornou um campo que dizia:

"chassis intrusion: lock " (tenho q setar outro valor, sei lá)... O jumper está no local correto como manda o manual.

Minha esperança parece que reside mesmo na DMI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Definitivamente o desafio mais longo foi achar uma aplicação que alterasse os dados da DMI. o dmicfg.exe (fornecido pela AWARD BIOS) não rodou nessa versão de BIOS (AMI) da M3A78-EM. Quase 2 meses pesquisando, achei Neste Link a última referência que eu precisei.

O link direto para a aplicação é

http://www.sclonline.co.uk/uploads/DMI_2043.zip

A:\> dmi_2043 /p 

Ao executar, vai aparecer uma tela com um sumário das informações. PAGE DOWN vai passando pelas linhas da Tabela DMI, cada qual contém informações pertinentes a cada(!) componente PNP que está presente no momento.

Na página 'Chassis', vão existir dados como Chassis Manufacturer, Chassis Serial Number, Chassis Asset Number, etc.

A última opção (Safe) é um boolean:

1h = chassis intruded

0h = chassis normal

Setando o valor para "0", ele completa com o "0h". após pressionar enter, saia do utilitário e reinicie para a vitória.

Um abraço. Espero que este tópico possa ajudar quem passar por este mesmo aperto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...