Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Bom dia. Sou novo aqui no fórum... Gostaria de saber sobre este protetor de rede aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-654500335-protetor-de-rede-eletrica-com-centelhador-a-gasetc--_Jm ,se puderem me informar se ele é bom, protege bem... Obrigado, não sei se estou no tópico certo também, se eu estiver errado me mandem o outro tópico. Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia. Sou novo aqui no fórum... Gostaria de saber sobre este protetor de rede aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-654500335-protetor-de-rede-eletrica-com-centelhador-a-gasetc--_Jm ,se puderem me informar se ele é bom, protege bem... Obrigado, não sei se estou no tópico certo também, se eu estiver errado me mandem o outro tópico. Obrigado

Ele tem três varistores de ótimo tamanho e centelhador como elementos de proteção. É portanto bem robusto.. Não tem a praticidade normalmente apresentada por um filtro de linha pois tem de ser, com fios, na rede elétrica, e não apresenta a vantagem de oferecer múltiplas tomadas de saída, mas sim, quanto a proteção oferecida parece bom sim..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu não preciso de mais tomadas, só usarei ele para ligar meu computador e sempre ficará no mesmo lugar então pode ser fixo na parede, atualmente uso o Clamper Tel, mas irei usar ele pra conectar o modem, você acha que vai ter uma proteção maior com o do anuncio, visto que ele tem centelhador... Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha Multilaser de 6 tomadas código WI201

 

Graças ao desprendimento do colega http://forum.clubedohardware.com.br/member.php?u=572412, que abriu seu filtro de linha de código WI201 da Multilaser, fotografou e cedeu as imagens podemos fazer uma excursão pelo mesmo para avaliar o que temos ai..

Visão externa do filtro. Seis tomadas o que na prática atende com certeza a maioria absoluta dos usuários. Atente que seu plugue respeita a norma atual. Três pinos. Fase, terra e neutro...

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Visa3030oexternadaprotec3270a3030o_zps9b52466d.jpg.html

Abrindo a caixa protetora do mesmo se pode ter uma visão interna dele, sem placa de impresso nem nada.. Uma visão de suas barras condutoras, que perfazem as tomadas de saída e uma visão de como os fios são soldados nas barras, de um modo bem estranho, de topo, nessas barras, ao invés de em um olhal ou até mesmo de chapa nas barras. Esse tipo de fixação dos fios nas barras, de cutelo, não me parece que ofereça o que se possa dizer de o melhor em se falando de resistência mecânica de fixação..

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Visa3030ointernageraldaprotec3270a3030o_zps0ed45097.jpg.html

Ainda, a visão de outro ângulo, das barras e os fios nelas soldados.. Note que passa uma sensação de debilidade nessa ligação de fios soldados de cutelo nas barras de transporte de energia...

Nessa foto se pode bem ver o suporte do fusível de proteção, a chave liga/desliga com lâmpada sinalizadora interna, o indutor duplo de filtro, o capacitor e o varistor únicos..

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Segundavisa3030ointernadaprotec3270a3030o_zpsf3fe697c.jpg.html

Detalhe do capacitor de filtro. Com um pouco de dificuldade dá para se ver que é um capacitor de 0,1uF x 250 Volts da classe X2 como deveria ser..

O varistor único ai na proteção, de código 10D471K, de tensão de ruptura de 300 Volts AC.. As principais proteções de mercado usam varistores de até 250 Volts de tensão de ruptura. Volta e meia se vê um desses com tensão de ruptura mais alta como esse dai..

Lembrando que se trata de uma proteção para uso em 110 e/ou em 220 Volts, poderia ser pouco mais baixa essa tensão de ruptura..

Também a capacidade de absorção de energia do varistor bem poderia ser mais alta. Espaço existe de sobra para que o fabricante colocasse um bom varistor de 20 mm de diâmetro e desse modo com o dobro de capacidade de absorção de energia de exceção..

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Capacitordefiltroevaristordeprotec3270a3030o_zps1ed87771.jpg.html

Ai nessa visão dá para se ver a totalidade dos componentes da mesma:

- Fusível de 10 Amperes;

- Indutor duplo, para filtragem, feito com o próprio fio do cabo de entrada;

- Chave liga/desliga com lâmpada sinalizadora interna;

- Capacitor 0,1 uF x 250V

- Em baixo do capacitor se sabe um varistor de 10 mm 300Volts de ruptura;

Mais uma vez chamo atenção para os pontos de soldagem, todos com fio de topo soldado por cima de outras soldas. Deixa um pouco de insegurança mecânica...

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Detalhedequottodasquotaspec3270asdofiltro_zpscaadf61f.jpg.html

Por último detalhe do fusível de 10 Amperes, do tamanho de 20 mm... Isso garante 10A x 127Volts = 1.270 VA's em 127 Volts e 10A x 220 = 2.200 VA's em 220 Volts de capacidade de potência da mesma..

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Fusi3010veldeprotec3270a3030o_zps3f568c44.jpg.html

De modo geral as boas proteções de mercado oferecem pelo menos 1 varistor para cada par de fios, ou seja, entre fase e neutro, entre fase e terra e entre neutro e terra... Essa dai só oferece um varistor, com tensão de ruptura de 300 Volts, podendo ser menor, 250 Volts por exemplo, e com diâmetro de 10 mm, poderia ser 20 mm, sem muito acréscimo no custo...

As soldas, na montagem, não são de longe as melhores que já vi. Principalmente esse processo de solda de um fio de cobre, com solda estanho, de topo em uma barra de latão.. Não me inspira segurança mecânica nenhuma..

A falta de um impresso que garanta repetibilidade adequada na montagem é outra ausência notada.. A qualidade da montagem sempre dependerá da habilidade do montador da proteção. Muito trabalho manual...

A falta de fusível térmico acoplado ao varistor é uma falta importante..

As proteções tem de ser pensadas para o dia-a-dia e também para o regime de exceção, que é quando, ou por final de vida útil ou por um surto de maior significância o varistor explode. Nessa hora é importante um fusível térmico em série com o varistor, muito importante...

Em resumo uma proteção e filtro que carrega alguns componentes mais ou menos adequados, mas carrega também alguns pontos falhos e carrega a falta de alguns outros componentes.. De zero a dez eu daria nota 7 a mesma...

Faller, usar este filtro ainda é melhor do que ligar direto na tomada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, usar este filtro ainda é melhor do que ligar direto na tomada?

Sabe, eu me assusto e muito com a precariedade daquelas soldas que mostrei, da total falta de profissionalismo apresentado. Se de um lado esse tipo de proteção ai consegue agregar algum beneficio para seus equipamentos, por outro lado ele consegue aumentar, e muito, a exposição o risco de algum acidente elétrico ocorrer pela porquice apresentada, pela falta de fusível térmico..

Mas se mesmo assim desejares fazer uso de um deles, não deixe-o próximo a nenhuma cortina ou material facilmente combustível ou, pois existe algum risco dele por fogo em sua casa..

 

Como ele não agrega muita proteção, eu, estivesse no seu lugar, usaria a tomada direto.. Sem essa pouca proteção mas também sem aumento do risco..

 

Por isso digo...

Economizar e comprar bem...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe, eu me assusto e muito com a precariedade daquelas soldas que mostrei, da total falta de profissionalismo apresentado. Se de um lado esse tipo de proteção ai consegue agregar algum beneficio para seus equipamentos, por outro lado ele consegue aumentar, e muito, a exposição o risco de algum acidente elétrico ocorrer pela porquice apresentada, pela falta de fusível térmico..

Mas se mesmo assim desejares fazer uso de um deles, não deixe-o próximo a nenhuma cortina ou material facilmente combustível ou, pois existe algum risco dele por fogo em sua casa..

Como ele não agrega muita proteção, eu, estivesse no seu lugar, usaria a tomada direto.. Sem essa pouca proteção mas também sem aumento do risco..

Por isso digo...

Economizar e comprar bem...

Quando comprei e cheguei em casa, tirei da embalagem e me assustei com a qualidade do plástico externo! Na hora já vim aqui ver se tinha alguma análise dele imaginando que por dentro seria a mesma - para não dizer outra coisa, porcaria.

Nem como peso de papel ele serve, porque economizaram tanto no material que acho que a única coisa que dá pra aproveitar é o fusível (e olha lá).

Obrigado e bom domingo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei e cheguei em casa, tirei da embalagem e me assustei com a qualidade do plástico externo! Na hora já vim aqui ver se tinha alguma análise dele imaginando que por dentro seria a mesma - para não dizer outra coisa, porcaria.

Nem como peso de papel ele serve, porque economizaram tanto no material que acho que a única coisa que dá pra aproveitar é o fusível (e olha lá).

Obrigado e bom domingo!

Teria como abrir e bater uma foto dele para ver se o "padrão de qualidade" é o mesmo (ou pior) do que aquele que o faller comentou sobre?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica aos que gostam de qualidade boa do som, filtros de linha estragam o áudio por terem mecanismo chaveado com fusíveis. Para uma boa qualidade, seja no PC ou HT, o ideal é usar uma extensão comum sem fusíveis. Para a proteção, um aterramento bem feito pode ajudar, mas dependendo do tipo de aterramento feito, pois um ajuda na nossa proteção e na qualidade sonora e o outro na proteção de equipamentos. Um aparelho que pode proteger equipamentos e que melhora a qualidade da rede elétrica (que é sempre poluída) são os Powerlines fabricados pela ByKnirsch, firma de um alemão super gente fina que deu aula para mim em um curso de produção musical ;). Fica a dica rapaziada! Paz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica aos que gostam de qualidade boa do som, filtros de linha estragam o áudio por terem mecanismo chaveado com fusíveis. Para uma boa qualidade, seja no PC ou HT, o ideal é usar uma extensão comum sem fusíveis. Para a proteção, um aterramento bem feito pode ajudar, mas dependendo do tipo de aterramento feito, pois um ajuda na nossa proteção e na qualidade sonora e o outro na proteção de equipamentos. Um aparelho que pode proteger equipamentos e que melhora a qualidade da rede elétrica (que é sempre poluída) são os Powerlines fabricados pela ByKnirsch, firma de um alemão super gente fina que deu aula para mim em um curso de produção musical ;). Fica a dica rapaziada! Paz!

 

Tem ouro, diamante no equipamento desse Alemão? Importar soluções da Furman, Tripp Elite, Belkin, APC sai mais barato que o preço dessa ótima empresa que você indicou. Sem contar o preço do cabo XLR... Mas não vou criar off topic. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica aos que gostam de qualidade boa do som, filtros de linha estragam o áudio por terem mecanismo chaveado com fusíveis. Para uma boa qualidade, seja no PC ou HT, o ideal é usar uma extensão comum sem fusíveis. Para a proteção, um aterramento bem feito pode ajudar, mas dependendo do tipo de aterramento feito, pois um ajuda na nossa proteção e na qualidade sonora e o outro na proteção de equipamentos. Um aparelho que pode proteger equipamentos e que melhora a qualidade da rede elétrica (que é sempre poluída) são os Powerlines fabricados pela ByKnirsch, firma de um alemão super gente fina que deu aula para mim em um curso de produção musical ;). Fica a dica rapaziada! Paz!

 

Fusível interferir com áudio?

Isso é fisicamente IMPOSSÍVEL.

Esse alemão ai parece ser um excelente... vendedor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, recomenda o clamper pocket 2p +t ?

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=232

No link tem a ficha técnica com o circuito elétrico e o desenho mecânico dele.

Pelo que vi tem 3 varistores, não vi dados sobre o tamanho deles, também não vi centelhador, mas nem sei pra que serve um centelhador.

Estava pensando em comprar um destes pros equipamentos mais caros (geladeira, tv, etc.)

Outra duvida, tenho um apc bz1200br, conhece o equipamento, ou pode falar um pouco dele com base no que tem no site oficial? Tem um detector de terra/polaridade invertida e disjuntor rearmavel.

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ1200-BR

Essas proteções pocket são mais direcionadas para uso em carregadores de celular/fontes para notebooks. Não são tão robustas quanto aquelas de 8 tomadas.. Seus varistores são marginalmente fracos, pequenos de baixa absorção de energia de exceção...

 

Aquele equipamento da APC se trata de um no-break de 600 Watts, interativo (significa que incorpora um estabilizador internamente, o que não é nada útil muito menos bom). Do ponto de vista da geração de energia ele o faz do pior modo que pode, com forma de onda retangular, nem um pouco assemelhada com a forma correta que é a senoidal da rede..

Eu evitaria a todo custo...  Só o usaria em ultimo, ultimo caso mesmo..

 

Não sei o que procuras obter com esse equipamento dai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fusível interferir com áudio?

Isso é fisicamente IMPOSSÍVEL.

Esse alemão ai parece ser um excelente... vendedor.

 

Esse alemão é um engenheiro de áudio renomado, dono de uma firma que vende peças de qualidade para áudio profissional, sendo produtos de acústica, elétrica e cabos. Foi meu professor em um curso profissionalizante de produtor musical com diploma, que eu conquistei. Me ensinou sobre aterramento, acústica e elétrica. Tem 1 vídeo do produto dele em ação deixando a rede elétrica, que é poluída com harmônicos, limpa. O rapaz do vídeo utiliza um outro produto que mede a sujeira da rede elétrica e pode até converter essa sujeira em som. O resultado é um chiado imenso, que foi removido completamente com um dos Powerlines fabricados pelo alemão da By Knirsch. Filtros de linha interferem sim no áudio por causa do sistema em que foi construído, metalizando os agudos ;).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fusível interferir com áudio?

Isso é fisicamente IMPOSSÍVEL.

Esse alemão ai parece ser um excelente... vendedor.

 

 

Acho que ele tá se referindo a algum circuito retificador, e não a um fusível comum. Concordo com o Jorno, impossível um fusível gerar interferência. Talvez o alemão tivesse se referindo aos estabilizadores ou às fontes chaveadas e não à filtros de linha comum. 

 

Pelo pouco que vi internamente no projeto do Powerline, o segredo dele parece estar naqueles capacitores industriais que ele usa, que funciona como filtro passa baixa poderoso e bem eficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele tá se referindo a algum circuito retificador, e não a um fusível comum. Concordo com o Jorno, impossível um fusível gerar interferência. Talvez o alemão tivesse se referindo aos estabilizadores ou às fontes chaveadas e não à filtros de linha comum. 

 

Pelo pouco que vi internamente no projeto do Powerline, o segredo dele parece estar naqueles capacitores industriais que ele usa, que funciona como filtro passa baixa poderoso e bem eficiente.

Sim, filtros de linha também são ruins. Ele até aconselhou aos alunos trocarem os filtros por extensões comuns e um dos alunos tem um estúdio e confirmou a melhora na qualidade do som. Filtros de linha metalizam os agudos ;).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, filtros de linha também são ruins. Ele até aconselhou aos alunos trocarem os filtros por extensões comuns e um dos alunos tem um estúdio e confirmou a melhora na qualidade do som. Filtros de linha metalizam os agudos ;).

Parece que o alemão lhe ensinou as coisas pela metade ou você entendeu errado o que ele falou.

Algumas coisas que você falou fariam até algum sentido, mas não no componente/equipamento  que você diz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o alemão lhe ensinou as coisas pela metade ou você entendeu errado o que ele falou.

Algumas coisas que você falou fariam até algum sentido, mas não no componente/equipamento  que você diz.

Cara, o fato é que PCs geram mais harmônicos, por terem sistema de chave. Eu vi isso na prática e não, ele não me ensinou nada errado, ele é engenheiro de áudio, sabe do que fala, vende equipamentos bons, ele manja de qualidade. 

 

Achei isto na internet e é bem isso mesmo:

harmonicas-19-728.jpg?cb=1336570287

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o fato é que PCs geram mais harmônicos, por terem sistema de chave. Eu vi isso na prática e não, ele não me ensinou nada errado, ele é engenheiro de áudio, sabe do que fala, vende equipamentos bons, ele manja de qualidade. 

 

Achei isto na internet e é bem isso mesmo:

harmonicas-19-728.jpg?cb=1336570287

 

Ta, e o filtro de linha e o fusível entram onde nisso?

Volto a repetir, acredito que ele possa ter falado algo que faça sentido e você ter entendido errado.

 

Fusível é literalmente um pedaço de fio e o filtro tem justamente a função de filtrar ruídos, inclusive dentro desses equipamentos de áudio existem filtros... que usam o mesmo tipo de componentes, apenas os valores são calculados para aplicação em sinal de áudio ao invés dos 60hz da rede AC   ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, o fato é que PCs geram mais harmônicos, por terem sistema de chave. Eu vi isso na prática e não, ele não me ensinou nada errado, ele é engenheiro de áudio, sabe do que fala, vende equipamentos bons, ele manja de qualidade. 

 

Achei isto na internet e é bem isso mesmo:

harmonicas-19-728.jpg?cb=1336570287

Que bom que achaste a figura ai...

Com ela e agregando um pouquinho mais de conhecimento e de experiência coletada ao longo dos meus cerca de 40 anos de trabalho, como engenheiro eletrônico, pretendo resgatar, pelo menos em parte, algumas boas verdades que ficaram ai escondidas em suas percepções coletadas com seu professor..  Acredito ate que, por não ser exatamente um curso técnico esse assunto, pelo seu professor foi abordado de uma forma simplória, ou você não teve uma errônea percepção do conteúdo.

,

Vou tentar lhe mostrar de um modo racional, sempre mostrando o porque seu pensamento, externado ai por cima, não e de todo verdade..

 

1) Usar notebook por causa do mesmo não ter fonte chaveada foi seu conselho. Repare que um notebook tem duas fontes chaveadas. Uma muito ruim, do ponto de vista geração de harmônicos e ruído que é aquela, da caixinha plástica, ligada a tomada, cuja principal ação e carregar e manter carregada a bateria do notebook..

Porque ela e ruim do ponto de vista da geração de harmônicos e ruídos??? Porque na absoluta maioria das vezes sequer tem caixa metálica, para blindar e deixar lá dentro o ruído elétrico e sequer tem ligação com o terra, massa, para drenar esses ruídos..  Ademais a totalidade dessas fontes de ligar a tomada não tem PFC ativo, coisa que abordarei a seguir..

Imagine então que a sugestão fosse usar o note sem estar ligado a rede elétrica....  Vejamos...

 

A segunda fonte chaveada em um notebook é aquela responsável pela obtenção das tensões de 3,3V, de 5V e de 12 Volts sem as quais nenhum personal computer, seja note seja desk, opera. Essa fonte (na verdade um conversor chaveado) toma da bateria, na tensão de 15 a 20 Volts e dai tira as três citadas tensões..  Se trata de um conversor chaveado, opera igual a uma fonte do ponto de vista geração de ruído...

 

Então me permito concluir que um notebook tem o dobro de fontes chaveadas que as tem um desktop e, com certeza, de pior qualidade, menos imunes, pela construção das mesmas, no que tange a ruído e geração de harmônicos..

 

2) Excelente aporte essa figura que ai mostrastes e ela será a divisora de águas, decisora na questão levantada..

Ela mostra, e você sequer notou embora como estudioso de áudio deverias, a corrente de entrada de uma fonte que bem poderia ser chaveada, linear ou o que valha. Qualquer arranjo que envolvesse retificação e filtragem. Todo e qualquer dispositivo eletrônico opera em corrente contínua e necessita que a energia alternada da rede elétrica seja retificada e filtrada para se obter a corrente contínua necessária a sua operação. Isso antes até de transformar, de controlar de adaptar as tensões e de estabilizar, coisa que qualquer fonte pode fazer, seja ela linear ou chaveada..

A retificação tradicional é poderosa geradora de harmônicos seja ela para alimentar fontes lineares ou chaveadas, de PC desk ou PC note ou qualquer eletroeletrônico..

 

Você pode ver na figura por ti postada que a mesma reflete o monitoramento da corrente de entrada em um sistema de retificação com diodos e capacitores de filtro, sem definir, pelo gráfico, se serviria para uma fonte linear ou para uma fonte chaveada... Pode ser sim para uma fonte chaveada, pode ser para alimentar um forno de microondas, pode ser para uma fonte linear..

Portanto a geração de harmônicos é responsabilidade não do tipo de fonte mas sim da retificação tradicional e atualmente quase que fora de uso para computadores em geral..

 

Repara agora na figura abaixo, cópia da sua, mas com mais adequadas legendas..

Geracao%20de%20harmonicos%20pela%20retif

 

Note que a duração de um ciclo da frequência amostrada é de 16,67 mili segundos ou 0,01667 segundos.. Você deve saber (eu aprendi lá na física do colégio) que a frequência de uma forma de onda repetitiva é o inverso do tempo.. Portanto f = 1/0,01667 = 60 Hz que é exatamente a frequência da rede elétrica , comprovando o que defendo, que a injeção de harmônicos tem como responsável a retificação tradicional e não a fonte chaveada, embora esse retificador pudesse até mesmo estar servindo a uma fonte chaveada como o título quer inferir..  É como a gente culpar o carteiro pelas notícias ruins quando as traz..

 

Fontes chaveadas tem como ofensores os derivados de sua frequência fundamental de trabalho, coisa de 40.000 a 100.000 Hz e jamais poderiam gerar, pelo chaveamento, essas frequências ai mostradas na decomposição harmônica com as harmônicas ímpares dos 60 Hz..  Seria uma sub harmônica de 180 Hz, por exemplo, gerada pela fundamental de 40.000 Hz..

Faltou ai aplicares os teus conhecimentos em áudio caro colega..

 

Acredite, não quero que te sintas ofendido com essas explicações que lhe passo, mas é que não posso ver colegas assim desfocados e repetindo inverdades em uma área tecnológica e sujeita a conferência e debate racional..

 

O que seu professor não disse, mas deveria ter dito se conhecesse: Existe modo de retificar que é muito melhor que o método tradicional que é a retificação com PFC ativo.. Leia sobre a mesma... Atualmente a maioria das fontes para PC desktop se vale da mesma. Ela reduz imensamente a geração de harmônicos e isso tudo dai já poderias ter sabido se tivesses lido o tópico que fiz e postei, já tem certamente uns 8 anos, que é esse dai: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara    

 

E por favor, não acredite piamente em tudo que te dizem, em tudo que lês, inclusive agora. Cheque, pergunte duvide. Queira ver a coisa clara, os porquês. Tem teorias por ai que não resistem a cinco porquês recorrentes. Caem por terra num "é por que é"... Fuja delas..

 

Falastes também em geração de harmônicos pelos no-breaks. Só vou lhe dizer isso dai: Não generalize isso tudo no termo no-break. Também seu professor deveria ter lhe dito que os  existem pelo menos três principais tipos de no-break e os melhores, os aconselhados para uso em áudio são aqueles que geram forma  de onda senoidal pura com baixíssimos índices de distorção total (que envolve a distorção harmônica).  Chegam a apresentar energia mais pura ate mesmo que a energia da rede elétrica..

 

Dúvidas pergunte.. Eu não tenho a menor intenção de enrolar você e estou completamente aberto a lhe mostrar racional, literatura etc. das afirmações que fiz..  Seja bem vindo a discussão aberta e racional....

Abraço..

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

....Eu vi isso na prática e não, ele não me ensinou nada errado, ele é engenheiro de áudio, sabe do que fala, vende equipamentos bons, ele manja de qualidade. 

 

 

Colega Mahzao39..

Depois de praticamente dois dias voltei aqui para me certificar de que havias entendido o que ai em cima citei, o arrazoado que fiz...

A ausência de manifestação de sua parte me dá certa segurança de que sim entendeste os porquês, entendestes que geração de harmônicos nada tem a ver com fontes chaveadas e sim com o modo de retificar em uma retificação tradicional, sem o PFC ativo...

 

Fico contente e, mesmo com essa certeza, me disponho a lhe esclarecer tudo o que mais puder estar a meu alcance e sempre em nome da boa informação e boas práticas em eletrônica..

 

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller, gostaria de tirar algumas dúvidas que me surgiram referente ao seu post...

 

Ao tirar a capa plástica das boas fontes de notebook, elas geralmente têm um case metálico ligado à massa. Penso eu que essa blindagem seria para reduzir a interferência gerada pela fonte... mas essa interferência seria transmitida pelo ar ou isso evita gerar alguns harmônicos na rede? Caso o usuário usar a fonte sem o aterramento, aumentariamos a interferência gerada por ela?

 

Quanto à "segunda" fonte chaveada dos notebooks por você citado, como o notebook não está ligado na tomada (modo bateria), essa geração de harmônicos não faz mal algum, certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!