Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Um DPS é basicamente um varistor geralmente de alta corrente, maior do que qualquer um que vás encontrar por ai a venda, de diâmetro geralmente em torno dos 40 mm e comumente é ligado entre fase e terra. Pode ser ou não associado com fusível térmico e nesses casos se pode monitorar o status da proteção via um led ou via uma janela no dispositivo..

protetor_c_telef_energ_dps_45ka_clamper_

Veja ai, janela na cor verde = Em operação, na cor vermelha = Fora de serviço e necessita ser substituído..

Como tens uma só fase vai um somente ai na seu quadro de disjuntores..

 

 

 

Fallen,

 

Preciso de uma dica sua ou de um outro amigo do forum.

 

Estou construindo minha casa e tenho duas duvidas.

Tendo um DPS como o acima junto aos meus desjuntores os bons filtros de linhas aqui avaliados são dispensados ou são coisas diferentes ? Pode me dizer a diferença ?

 

Outra coisa. No site da Clamper tem varios modelos e 'potencias' de DPS(ver llsta abaixo). Qual melhor atende minha necessidade ?

Minha casa é simples. Monofasica 220 volts. Ar condicionado, Chuveiro eletrico, tv, som, microondas, etc.....

Meu bairro é pouco populoso.

 

DPS VCL Slim 175V 45kA

DPS VCL Slim 175V 12,5/60kA

DPS Clamper VCL 275V 12,5/60kA Slim

DPS Clamper VCL 275V 20kA Slim

DPS Clamper VCL 275V 45kA Slim

 

Agradeço antecipadamente as dicas.

 

Marcelo Pereira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto dimensionamento de um DPS envolve muito mais do que uma simples descrição como a por você feita.. Pergunto se não vais fazer uso de um instalador para a tarefa de implementar o DPS. Certo que ele, observando o quadro ai na sua casa, o dimensionamento da fiação, recursos de fixação do mesmo, etc, vai conseguir melhor dimensionar o DPS

entretanto, assim na genérica, se tivesse que fazer a mesma coisa que você, por aqui, adotaria um desses: DPS Clamper VCL 275V 20kA Slim

 

Quanto a primeira pergunta, leia ai, onde resumo, As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha      

Pelo menos 8 delas não são supridas de modo algum pela adoção do DPS. Resta saber o quão importantes para você são as outras 8 razões para decidir se além do DPS também colocas um bom filtro de linha na extremidade, junto aos equipamentos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

...entretanto, assim na genérica, se tivesse que fazer a mesma coisa que você, por aqui, adotaria um desses: DPS Clamper VCL 275V 20kA Slim ...

 

 

Obrigado Faller.

 

Sempre prestativo.

 

Nos posts anteriores você citou que um de 45 KA estaria de bom tamanho para uma casa ou apartamento padrão.

Obviamente que vou conversar com meu eletricista, mas sabemos que existem por ai 'eletricistas' e 'eletricistas'. È difícil acertar na hora de contratar.

 

Quanto MAIOR o consumo interno na casa MAIOR deve ser o KA ou ao contrario ?

 

Quero ao menos ter uma noção do funcionamento quando conversar com ele. Entende.

 

Att.

 

Marcelo Pereira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nos posts anteriores você citou que um de 45 KA estaria de bom tamanho para uma casa ou apartamento padrão.

Quando citei esse valor de 45KA era para uma casa com equipagem assim: Monofasica 220 volts. Ar condicionado, Chuveiro eletrico, tv, som, microondas, etc..... ?????

 

Talvez sim talvez não e na dúvida...

 

E se me perguntares de novo amanha, ou mês que vem talvez lhe diga um novo valor..

 

Não sei se me entendes...

Tele especificar em um assunto técnico, que envolve visualização de um cenário como um todo, fica tão difícil quanto para um médico, imagino, diagnosticar sobre a doença do paciente, bem como administrar medicamento, quando o mesmo, ao telefone, descreve o cheiro de seu peido... :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se me entendes...

Tele especificar em um assunto técnico, que envolve visualização de um cenário como um todo....

 

Certo.

E o fornecedor especifica como se fosse simples.

 

DPS Clamper VCL 275V 20kA Slim

Este modelo de 20KA é indicado para instalações localizadas em áreas urbanas de alta densidade habitacional para que tenha uma vida útil longa. Isto porque os raios e surtos elétricos que atingirão a instalação terão sua intensidade reduzida uma vez que serão distribuídos entre muitas instalações.

DPS Clamper VCL 275V 45kA Slim

Este modelo de 45KA é indicado para instalações localizadas em áreas urbanas de alta, média e baixa densidades habitacionais, garantindo uma vida útil longa. Quanto maior a densidade habitacional, menor a intensidade dos raios e surtos elétricos que atingirão a instalação e maior a vida útil do produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao " Filtro de Linha SMS " , 

Filtros de Linha - Bivolt 4 tomadas Modelos com cabo de força de 1,3m ou 3,0m
 
 
 
Em suas características tem uma que achei interessante : 
  • Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de substituição de fusível; 
  •  
  • Mas por acaso alguém já viu aonde está o porta fusível ?????
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Com relação ao " Filtro de Linha SMS " , 

Filtros de Linha - Bivolt 4 tomadas Modelos com cabo de força de 1,3m ou 3,0m
 
 
 
Em suas características tem uma que achei interessante : 
  • Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de substituição de fusível; 
  •  
  • Mas por acaso alguém já viu aonde está o porta fusível ?????

 

Ele não tem fusível, justo por adotar um Circuit Breaker, também conhecido como disjuntor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não tem fusível, justo por adotar um Circuit Breaker, também conhecido como disjuntor...

Prezado Faller o que eu quis dizer e que nas caracteristicas do Filtro SMS diz:

  • Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de substituição de fusível;
  • Mas por acaso alguém já viu aonde está o porta fusível ?????
  • O Circuit Breaker não e justamente para eliminar o Fusível?????

Pois na característica diz que o circuit break protege o fusível de queimar e nunca precisa de substituí-lo. Ou estaria errado?????

  •  
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A razão de ser de um fusível é poder se fundir, para abrir o circuito e interromper a corrente.

Qualquer dispositivo cuja função pudesse ser evitar que o fusível se danificasse seria o equivalente a tampa para bico de extintor, que evita que saia o elemento apagador do fogo ou o tapa válvula que impedisse que se colocasse ar dentro das boias salva vidas etc e tal... Evitar que o fusível se queime seria totalmente do contra..

 

O Circuit Breaker, se colocado no lugar de um fusível, se abre na exceção, bastando a ação mecânica de religar sem ter a antiga tarefa de ter de trocar o fusível que na exceção se danifica, para proteger..

 

Na sua casa já houve essa substituição há muito tempo.  A proteção da mesma era feita por fusíveis, esses dai:

Fusiveis%20antigos_zpsccy3lip8.jpg

 

Agora é feita por disjuntores, esses dai:

disjuntor_din_monopolar_220_400v_32a_18x

 

Também nos dispositivos como esse filtro de linha o velho e bom fusível, esse dai:

 

Fusi3010veldeprotec3270a3030o_zps3f568c4

 

Pode ser substituído por um circuit breaker. Repare que tem um lado escrito reset, que é onde se pressiona para rearmar o mesmo..

 

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A razão de ser de um fusível é poder se fundir, para abrir o circuito e interromper a corrente.

Qualquer dispositivo cuja função pudesse ser evitar que o fusível se danificasse seria o equivalente a tampa para bico de extintor, que evita que saia o elemento apagador do fogo ou o tapa válvula que impedisse que se colocasse ar dentro das boias salva vidas etc e tal... Evitar que o fusível se queime seria totalmente do contra..

 

O Circuit Breaker, se colocado no lugar de um fusível, se abre na exceção, bastando a ação mecânica de religar sem ter a antiga tarefa de ter de trocar o fusível que na exceção se danifica, para proteger..

 

Na sua casa já houve essa substituição há muito tempo.  A proteção da mesma era feita por fusíveis, esses dai:

Fusiveis%20antigos_zpsccy3lip8.jpg

 

Agora é feita por disjuntores, esses dai:

disjuntor_din_monopolar_220_400v_32a_18x

 

Também nos dispositivos como esse filtro de linha o velho e bom fusível, esse dai:

 

Fusi3010veldeprotec3270a3030o_zps3f568c4

 

Pode ser substituído por um circuit breaker. Repare que tem um lado escrito reset, que é onde se pressiona para rearmar o mesmo..

 

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

Explicação campeã! Só uma besta não vai entender.

Thanks Faller, mais uma vez. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicação campeã! Só uma besta não vai entender.

Thanks Faller, mais uma vez. :)

Faller excelente explicação sobre circuit break.

No filtro sms não tem fusível, mas como nas especificações técnicas diz :

Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de substituição de fusível

 

O correto seria :

 

Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de fusível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller excelente explicação sobre circuit break.

No filtro sms não tem fusível, mas como nas especificações técnicas diz :

Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de substituição de fusível

 

O correto seria :

 

Circuit Breaker: Circuito de proteção que elimina a necessidade de fusível.

Discordo, embora isso tudo seja um problema menor e meramente semântico..

Para o engenheiro projetista você diz elimina a necessidade de fusível pois ele, o engenheiro, é quem necessita saber e decidir se coloca ou não fusível no projeto...

 

Para o comprador você diz, exatamente o que a SMS disse, elimina a necessidade de substituição de fusível, pois essa e o trabalho do comprador, usuário. É tarefa dele, desse usuário, a de trocar o fusível..

 

Ao usuário não interessa em nada se tem, se não tem, nem onde está ou deixou de estar o tal de fusível uma vez que o fabricante diz que não mais tem de trocar o mesmo. Afinal não é necessário que ele, usuário,  saiba se tem, onde tem, e para que tem, afinal, ele não vai mais ter de trocar mesmo..

 

Acho que estás olhando o produto com olhos de engenheiro projetista e não de usuário..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Faller me dá uma ajuda? Meu upsai comecou a dar um cheiro de queimado do nada, mas tava funcionando ainda, dai tirei da tomada, quando coloquei de novo nao tava mais ligando, dai peguei ele e tinha uma peça solta, abri ele e é tipo uma moeda de metal, o que é isso e onde vai? 

 

tirei uma foto:

 

IMG_20150328_222543.jpg

 

obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso dai é a metade de um varistor que, certamente chegou ao seu final de vida.  O que eu faria???  Trocaria todos os três varistores do mesmo...

 

Certamente se sacrificou para salvar seus equipamentos..

 

valeu!! vou procurar um igual depois..

 

mas tipo, nunca tinha visto um varistor assim, onde ele vai exatamente, nao achei outros 2 iguais nele..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se olhares sobre a placa deverás ver 3 desses varistores, olhe ai:

 

 

Olhe o tipo, modelo do varistor para 220 Volts:

 

 

Que é esse daqui:  http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-275-vac-s20k275-dnr20d431k-p-3321.html

 

achei! brigadao faller!!! acho que tem cura, mas ele tá sinistro, queimou os 3 varistores e acho que queimou o capacitor também, ele tá pretao tadinho.. ehehe

 

por via das duvidas vou ver se troco tudo, so fiquei na duvida desse varistor que você passou, nao dá pra ver os markings desses q queimaram, mas tenho a impressao dele ser maior (fisicamente) do que esse azul. Mas você falou tá falado, assim que der vou passar em uma eletronica, comprar tudo, soldar e testar.

 

nunca tinha visto um varistor desse jeito, nem sabia q ele era essa moedinha de metal, e trabalhei do lado de milhares de componentes durante anos..

 

IMG_20150329_092852.jpg

 

edit: nao tinha visto, mas rachou legal embaixo dos varistores, pegou uma trilha, dificilmente vai voltar a vida =(  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro da UPSAI não usa fusíveis térmicos, por isso o varistor explodiu como no vídeo abaixo. Por isso o Clamper é bem superior.

 

 

 

 

Se você conseguir recuperar a trilha, seria interessante colocar 2 fusíveis de 100 graus como esse:

 

 

http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-100-graus-10a-p-3747.html

 

 

Esse tópico pode te ajudar a recuperar teu filtro:

 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1107721-filtro-fht-1200-defeito/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também esse daqui pode lhe ajudar: Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200      

Os três varistores são de exata mesma característica, são iguais..

 

Agora imagine o surto de tensão que ele recebeu, e segurou, para ficar do modo como ficou.. Esse salvou seu equipamento sem a menor dúvida..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros,

 

estou lendo por completo esse tópico e estou na página 32. Também outros tópicos de como melhorar um filtro de linha, abaixo:

 

http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/362203-projeto-fazendo-filtro-de-linha-protecao-guia-dummies.html

 

Logo me desculpem se vou repetir a pergunta.

 

1) Onde encontro no Brasil esses capacitores abaixo?

 

i) Capacitores cerâmicos 4700pF de 1,2KV (Classe Y) <==== Ainda não encontrei.

ii) Capacitor de Poliéster 470nF x 630V (Classe X) <=== Encontrei na Farnell, mas tem que importar.

 

2) Além disso, considerando a especifica aplicação para filtragem. Teria problema se os mesmos fossem de filme metalizado, polipropileno ou outro material?

3) Na Farnell encontrei alguns desse tipo, porém de tensão bem inferior tipo 250VAC, 300VAC ou 630VAC. Desde que com a mesma capacitância esses também poderiam ser utilizados?

4) Faz diferença se o capacitor for X1 ou X2, Y1 ou Y2; ou ainda X1/Y1 e combinações? Uma coisa que me parece imutável (me corrijam se eu estiver errado), o capacitor classe X parece um tijolinho, já o classe Y parece um de cerâmica disco.

 

Muito obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i) Capacitores cerâmicos 4700pF de 1,2KV (Classe Y)

 

http://www.eletrodex.com.br/capacitor-de-disco-2kv.html

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-ceramico/capacitor-ceramico-disco-4-7nf-4-7k-2kv.html

 

Nessas lojas tem o de 2000V ou 2KV de 4,7nF = 4700pF (Quanto maior a tensão mellhor.)

 

 

ii) Capacitor de Poliéster 470nF x 630V (Classe X) 

 

lhttp://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-poliester/capacitor-poliester-470nf-470k-630v-0-47uf-630v.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sjrduarte

confesso que já havia encontrado esses capacitores nessas lojas, mas pelo pouco conheço fiquei com a impressão de que não eram dessas classes. Primeiro porque não fazem qualquer menção e segundo, no caso do capacitor 470nF x 630V (Classe X), acredito que deveria ser assim:
10x-capacitor-supressor-x2-470k-275v-232.

Considerando que você deve saber mais que eu, meu corrija caso esse achismo meu não proceda.

[ ]s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...