Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Faller,

O Belkin 12-Outlet Pivot-Plug Surge Protector - 120V - BP112230-08, possuí também Disjuntor Rearmável (Circuit breaker), e Fusível Térmico nas Proteções?

Esse Tempo de resposta: < 1ns é muito superior aos filtros de linha da concorrência?

Você já viu esse Belkin 12-Outlet Pivot-Plug Surge Protector - 120V - BP112230-08,

ou o APC Performance SurgeArrest 11 Outlet - 120V - P11VNT3 por dentro?

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, nunca a vi por dentro.. Nas características o fabricante sequer fala que a mesma tem proteções contra surto de tensão e sequer fala acerca da filtragem, quais as suas características..

Não levo nenhuma fé na coisa ai..

Já desconfiava, na verdade eu queria um filtro com tomada tripolar destacável porque irei mudar a posição dos aparelhos pra uma parede que não tem tomada perto. Sendo assim poderia comprar uma maior pra alongar o alcance.

Outra opção seria o Panamax Pm8-Ex que falam muito bem, porém o comprimento da tomada dele é de 1,8m se não estou enganado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

O Belkin 12-Outlet Pivot-Plug Surge Protector - 120V - BP112230-08, possuí também Disjuntor Rearmável (Circuit breaker), e Fusível Térmico nas Proteções?

Esse Tempo de resposta: < 1ns é muito superior aos filtros de linha da concorrência?

Você já viu esse Belkin 12-Outlet Pivot-Plug Surge Protector - 120V - BP112230-08,

ou o APC Performance SurgeArrest 11 Outlet - 120V - P11VNT3 por dentro?

:D

Especificamente não vi esses modelos mas se você conferir em um modelo inferior a esses dai, mais antigo, verás que tem sim proteção térmica devidamente embrulhada num sanduíche de varistores e terá também circuit breaker. veja ai: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39

A Belkin é primorosa na topologia interna e no cuidado com suas proteções.. Irrepreensível diria..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, tô precisando de uma dica sua! A rede da minha casa é um pouco problemática, já perdi varios commponentes de pc mesmo com aterramento. No entanto minha preocupação agora é com o PS3, perdi um depois de uma queda de energia.

já ouvi falar do DPS clamper q instala no dijuntor, posso comprar o de 20 mesmo?

e em relação a filtro de linha, qual você indica? este protetor da clamper presta?http://www.lojaeletrica.com.br/p/241060361045%252D8/Protetor+de+Surto

Agradeço desde já!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Faller, tô precisando de uma dica sua! A rede da minha casa é um pouco problemática, já perdi varios commponentes de pc mesmo com aterramento. No entanto minha preocupação agora é com o PS3, perdi um depois de uma queda de energia.

já ouvi falar do DPS clamper q instala no dijuntor, posso comprar o de 20 mesmo?

e em relação a filtro de linha, qual você indica? este protetor da clamper presta?http://www.lojaeletrica.com.br/p/241060361045%252D8/Protetor+de+Surto

Agradeço desde já!

Colocar um de 20 kA é melhor do que não colocar nenhum, mas se puderes coloca ai de maior capacidade, ou de 40 ou de 60 kA.. Tanto maior a capacidade de absorção melhor..

Quanto ao filtro de linha existem modelos mais novos, mais bonitos, e melhores da própria Clamper. Esse dai mais feio impossível..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar um de 20 kA é melhor do que não colocar nenhum, mas se puderes coloca ai de maior capacidade, ou de 40 ou de 60 kA.. Tanto maior a capacidade de absorção melhor..

Quanto ao filtro de linha existem modelos mais novos, mais bonitos, e melhores da própria Clamper. Esse dai mais feio impossível..

E qual você indicaria? tem algum mais em conta q não seja da Campler? (mas seja bom...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E qual você indicaria? tem algum mais em conta q não seja da Campler? (mas seja bom...)

Falas de filtro ou DPS..

DPS veja ai como exemplo:

http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+VCL%20p/%20ent.%20de%20for%C3%A7a

Filtros bons se tem da Clamper e/ou da Upsai (FHT-1200).. Não tem muitos mais não.. O mercado pouco oferece..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falas de filtro ou DPS..

DPS veja ai como exemplo:

http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+VCL%20p/%20ent.%20de%20for%C3%A7a

Filtros bons se tem da Clamper e/ou da Upsai (FHT-1200).. Não tem muitos mais não.. O mercado pouco oferece..

OK...esse clamper aqui é o mesmo preço do upsai http://www.clamperlojavirtual.com.br/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

Diferença???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Uma Fonte Genérica pode causar um forte e irritante som de ruído elétrico com o micro ligado?

É normal isso ocorrer, se é que é a Fonte. Poderia ser a Placa Mãe?

Esse barulho poderia ser atenuado se fosse usado um excelente Filtro de Linha?

Estabilizadores com Filtro de Linha Interno se diferencia em alguma coisa daqueles que não o possuí. Atrapalham a Fonte do mesmo jeito?

Um bom Filtro de Linha + uma Fonte decente e adequada a configuração é o ideal, porém tenho essas curiosidades.

Minha Rede Elétrica é 110V.

Valeu!

:unsure:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Fonte Genérica pode causar um forte e irritante som de ruído elétrico com o micro ligado?

Sim, assim como pode ocorrer com uma fonte de boa qualidade. (mas por motivos diferentes, obviamente)

É normal isso ocorrer, se é que é a Fonte. Poderia ser a Placa Mãe?

Sim, o barulho poderia estar vindo do VRM da placa-mãe, mas também pode vir do VRM da placa de vídeo (se você utilizar uma offboard)

Esse barulho poderia ser atenuado se fosse usado um excelente Filtro de Linha?

Dependendo da causa do barulho sim.

Dependendo da causa do barulho não.

Dependendo da causa do barulho o mesmo vai sair da fonte, mas passar para o filtro.

Estabilizadores com Filtro de Linha Interno se diferencia em alguma coisa daqueles que não o possuí. Atrapalham a Fonte do mesmo jeito?

Prejudicam a mesma coisa.

E geralmente os fabricantes colocam algum componente de 5 centavos que sozinho equivale a porr* nenhuma e já colocam na caixa "com filtro de linha interno" (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jorno,

O que eu fiz aqui foi atualizar a bios da placa mãe M2N-E (VRM de 3 fases) que estava guardada aqui ainda com a bios original de fábrica, para a 5001 que aceita os Athlon IIX2 255 / Athlon IIX3 405e / Athlon IIX4 605e.

Atualizei a bios via Dos usando um Sempron 3200+, + Placa de Vídeo PCI Express Nvidia Geforce 7200GS 128MB + Fun Hung 450W, e percebi que o vcore ficou mais alto em 1.34 e a temperatura do processador no setup também!

Eu utilizo essas mesmas peças na PCChips A33G com uma Maxtroo 500W, e funciona silenciosamente. O vcore reconhecido no setup no entanto é 1.28, que é o correto!

Como ainda não tenho um dos 3 processadores suportados por essa bios, pode ser que seja o processador errado, ou essa fonte horrível que joguei fora!

Tenho que testar com a Maxtroo 500W pra ver!

Vou comprar uma fonte e um filtro de linha decente em breve!

:unsure:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jorno,

O que eu fiz aqui foi atualizar a bios da placa mãe M2N-E (VRM de 3 fases) que estava guardada aqui ainda com a bios original de fábrica, para a 5001 que aceita os Athlon IIX2 255 / Athlon IIX3 405e / Athlon IIX4 605e.

Atualizei a bios via Dos usando um Sempron 3200+, + Placa de Vídeo PCI Express Nvidia Geforce 7200GS 128MB + Fun Hung 450W, e percebi que o vcore ficou mais alto em 1.34 e a temperatura do processador no setup também!

Eu utilizo essas mesmas peças na PCChips A33G com uma Maxtroo 500W, e funciona silenciosamente. O vcore reconhecido no setup no entanto é 1.28, que é o correto!

Como ainda não tenho um dos 3 processadores suportados por essa bios, pode ser que seja o processador errado, ou essa fonte horrível que joguei fora!

Tenho que testar com a Maxtroo 500W pra ver!

Vou comprar uma fonte e um filtro de linha decente em breve!

:unsure:

Fan Hung?

Rapaz, essa ai é matadora...

http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/316775-fonte-fan-hung-450-w-ninguem-merece.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal

Quero colaborar com o fórum, que já me ajudou muito.

Comprei um Clone F1 e ele é tão ruim quanto as versões "não-plus" dos irmãos maiores.

Detalhes e Especificações:

Supressor de picos de tensão;

Proteção contra surtos de tensão;

Chave Liga/Desliga;

Tomada elétrica padrão NBR14136;

LED indicador de funcionamento;

Fusível de proteção;

Pino terra retrátil;

Utilização em tomadas bipolar e tripolar;

Proteje: Computadores, impressoras, fax, televisores, videogames e eletroeletrônicos em geral;

Cor: Branca.

Número de tomadas elétricas: 01 (NBR14136);

Chave ON/OFF;

Corrente máxima: 6A;

Tensão de operação: 127/220V~;

Fator de operação: 70 joules;

Pico máximo de corrente: 2500A.

Potência máxima de consumo:

Tensão de entrada: 127V~|760W;

Tensão de entrada: 220V~|1300W.

Tensão máxima de grampeamento: 710V;

Fusível: 8A/250V~;

Composição: Termoplásticos, metais e circuito eletrônico.

Abri o aparelho e fiz algumas fotos simples para que seja postado na primeira página do fórum. Além do fusível e da chave on/off, pelo que pude ver, tem apenas 1 varistor, 1 resistor e 1 diodo.

5sgh.jpg

w3ep.jpg

ls7f.jpg

pjss.jpg

Quero agradecer ao Faller por todo o conhecimento passado aqui. Foi muito útil para me ajudar com os meus equipamentos. Graças ao Faller, não tenho mais placas-mãe e módulos de memória queimados semestralmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno,

Testei com a Maxtroo 500W e funcionou silencioso. O problema era mesmo a fonte que usei antes!

No Setup em Advanced / Jumper Free Configuration / Al Tuning tive que configurar e colocar em Manual, e setar o CPU Voltage para 1.2750V ou poderia ter colocado 1.2875V, para o vcore ficar em 1.28V.

Instalei o sistema e estou navegando na Internet!

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradecendo a colaboração do colega Tsu_brO, daqui do fórum, que abriu e fotografou seu filtro de linha da Multilaser, modelo WI188. Passo a postar e comentar as fotos que ele me enviou..

De cara a apresentação do blister em que o produto se apresenta a venda:

FiltrodelinhaMultilaserWI188ApresentaoemBlister.jpg

No verso desse blister algumas características e dados sobre a garantia que deixa claro que trocará o produto, num prazo de um ano, se ele apresentar defeito de fabricação..

FiltrodelinhaMultilaserWI188Descrioegarantia.jpg

Visto de frente o produto mostra suas 3 tomadas, todas no novo padrão brasileiro, sua chave liga/desliga, com lâmpada neon interna, que se acende ao ligar a proteção e um receptáculo para fusível, na lateral, para alojar seu fusível de 10 Amperes.

FiltrodelinhaMultilaserWI188Frontal.jpg

Numa visão interna geral do mesmo se nota a pobreza dele. Seu barramento parece estar bem dimensionado ao que se presta e, mesmo sem ter sentido a pressão mecânica nos contatos, parece ter condições de manipular a corrente proposta.

De filtro de linha na verdade só tem o nome, pois nenhum elemento de filtagem se pode notar ai.. Nem capacitor tampouco algum indutor. Filtro só no nome mesmo, estampado lá no Blister..

FiltrodelinhaMultilaserWI188Interior.jpg

Detalhando mais um pouco se pode observar que ele porta somente um componente interno, dedicado a proteção contra surtos, um varistor de 10 mm de diâmetro, de código 10D471K, de 300 Volts AC de tensão de ruptura, um tanto elevada, (comumente se vê por ai varistores de 250 ou 275 Volts AC nas proteções que se destinam a uso em 220 Volts). Vale citar que os fabricantes, de modo geral, especificam suas proteções como bivolt ou 127/220, quando na verdade são proteções dimensionadas para uso em 220 Volts, que podem ser usadas em 127 Volts. Note que uma proteção para 220 Volts ceifa, corta, clampa quando a tensão de um surto alcançar os 250, 275 ou 300 Volts e que as proteções para 127 VAC fazem essa proteção quando a tensão do surto atingir os 150 a 175 Volts AC. Claro, uma proteção, projetada para uso em 220 Volts, usada em 110, vai proteger mas cortará, ceifará somente lá pelos 275 Volts...

FiltrodelinhaMultilaserWI188Detalhedaentradadeenergia.jpg

Detalhe do seu único varistor, colocado entre fase e neutro:

FiltrodelinhaMultilaserWI188Detalhedonicovaristor.jpg

No detalhe da entrada de fiação fica fácil de se notar que tudo indica que esse chamado filtro ou tem seu fusível e chave, no neutro, o que é totalmente errado, ou faz o desfavor de inverter a polarização de suas tomadas. O padrão quando se vê uma tomada de frente é esse que posto ai..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Como se pode notar pela foto abaixo, deduzindo-se que o fio que entra no fusível é o fio fase, a fiação que foi feita, e do modo como está feita, inverte a alimentação das tomadas colocando o fase aonde deveria ser neutro e vice versa:

FiltrodelinhaMultilaserWI188Inversodepolaridade.jpg

Não bastante essa inversão, ainda comunica, na impressão do plástico, na tomada, o modo correto, a polarização correta. Mas dentro, na fiação coloca a polarização errada.. Veja no detalhe:

FiltrodelinhaMultilaserWI188Detalhedatomadafrontal.jpg

Note que a impressão, no plástico, também mostra o simbolo do aterramento e muito provavelmente deve também apresentar, aonde a foto não mostra, a identificação do fio fase.

É inconcebível esse tipo de erro. Isso é coisa para eletricista de araque.

Em resumo. Uma extensão de tomadas, um benjamin linear, com nada de filtragem e com uma proteção contra surtos de tensão bastante singela de custo em loja de R$ 0,43 (muito menor se comprada em lote, de modo industrial http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/4706/71/varistor/varistor-s10k-300v-10d471k ). Deixa muito a desejar, principalmente pelo fato de inverter a polaridade da tomada. Imagine que o usuário tenha tido, em sua casa, a preocupação garantir que todas suas tomadas estivessem corretamente polarizadas, o que é absolutamente normal (faz parte da norma) . Adotar um desses filtros dai poe tudo por terra, acaba com o zelo de fazer a coisa certa..

É realmente um desfavor, se imaginares que as duas principais funções de uma tomada ter 3 fios é de:

1) Aportar o aterramento a seu equipamento;

2) Garantir a correta polarização a esses equipamentos.

Esse dai acaba com 50% das funções da tomada... Lastimável..

Atenção: Como as fotos não conseguem oferecer definitivas provas de que exista a inversão da polarização das tomadas devo citar que existe uma única possibilidade dessa polaridade não ter sido invertida, que é a errada ligação do fio neutro no fusível/chave. Essa dai é uma possibilidade real mas que me recuso a crer tenha sido adotada. Nesse caso, ao se desligar o filtro não se interromperia o fio fase e sim o neutro. Nesse caso a polaridade estaria correta mas o erro passaria a ser pior.. Imagine você desligar no filtro e correr o risco de tomar um choque ao mexer no fio fase "vivo" pensando estar o mesmo desligado.. Sei sim que usuários comuns não costumam ficar mexendo no fio fase, mas o problema é conceitual...

Mais uma vez obrigado ao colega Tsu_brO pela colaboração..

Amigo muito boa sua analise, mas não vi a citação concreta se ele vai proteger ou não o pc, nao me importo em filtrar, gostaria de saber se por acaso que um papoco bonito na rua o meu pc vai ta protegido? Estou usando esse filtro direto no PC em 220 uma fonte corsair 400w O FUSIVEL VAI QUEIMAR ANTES DE CHEGAR A CORSAIR OU ELA VAI LEVAR TAMBEM E TEREI DE DA ADEUS AO MEU PC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo muito boa sua analise, mas não vi a citação concreta se ele vai proteger ou não o pc, nao me importo em filtrar, gostaria de saber se por acaso que um papoco bonito na rua o meu pc vai ta protegido? Estou usando esse filtro direto no PC em 220 uma fonte corsair 400w O FUSIVEL VAI QUEIMAR ANTES DE CHEGAR A CORSAIR OU ELA VAI LEVAR TAMBEM E TEREI DE DA ADEUS AO MEU PC?

fusível só vai atuar depois do equipamento ligado ao filtro (no caso a fonte) estar danificado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo muito boa sua analise, mas não vi a citação concreta se ele vai proteger ou não o pc, nao me importo em filtrar, gostaria de saber se por acaso que um papoco bonito na rua o meu pc vai ta protegido? Estou usando esse filtro direto no PC em 220 uma fonte corsair 400w O FUSIVEL VAI QUEIMAR ANTES DE CHEGAR A CORSAIR OU ELA VAI LEVAR também E TEREI DE DA ADEUS AO MEU PC?

Citação concreta nesse sentido só se eu fosse um grande enganador...

Imagina lá eu escrever que sim com produto x, y, z etc, seus equipamentos estariam salvos em absoluto.. Só os produtos Tabajara mesmo é que poderiam prometer isso dai..

Veja ai, tirado de minha citação:

" Detalhando mais um pouco se pode observar que ele porta somente um componente interno, dedicado a proteção contra surtos, um varistor de 10 mm de diâmetro, de código 10D471K, de 300 Volts AC de tensão de ruptura, um tanto elevada, (comumente se vê por ai varistores de 250 ou 275 Volts AC nas proteções que se destinam a uso em 220 Volts). Vale citar que os fabricantes, de modo geral, especificam suas proteções como bivolt ou 127/220, quando na verdade são proteções dimensionadas para uso em 220 Volts, que podem ser usadas em 127 Volts. Note que uma proteção para 220 Volts ceifa, corta, clampa quando a tensão de um surto alcançar os 250, 275 ou 300 Volts e que as proteções para 127 VAC fazem essa proteção quando a tensão do surto atingir os 150 a 175 Volts AC. Claro, uma proteção, projetada para uso em 220 Volts, usada em 110, vai proteger mas cortará, ceifará somente lá pelos 275 Volts...

http://i137.photobucket.com/albums/q...adeenergia.jpg

Detalhe do seu único varistor, colocado entre fase e neutro:

http://i137.photobucket.com/albums/q...covaristor.jpg "

Se depreende dai que uma proteção que normalmente deve conter no mínimo 3 varistores de 20 mm e de menor tensão, tendo somente um deles e de 10 mm, não pode oferecer a mesma proteção...

Veja ai o varistor dessa proteção:

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=10d471

São um total de R$ 0,43 a proteger seu PC.. O que achas????

Precisa eu dizer mais???

Quanto ao fusível, excelente proteção ele para sua casa não pegar fogo.. Para isso que fusível serve..

Quando se trata de proteger eletrônica, semicondutores em geral, fusível é quase que desnecessário, pois nunca conseguirá, em tempo, proteger na hora de um surto de tensão por exemplo..

Para teres uma ordem de grandeza do tempo de ação (de entrada em ação) de um fusível, comparado com a de um varistor, ai tens mais ou menos o tempo de cada um..

Fusível: 0,01 segundo

Varistor: 0,00000001 segundo

Se esperares por um fusível para proteger seus equipamentos ou sua fonte, espere sentado..

Quando um fusível se funde é porque a corrente por ele passante excedeu e muito o seu limite de fusão e, adivinhe agora por onde essa corrente passou???? Por dentro de seus equipamentos por dentro de sua fonte... Se aumentou assim a ponto de romper fusível é que algo de muito ruim já aconteceu com seu equipamento ou sua fonte..

Mas esse tipo de interpretação errônea da função de um fusível não é privilégio seu.. É lugar comum em quem acha estar protegido somente com eles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os varistores, que não existem, só existe o lugar para inserção dos mesmos, VRT3 e VRT4 estão eletricamente ligados um deles entre fase e terra e outro entre neutro e terra. Esse seria o primeiro up que eu faria nessa proteção, a colocação de dois varistores ai , se couberem, de 20 mm x 275 Volts. Seu nome:

TVR20431, que eleva para 190 Joules a capacidade de absorção de energia de exceção... Também trocaria o varistor de 14 mm (VRT1) entre fase e neutro, por um de 20 mm.

Desculpem se for uma pergunta óbvia...Mas eu posso fazer o up recomendado usando um varistor S20K - 275V - 20D431K ao invés do sugerido (TVR20431)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpem se for uma pergunta óbvia...Mas eu posso fazer o up recomendado usando um varistor S20K - 275V - 20D431K ao invés do sugerido (TVR20431)?

É exatamente o mesmo componente porém fabricado por outro fabricante, por isso a pequena diferença de nomenclatura..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...