Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP
3 horas atrás, Zélio Albernás disse:

Se eu usar DPS direto no quadro de distribuição elimino a necessidade do filtro de linha nos dispositivos da casa?

Praticamente sim mas perderás outras importantes funções do filtro de linha, a saber:

Para isso dai um DPS no quadro de disjuntores não ajuda em nada...

1) Agrega cerca de 1,5 metros de fio, levando a tomada pouco mais adiante;

 

2) Oferece maior número de tomadas, ideal para quem tenha de ligar muitos equipamentos;

 

3) Oferece chave liga/desliga que num só elemento corta a energia de todos os equipamentos nele ligados, se isso for necessário;

 

4) Garante a correta polarização dos equipamentos nele ligados pois se inserido em tomada apropriada, fase neutro + terra, garantirá que esses elementos aportem de modo correto em todos os equipamentos que nele se liguem, também a três pinos;

 

5) Garante a equipotencialização (interligação das carcaças de todos os equipamentos nele ligados, a 3 pinos). Isso evita diferenças de potencial, ou choque, ou faísca ao interligar dois equipamentos, CPU e monitor por exemplo.. E isso tudo independentemente de você ter ou não aterramento em sua tomada da parede;

 

6) Oferece proteção contra sobre corrente, quer com um simples fusível quer com os modernos "circuit breakers" que são na verdade disjuntores que se desarmam, no excesso de corrente, bastando resetar os mesmos, nesses casos;

 

7) Oferece filtragem da rede elétrica eliminando ou atenuando ruídos elétricos como aqueles causados por motores, liquidificadores e atenuando indução de radio-frequência;

 

8) Oferecem proteção contra surtos para as linhas telefônica e do cable, se sua internet é via ADSL ou cabo. É comum raios entrar em seu PC vindo pela conexão rede telefônica ou cabo, passando pelo cabo da rede Lan e botando a perder sua placa de rede ou placa-mãe;

 

Avalie você mesmo se não necessitas de nenhuma dessas 8 vantagens adicionais, a de proteger contra surtos na rede elétrica, que um bom filtro de linha oferece...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Zélio Albernás disse:

Se eu usar DPS direto no quadro de distribuição elimino a necessidade do filtro de linha nos dispositivos da casa?

 

Não elimina porque são classes de proteção diferentes (II e III), elas se complementam.

 

O ideal é que você tenha todas possíveis (são três no total), sendo que a primeira proteção (classe I) ficaria junto ao seu medidor, na entrada da edificação

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @faller, comprei o filtro de linha Multilaser WI251, que possui 6 tomadas no padrão brasileiro, e duas portas USB. Ele possui uma chave Reset com um fusível, que diz queimar com correntes desregulares. Tenho um PC básico, fonte Epcom 8500B, queria saber se posso conectá-lo diretamente no filtro sem usar estabilizador, com dois modems e uma impressora. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Thales Domingues Ribeiro disse:

Olá, @faller, comprei o filtro de linha Multilaser WI251, que possui 6 tomadas no padrão brasileiro, e duas portas USB. Ele possui uma chave Reset com um fusível, que diz queimar com correntes desregulares. Tenho um PC básico, fonte Epcom 8500B, queria saber se posso conectá-lo diretamente no filtro sem usar estabilizador, com dois modems e uma impressora. Obrigado.

É feito para isso...  Estabilizador jamais, veja o porque: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.         

 

Esse seu filtro de linha sei lá, a Multilaser nunca fez dispositivos dos melhores, sempre deixou a desejar, veja como exemplo:

 E essa sua fonte prá ruim vai ter de melhorar muito ainda. Poste ai uma foto ou um link que mostre a etiqueta dela, de modo legível..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Filtro de linha Qualitronix modelo QFL-6

 

Agradeço ao colega Caca Magno pelo trabalho de desmontar, fotografar e postar imagens do filtro de linha Qualitronix modelo QFL-6

 

É um filtro de linha bastante simplório e que conta na etapa de filtragem com somente dois capacitores dispostos para filtragem em modo comum, não tem filtragem em modo diferencial (um capacitor de maior valor entre fase e neutro).

 

Não usa fusível mas sim um mini disjuntor acoplado a chave liga desliga.

 

Mesmo tendo espaço para um varistor de maior capacidade de absorção de energia de exceção adotou um de 10 mm em vez de 20 mm que teria 4 vezes maior capacidade de absorção de energia.  Seu varistor é de 275 Volts RMS de tensão de ruptura.

Não tem fusível térmico o que pode resultar em fogo no momento de absorção de um surto de maior vulto..

Os fusíveis térmicos não são perfumaria em filtros de linha mas sim uma proteção para sua casa, uma vez que a explosão de um varistor pode irromper em fogo..  Os fusíveis térmicos, acoplados aos varistores, quando presentes, tem a finalidade de evitar ou suprimir rapidamente o fogo.

Não estou sendo alarmista não, só estou relatando o que pode acontecer..

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clamper Computer Protector Pro, modelo 2004.

 

Usado a 12 anos. Somente recentemente descobri aqui que se tratava de um bom filtro. :thumbsup:

 

Esse está encostado. Será que é possivel reutilizar as peças em outro filtro, com a nova entrada tripolar, com base no esquema do Faller?

IMG_20161014_185043495.jpg

IMG_20161014_185021399.jpg

IMG_20161014_185454362.jpg

IMG_20161014_185420849.jpg

IMG_20161014_185414986.jpg

IMG_20161014_185346219.jpg

IMG_20161014_185327959.jpg

IMG_20161014_185231987.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe possibilidade, procurando, de se encontrar tomadas individuais no novo padrão que caibam com pouca ou nenhuma alteração no lugar dessas que ai estão, nesse filtro antigo da Clamper que são encaixadas nessa caixa branca...

Por exemplo essas usadas ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711626555-regua-10-tomadas-filtro-de-linha-metal-pintura-eletrostatica-_JM

 

ou ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716763556-filtros-de-linha-profissional-regua-de-tomada-10-tomadas-_JM

 

Ou nos fabricantes: http://www.exatronic.com.br/site/tomadas-para-painel.php

Ou vendedores: http://www.lojaeletrica.com.br/tomadas,dept,12008.aspx

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, faller disse:

Existe possibilidade, procurando, de se encontrar tomadas individuais no novo padrão que caibam com pouca ou nenhuma alteração no lugar dessas que ai estão, nesse filtro antigo da Clamper que são encaixadas nessa caixa branca...

 

 

Obrigado, mestre. Caso não consiga achar, seria viável adaptar todo esse circuito num filtro genérico atual, que adote o novo padrão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

 

Obrigado, mestre. Caso não consiga achar, seria viável adaptar todo esse circuito num filtro genérico atual, que adote o novo padrão??

Sempre existe.... Mas veja minha postagem anterior. Agreguei algumas alternativas nele..

Se não achar a venda essas tomadas de painel ou de embutir, compre algum desses no ML, com digamos 5 tomadas e faça o transplante das mesmas..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, faller disse:

Sempre existe.... Mas veja minha postagem anterior. Agreguei algumas alternativas nele..

Se não achar a venda essas tomadas de painel ou de embutir, compre algum desses no ML, com digamos 5 tomadas e faça o transplante das mesmas..

 

Maravilha! Farei uma busca nas lojas aqui! Com certeza esse valente voltará à vida novamente, ou adaptando novas tomadas ou através do transplante. 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Lebowski The Dude disse:

 

Maravilha! Farei uma busca nas lojas aqui! Com certeza esse valente voltará à vida novamente, ou adaptando novas tomadas ou através do transplante. 

 

Obrigado!

Ele só tinha um defeito, se se pode dizer assim.. Os capacitores Y tinham um valor muito elevado. Deve ser C1 e C2, ambos de u1, ou 100 nFarads. Troque cada um deles por um capacitor de 2,2 nano Farad do tipo Y2, para operar em até 250 Volts..

Esse dai ó: http://www.soldafria.com.br/capacitor-ceramico-x1y2-22nf-x-250vac-azul-2k222kpf222-p-3079.html

 

Esse defeito fazia aumentar a sensação de choque no gabinete do PC quando não houvesse aterramento na tomada..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pulando de uma pagina para outra eu já li muitas paginas desse tópico, dividido em muitos dias e horas, claro.
Quero deixar muitos elogios ao @faller primeiramente e principalmente pela iniciativa, por ajudar tantas pessoas, esclarecer dúvidas desde 2010 e procurar melhorar a forma como são as coisas nesse nosso Brasil mostrando como é que, de fato, as coisas ajudam ou atrapalham os nossos equipamentos. E claro, a todos os outros que ajudam e ajudaram já nesse tópico.
É um tópico muito extenso, com MUITO conhecimento, porém, pela extensão do mesmo, é complicadíssimo que se leia esse tópico todo por mais conhecimento que se aja nele. Eu gostaria de associar todo o conteúdo aqui contido a minha mente, todo o aprendizado, porém o tempo que isso demandaria seria um tanto quanto grande também.

 

E eis então que me surgiu uma dúvida: devo ligar o meu pc com uma fonte com pfc ativo diretamente na tomada OU devo liga-lo no filtro de linha? 
As tomadas daqui de casa INFELIZMENTE não possuem aterramento/terra pois como foi o meu pai que construiu, leigo também, não colocou. 110v. Assim sendo, tomada sem aterramento, realmente continua compensatório a adoção de um filtro de linha "superior" (um pouco mais caro)? Ou até mesmo me questiono, sem o aterramento, o filtro está a funcionar de forma "correta" e meus equipamentos protegidos? 
Apesar de ter lido muito, ainda me sinto leigo, são termos que eu não entendo muito bem mesmo após pesquisar, peças dentro dos filtros que não entendo bem também, infelizmente não tenho um aprendizado tão rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Eu gostaria de saber se existe a possibilidade de voce avaliar o produto PowerCube que esta sendo trazido ao Brasil via importadora. O produto é este Link para site Allacococ Internacional  que no Brasil : Link para o site ELG importadora brasileira

 

Ele tem um formato cubico de maneira que uma tomada plugada não obstrua a outra. Além disso, possui um disjuntor resetável de 10A, ou seja, não há necessidade de substituição, pois em caso de sobrecarga, basta resetá-lo. Tem ainda uma trava para impedir que a criança possa inserir um objeto em uma das fases ( somente se for colocado em duas fases ao mesmo tempo ).

 

Além da informação do disjuntor, nao consegui obter mais informações no site da fabricante para saber se existem outros mecanismos de proteção ao equipamento. O meu interesse se deve ao tamanho reduzido e por ser um produto modular, tendo a opção de acoplar dispositivos que fazem o produto ser multiuso. 

 

Estas fotos não foram feitas por mim, pois ainda não comprei o produto ( não sem a sua ordem ;o)  Tirei as mesmas do site: http://lygte-info.dk/review/USBpower Power Cube UK.html onde a pessoa fez um teardown do produto e algumas informações podem ser observadas.

 

Estou ciente que o produto das fotos não é do padrão nacional e que podem haver tecnicamente uma diferença gigantesca entre o produto analisado e o produto que comprarei no Brasil, mas se não houver uma mínima proteção no modelo internacional, não comprarei o modelo vendido aqui !!

 

Opções de módulos diferentes:

 

PowerCube Original 5 tomadas http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/43.html

PowerCube 5 tomadas com extensão http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/44.html

Múltiplos plugs internacionasi http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/57.html

PowerCube com acionamento sem fio Bluetooth http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/59.html

PowerCube com botao liga/desliga http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/546.html

PowerCube Wifi ( extensor de rede wifi ) http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/395.html

PwerCube Monitor ( monitora a energia em uma tela ) http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/68.html

PowerCube Sound ( caixa de som ) http://www.allocacoc.com/Product/lists/product_group_id/66.html

68624_index_gg.jpg

DSC_4266.jpg

DSC_4268a.jpg

DSC_4274a.jpg

DSC_4275a.jpg

DSC_4278a.jpg

DSC_4273a.jpg

DSC_4270a.jpg

DSC_4271a.jpg

DSC_4277a.jpg

DSC_4279.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre o produto PowerCube

 

 

Pelas fotos inseridas não dá de perceber nenhuma espécie de filtragem nem sequer de sua proteção contra surtos de tensão..

Somente se percebe:

- portas USB que não represente nenhuma novidade

- Proteção contra inserção de objetos por crianças nos orifícios, que também não representa nenhuma novidade. Veja ai ela presente em filtros e proteções datadas de 10 anos atrás:

Filtro/proteção da APC, o P6B

 

 

Um em uma [proteção de Belkin, até já descontinuada, a Belkin 8-Outlet Surge Protector+Ethernet Coaxial NiB

 

 

- Pelas descrições se percebe que ele usa mini disjuntor que elimina o fusível e adota um mini disjuntor. Essa é de mais de 10 anos atrás inclusive para proteções fabricadas e comercializadas no Brasil como por exemplo o Computer Protector Pró, fabricada e já descontinuado pela Clamper.

 

Uma pá de proteções/filtros de linha que estão atualmente no mercado se valem desses mini-disjuntores atualmente, por exemplo alguns da Clamper

 

 

Até mesmo o velho e bom Clone, importado da China, tinha esse recurso. 

 

 

Até mesmo da Daneva tem os disjuntores ou circuit breaker

 

 

Ou um da Mtek

 

 

Em resumo, o produto PowerCube me parece ter muito mais marketing do que tecnologia. Em nenhum instante vi dados sobre a atenuação de seu filtro, nem sobre o número de varistores que ele aporta, muito menos sobre a presença de fusíveis térmico..

Me parece muito mais um Belo Antônio..

 

Aguardemos mais dados, algumas visões internas reveladoras

adicionado 3 minutos depois
Em 17/10/2016 às 13:54, Gabriel Fernandes disse:


@faller

....

Ou até mesmo me questiono, sem o aterramento, o filtro está a funcionar de forma "correta" e meus equipamentos protegidos? 
Apesar de ter lido muito, ainda me sinto leigo, são termos que eu não entendo muito bem mesmo após pesquisar, peças dentro dos filtros que não entendo bem também, infelizmente não tenho um aprendizado tão rápido.

Nesse mesmo tópico, na postagem de número 237 se lê sua resposta

Veja ai:

Saber pesquisar é um diferencial importante..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2016 às 23:21, faller disse:

Sobre o produto PowerCube

 

 

Pelas fotos inseridas não dá de perceber nenhuma espécie de filtragem nem sequer de sua proteção contra surtos de tensão..

Somente se percebe:

- portas USB que não represente nenhuma novidade

- Proteção contra inserção de objetos por crianças nos orifícios, que também não representa nenhuma novidade. Veja ai ela presente em filtros e proteções datadas de 10 anos atrás:

Filtro/proteção da APC, o P6B

 

 

Um em uma [proteção de Belkin, até já descontinuada, a Belkin 8-Outlet Surge Protector+Ethernet Coaxial NiB

 

 

- Pelas descrições se percebe que ele usa mini disjuntor que elimina o fusível e adota um mini disjuntor. Essa é de mais de 10 anos atrás inclusive para proteções fabricadas e comercializadas no Brasil como por exemplo o Computer Protector Pró, fabricada e já descontinuado pela Clamper.

IMG_20161014_185327959.jpg

 

Uma pá de proteções/filtros de linha que estão atualmente no mercado se valem desses mini-disjuntores atualmente, por exemplo alguns da Clamper

 

 

Até mesmo o velho e bom Clone, importado da China, tinha esse recurso. Veja ai na chave o que justifica o RESET

 

 

Até mesmo da Daneva tem os disjuntores ou circuit breaker

 

 

Ou um da Mtek

 

 

Em resumo, o produto PowerCube me parece ter muito mais marketing do que tecnologia. Em nenhum instante vi dados sobre a atenuação de seu filtro, nem sobre o número de varistores que ele aporta, muito menos sobre a presença de fusíveis térmico..

Me parece muito mais um Belo Antônio..

 

Aguardemos mais dados, algumas visões internas reveladoras

adicionado 3 minutos depois

Nesse mesmo tópico, na postagem de número 237 se lê sua resposta

Veja ai:

Saber pesquisar é um diferencial importante..

Obrigado pelas respostas !!! Ou seja, isso é um benjamim !!! Kkkkkkkk !!! Muito obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em cada filtro de linha:

Do primeiro item se usa dois deles;

Do segundo item três deles

Terceiro item não se usa (substituiria o primeiro)

Do quarto item se usa dois ou três mas uns dois deles vais queimar na hora de soldar, até aprender que a solda se funde em 240 graus e o fusível só tolera 100 graus (tem de colocar um alicate universal abraçando o lide dele entre o fusível e o ponto de solda, ou prender sob pressão com uma espécie de tubo metálico entre lide do componente e fio rígido da mesma bitola do lide, já previamente soldado)..

O quinto item pode ser dispensado usando-se três daquele sexto item em paralelo, com vantagem..

 

Se achares, podes usar um desses dai, na entrada do filtro, logo após o fusível disjuntor, entre fase, terra no centro, e neutro no outro extremo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688425893-5-pcs-centelhador-tripolar-gas-600v-_JM

 

Um representante: http://cromabrasil.com.br/produtos/componentes-protecao/centelhador-a-gas/6-08-5mm-centelhador-a-gas/centelhador-a-gas-tripolar-600v-5ka/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...