Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

@faller, gostaria de tirar algumas dúvidas que me surgiram referente ao seu post...

 

Ao tirar a capa plástica das boas fontes de notebook, elas geralmente têm um case metálico ligado à massa. Penso eu que essa blindagem seria para reduzir a interferência gerada pela fonte... mas essa interferência seria transmitida pelo ar ou isso evita gerar alguns harmônicos na rede? Caso o usuário usar a fonte sem o aterramento, aumentariamos a interferência gerada por ela?

 

Quanto à "segunda" fonte chaveada dos notebooks por você citado, como o notebook não está ligado na tomada (modo bateria), essa geração de harmônicos não faz mal algum, certo?

 

Sim, algumas fontes tem, em forma de L, em forma de U, esse misto de blindagem e dissipador. Elas tem dupla função:

A primeira e de dissipar o calor gerado pelos transistores de chaveamento;

A segunda e sim aquela por você citada, de oferecer certa blindagem eletromagnética para que o ruído gerado pelo chaveamento se mantenha confinado dentro da fonte..

 

Essa blindagem visa bloquear o campo magnético ganhe o ar e irradie essa frequência gerada. Se trata de ruído gerado e não geração de harmônicos..

Aproxime um rádio de pilhas, ligado em AM e fora de uma estação e escutarás essa fuga de radiofrequência...

A ausência do aterramento sim aumenta essa fuga de RF..

 

A segunda fonte chaveada gera também ruído a partir do chaveamento em alta frequência e muito pouca geração de harmônicos, que é derivada basicamente da retificação tradicional. Note que a fonte, o conversor chaveado interno de um note pega energia DC, da bateria, e converte novamente para energia também DC, agora nos níveis de tensão de 3,3 de 5 e de 12 Volts, também DC. Inexiste a figura da retificação em 60 Hz que se faz presente no carregador de baterias desse note, essa sim pródiga em geração de harmônicos.. Esse conversor interno ao note opera de 50 a 100 KHz, e não em 60 Hz...

Lembre de meu comentário lá no post em que explico ao Colega Mahzao39 que cito que a geração de harmônicos é de responsabilidade de retificação tradicional e não necessariamente derivada do chaveamento dessa fonte

Chaveamento gera sim ruído

Retificação tradicional introduz harmônicos na rede elétrica

 

São coisas diferentes, nenhuma desejada, mas diferentes...

Ruído se remove com filtragem, com blindagem e com aterramento

Geração de harmônicos se evita adotando retificação com PFC ativo...

Olá. Alguém poderia me indicar um filtro que tenha filtro de indutor+capacitor como o Clamper Multi Proteção com contador de surto e Computer Protection Pro e que seja mais barato?

 

Obrigado

Por tudo que conheço do nosso mercado esse dai que sonhas, esta ainda para ser inventado e fabricado...

Fique com o Clamper Multi Proteção, sem contador de surtos, que fica cerca de R$ 50 mais barato que aquele com contador..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Mahzao39..

Depois de praticamente dois dias voltei aqui para me certificar de que havias entendido o que ai em cima citei, o arrazoado que fiz...

A ausência de manifestação de sua parte me dá certa segurança de que sim entendeste os porquês, entendestes que geração de harmônicos nada tem a ver com fontes chaveadas e sim com o modo de retificar em uma retificação tradicional, sem o PFC ativo...

 

Fico contente e, mesmo com essa certeza, me disponho a lhe esclarecer tudo o que mais puder estar a meu alcance e sempre em nome da boa informação e boas práticas em eletrônica..

 

Abraço..

Eu nao mudo meu posicionamento. Eu estudei isso amigo ;), vi isso na pratica e eu me referi a harmonicos me referindo ao audio. Claro, qualquer pessoa ouvindo som de caixas de som ou outro tipo de equipamento simples nao achara diferente, mas com monitores de audio a coisa muda de figura .). Eu sou formado em prod. musical e Pro Tools, sou profissional nisso, estou falando do que eu tenho conhecimento. Paz!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu nao mudo meu posicionamento. Eu estudei isso amigo ;), vi isso na pratica e eu me referi a harmonicos me referindo ao audio. Claro, qualquer pessoa ouvindo som de caixas de som ou outro tipo de equipamento simples nao achara diferente, mas com monitores de audio a coisa muda de figura .). Eu sou formado em prod. musical e Pro Tools, sou profissional nisso, estou falando do que eu tenho conhecimento. Paz!

Paciência. Eu tentei lhe mostrar, não me culpe por isso. Vais de mim te lembrar ao te aproximares mais e mais da teoria ai contida, de modo correto, quem sabe em algum curso formal, uma das engenharias, de preferência a eletrônica, cuja conclui em 1979 e tenho me dedicando uma vida toda a mesma..

Até já percebi, em outras postagens tuas, ao defender como boa aquela podridão da fonte Astech de 230 Watts, que teu conceito de qualidade anda meio arranhado..

 

Mas deixe para lá, fique com esses teus conceitos e deles faça bom proveito, afinal eu tentei lhe mostrar. Mais que isso, evolução disso, vai depender de você e definitivamente não estará a meu alcance..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paciência. Eu tentei lhe mostrar, não me culpe por isso. Vais de mim te lembrar ao te aproximares mais e mais da teoria ai contida, de modo correto, quem sabe em algum curso formal, uma das engenharias, de preferência a eletrônica, cuja conclui em 1979 e tenho me dedicando uma vida toda a mesma..

Até já percebi, em outras postagens tuas, ao defender como boa aquela podridão da fonte Astech de 230 Watts, que teu conceito de qualidade anda meio arranhado..

 

Mas deixe para lá, fique com esses teus conceitos e deles faça bom proveito, afinal eu tentei lhe mostrar. Mais que isso, evolução disso, vai depender de você e definitivamente não estará a meu alcance..

Amigo, eu falei dos harmônicos em se tratando de som, àudio, esse um dos meus 2 ramos. Sou formado nisso, eu entendo de som profissional, mixagem, masterização e acùstica. Sou profissional nisso! Sobre a fonte Astech, sem testes não se dà para provar nada, logo, seria interessante um teste da mesma, não concorda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paciência. Eu tentei lhe mostrar, não me culpe por isso. Vais de mim te lembrar ao te aproximares mais e mais da teoria ai contida, de modo correto, quem sabe em algum curso formal, uma das engenharias, de preferência a eletrônica, cuja conclui em 1979 e tenho me dedicando uma vida toda a mesma..

Até já percebi, em outras postagens tuas, ao defender como boa aquela podridão da fonte Astech de 230 Watts, que teu conceito de qualidade anda meio arranhado..

 

Mas deixe para lá, fique com esses teus conceitos e deles faça bom proveito, afinal eu tentei lhe mostrar. Mais que isso, evolução disso, vai depender de você e definitivamente não estará a meu alcance..

 

Essa discussão é interessante, mas não chegará a lugar algum. Sou um audiófilo aposentado, desisti da nirvana do som. Mas tive várias experiências desconcertantes com equipamentos high end, como amplificadores, caixas e cabos. Por exemplo, um bom cabo (Vertere, Kimber, Van Den Hul e etc) pode custar entre R$ 300,00 e R$ 2.000,00 e, às vezes, a diferença é pequena, demonstrando melhor palco sonoro, harmônicas e etc. Alguns "enxergam" tal diferença, outros não.

Existe uma coisa chamada psicoacústica, que deixa a gente meio doidão mesmo, fugindo dos parâmetros técnicos ou lógicos.

Vejo que o Mahzao39 é apaixonado por áudio e interpreta as coisas com os seus sentidos, se contrapondo ou se irresignando contra o conhecimento e a autoridade do Grande Faller.

São duas correntes não opostas, que não guardam nada de comum entre si e o debate,certamente, não será frutífero.

O "serumano" já é complicado, mas o seu ouvido é muito mais ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, eu falei dos harmônicos em se tratando de som, àudio, esse um dos meus 2 ramos. Sou formado nisso, eu entendo de som profissional, mixagem, masterização e acùstica. Sou profissional nisso! Sobre a fonte Astech, sem testes não se dà para provar nada, logo, seria interessante um teste da mesma, não concorda?

 

Não é o fato de ser formado em áudio que da garantia de que entendas da geração de harmônicos em função do comportamento não linear dos diodos em uma retificação tradicional, mas sim, e ai levo vantagens, é matéria da engenharia eletrônica a qual estudei por longos seis anos.. Em eletrônica também sou profissional e isso já tem 40 anos, experiência não me falta.. Não é somente sua formação que conta amigo, respeite a dos outros...

 

Quanto a ser ou não interessante um teste nessa fonte:

Não, não concordo pois uma fonte que:

 

Não tem PFC ativo;

Não declara sua eficiência;

Não tem declarado seu fabricante;

Não tem site conhecido;

Não se consegue verificar dados sobre ela;

Ainda usa chavinha 110/220, coisa do século passado;

Não tem homologação 80 Plus;

Vem de brinde ao comprar, por R$ 80, um gabinete...

 

Não necessita de nenhum teste para mostrar a que veio...

 

Mas lhe faço um desafio, se tanto queres um teste..

Não chega a ser um teste mas sim uma inspeção visual..

Abra a mesma e fotografe-a, repetida e detalhadamente, por dentro e te mostraremos as aberrações visíveis, se é que elas existem..

Topas??

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o fato de ser formado em áudio que da garantia de que entendas da geração de harmônicos em função do comportamento não linear dos diodos em uma retificação tradicional, mas sim, e ai levo vantagens, é matéria da engenharia eletrônica a qual estudei por longos seis anos.. Em eletrônica também sou profissional e isso já tem 40 anos, experiência não me falta.. Não é somente sua formação que conta amigo, respeite a dos outros...

 

Quanto a ser ou não interessante um teste nessa fonte:

Não, não concordo pois uma fonte que:

 

Não tem PFC ativo;

Não declara sua eficiência;

Não tem declarado seu fabricante;

Não tem site conhecido;

Não se consegue verificar dados sobre ela;

Ainda usa chavinha 110/220, coisa do século passado;

Não tem homologação 80 Plus;

Vem de brinde ao comprar, por R$ 80, um gabinete...

 

Não necessita de nenhum teste para mostrar a que veio...

 

Mas lhe faço um desafio, se tanto queres um teste..

Não chega a ser um teste mas sim uma inspeção visual..

Abra a mesma e fotografe-a, repetida e detalhadamente, por dentro e te mostraremos as aberrações visíveis, se é que elas existem..

Topas??

Por eu ser um profissional do áudio, no som eu posso afirmar isso sim. No que não for relacionado ao som até concordo, mas em som profissional eu manjo. Você mesmo está falando na pate mecânica do equipamento em se tratando de informática, enquanto eu estou falando de som. Quem tem um par de monitores de áudio, ao invés de caixas de som, sente diferença no som sim por utilizar um PC com fonte chaveada, ao invés de um notebook. Paz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a fonte do notebook não é chaveada?

A bateria dele não é, sendo que ele pode ser ligado sem ser pela tomada, o que anula os harmônicos que ele teria se fosse ligado na energia elétrica, logo, para produtores de áudio um notebook é o recomendável. Profissionais de áudio usam monitores, de preferência balanceados, que são os melhores para auxiliar contra um possível looping de terra. Harmônicos estragam a qualidade sonora e esquentam equipamentos, logo, não é interessante para quem trabalha com áudio. Por isso, PCs comuns não são indicados para trabalhos profissionais com áudio. E na realidade eu quero me referir a produtos com chave de liga/desliga, coisa que o carregador do notebook não tem e nem a bateira do mesmo. Paz!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que notebook com bateria é diferente de PC com no-break barato?

Por que no-break deixa a energia que é mandada pro PC muito instável, gerando muitos harmônicos, sendo algo que profissionais do áudio devem evitar ;). Quando eu vi meu professor fazendo o teste de um nobreak no PC, pude ver com clareza o quanto o nobreak polui a qualidade sonora, quando este entra em ação caso haja uma queda de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que é porque o notebook tem sua bateria fornecendo tensão mais baixa e para corrente contínua, enquanto no-break gera tensão mais alta e para corrente alternada. Sendo que a onda do no-break barato não é uma senóide, é quadrada.

 

Essa foi uma das poucas vezes que fiz uma pergunta já quase sabendo a resposta. Queria que @ tivesse chegado tão próximo do acerto quanto eu. Eu ia curtir...

 

Alguém pode confirmar o quanto estou errando ou acertando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é porque o notebook tem sua bateria fornecendo tensão mais baixa e para corrente contínua, enquanto no-break gera tensão mais alta e para corrente alternada. Sendo que a onda do no-break barato não é uma senóide, é quadrada.

 

Essa foi uma das poucas vezes que fiz uma pergunta já quase sabendo a resposta. Queria que @ tivesse chegado tão próximo do acerto quanto eu. Eu ia curtir...

 

Alguém pode confirmar o quanto estou errando ou acertando?

Você está certo sim quanto a ondas quadradas. Nobreak gera estas ondas, que são distorções no áudio. Qualquer onda quadrada é uma distorção e força equipamentos de áudio, porque estes equipamentos não foram feitos para trabalharem com ondas quadradas, que nada mais são que ondas decepadas, que excedem o limite de 0dB no áudio, sendo que ondas consecutivas no limite dos 0dB podem gerar distorções de áudio. Paz!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As máximas de hoje:

 

 

O colega Mahzao39 pensa que fonte chaveada são aquelas que tem chave liga/desliga... :lol: :lol: :lol:  Aculture-se: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/anatomia-das-fontes-de-alimentacao-chaveadas/1218

 

E a fonte do notebook, segundo Mahzao39, não é chaveada justo por não ter a chave liga desliga...

 

Também a bateria do notebook, pelo mesmo motivo, não é chaveada... :lol: :lol: :lol:   E justo por causa da bateria, sem chave, não gera harmônicos :D :D :D

 

Já esse tênis, ai de baixo, com chave para ligar as luzinhas, trata-se de um tênis chaveado!!!  E, provavelmente, possa também gerar harmônicos, na filosofia do colega ai...

 

HTB1J3PuGVXXXXb7XpXXq6xXFXXXq.jpg

 

Quanto aos no-breaks:

No-break gera forma de onda retangular ou quadrada na saída se adotares o no-break errado. Tem três principais tipos de no-break. Veja ai: Entenda os diferentes tipos de no-break

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria dele não é, sendo que ele pode ser ligado sem ser pela tomada, o que anula os harmônicos que ele teria se fosse ligado na energia elétrica, logo, para produtores de áudio um notebook é o recomendável. Profissionais de áudio usam monitores, de preferência balanceados, que são os melhores para auxiliar contra um possível looping de terra. Harmônicos estragam a qualidade sonora e esquentam equipamentos, logo, não é interessante para quem trabalha com áudio. Por isso, PCs comuns não são indicados para trabalhos profissionais com áudio. E na realidade eu quero me referir a produtos com chave de liga/desliga, coisa que o carregador do notebook não tem e nem a bateira do mesmo. Paz!

Como foi dito no outro tópico, a bateria geralemente é de 16v ~ 19v, as peças do notebook trabalham com 12v, 5v, 3,3v e o processador com 0,9v ~ 1,2v. Advinha o que transforma a tensão da bateria nas tensões que as peças usam?

Uma FONTE CHAVEADA dentro do notebook.

É difícil entender isso ou você é completamente ignorante mesmo?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como foi dito no outro tópico, a bateria geralemente é de 16v ~ 19v, as peças do notebook trabalham com 12v, 5v, 3,3v e o processador com 0,9v ~ 1,2v. Advinha o que transforma a tensão da bateria nas tensões que as peças usam?

 

Mas já é para corrente contínua. Na tem onda para ser retificada, grandes filtragens de ripple. É só mais uma questão de regular a tensão e fazer uma filtragem de menores amplitudes, ou não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal.. Eu tenho um Clamper Multi Energia, no manual dele diz 'Quando a luz proteção ativa não acender seu produto não está proteguendo e deverá ser substituido'

Entrei no site da clamper loja virtual pra pegar a Nfe pra solicitar a garantia que é de 3 anos e não faz nem 2 anos que tenho ele, porém minha conta no site simplesmente foi excluida, ainda tenho no meu e-mail o e-mail que me enviaram quando fiz o pedido 'Pedido confirmado com sucesso' porém diz que não tenho conta lá, achei sacanagem, darem uma garantia de 3 anos e excluirem contas do site pra quando precisar da Nfe não ter como achar --'

Deem uma olhada nas fotos aqui.. Ligo meu pc nele, tá ligando normal, porém a luz de proteção ativa não liga!

o que acham? A luz do terra presente acende...

Achei este tópico, de pessoas na mesma situação, a luz de proteção não acende..

E agora, estou sem proteção no meu clamper ou o Led queimou?

Edit: Achei um tópico de pessoas com o mesmo problema.. To receoso de ligar o Pc nele agora.. Não sei se estou sem proteção :(

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/482859-pra-quem-manja-filtro-clamper-com-led-de-protecao-apagado-mas-active-no-display.html

Edit 2:

Acabo de fazer um teste aqui.. Onde está o Led queimado eu toquei um led nos pontos do Led queimado e acendeu, isso quer dizer que tem proteção né?

Só o Led que está queimado mesmo correto? Porque o Led que usei pra testar acendeu então se o Led da proteção estivesse funcionando ele acenderia, segue imagem.. Testei no Led da proteção e no do terra.

post-490165-0-08379500-1433643147_thumb.

post-490165-0-96281700-1433643166_thumb.

post-490165-0-00904700-1433647161_thumb.

post-490165-0-27308300-1433647221_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaio_sp15

 

Tenho um, na mesma situação.. Ainda não fiz esse teste.. Mas, se acendeu, é sinal que o circuito está funcionando e que a falha é no LED mesmo..

 

 

 

Mas já é para corrente contínua. Na tem onda para ser retificada, grandes filtragens de ripple. É só mais uma questão de regular a tensão e fazer uma filtragem de menores amplitudes, ou não?

Isso é Conversão CC-CC ou DC-DC

 

Também se usa um esquema de chaveamento, usando transistores ou MOSFETs, parecido com de retificação.. Usa-se pra manter o nível de tensão o mais estável possível na saída pois, nesse caso, a carga sempre varia o seu consumo.. Precisa de um controle preciso no nível de tensão, e isso só é obtido assim..

 

Conversor Buck é o nome, se não me engano.. Se tiver curiosidade, dê uma pesquisada em controle PWM.. Dará uma ideia boa disso tudo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...