Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Uma rápida olhada na primeira página do tópico em que estamos lhe mostraria o link da análise do mesmo. Vá até lá e clique..

ndicedosfiltrosanalisados.jpg

É para isso que índices servem..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia.

Faller, logo acima falaste a respeito de um varistor de 10mm, porém a foto mostra um de 14mm.

Falha minha....

Já editado e corrigido...

Obrigado pela dica..

O "clean energy" é o mesmo do "protect energy"? São os mesmos modelos com nomes diferentes?!

Se eu soubesse que são os mesmos com nomes diferentes nem tinha postado... rs

Olha, certeza absoluta não dá para ter.. Há que se ter jogo de cintura nessa hora e deduzir algumas variáveis.. As lojas, o canal de vendas, principalmente assim via internet, é pródigo em inventar, modificar e adaptar nomenclatura, algumas vezes até para tornar mais atrativa a mercadoria agregando por exemplo um "GAMER" no meio do nome do que que que seja..

Cansei de ver isso dai.. Ontem mesmo vi um caso.

Numa a etiqueta colocada pela loja num dispositivo de proteção tem claramente o nome de Filtro de Linha quando nem mesmo o fabricante o considera assim e nem tampouco tem o dispositivo filtragem nenhuma..

Olha ai: Filtrodelinhacomodescrioerradadaproteo.jpg

No catálogo da loja: Anti-raioTSSHARA.jpg

"Jogo de cintura", Sevirol, é o nome do jogo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, por isso botei o link do produto e pedi informações sobre ele.

Amanhã vou entrar em contato com a loja e pedir pra me confirmarem o modelo exato do aparelho, pois se realmente for o "clean energy" original, aquele que está descrito no site da sms e esse que você fez o teste, a atendente vai ter que confirmar se as caixas são iguais.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F

Olha, certeza absoluta não dá para ter.. Há que se ter jogo de cintura nessa hora e deduzir algumas variáveis.. As lojas, o canal de vendas, principalmente assim via internet, é pródigo em inventar, modificar e adaptar nomenclatura

Pior exemplo disso está nas Americanas, que chama o produto de... adaptador para tomada bivolt. E olhe o precinho da coisa:

http://www.americanas.com.br/produto/7475575/adaptador-p/-tomada-bivolt-clean-energy-padrão-antigo-sms

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um tempo atrás acabei comprando um filtro de linha da Clamper com 5 tomadas no ML por R$30,00, pois o Clone F8 (01062) estava em falta. Porém agora voltou em uma "nova versão" (Clone F8 Plus 01087).

Comparando a análise do Clamper e do Clone F8 Plus (01087), observei as seguintes diferenças:

Clamper: varistores de tamanho 14 mm, apenas um capacitor (X2), e indutor duplo.

Clone: varistores de tamanho 18 mm, dois capacitores (X2 e Y1) , mas não possui indutor.

No entanto eu queria saber se o indutor presente no filtro Clamper e o capacitor Y1 presente no filtro Clone tem a mesma função? Pois atualmente estou indicando a compra de filtro de linha para os meus amigos ao invés de usar estabilizador, e já que os dois modelos estão na mesma faixa de preço e bem avaliados nas análises feitas no fórum, peço que me digam qual dos dois filtros seria melhor, considerando as diferenças de componentes, para que eu possa indicar à outras pessoas o que seria o melhor a comprar.

Grato pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Há um tempo atrás acabei comprando um filtro de linha da Clamper com 5 tomadas no ML por R$30,00, pois o Clone F8 (01062) estava em falta. Porém agora voltou em uma "nova versão" (Clone F8 Plus 01087).

Comparando a análise do Clamper e do Clone F8 Plus (01087), observei as seguintes diferenças:

Clamper: varistores de tamanho 14 mm, apenas um capacitor (X2), e indutor duplo.

Clone: varistores de tamanho 18 mm, dois capacitores (X2 e Y1) , mas não possui indutor.

No entanto eu queria saber se o indutor presente no filtro Clamper e o capacitor Y1 presente no filtro Clone tem a mesma função? Pois atualmente estou indicando a compra de filtro de linha para os meus amigos ao invés de usar estabilizador, e já que os dois modelos estão na mesma faixa de preço e bem avaliados nas análises feitas no fórum, peço que me digam qual dos dois filtros seria melhor, considerando as diferenças de componentes, para que eu possa indicar à outras pessoas o que seria o melhor a comprar.

Grato pela atenção.

Esqueçamos a questão visual (acho o Clamper sofrível no visual) e também o número de tomadas como fator de decisão, correto??

Fazer essa diferenciação é relativamente fácil e me parece que nem é a questão filtragem nem a questão proteção que realmente ajudarão na decisão..

A existência de indutor no filtro é desejável, mas não decisiva..

Se consegue uma boa filtragem com os capacitores X ou Y.. O Indutor melhora a curva do filtro mas nem é decisivo não..

O tamanho dos varistores é importante mas também não é nem limitante nem deve ser levado como decisor.. Melhor se maior, mas não chega a derrubar o concorrente..

A questão dos capacitores Y me parece ser interessante para análise..

A presença desses capacitores pode ser boa e pode ser ruim. Vejamos como..

O capacitor Y, para poder bem filtrar ruídos elétricos de modo comum, se vale da ligação desse capacitor, geralmente com o valor de 4,7nF entre fase e aterramento e entre neutro e aterramento..

Se efetivamente a instalação tiver esse aterramento, na tomada, a eficiência, a operação desse filtro em modo comum é realizada, e isso é bom..

Entretanto, quando a instalação elétrica não dispõe desse aterramento na tomada, esse capacitor passa a perfazer um divisor capacitivo, de 4,7 nF cada ramo, entre fase e carcaça do PC.

Esse capacitor vai apresentar uma reatância capacitiva da ordem de

Xc = 1 / (2 x pi x f x C) onde pi = 3,1416, f = 60 Hz e C = 0,0000000047 F

Xc = 560k

É mais ou menos igual a se colocar um resistor de 560K entre fase e carcaça do PC.. Considerando que as fontes também tem internamente esse capacitor Y, a fonte do monitor também, e que todos essas carcaças estão equipotencializadas, interligadas, se tem ai o paralelo de 3 desses capacitores, reduzindo o valor dessa reatância capacitiva p[ara 560k/3 = 188k

Para aquelas pessoas com maior sensibilidade a choque elétrico (é uma característica de pele) e trabalhando em piso frio, de pés descalços ou sapato/chinelo com sola minimamente condutiva couro, por exemplo) a sensação de choque por escostar no gabinete pode aumentar e isso é ruim.. Não mata nem fere ninguém, só pode se apresentar como uma característica desagradével..

Resumindo, se for esse o fator de decisão entre eles:

- Adote filtro de linha com presença de capacitores Y, o Clone 01087 por exemplo, se sua instalação tiver aterramento na tomada...

- Adote algum filtro sem os capacitores Y, o Clamper Computer Protector, de 5 tomadas por exemplo, se sua instalação não tiver aterramento na tomada...

ATENÇÃO: Esse direcionamento absolutamente não invalida nem deixa de recomendar qualquer um deles em qualquer uma das condições, com ou sem aterramento. Ambos vão operar de igual modo, protegendo seus equipamentos..

É só um quesito adicional de desempate entre as duas topologias, com capacitor Y e sem capacitor Y...

  • Curtir 4
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok faller, agradeço a explicação detalhada para um leitor um pouco leigo(rsrsrs). Então ao "meu entender" tanto faz escolher entre o Clone e o Clamper (em termos de filtragem e proteção).

OBS: Estou recomendando o uso do filtro de linha não só em PC, mas em Tv e eletrônicos em geral, pois aqui na região eu acho a energia elétrica muito ruim.

Grato pela disposição e interesse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tirei essa análise lá da primeira página pois ela cumpriu a função no princípio do tópico. Agora o melhor mesmo é que na primeira página fique só mesmo as recomendações de participação com fotos e o índice de análises.

O filtro para referência visual:

00Manhattanrefernciavisual.jpg

Segundo a NF se chama somente Filtro de Linha 7 Tomadas Preto

01Manhattanvalores.jpg

A embalagem é das mais simples,um blister com o filtro de linha. Ai vão as especificações constantes na parte de trás desse blister

03Manhattanespecificaes.jpg

Ai começamos a notar o que me levou a escrever o tópico: Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

Justo nesse tópico mostro a maldita confusão criada pela adoção do nome de Filtro de Linha às proteções contra surto. Esse dai é um ótimo exemplo. Ele não é um filtro de linha, não tem nenhum elemento responsável por filtragem, alguma. Ele é uma proteção contra surtos de tensão, mas na loja está como Filtro de Linha, na NF está como Filtro de linha..

Dentro dessas características estão valores completamente marginais, considerando 90 Joules como sendo a capacidade de supressão de energia de exceção que, veremos mais adiante, não ser a especificação do varistor que ele tem internamente... Nenhum elemento de filtragem, se bem que nem no anúncio de venda ele prometia filtragem nem tampouco em suas especificações ele promete.. Não é um filtro de linha portanto e sim uma proteção, fraca, contra surtos de tensão..

A seguir uma visão interna, em plano geral, do mesmo:

05Manhattanvisointerna.jpg

Abaixo um detalhe de sua chave, micro-disjuntor e ao mesmo tempo indicação luminosa. O micro-disjuntor é de 15 Amperes que na tensão de 125 Volts resulta em uma potência máxima tolerada de 15 x 125 = 1.875 VA. Ponto positivo para ele no plug do cabo, que facilita a colocação na tomada da parede quando se tem tomadas duplas...

06Manhattandetalhedoplugentradaedom.jpg

Abaixo uma visão do varistor único, de código 14D201K, de 130 Volts AC de ruptura, de 14 mm de diâmetro e de 57 Joules de capacidade de absorção de energia, embora nas características do filtro conste 90 Joules.. Eventualmente diferentes marcas de varistores ou diferente metodologia de medida pode fazer com que ele tenha os prometidos 90 Joules, mas que de qualquer modo é bastante baixo o valor. Tem um varistor somente, entre fase e neutro, diferentemente das boas proteções que no mínimo tem 3 varistores(F-N, N-T e F-T).

Tem também um fusível térmico sanduichado com o varistor através de um pedaço de termocontrátil miniatura (poupou-se até mesmo no tamanho do termocontrátil). O fusível térmico é de ruptura em 102ºC e para correntes de até 2 Amperes. Ele não abre o circuito que vai para o equipamento e sim somente a ligação com o varistor. Uma vez queimado o varistor ou o fusível térmico você nunca saberá disso e se durante um pico de maior duração o varistor se for, dane-se seu equipamento.. Ele que se vire...

07ManhattanvaristoreTCO.jpg

Segue detalhe da lâmina interna da proteção contra surto. Fica fácil de ver ai que essa lâmina, bem como as outras duas, foram feitas em 3 diferentes peças, pois não são iguais as 3 seções da lâmina.

08Manhattanlminainteira.jpg

Três diferentes estamparias são feitas para se conseguir o total de cada uma das lâminas, e ai reside o maior problema elétrico dessa proteção. Veja ai o problema criado com essa rebitagem fajuta que foi feita ai nas 3 lâminas:

09Manhattanpontofraco.jpg

Esse detalhe ai gera um ponto de péssimo contato, sujeito a elevação de resistência e justo logo após a primeira tomada. Praticamente toda a corrente poderá passar por essa emenda ridícula..

Veja ai o quão frouxa está essa emenda que sem força alguma eu movi uma parte da lâmina com relação a outra...

É tão ridícula essa montagem que dá até para perceber diferença ou do metal ou da cobertura desse metal num detalhe mais aproximado. Note que o que une as partes das lâminas nem é rebite e sim uma espécie de ilhós, sem a menor força mecânica para manter bom contato elétrico. Aposto que isso dai não resiste a 15 Amperes por nada desse mundo. Vai aquecer e derreter o plástico, encostar fase e neutro e quiçá, pegar fogo... Veja ai:

11Manhattandetalhedaemendadalminain.jpg

Ou seja, logo ao abrir o mesmo achei que iria reclamar dele por não ter nenhum filtro, ou pelo seu único varistor de baixa capacidade, mas elejo a péssima mecânica/elétrica das lâminas como principal e matador defeito dessa proteção dai.

Isso dai não deve ter nada a ver com os bons produtos da Manhattan e sim deve ser um clone ultra vagabundo made in China sem a menor preocupação técnica. Meu cachorro não projetaria um barramento para 15 Amperes tão fajuto como esse dai.. De todas as porcarias nacionais que conheço, nessa área, jamais vi algum barramento de distribuição tão precário como esse dai..

Não o vou devolver para a e-Coyote por somente duas boas razões;

1) Eles me atenderam excepcionalmente bem e não tenho absolutamente nada a reclamar. Desde o anúncio até a entrega foram muito bons;

2) E principalmente.. Faço dela uma ótima proteção em meia tarde de trabalho, corrigindo varistores adicionais, agregando filtro e principalmente a questão das lâminas com um by-pass de fio grosso soldado em cada barra, para que a corrente passe pelo fio e não por aquela maldita junção com rebite, digo, ilhós vagabundo...

Confesso ser essa montagem eletro-mecânica pior, muito pior que qualquer uma da usada nos filtros da Clone...

Com isso fecho essa análise dando os parabéns para o colega pedrobicalho que teve a mesma ideia de fotografar e postar, no tópico Filtro Manhattan - Fotos do Interior, esse filtro de linha que sabemos não é um filtro de linha e quase não é uma proteção, jurando que não quis fazer concorrência a sua ideia mas tinha que dar partida a um tópico desse tipo pois está ficando ridículo, no fórum, de tanta pergunta repetitivas sobre filtros de linha. Só assim, se tudo correr bem, mais e mais pessoas apendarão fotos de seus filtros de linha, desde que ainda não postadas no tópico, para que em conjunto os analisemos e cresçamos nosso aculturamento e crítica sobre os mesmos...

Parabéns mais uma vez pedrobicalho, e, que bom que ambos tivemos a mesma ideia de ajudar a visão do nossos colegas sobre esse dispositivo ai..

Abraço...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui achar o Clone F8 Plus 01087.

E logo pertinho de casa, fui lá hoje e comprei o meu.

Na vitrine tem apenas mais um. E já conversei com o pessoal lá, sempre compro peças dessa loja, já pedi que eles peçam mais desse modelo.

Aí tá o link, quem ver primeiro, leva a última unidade.

http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=filtro-de-linha-8-tomadas-preto-01087-clone

Quem realmente estiver querendo comprar o filtro, deixa uma mensagem aqui de "quero 1" que eu mando uma estimativa lá pra eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui achar o Clone F8 Plus 01087.

E logo pertinho de casa, fui lá hoje e comprei o meu.

Na vitrine tem apenas mais um. E já conversei com o pessoal lá, sempre compro peças dessa loja, já pedi que eles peçam mais desse modelo.

Aí tá o link, quem ver primeiro, leva a última unidade.

http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=filtro-de-linha-8-tomadas-preto-01087-clone

Quem realmente estiver querendo comprar o filtro, deixa uma mensagem aqui de "quero 1" que eu mando uma estimativa lá pra eles.

Até mais barato que na kabum!

Mas no frete o preço acaba ficando o mesmo pro meu cep. :/

Diz pra eles comprarem o máximo possível pois ta saindo muito bem!

Vou até recomendar para meus clientes e em fóruns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Faller,

Adquiri um HT-S3400 da Onkyo e comprei o

Filtro de Linha Upsai Profissional 8 tomadas 120V | FHT-1200 - 1,3 KVA 89,00 reais.

Gostaria de saber se é o bastante para êste aparelho e uma TV LCD 40.

Quanto ao

Condicionador de Energia Upsai Profissional 8 Tomadas (120V) | ACF-1600 - 1,5 KVA - NOVO Padrão 399,00 reais, comparando com o filtro de linha e se eu resolvesse comprá-lo o que eu estaria ganhando?

Vale à pena?

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostaria de saber se é o bastante para êste aparelho e uma TV LCD 40.

Quanto ao

Condicionador de Energia Upsai Profissional 8 Tomadas (120V) | ACF-1600 - 1,5 KVA - NOVO Padrão 399,00 reais, comparando com o filtro de linha e se eu resolvesse comprá-lo o que eu estaria ganhando?

Vale à pena?

Um grande abraço.

Se é o bastante é uma pergunta conceitual...

Batante para que???

Para previnir de dano em surto normal?

Para previnir de dano em um surto de maior energia?

Para previnir de dano no caso da alta tensão cair sobre a fiação de baixa tensão?

Para prevenir de dano no caso da energia induzida na rede em um raio que caiu 10 km longe de sua casa??

Ou se o raio caiu a 100 metros de sua casa??

Ou a 10 metros??

O na própria??

É muito difícil ou impossível para o fabricante dizer ou se deduzir a quais desses eventos a proteção é efetivamente eficaz na sua função.

Entretanto o quadro melhora bastanet se comparado a ligar na tomada sem ela...

Os condicionadores de energia são a evolução natural dos filtros de linha ou protetores contra surtos de tensão, (surge supressors) comop são mundialmente conhecidos.

Nessa evolução de tamanho, de preço e de capacidade, outras funções ou características passaramna ser incorporadas.

Genericamente falando funções como:

- Sequenciamento temporizado de energização das saídas, que visa proteger sua rede elétrica dos picos de corrente de ligamento de diversos equipamentos ao mesmo tempo, quando se ativa o condicionador. Ele a partir do comando para ligar passa a alimentar cada uma tomada ou banco delas em intervalo de tempo, ajustável ou não..

- Bancos individuais de filtragem ou proteção em cada tomada ou banco delas, que minora a interação entre equipamentos, via alimentação;

- Monitoramento da tensão da rede elétrica e desativação das tomadas em caso dessa tensão transgredir limites, para cima ou para baio, da tensão nomina.

Quanto as mais diferentes funções que são agregadas, poderia ficar aqui mais meia hora arrolando as mesmas, mas não é foco.. Isso se vê nas descrições, nas características dos mesmos nas suas home pages..

Enretanto tome ciidado com o "intermediário".. Chamo de intermediário aquele produto que não chega a sair de uma categoria mas dá toda a pinta de ter entrado na outra. Vou te dar um exemplo com um produto que nem mais está em linha (e desconfio que saiu justo por essa causa) que é o ACF-1000 da Upsai.

Olhe ele por dento ai:

ACF1000umfiltrodelinhaemumaeumpreomaiores.jpg

E olhe o FHT-1200 por dentro ai:

FiltrodelinhaUpsaiFHT-1200visodeseuimpresso.jpg

Fica muito fácil de se perceber que o AFT-1000 muito se aproximava de um FTH-1200, na sua eletrônica e função, mas tinha uma cara, uma roupagem para colocar em rack, tinha caixa a mais, tinha lata a mais.

Seus preços à época em que coexistiam eram completamente diferentes e o valor maior do ACF-1000, na prática, comprava mais lataria somente.

Repito, acho que foi por isso que saiu de linha..

Nunca abri um ACF-1600, e notadamente, por declaração do fabricante, ele agrega novas funções, se comparado com o FHT-1200.

A diferença, o que ganhas, são essas novas funções. Pese você se elas são importantes ou não, para você...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, o FHT-1200 tem como proteção pro cabo da antena e para o cabo de telefone o fio terra?

Adianta alguma coisa pra quem não tem aterramento passar o cabo do telefone e da antena por ele?

Essas duas fiações, diferentemente da fiacão de energia, dificilmente apresentam surtos em modo diferencial, isto é, entre os dois fios ou entre o núcleo e a malha, no caso do cabo de antena. Basicamente então a proteção para os mesmos é mais focada em surtos de modo comum, entre a fiação e o terra.

Assim sendo é necessário que se tenha aterramento para bem resolver a proteção para essas duas linhas. Tem ai duas considerações a fazer:

1) Mesmo não sendo comum, pode acontecer, é raro mas pode, surto de modo diferencial, principalmente na linha telefônica..

2) A proteção para linha telefônica costuma ter elemento série, de proteção, fusível ou PTC. Eu ligaria a mesma mesmo sem ter aterramento..

Olha, sem aterramento essas proteções de telefone e antena, acho que funcionam mais ou menos como homeopatia. Se bem não fizer, mal também não fará... Não vejo contra indicação.

Para melhorar, só com aterramento.. Não tem outro milagre não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é o bastante é uma pergunta conceitual...

Batante para que???

Para previnir de dano em surto normal?

Para previnir de dano em um surto de maior energia?

Para previnir de dano no caso da alta tensão cair sobre a fiação de baixa tensão?

Para prevenir de dano no caso da energia induzida na rede em um raio que caiu 10 km longe de sua casa??

Ou se o raio caiu a 100 metros de sua casa??

Ou a 10 metros??

O na própria??

É muito difícil ou impossível para o fabricante dizer ou se deduzir a quais desses eventos a proteção é efetivamente eficaz na sua função.

Entretanto o quadro melhora bastanet se comparado a ligar na tomada sem ela...

Nunca abri um ACF-1600, e notadamente, por declaração do fabricante, ele agrega novas funções, se comparado com o FHT-1200.

A diferença, o que ganhas, são essas novas funções. Pese você se elas são importantes ou não, para você...

Prezado Faller,

Já naveguei por centenas de fóruns, e com certeza nunca vi alguém que explanasse dúvidas como você o faz, dá para notar que você se dedica e que gosta do que faz, continue sendo esse camarada sempre pronto a ajudar.

Vida longa Faller e muito obrigado por mim e por todos.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro de Linha MarGirus MG4200

 

Comprado na BluColor em 11/01 me foi entregue, via PAC, em 17/01. Custou, R$ 28,79 mais frete..

Falo desse filtro de linha, com 5 tomadas ai da imagem, que veio em um blister muito simples, um saco plástico na verdade:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Frontal.jpg

Dentro do Blister além do filtro, um folheto com as seguintes principais visões:
Uma espécie de introdução:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Manual.jpg

Um descritivo:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Descrio.jpg

Uma tabela de características:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Caracterstica

Abrindo o filtro se pode ter uma visão do barramento de tomadas e do impresso do Filtro/Proteção:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Visointerna.j

O barramento de distribuição de energia parece robusto, com boa força de preenção do plug e com uma boa fixação e isolamento:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Pluginseridon

Sacando fora o impresso, se pode ter uma visão de seus componentes:
Fusível resistor e diodo, além do led de luz azul, fazem o sinalizador de proteção ligada e alimentando as tomadas de saída;
Varistores de 14 mm 250 Volts, no total 3, distribuidos cada um entre, F-N, F,T e N-T;
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Ladocomponent

O capacitor, da adequada classe X2, de 100 nF 275 Volts AC, entre Fase e Neutro;
Veja ai varistor e capacitor:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Varistorecapa

Note que o impresso até prevê furação para fusíveis térmicos, entre os varistores, que são omitidos na montagem e em seu lugar uma ponte de fio:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Fusveistrmico

Não há muito o que dizer sobre o filtro a não ser que cumpre minimamente o proposto, embora pudesse ser melhor se equipado com os componentes já previstos em seu impresso..

Na parte de proteção poderia ter dois fusíveis térmicos, eis que já tem até mesmo o lugar previsto para os mesmos e poderia ter varistores pelo menos de 18 mm, já que os de 20 mm ficariam apertados...
Sua chave liga desliga é simples, não incorpora disjuntor. A proteção série é feita por fusível de 7A (acompanha fusível reserva dentro do receptáculo), segurando numa boa até 1.540 VA's portanto (220V x 7A)

Na parte de filtragem, um simples capacitor de 100 nF. Filtro standard, o mínimo de filtragem que se consegue colocar.
Embora seu impresso também preveja, não está equipado com os capacitores Y (C2 e C3 ai no impresso).

Já que estava com a proteção aberta, coloquei como incremento da mesma, dois fusíveis térmicos, um dispersor a gás, para elevar a capacidade de absorção de energia de exceção e um indutor duplo. Ela ficou desse modo ai, claro que montada de volta em sua caixa plástica, e com desempenho certamente melhor...
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Modificada-Vi

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprado na BluColor em 11/01 me foi entregue, via PAC, em 17/01. Custou, R$ 28,79 mais frete..

Falo desse filtro de linha, com 5 tomadas ai da imagem, que veio em um blister muito simples, um saco plástico na verdade:

FiltrodeLinhaMargirusMG4200Frontal.jpg

Sacando fora o impresso, se pode ter uma visão de seus componentes:

Fusível resistor e diodo, além do led de luz azul, fazem o sinalizador de proteção ligada e alimentando as tomadas de saída;

Varistores de 14 mm 250 Volts, no total 3, distribuidos cada um entre, F-N, F,T e N-T;

FiltrodeLinhaMargirusMG4200Ladocomponentes.jpg

Note que o impresso até prevê furação para fusíveis térmicos, entre os varistores, que são omitidos na montagem e em seu lugar uma ponte de fio:

FiltrodeLinhaMargirusMG4200Fusveistrmicosausentes.jpg

Na parte de proteção poderia ter dois fusíveis térmicos, eis que já tem até mesmo o lugar previsto para os mesmos e poderia ter varistores pelo menos de 18 mm, já que os de 20 mm ficariam apertados...

Sua chave liga desliga é simples, não incorpora disjuntor. A proteção série é feita por fusível de 7A (acompanha fusível reserva dentro do receptáculo), segurando numa boa até 1.540 VA's portanto (220V x 7A)

Na parte de filtragem, um simples capacitor de 100 nF. Filtro standard, o mínimo de filtragem que se consegue colocar.

Embora seu impresso também preveja, não está equipado com os capacitores Y (C2 e C3 ai no impresso).

Faller,

Comprei 3 réguas Margirius 4200 e gostaria de "incrementá-las",

se você puder me informar os itens abaixo, fico muito grato...

1-a placa de circuito impresso sai fácil (parafusos, encaixe), ou é preciso quebrar algum pino ou dessoldar componentes?

2-posso trocar os varistores por TVR 20391 e TVR 20201?

3-vou instalar os fusíveis térmicos (85°C) como você.

4-qual seria a especificação dos capacitores Y (C2 e C3)?

5-na placa tem o espaço "fuse". Onde está o fusível? Tem?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

Comprei 3 réguas Margirius 4200 e gostaria de "incrementá-las",

se você puder me informar os itens abaixo, fico muito grato...

1-a placa de circuito impresso sai fácil (parafusos, encaixe), ou é preciso quebrar algum pino ou dessoldar componentes?

Terás que dessoldar o suporte do fusível e o chave liga/desliga

2-posso trocar os varistores por TVR 20391 e TVR 20201?

Dificilmente caberia alí varistores de 20 mm

3-vou instalar os fusíveis térmicos (85°C) como você.

Eu só coloquei por não ter outros. Para soldagem na própria placa sugiro algum fusível térmico de maior temperatura de fusão, por exemplo 120 a 140 graus. Eu mesmo quemei um desses no soldar..

4-qual seria a especificação dos capacitores Y (C2 e C3)?

Capacitores Y1 são geralmente de algum valor entre 2,2 nF a 4,7 nF

5-na placa tem o espaço "fuse". Onde está o fusível? Tem?

O fusível fica dentro de receptáculo especial para tal, com acesso pelo frontal do dispositivo.

Espero entendas o que postei..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem me diz se vale mais a pena um clamper http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213754335-filtro-de-linha-clamper-eletroeletrnicos-100-protegidos-_JM

ou o Clone F8?

Se for o Clone F8, onde eu consigo encontra-lo? já tentei e não achei.. to precisando de um filtro de linha novo urgente :/

- config do meu pc

AMD Phenom II X4 955

12Gb ddr3 Corsair

2HDs

1SSD

Corsair TX750

HD6850

alguns coolers

drive de CS normal..

Placa wireless e de som

consome alguns watts, por isso preciso de um filtro de linha bom novo, desde já agradeço.

e de vez em quando seria ligada uma impressora e carregador de celular no filtro de linha..

desde já obrigado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ficaria com esse Clone F8. Pela imagem é moderno e muito rígido na fixação do barramento e soldas.

Fico apenas com uma dúvida! Esses filtro de 1º ordem que se dispõe apenas de um capacitor tipicamente da classe X2 consegue filtra algum ruído?

Vejo um cenário onde este filtro de 1º ordem por estar ligado na mesma linha que vais alimentar uma boa fonte com indutor e capacitor mudará a ordem de filtragem da fonte do computador.

Se a fonte do computador tens um indutor e um capacitor classifica-se como um filtro passa-baixa de 2º ordem. Com o capacitor da régua vais ficar um filtro de 3 ordem ou seja: Capacitor + Indutor + Capacitor ... correto?

Não acho interessante usar uma fonte que tens filtragem interna (boas fontes) numa regua que também tens indutor + capacitor (filtro de 4 ordem? SUPER FILTRO?)

Talvez seja mais interessante deixar uma tomada sem filtragem de ruídos de forma que esta tomada extra tenha apenas proteção com varistores e centelhadores. Dispositivos que não incorporam filtragem tais como modems, roteadores, disco externos, etc, estes sim deveriam se beneficiar da filtragem da regua!

Gostaria de sabe se tens pertinência esta minha questão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...